• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Randonneurs ...

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Estás atento hihihihi

O meu máximo num dia 230 km , mas em 4 dias passei dos 800km na Travessia da N-2 em 2012.
Este ano talvez vá fazer ai 1 ou 2 Brevet, Randonneurs Talvez.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

o do Gerês, Baixo Minho e Barroso e o Portugal na vertical (que aventura) agradam-me. Fazê-los a todos está fora de questão. A questão do tal seguro não cheguei a ver isso.

Vamos andando e vendo... entretanto pode ser que se arranje uma cunha para garantir participação. :p
 

fogueteiro

Active Member
Pessoal,

será que não pode haver um tópico neste fórum que seja preciso a moderação limpar????!!!!!

Tenham mais calma, bolas (felizmente a grande maioria é pacata)!!! Isto é um hobbie!!!!!!

Se fosse o ganha pão ainda compreendia, mas agora termos isto como passatempo para nos irritarmos???? Tenham paciência.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Caros

troca de experiências e galhardetes nem sempre tem que partir para um ping pong com termino num bloqueio da moderação ... estes gajos ... o randonneurs não são competitivos PONTO FINAL!

Pode aparecer um dopado que por acaso esteve em italia no mesmo centro de desenvolvimento do lance ... mas isso é a excepção que confirma a regra ...

O que me vale ... já me habituei a isto ... e não passa de amuos de princesas ...

Vão pedalar ... passam muito tempo a teclar ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
@ trepadores da Figueira

Verdade só ao fim de 4 anos de andar de bicicleta, tive coragem de ultrapassar a barreira dos 100k depois inspirado pelos relatos de alguns companheiros aqui do fórum fui perdendo o receio e tomei o gosto pelas voltinhas mais longas.

Adequando o ritmo á preparação física de cada um tudo se faz...
caro @Figueiredo

Talvez no 1º ano (aos 39 anos) tenha feito a 1ª centena de km de uma vez ... na estrada ... (já o havia feito no BTT com consequências fiscicas bem mais pesadas) depois só no 3º ano fiz os 200k e uma semana depois os 300k ...

Sinceramente vejo-me a fazer os 400k em 2016 ... mas os 600k parecem uma miragem no fundo do tunel ... quanto mais os 1200k ... e ouvir o testemunho do chavalo que faz aquilo a 30km/h ainda fico mais parvo ...

Já para me ir ambientando ... ontem fiz a minha primeira centena de km noturnos ... :eek:
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Então, se tudo correr como planeado (e eu que nem gosto de fazer planos), teremos um contingente (eu e tu...e mais os que vierem :)) do Oeste representado no L'Antique e em Évora. Montejunto requer confirmação...mesmo estando a "jogar em casa"...Os outros, deixo a representação a teu cargo...e o respectivo relatório pós-evento ;)

Boas Ricardo, será o ano que se planear ... acho que se devem pelo menos ter objectivos anuais ... este ano o meu são 10000k ... em 2016 estou a pensar subir o patamar para 1000/mês ... depois se verá ... parece interessante em 2019 poder estar à altura de uma PBP ... mas o tempo o dirá.

Quanto aos planos ... são males necessários para se atingir objectivos ... o pessoal do oeste que eu conheci este ano não é muito dado a loucuras de longas distâncias ... e cada um sabe de si. Conheces mais alguém por estes lados com as mesmas ambições?
Tens de pensar em actualizar o Turbo e o intercooler desse teu motor a diesel ... :cool: brincadeira ...

O tempo limite é bastante largo e as circunstâncias em que se conhecemos a pedalar não são sequer semelhantes às dos randonneurs ...

O ano passado virei-me para o armando e disse ... proximo objectivo ... Paião - Aljezur ( cerca de 420km ) ... afinal fui muito modesto a definir o objectivo da proxima epoca ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Já está em funcionamento o programa para 2016 ... falta apenas a admissão e que seja definida a condição dos seguros de AP e RC para que faça a apolice. Ontem na feira confrontei os stand da FPC e da FPCUB e ninguém me soube responder ... espero que sejam apresentadas as condições aceites para a epoca de 2016, para subscrever a apolice admitida.
Coloco a possibilidade de voltar à FPCUB ... mas se for possivel manterei a FPC com beneficios em outras áreas.

Hoje posso ter feito a minha última prova de BTT ... com caracter competitivo. Acho que me vou afastar totalmente de eventos cronometrados ... uns passeios ... uns desafios ... e logo que se vê!
 

Skyforger

Active Member
Boas Ricardo, será o ano que se planear ... acho que se devem pelo menos ter objectivos anuais ... este ano o meu são 10000k ... em 2016 estou a pensar subir o patamar para 1000/mês ... depois se verá ... parece interessante em 2019 poder estar à altura de uma PBP ... mas o tempo o dirá.

