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reynolds 521 existe mesmo ou e marketing???

passarotrovao

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Bom dia
Tenho visto umas bicicletas de aço antigas com logótipo Reynolds 521. Já li que seriam marketing puro da parte das marcas colarem as suas tubagens a reynolds. Contudo certos construtores ja me falaram que efectivamente existia um reynolds 521 de dupla espessura. Alguém que esteja nisto das bicicletas me pode esclarecer algo? obrigado.
 

Skyforger

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Segundo sei, o Reynolds 521 foi, de facto, uma "invenção" portuguesa, era muito usado nos quadros Confersil. Segundo a hierarquia da Reynolds, entre a referência 501 e a 531 (as mais usadas) encontras a 520 e a 525, não havendo qualquer referência a 521. É certo que encontras por aí autocolantes com a indicação Reynolds 521, mas vais reparar que se tratam de quadros de fabrico português, ligados a marcas portuguesas e que de Reynolds têm apenas o autocolante.
 

Skyforger

Active Member
É verdade, a imaginação tuga não tem limites...o que se comprova igualmente nos nomes de alguns fabricantes portugueses mais ou menos conhecidos. Assim de repente, Etiel, Aidan, Adilop, AM, Davil, Fersan, Guersan, Valdemiro, Onibla, Onitselec, VAG, Confersil, Avlis...são apenas alguns exemplos...tentem decifrar de onde veio a inspiração para os nomes :) Ah, e mais recentemente temos aí a Jorbi, portanto a tendência será para continuar...:)

Mas não é algo exclusivo nosso. Colnago, Pinarello, Bianchi, Ritchey, De Rosa, etc....seguem a mesma lógica...e ninguém se queixa :)
 

daniel_mb1

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Guersan.. Vem do nome do proprietário. Actualmente só fazem as Pasteleiras Ye-Ye em aço e montam umas bicicletas genéricas em alumínio, que como actualmente não há fabricantes de quadros de alumínio em Portugal, montam quadros chineses, pois claro!
Apesar de não haver em Portugal nenhuma fábrica de quadros, ha muitas marcas que os vêm acabar cá! Especialmente quadros em carbono.
Um dia destes, a Rodi e a Miranda devem anunciar algo interessante, produzido cá. A ver vamos como diz o ceguinho!
Não desprezemos a experiência nacional em bicicletas! Cá fez-se muita bicicleta, incluindo quadros para marcas de topo. E muitos de nós ainda nem eramos nascidos!
 

daniel_mb1

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E a Fundador, Mayal, Veneza (esta muita antiga), Esmaltina, ui tantas marcas... Grande parte delas tinham fabricação propria, outras partilhavam os mesmos quadros!
 

Skyforger

Active Member
Sim, não estou a pôr em causa a qualidade dos fabricantes...embora nenhum se tenha projectado a nível internacional...

O meu post foi mais pela curiosidade/imaginação aliada aos nomes dados aos quadros/fabricante. Decifremos alguns: :)

ADILOP - Bicicletas Adilino Lopes
AM - António Melo
CONFERSIL - Constantino Ferreira da Silva
ETIEL - Joaquim Leite
ETNERAP - António Augusto Parente
FERSAN – Fernando Santos
GUERSAN - José Guerra dos Santos
JOSIL- José Silva Rosa
MAVIC – Manuel Vieira Condença
ONIBLA - Albino
ONICLA - Alcino Alves pereira
ORETNA - Antero Rodrigues da Silva
ONITSELEC - Celestino
VILAR - Vilarinho Moura
VAG - Armazéns VAG – Victor, Arlindo & Gomes, Lda
JORBI - Jorge Baeta

Até temos uma Mavic de alma lusitana... :)
 

grouk

Active Member
o mesmo aconteceu com as motorizadas(outra paixão minha)

AJP antonio pinto e jorge pinto
ANFESA ou ASV antonio sousa vela
CASAL Francisco do Casal
ALMA Manuel Almeida
PACHANCHO Antonio Peixoto conhecido como antonio Pachancho
FC Diana Fausto Carvalho
FAMEL ]Fabrica de Produtos metálicos
MACAL Manuel Caetano, hoje Sociedade comercial do vouga
SIS sociedade de irmãos simões
VILAR Ilidio Horacio Rodrigues Vilarinho
etc...etc...etc...
off topic mas alguns tambem faziam peças de bicicletas :cool:
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Quantas empresas têxtil e de mobiliário da época querem que vos coloque aqui com as mesmas designações?

