• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Randonneurs ...

Medroso#78

Active Member
Isso.... faltavas cá tu amigo Valter!!!!! :)
Uma coisa de cada vez (para não "confundir").. Vamos lá então recordar, comentar e aprender, com a etapa, que será em 2016, a primeira de muitas..

Já agora, Valter, visto que somos vizinhos, ambos amantes de um mesmo vício, temos que acertar uma BIG voltinha (tu decides o destino, hora de partida, e ponto de encontro), para que possa ouvir da tua boca, o que foi o PBP..... e claro está, fazemos estágio para o que aí vem. Pode ser!??! Só te peço para que seja para os lados de "cima", de modo a que se possa pedalar lado a lado "sem stress" (pouco transito). :)

BIG abraço
 

Skyforger

Active Member
@skyforger
como o BRM termina de noite, é obrigatório partir com luzes mesmo que chegues de dia.

o itinerário é muito tranquilo, propício para quem está a começar e para se ambientar, falo mais de pessoas que "nunca" pedalaram tanto, para o pessoal que aqui está neste tópico 200km é "peaners"... e estes então muito mais pq são planos.

e depois tb é um percurso bonito... eu sou de Santarém e conheço o percurso todo (mesmo antes de o ter feito), já passei férias em Constância com a matilha, Castelo do Bode etc.... já andei muito por ali... e depois como já não vivo em Santarém há muitos anos, andar ali pela zona traz-me aquela nostalgia da adolescência e dos tempos em que o verão era 3 meses só de macacada com a malta.... mas isto sou eu.... outros terão a sua perspectiva.

abraços

Uiii...cuidado com as generalizações...isto da malta que frequenta este tópico estar à vontade com 200 km tem muito que se lhe diga...pelo menos no que a mim me toca :) Vou mesmo naquela de testar a máquina (a de carne e osso, entenda-se) e viver a experiência...depois logo se vê. Se chegar a Constância com pouca vontade e poucas pernas para fazer o caminho inverso e a com a noção de que tive mais olhos que barriga, tenho a casa dos meus pais ali a 6 km e já não durmo ao relento...:)

Eu também sou da região (embora já não viva lá vai para mais de 10 anos) e, por esse motivo, sinto-me um pouco em casa.

Quanto às luzes, a que tenho desenrasca para 1 horita à noite, mas sinaliza mais do que ilumina. Tenho de rever este ponto.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Sem querer ser minimamente ditador ... gosto de estimar o tempo a demorar e cumprir mais 30 menos 30 ... tem sido sempre assim também tem havido poucos furos ... obvio que o andamento vai depender do grupo que se forme ... mas estime para isto 9 de andamento e 10 horas no total ... isso implica obviamente luz ...

Não mandei nem directa (MP) nem indirecta, por isso nem quero receber resposta sobre o que aconteceu. Ainda bem que se resolveu a questão não essencial ...

Valter se calhar já não te vou ver a andar nessa maquina de roda minima ... mas quem faz isto neste tipo de bike faz distâncias maiores na boa. Fizeste o PBP nessa maquina?

Ricardo ainda falta muito tempo ... mas se necessário for tenho luz para te emprestar ...

hoje vai ser mais um teste de luz e colete ...
12342843_993978097292092_786581414878280965_n.jpg

5ª passada no molhe sul do rio mondego

efeito conjunto reflector/flash ... :eek:
 

Figueiredo

Active Member
L'Antique 200

Tanto em 2014 como em 2015 consegui chegar ainda com luz solar, mas não metam as expectativas demasiado altas porque o percurso não é nada dado a grandes médias.

Calçada, steratto, estradas agrícolas, etc... obrigam a cuidados redobrados dia 30 lá estarei novamente :)

Uma dica, aproveitem para andar sempre que o piso assim o permita, vai haver muitos pontos onde são "obrigados" a apreciar a paisagem condicionados pelo estado do pavimento.
 

Medroso#78

Active Member
Camarada Figueiredo,

excelentes dicas, que vão sendo registadas. Por acaso, quando li a descrição do percurso, deu para perceber que haverão zonas lentas, sterrato e afins, tal como agora nos relembra. ;)
 

vhugocosta

Well-Known Member
Fernando

Claro que sim, ainda no outro dia nos encontramos...ainda bem que me reconheceste! Acho é que não vai dar para ser ainda este ano, mas quem sabe não estreamos o 2016?