Quanto aos planos ... são males necessários para se atingir objectivos ... o pessoal do oeste que eu conheci este ano não é muito dado a loucuras de longas distâncias ... e cada um sabe de si. Conheces mais alguém por estes lados com as mesmas ambições?
Tens de pensar em actualizar o Turbo e o intercooler desse teu motor a diesel ... :cool: brincadeira ...

O tempo limite é bastante largo e as circunstâncias em que se conhecemos a pedalar não são sequer semelhantes às dos randonneurs ...

O ano passado virei-me para o armando e disse ... proximo objectivo ... Paião - Aljezur ( cerca de 420km ) ... afinal fui muito modesto a definir o objectivo da proxima epoca ...

Quando eu digo que não gosto de fazer planos, não quer dizer que não os faça...não é para ser levado à letra. Até porque grande parte do meu trabalho passa precisamente por fazer planeamento..:) !

Portanto, e fazendo planos, ou traçando objectivos para 2016, pretendo focar-me no "pouco mas bom". Ou seja, estrear-me nos Randonneurs (primeiro o L'Antique...depois logo se vê) e apontar para mais dois ou três objectivos, sempre sem carácter competitivo e fora dos grandes ajuntamentos. Depois, é ir esticando as pernas e acumulando kms ao ritmo da disponibilidade para conseguir cumprir os tais objectivos.

Quanto ao meu motor a diesel, estou confiante que ele não gripe...não se pode é puxar muito por ele...principalmente para ir atrás de TDI's como o teu :)
 

trainha

New Member
Reparo que os selins da Brooks têm adeptos também por cá e nestas andanças das distâncias. Pergunta: com ou sem chamois, carneira... fralda?
E experiências com água? São (assim tão) sensiveis?
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Bom dia
Ricardo
sem stress ... essa conversa do diesel ... não é para levar a peito. Andam para aí uns gajos com combustivel aditivado e um gajo estica sempre para não perder a roda ... senão fica solto ... do elastico.
Tenho perfeita noção do que é andar a esticar a cadência só para acompanhar ... e de vez em quando também me fico ... ou então muitas vezes! Basta que estiquem o elastico e a coisa parte ...

Um desafio nas nossas terras ... pessoal de andamento pesado ... dia de Halloween ... mas que prometem uma media de 25 km/h para apanhar o comboio (da REFER) no regresso.
https://www.facebook.com/glass.riders.3/posts/1657537991169202
12144773_1657537004502634_647389068822776774_n.jpg

Desafio turistico interessante ...com uma ou duas rampas mais engraçadas ...
 

vhugocosta

Well-Known Member
"vhugocosta, agradeço-lhe muito a sua resiliência em contribuir, não só para o meu conhecimento, mas principalmente pela abolição da minha ignorância sem se poupar a esforços, alimentando com boa argumentação.

Os termos infiltrar e ir na roda, reconheço menos apropriados, não tinham a conotação que interpretou. Queria apenas dizer, que quero entrar um pouco mais neste mundo à boleia de quem já por aí anda com provas corridas, ou seja, não aparecer do nada e sem para-quedas."


ERIC CANTONA #7

Sem problemas, faço os possiveis para passar a mensagem da melhor forma, mas volto a insistir que tens o foco apontado para o lado errado, embora realmente e aqui concordo contigo, só foram apresentados exemplos demasiado especificos, contudo eu disse te que não são reveladores nem exemplos do conceito geral desta coimunidade

Não é dificil encontrar exemplos do "verdadeiro" espirito Randonneur, mesmo dentro do forum como por exemplo os relatos do André, mas mesmo assim acho que daqui até Janeiro certamente vou ter tempo para te apresentar outros relatos similares.

Quanto aos termos "ir na roda" e "infiltrar" como é óbvio eu percebi o que querias dizer, mas aproveitei-me para a alfinetada (no bom sentido).
 

vhugocosta

Well-Known Member
Ah ... já não cheguei a tempo de editar o post anterior ...

fica então o video do colete cor de rosinha ... pena não ser uma cor autorizada ;)

Desculpa a brincadeira ... pronto acabaram os 2 minutos ...

Rir para não chorar, não é? Gostei, já não me lembrava disto..mesmo apropriado, impecavél Lopes!
 

vhugocosta

Well-Known Member
Já está em funcionamento o programa para 2016 ... falta apenas a admissão e que seja definida a condição dos seguros de AP e RC para que faça a apolice. Ontem na feira confrontei os stand da FPC e da FPCUB e ninguém me soube responder ... espero que sejam apresentadas as condições aceites para a epoca de 2016, para subscrever a apolice admitida.
Coloco a possibilidade de voltar à FPCUB ... mas se for possivel manterei a FPC com beneficios em outras áreas.

O da FPCUB tem a vantagem de ser válido em Portugal e Espanha, só e apenas..isto se alguém tiver aspirações de ir ali ao lado fazer brevets.
 

vhugocosta

Well-Known Member
@trainha

O Chamoix serve para a fricção, portanto vai muito depender da forma como cada um pedala (movimentos a pedalar), a sensibilidade da pele, qualidade da carneira, etc..