Nada tem a ver com o ciclismo, ou com motociclismo... Essas designações tem a ver com as tendências empresariais que existiam na altura... O tal baptismo empresarial, que na época era muito mais fácil e muito mais barato para o empresário baptizar a sua empresa com esse tipo de designação e conectividade... A nível de marketing, etc..etc..Lá na aldeia, na cidade, no país e alguns por esse mundo fora... Através de siglas... Sabia-se muito bem de quem se falava... Hoje em dia, com a internet e a quantidade de trafulhice que há por aí a nível empresarial, quanto menos associação ao seu nome próprio e familiar tiver o nome da empresa para o empresário melhor...

Não acho mal de todo o que acontecia na altura, ainda eram bons tempos... Tempos de seriedade e honestidade onde um empresário de nome individual ou S.a. Não tinha problemas em abrir portas do seu nome ao mundo e em alguns casos até de sua casa...

Tempos bons foram esses...

Agora elas abrem e fecham e muitos nem sabem quem é o dono...

Grande abraço...
 

Skyforger

Active Member
Quantas empresas têxtil e de mobiliário da época querem que vos coloque aqui com as mesmas designações?

Nada tem a ver com o ciclismo, ou com motociclismo... Essas designações tem a ver com as tendências empresariais que existiam na altura... O tal baptismo empresarial, que na época era muito mais fácil e muito mais barato para o empresário baptizar a sua empresa com esse tipo de designação e conectividade... A nível de marketing, etc..etc..Lá na aldeia, na cidade, no país e alguns por esse mundo fora... Através de siglas... Sabia-se muito bem de quem se falava... Hoje em dia, com a internet e a quantidade de trafulhice que há por aí a nível empresarial, quanto menos associação ao seu nome próprio e familiar tiver o nome da empresa para o empresário melhor...

Não acho mal de todo o que acontecia na altura, ainda eram bons tempos... Tempos de seriedade e honestidade onde um empresário de nome individual ou S.a. Não tinha problemas em abrir portas do seu nome ao mundo e em alguns casos até de sua casa...

Tempos bons foram esses...

Agora elas abrem e fecham e muitos nem sabem quem é o dono...

Grande abraço...

Não podia estar mais de acordo ;) Atenção que não estou com isto a criticar ou a denegrir a imagem das marcas portuguesas...simplesmente há nomes curiosos e estratégias muito à base do nosso espírito tão português...como a questão do Reynolds 521 que, no fundo, é o assunto deste tópico.

Mas continuando um pouco mais no off-topic, não é preciso pensarmos muito para concluirmos que esta questão dos nomes das empresas derivarem do nome dos empresários não é algo exclusivo nosso...já dei os exemplos da Colnago, da Pinarello, da Ritchey, da Bianchi e de tantos outros que há por aí...e se formos para os carros entramos pela Ferrari, pela Lamborghini, etc.... Ou seja, a tal tendência de determinada época em ostentar orgulhosamente o nome da família ou do empresário como algo que deve ser encarado como sinónimo de seriedade, de honestidade e capaz de construir um legado.

Actualmente, como dizes, é assustador o pântano em que o meio empresarial se tornou...e temos muitos exemplos disso no mundo das bicicletas. Há marcas que desaparecem tão rápido como aparecem...é tudo mais efémero, mais descartável e nebuloso, não se gerando o tal carisma e identidade que as grandes marcas, nascidas e geridas, em muitos casos, numa base familiar, conseguiram gerar.
 

carlos.pedro

New Member
Sou Construtor Artesanal de bicicletas e uso tubos Reynolds. Perguntei diretamente ao Keith Noronha da Reynolds. Esta foi a resposta:
I think that either 521 is either a fake or a misprint because we don’t have that number in our range (that I can find). I know we made Cr-Mo 501.
 
o mesmo aconteceu com as motorizadas(outra paixão minha)

ANFESA ou ASV antonio sousa vela
off topic mas alguns tambem faziam peças de bicicletas :cool:

por acaso conheço o filho do ANtónio FErreira SAntos de Alcobaça e não me lembro de ele ter referido a ASV; estamos a falar das mesmas pessoas?
 

grouk

Active Member
anfesa de antonio ferreira santos de alcobaça e ASV de António Sousa Vela mas em separado nada tem a ver uma com outra
 

Skyforger

Active Member
Sou Construtor Artesanal de bicicletas e uso tubos Reynolds. Perguntei diretamente ao Keith Noronha da Reynolds. Esta foi a resposta:


Sim, tal como já havia referido, o 521 foi um momento de inspiração tuga :) O mais comum é, de facto, o 531 e o 501.

Já agora, fiquei curioso. Que tipo de bicicletas constrói?
 
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