Não estou esquecido de ti em relação á caixa e ás baterias, ok? Quero primeiro experimentar direitinho e partilhar aquilo que na minha opinião é a melhor opção, principalmente no que toca á escolha de baterias; Estou a ler alguns relatos e testes de autonomias para fazer uma escolha acertada. Portanto, tem um pouco mais de paciência para assim só comprares uma vez.

Lopes

Não, muito dificilmente vais me ver nessa bicicleta, mas se quiseres eu levo-a para dares uma volta..lol; não por uma questão de vontade até porque é bastante confortável e eu gosto muito (são muitas recordações), mas porque tive um pequeno percalço com esses aros e "esbeiçaram" numa junta de dilatação, e neste momento foram enviados para dois reparadores de carbono para ver se tem solução, mas parece que não está fácil, isto embora eu tenho um conjunto de rodas extra em aluminio da CONTROLTECH para montar, quem sabe..de momento fechei o ciclo, foram cerca de 15.000k nessa bicicleta, onde incluo cerca de 20 brevets (não tenho a certeza)....e sim fiz o PBP nela, eu e uma boa duzia de outras pessoas, em Bromptons e Moultons. Lá está, o PBP caracteriza-se pela diversidade, não só nas pessoas mas também nos formatos das rodas.

blT0uQa1rAVEhBlYVnexkL1QnWmf68cY08gRPPR1qXyXk1Lp99XBPv5f0waeecqnXKTSs9HfPqfe7zsvvUMrab2kk1Kt8J8hMjMbXh2bnt17yV4g3p-Rf3VEvFBq2nCVM5JFxkFuiCWL7-VsTUJWoVSBr-7-2ui5laBpk61R8L90mSwj8VViGJ4Ws9b6z-x2K0dSXole1nlFnfIMeBgFgNnVYXpIl5m7ca2qA0kwiTf97lwqAFwhVDjXF01bsCYssZJsNCKOku8vdhhnL3FrUheeDw93tep4BMb6Tlcb9Vfwn1AY5Rz0ePBFr6QX62kN8OjFfQ4CQTb0BWfv9ib47lmCwx-EeMFPgZmReCPzrob8FqNcLs7oNZL8nDgVAMTJVA719Jy7PVAWEF1kdVjOubncjMbcZcCamnpArzlWPMvTkMVm5rCcOWcvcfkbWHOBf7krzaJmGzGxCc72t2OOTgDkXlQBuHo57m3bbuRL62F8C7uqiHkdCOddHUNljzUgoPvqWxymQu7-PUJUuYlDTgoYNDbYuAMlZYC6ao5neHLX=w1263-h947-no


Na verdade não é muito diferente de uma roda grande, apenas tens a questão da inércia da roda pequena em que te obriga a manter um pouco mais a cadência em ordem a manteres a velocidade, e claro (agora percebo bem) andas mais devagar com o mesmo esforço.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Lopes isso é uma foto da luz do farol ou de ti com o colete? ehehe :)

O efeito Flash/relectores ... foi exagerado ... eu sei ... só por isso ontem mudei de câmara (smart phone) e deu uma coisa menos vistosa ... o flash também fez greve ...
12301531_994378443918724_6909056349458682585_n.jpg


não se trata de um farol ... é uma luz com cor verde (sul) e vermelha (norte) na boca do rio mondego na figueira da foz ... lembrei-me de brincar com o trajecto ... nada aconselhavel a 700x23 quanto mais de noite ... e lancei o desafio ao meu amigo Luis ... já fizemos o trajecto 2 vezes ... tem de ser feito com luz do dia ... talvez este sabado!
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Lopes

Não, muito dificilmente vais me ver nessa bicicleta, mas se quiseres eu levo-a para dares uma volta..lol; não por uma questão de vontade até porque é bastante confortável e eu gosto muito (são muitas recordações), mas porque tive um pequeno percalço com esses aros e "esbeiçaram" numa junta de dilatação, e neste momento foram enviados para dois reparadores de carbono para ver se tem solução, mas parece que não está fácil, isto embora eu tenho um conjunto de rodas extra em aluminio da CONTROLTECH para montar, quem sabe..de momento fechei o ciclo, foram cerca de 15.000k nessa bicicleta, onde incluo cerca de 20 brevets (não tenho a certeza)....e sim fiz o PBP nela, eu e uma boa duzia de outras pessoas, em Bromptons e Moultons. Lá está, o PBP caracteriza-se pela diversidade, não só nas pessoas mas também nos formatos das rodas.

