• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Razões para queda repentina de performance

Boas,

Esta semana, desde terça feira que tenho andado com sensações estranhas ao andar de bicicleta, que têm atirado a minha performance para baixos valores.

Devido ao mau tempo, esta semana treinei apenas na terça, ontem (sábado) e hoje. Ora, se nos 2 treinos anteriores não estava grande coisa, hoje que meti montanha no treino foi para acabar. Não estou nada habituado a valores tão baixos, e o treino de hoje para mim foi quase como se não tivesse existido. Conheço bem a subida em causa, faço-a 3 a 4 vezes por semana em média (Penha em Guimarães) e por consequência sei as minhas velocidades normais em cada ponto da subida.

Agora, o que poderá justificar tamanha queda nos valores? Se na semana passada fazia a subida inteira a média de 18km/h, hoje fiz 12...

Na terça feira tive a oportunidade de dar sangue, e andei a partir daí com uma dor de cabeça que vai e vem. Será que a queda de performance também vem daí?

No dia que tirei sangue fiz um erro, fiz um treino que, embora relativamente pequeno (20km) foi sempre a fundo. Mas acho que isso não terá nada a ver com o caso.

Agradeço opiniões.

Obrigado.
 

pvicente

Member
Boas, João eu também costumo dar sangue 2/3 vezes ano e sempre me informaram após a colheita que nas próximas horas não se pede fazer exercício físico e para beber bastante água, normalmente após a colheita é normal ter uma sensação de maior fraqueza no dia seguinte já estou OK.
O teu organismo possivelmente foi-se um pouco abaixo mas penso que com o tempo e uma boa hidratação vais recuperar.
 

pratoni

Well-Known Member
claro que tem a ver...

Quando se dá sangue perde-se sangue (óbvio né?) que é o que leva o oxigénio para as células... Por isso é que se sente imensa fome quando se dá sangue, eu pelo menos sinto...

Ou seja, quando deste sangue o teu corpo já estava a tentar recuperar de um esforço a top, isto é, já estava descompensado e ainda foi perder sangue, necessário para a recuperação.

Disseste que só voltaste a treinar no sábado (4 dias depois) mas pode não ter suficiente para recuperar a 100% dado que na terça os "agrediste" 2x...
 
Exacto, eu fui irresponsável em ter ido andar no dia de dar sangue, apenas fui porque foi o único dia da semana em que não choveu (eu detesto treinar à chuva). Quanto a hidratação tenho por hábito beber muita água (2l/dia mais ou menos). Amanhã vou voltar a treinar, e vou ver se noto melhorias. Espero que isto recupere.
 

pratoni

Well-Known Member
Mas já te sentes recuperado?

Se não, o melhor mesmo é tirar o dia de folga, senão só vais continuar a ajudar à espiral recessiva da performance...
 
No dia que tirei sangue fiz um erro, fiz um treino que, embora relativamente pequeno (20km) foi sempre a fundo. Mas acho que isso não terá nada a ver com o caso.

Viva João,
tb sou dador de sangue...
mas acho k o essencial pode estar nesta frase que escreveste acima...

de facto, tb penso que foi um erro.

Certamente haverá pessoal da área de saúde pelo forum que poderão dar opiniões mais fundamentadas.

Mas tento dar sangue sempre em períodos mais calmos relativamente a treinos, ou após uma série de eventos/provas (essencialmente btt). Mas sempre em períodos de não competição amadora :)

As melhoras, talvez uns dias mais calmos para o corpo recuperar e depois voltas as boas sensações.
Não vale a pena te "martirizares", aposta no descanso :)

cumps,
Pedro
 
Não, hoje foi para esquecer. Ainda há uma semana atrás estava a 100% fiz a mesma subida de hoje (e mais outras quantas em cima) com uma média que rondou os 18km/h. Hoje para passar dos 12 foi um sofrimento...
 

mariosimas

Well-Known Member
amigo uma verdade que não deves esquecer (porventura saberás) o nosso corpo fica mais forte não é quando treinas é quando descansas/recuperas,

é nessa fase que são desenvolvidas as mais variadas adaptações fisiológicas ao stress/treino que impomos ao nosso organismo.
 

Carolina

Well-Known Member
em termos de alimentação andas a fazer tudo como deve ser antes, durante e depois do treino? também pode ser disso.
 
Apesar de não ter parado (abrandei apenas um pouco o ritmo dos treinos), já estou a recuperar apesar de ainda não me sentir nos 100%. Algo se deve ter passado porque a semana passada andei todos os dias com umas dores cabeça fortes (algo que nunca me acontecia), e que agora já estão praticamente eliminadas. Agora já me sinto bastante melhor em cima da bike e acho que estou cada vez mais próximo dos meus ritmos normais.

Em termos de alimentação tem sido tudo como dantes, não houve alterações.
 

plx

New Member
Existe cansaço acumulado a curto prazo e que normalmente se controla facilmente. Ha quem treine dia sim dia nao, quem treina 2 ou 3 seguidos recupere nos 2 seguintes etc esta forma de enquadrar os treinos permitem stressar o corpo e ir recuperando. Ao mesmo tempo vai acumulando aquela fatiga a longo a prazo e talvez seja o que tenha acontecido. Normalmente o que se faz é a cada 2 ou 3 semanas de treino fazer uma semana muito leve para eliminar essa mesma fatiga mas claro vai hver alturas em que nao precisas de tanto descanso e outras que ate pelo cansaço acumulado no dia a dia se vao revelar curtas e a fatiga acaba por te fazer pregar uma partida noutra altura onde nao contavas.

E possivel que tenha acontecido isso. Se tiveres um estilo de vida saudavel, boa alimentação, dormires bem etc é mais facil controlar estas variáveis e também te apercebes mais rapidamente das mudanças.
 
Top