Regra geral a formula é mais ou menos esta: BROOKS + Chamoix (Assos/W2W/Decathlon..já ouvi falar que Nivea também funciona bem) + Calções c/carneira.
 

Skyforger

Active Member
Bom dia
Ricardo
sem stress ... essa conversa do diesel ... não é para levar a peito. Andam para aí uns gajos com combustivel aditivado e um gajo estica sempre para não perder a roda ... senão fica solto ... do elastico.
Tenho perfeita noção do que é andar a esticar a cadência só para acompanhar ... e de vez em quando também me fico ... ou então muitas vezes! Basta que estiquem o elastico e a coisa parte ...

Um desafio nas nossas terras ... pessoal de andamento pesado ... dia de Halloween ... mas que prometem uma media de 25 km/h para apanhar o comboio (da REFER) no regresso.
https://www.facebook.com/glass.riders.3/posts/1657537991169202
12144773_1657537004502634_647389068822776774_n.jpg

Desafio turistico interessante ...com uma ou duas rampas mais engraçadas ...


É óbvio que não levei nada a peito...aliás, até achei piada à brincadeira e dei seguimento à mesma ;)

Quanto a essa proposta de desafio, aqui não consigo ver do que se trata...mais logo já vejo.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
O da FPCUB tem a vantagem de ser válido em Portugal e Espanha, só e apenas..isto se alguém tiver aspirações de ir ali ao lado fazer brevets.

Já vi que o seguro que tenho>> ( FPCUB ) << dá para ir fazer uns Brevet,Randonneur.


Tenho que falar ai uns amigos desta vertente Randonneur se estão na deposição de me aturar hehehehe ( Figueiredo, Basílio, e o resto da malta do PNSC, Luis Batista, V Cotrim, o homem dos 1000kms Paulo Gomes, etc etc etc .

Vamos la ver o que vai sair na rifa em 2016.
 

vhugocosta

Well-Known Member
@trepadores da Figueira,

O ano passado dava, este ano imagino que não vá haver problemas, mas...como ainda não renovei não tenho a certeza. Para te ser sincero ainda nem sequer olhei com olhos de ver para as novas regras das filiações de 2016.

O Paulo como tu chamas o homem do 1000k conheço, fomos juntos quase desde Viana do Castelo até á Batalha onde eu fiquei com o Luis Carvalho a dormir, e depois voltamos a reencontrar já no Terreiro do Paço para apanhar o barco; ficamos retidos por causa da saída da Volvo Ocean Race, cheios de sono, irritados porque o tempo estava a passar, mas depois foi tranquilo, ele "ditou" as regras de andamento e lá chegamos a Odeceixe, foi impecável...
 

vhugocosta

Well-Known Member
@trepadores da Figueira,

O ano passado dava, este ano imagino que não vá haver problemas, mas...como ainda não renovei não tenho a certeza. Para te ser sincero ainda nem sequer olhei com olhos de ver para as novas regras das filiações de 2016.

O Paulo como tu chamas o homem do 1000k conheço, fomos juntos quase desde Viana do Castelo até á Batalha onde eu fiquei com o Luis Carvalho a dormir, e depois voltamos a reencontrar já no Terreiro do Paço para apanhar o barco; ficamos retidos por causa da saída da Volvo Ocean Race, cheios de sono, irritados porque o tempo estava a passar, mas depois foi tranquilo, ele "ditou" as regras de andamento e lá chegamos a Odeceixe, foi impecável...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
O da FPCUB tem a vantagem de ser válido em Portugal e Espanha, só e apenas..isto se alguém tiver aspirações de ir ali ao lado fazer brevets.

Boas Valter,

Não duvido,mas aguardo esclarecimento final da associação "Randonneurs Portugal" sobre os seguros que seriam, aceites. Na feira ninguém (FPC ou FPCUB) soube esclarecer ... e depois de ler bem os contratos de seguro,percebi que ambos teriam franquia zero para eventos de cicloturismo ...
=============================================
informamos que enquanto filiado em CPT na Federação Portuguesa de Ciclismo fica coberto pelo seguro de acidentes pessoas (Allianz Seguros – Apólice 202939887) e de Responsabilidade Civil (Liberty Seguros 095/00228850/000).
http://www.uvp-fpc.pt/ficheirossite/29122014163050.pdf
Condições Gerais.
http://www.uvp-fpc.pt/ficheirossite/05032015125723.pdf
http://www.uvp-fpc.pt/ficheirossite/05032015132616.pdf
=============================================

Surge talvez a exclusão dos termos da associação uma vez que não deve ser reconhecida oficialmente pela FPC ... mas como percebi trata-se de uma guerrinha de marretas ...
 
Top