blT0uQa1rAVEhBlYVnexkL1QnWmf68cY08gRPPR1qXyXk1Lp99XBPv5f0waeecqnXKTSs9HfPqfe7zsvvUMrab2kk1Kt8J8hMjMbXh2bnt17yV4g3p-Rf3VEvFBq2nCVM5JFxkFuiCWL7-VsTUJWoVSBr-7-2ui5laBpk61R8L90mSwj8VViGJ4Ws9b6z-x2K0dSXole1nlFnfIMeBgFgNnVYXpIl5m7ca2qA0kwiTf97lwqAFwhVDjXF01bsCYssZJsNCKOku8vdhhnL3FrUheeDw93tep4BMb6Tlcb9Vfwn1AY5Rz0ePBFr6QX62kN8OjFfQ4CQTb0BWfv9ib47lmCwx-EeMFPgZmReCPzrob8FqNcLs7oNZL8nDgVAMTJVA719Jy7PVAWEF1kdVjOubncjMbcZcCamnpArzlWPMvTkMVm5rCcOWcvcfkbWHOBf7krzaJmGzGxCc72t2OOTgDkXlQBuHo57m3bbuRL62F8C7uqiHkdCOddHUNljzUgoPvqWxymQu7-PUJUuYlDTgoYNDbYuAMlZYC6ao5neHLX=w1263-h947-no


Na verdade não é muito diferente de uma roda grande, apenas tens a questão da inércia da roda pequena em que te obriga a manter um pouco mais a cadência em ordem a manteres a velocidade, e claro (agora percebo bem) andas mais devagar com o mesmo esforço.

Boas, percebo que quando se passa de burro para cavalo muito dificilmente se volta à montada anterior. Já vi uma em santarém e até a experimentei ... e como disse depois de montar eguas de raça ... dificilmente optas por andar de burra.

Alguém sabe de alguma coisa do mercado de classicas ???
um ferro assim tipo isto:
DSC_0356992.jpg
 

Skyforger

Active Member
Boas, percebo que quando se passa de burro para cavalo muito dificilmente se volta à montada anterior. Já vi uma em santarém e até a experimentei ... e como disse depois de montar eguas de raça ... dificilmente optas por andar de burra.

Alguém sabe de alguma coisa do mercado de classicas ???
um ferro assim tipo isto:
DSC_0356992.jpg



Antes de mais, faça-se uma grande vénia ao grande Valter pela grande coragem de fazer estas maluqueiras com essa "pequena grande" bicicleta!! ;)

Lopes, o que queres saber do mercado de clássicas? Procuras alguma coisa específica? Não me digas que também não vais pagar inscrição no L'Antique? :)

EDIT: Ah...e não me importava de ter esse "ferro"...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Antes de mais, faça-se uma grande vénia ao grande Valter pela grande coragem de fazer estas maluqueiras com essa "pequena grande" bicicleta!! ;)

Lopes, o que queres saber do mercado de clássicas? Procuras alguma coisa específica? Não me digas que também não vais pagar inscrição no L'Antique? :)

EDIT: Ah...e não me importava de ter esse "ferro"...

Boas Ricardo

realmente o que procuro é uma coisa deste tipo ... e não tem nada a ver com a inscrição nos BRM ... a promoção foi feita acho que para o 1º de 2016 ... procuro uma coisa de facil utilização como a da figura ... nacional ... e que tenha história para preservar e ampliar o curriculo ...

As classicas a mim passaram a dizer-me mais desde que adoptei a atitude de randonneur! E quero ter um ferro que aceite umas rodas antigas com um pneu 25 mm

fui ao ebay.fr ... é às paletes delas ...
$_57.JPG
 
e aqui: http://www.leboncoin.fr/
já lá comprei duas.... mas estava em França... uma gitane e uma cnc, a cnc é dos anos 70 e está toda na época excepto as rodas...
é a loucura... reliquias em saldo.... vende-se muita bicla em 2ª mão aqui...

