@rjcm78
Também uso esses pneus e com câmara de latex. Dizes que nunca mais os compras porque ainda não andaste com eles
Bem, a minha técnica é a seguinte:
Como as câmaras de latex são extremamente elásticas (esticam até 9x o seu tamanho original) há uma possibilidade muito grande de serem trilhadas na montagem. Por isso a minha primeira montagem é sempre com câmaras normais que são mais baratas.
Os pneus são extremamente difíceis de montar mas isto é uma vantagem em caso de furo. Acredita, não há nada pior que ter um furo e ao travares a jante deslizar pelo pneu... é mesmo mau. Com estes pneus isso não acontece.
1º Metes metade do pneu na jante.
2º
Metes muito bem a câmara dentro do pneu e da jante com a câmara já com um bocado de ar de maneira a ter a forma final e nunca tiras o ar até o pneu estar todo montado, com pó de talco. Prefiro o pó de talco à água e sabão embora também funcione bem.
3º Começas a meter a segunda lateral do pneu começando pelo lado oposto à válvula. Eu sei que isto parece o oposto do que normalmente se faz mas funciona bem com os Veloflex.
4º Chegando à parte final, metes um desmonta ao pé da válvula empurrando esta contra o pneu de forma a que o desmonta não prenda a câmara. Este passo é importante, deves tentar meter o desmonta o mais paralelo possível à pista de travagem na direcção radial da roda até a saliência que os desmontas têm chegue à parte final da jante (normalmente sentes um
clique).
5º Agora vem a parte mais difícil, deves meter o pneu dentro do aro com o desmonta. Tenta dar o mínimo de alavanca possível ou seja, tenta que seja mínima a quantidade de pneu que estás a levantar com o desmonta. Sem medo e devagar faz força com o desmonta ao mesmo tempo que com a outra mão tentas ir metendo o pneu dentro da jante.
6º Depois do pneu montado, vem um passo indispensável que é o de verificar se a câmara está bem posta. Como a câmara tem pouco ar deve ser fácil de mover o pneu de lado com os polegares para ver se consegues ver a câmara em algum ponto da roda. Se a conseguires ver isto quer dizer que a câmara está mal montada e que provavelmente a vais trilhar quando encheres o pneu. Deves colocar a câmara de forma a que fique invisível dentro do pneu mesmo que apliques bastante força na face lateral deste.
7º Anda 1 ou 2 semanas com estas câmaras e depois podes mudar para câmaras de Latex. Em princípio não vais precisar de desmontas para voltar a montar o pneu. Segue os passo que dei, principalmente o de verificar se a câmara está bem posta. Como o latex estica até 9x o seu tamanho original tens de ter a certeza que está bem metido no pneu para não trilhar. Se possível
evita as câmaras de latex da Michelin que têm a mania de rasgar pela válvula e para além disso são um pouco grandes para pneus de estrada. Se conseguires arranjar câmaras 700x20 é o ideal para pneus até 700x23 (os veloflex são 22 ou 20).
8º Enjoy! Depois de andares com Veloflex + Latex duvido é que voltes a comprar outra marca
Abraço
PS
Sei que a veloflex recomenda que se montem à mão mas acho isso impossível na primeira montagem. Tens de ter cuidado com o desmonta. Os da Decathlon funcionam mesmo muito bem, evita os desmonta de metal!
Os meus Veloflex + Latex levaram hoje uma porrada de paralelos e buracos por Sintra que nem te digo e portaram-se como sempre: 5 estrelas