(um áparte Lopes estava a brincar sobre o colete parecer um farol, acho que não houve mal entendido aqui mas tendo em conta o fogo que aqui vai (ou foi) achei melhor a ressalva irás ver muitas fotos dessas de randonneurs)
 

Skyforger

Active Member
Boas Ricardo

realmente o que procuro é uma coisa deste tipo ... e não tem nada a ver com a inscrição nos BRM ... a promoção foi feita acho que para o 1º de 2016 ... procuro uma coisa de facil utilização como a da figura ... nacional ... e que tenha história para preservar e ampliar o curriculo ...

As classicas a mim passaram a dizer-me mais desde que adoptei a atitude de randonneur! E quero ter um ferro que aceite umas rodas antigas com um pneu 25 mm

fui ao ebay.fr ... é às paletes delas ...
$_57.JPG


Uiii...o bichinho picou de vez...:) Sei bem o que isso é!

Eu sei que o teu interesse por uma bicicleta destas não tem nada a ver com a inscrição no L'Antique...estava a meter-me contigo.

Já há uns anitos que fui picado por este bicho do ferro e da ferrugem e, desde então, já entraram e saíram da garagem uma série de bicicletas das décadas de 70 e 80. Neste momento tenho uma montada e uma caixa cheia de material solto (desviadores, pedais, manetes, avanços, travões...), mas de vez em quando lá ando a vasculhar os classificados e algumas feiras e particulares à procura de alguns achados. É todo um novo mundo, acredita....O fascínio da coisa está em andar à caça de relíquias a preço de saldo e deixá-las operacionais ao nosso jeito.

Normalmente procuro no OLX...a que tenho neste momento a rolar custou-me 50€ (bicicleta completa e ainda trazia um conta km Sigma :) ) e tem tubagem Reynolds 501/Vitus. É algo fascinante (para quem gosta, claro) e, com mais calma, posso dar-te mais umas dicas.

Claro que em sites franceses, holandeses, ingleses, etc...encontras muito mais relíquias a preços bem mais convidativos...mas o factor "portes de envio" e "distância" impediram-me de comprar lá fora. Mas que é tentador, isso é...Em Portugal a malta já começa a abusar um pouco dos preços, mas ainda encontras coisas interessantes.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Uiii...o bichinho picou de vez...:) Sei bem o que isso é!

Eu sei que o teu interesse por uma bicicleta destas não tem nada a ver com a inscrição no L'Antique...estava a meter-me contigo.

Já há uns anitos que fui picado por este bicho do ferro e da ferrugem e, desde então, já entraram e saíram da garagem uma série de bicicletas das décadas de 70 e 80. Neste momento tenho uma montada e uma caixa cheia de material solto (desviadores, pedais, manetes, avanços, travões...), mas de vez em quando lá ando a vasculhar os classificados e algumas feiras e particulares à procura de alguns achados. É todo um novo mundo, acredita....O fascínio da coisa está em andar à caça de relíquias a preço de saldo e deixá-las operacionais ao nosso jeito.

Normalmente procuro no OLX...a que tenho neste momento a rolar custou-me 50€ (bicicleta completa e ainda trazia um conta km Sigma :) ) e tem tubagem Reynolds 501/Vitus. É algo fascinante (para quem gosta, claro) e, com mais calma, posso dar-te mais umas dicas.

Claro que em sites franceses, holandeses, ingleses, etc...encontras muito mais relíquias a preços bem mais convidativos...mas o factor "portes de envio" e "distância" impediram-me de comprar lá fora. Mas que é tentador, isso é...Em Portugal a malta já começa a abusar um pouco dos preços, mas ainda encontras coisas interessantes.


Lol... O Ricardo pergunta ai por mim ao amigo JP se esse quadro que esta na foto e em titanium? Nao? Lololol...;) ele vai perceber!!! ;) lol

Grande abraco...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
@josepemota

não me senti minimamente melindrado ... sabia que ia provocar ... e por isso nem tinha moral nenhuma para não aceitar as reacções.

Há muito que não pedalo muitas horas seguidas ... a ver se agora em dezembro dou uma ou duas voltas grandes ...

hoje já andei a passear pelo ponto de quartel general do BRM "Montejunto ao atlântico 200"

Burinhosa
12310537_994484897241412_6948206865577599165_n.jpg
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Lol... O Ricardo pergunta ai por mim ao amigo JP se esse quadro que esta na foto e em titanium? Nao? Lololol...;) ele vai perceber!!! ;) lol

Grande abraco...

ferro ... solda-se facil katano ... encontrei umas cenas fixes ... entre elas um quadro de titanium ... mas não é isso que procuro ... encontrei um projecto de raiz EDDIE MERCKS ... e até fui parar a outro forum ... de que aguardo respostas ...

http://www.fixedgearportugal.com/index.php
gosto disto ... não é preciso muito tempo a trocar andamento e nem a travar ;)
 

Medroso#78

Active Member
Valter,

eu sei que não esqueceste das baterias, e caixinha para as mesmas (para já não me estão a fazer falta). Depois é como dizes e bem, a gastar os €, preferencialmente, é de uma só vez.

Relativamente à BIG pedalada, sim, iniciar 2016 em grande, porque não?! ......vai vendo isso, e diz coisas. Sabes onde me encontrar. ;)

Amigo Lopes, estou a gostar de ver esses clássicos. Venha de lá um prá Figueira. :cool:

Abraços
 

Skyforger

Active Member
ferro ... solda-se facil katano ... encontrei umas cenas fixes ... entre elas um quadro de titanium ... mas não é isso que procuro ... encontrei um projecto de raiz EDDIE MERCKS ... e até fui parar a outro forum ... de que aguardo respostas ...

http://www.fixedgearportugal.com/index.php
gosto disto ... não é preciso muito tempo a trocar andamento e nem a travar ;)


Se estás numa de fóruns para beber informação sobre este assunto dos clássicos, aconselho-te antes o fórum amigos das pasteleiras. Mas no fixedgear também se aprende alguma coisa, mas aquilo também costuma incendiar facilmente...:)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
ferro ... solda-se facil katano ... encontrei umas cenas fixes ... entre elas um quadro de titanium ... mas não é isso que procuro ... encontrei um projecto de raiz EDDIE MERCKS ... e até fui parar a outro forum ... de que aguardo respostas ...

http://www.fixedgearportugal.com/index.php
gosto disto ... não é preciso muito tempo a trocar andamento e nem a travar ;)

Eddie Merckx e bom.. Eddie Merckx e muito bom!!, ;)

E como diz o outro... Eddie Max...:) lol

https://m.youtube.com/watch?v=bUSC2-f5t70

Grande abraco...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Eddie Merckx e bom.. Eddie Merckx e muito bom!!, ;)

E como diz o outro... Eddie Max...:) lol

https://m.youtube.com/watch?v=bUSC2-f5t70

Grande abraco...
off-topic
Sempre na galhofa ... para te entreteres lê um pouco acerca do homologo belga do eddie max ;)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eddy_Merckx
repara que ... algumas vezes ombreou com Joaquim Agostinho ... e também só estavam separados na idade por 2 anos ... tudo putos da geração do meu velho ... que me deixou o bicho das bicicletas ...

Vou montar uma ... e depois vejo o que lhe faço ... e depois monto outra ... and soo on ... quando tiver 10 000 000 montadas como diria JJ ... sermos todos randonneurs :eek:

um pouco de história para ti que és um gajo muito tecnico ...
"O Ciclismo surgiu a partir de 1890.

Entre 1890 e 1900 nasceram grandes provas, que ao longo dos anos se tornaram clássicos, alguns ainda existem hoje como o Liège-Bastogne-Liège.

Em 1891 acontece a primeira grande prova de Audax, ou "Randonneurs", entre Paris e Brest (na França), ida e volta, num total de 1200Kms. A prova é a mais tradicional do ciclismo mundial e não tem caráter competitivo. Os participantes correm contra o tempo, com diversas regras, para chegar ao final em uma longa prova de logística e superação. Atualmente, para poder participar dos 1200Kms, o ciclista deve conseguir realizar num mesmo ano, as provas de 200, 300, 400 e 600Kms, ganhando o chamado "brevet" para realizar o 1200Kms. No Brasil essa prova é realizada desde 2003 com autorização do Audax Club Parisien.

Em 1893 foi feito o primeiro Campeonato (CM) Mundial, com provas de sprints e meio fundo, exclusivamente para os corredores amadores do mundo.
"

wikipedia ... tradução em brasileiro ...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclismo

1891 ... 2015 estás a ver o que isso significa???

se souberes de algum ferro em boas condições nas tuas imediações ... manda MP
157747.gif
 
Top