Primeiro, uma cópia descarada de um dos excelentes textos (e já lá vão bastantes) do amigo Duchene para iniciar as explicações e tirar algumas dúvidas, o resto do texto também segue o que já foi, e bem, feito:
//// PIF*U ////
O QUE É?
O PIF*Ultra é, como o nome indica, é um Passeio Informal do ForumCiclismo em versão Ultra. Neste caso ultra é uma palavra bonita para dizer longa distância, ou seja, superior a 150Km.
No seguimento do êxito dos primeiros Passeios Informais do Fórum e das opiniões que fomos recolhendo junto de alguns companheiros que também partilhavam este nosso gosto pelas longas distâncias, decidimos justar esforços, pegar nos mapas e pensar num primeiro passeio que desse o mote para o que esperamos ser uma série de PIF's com uma configuração um pouco diferente do habitual mas em que os espírito animado de quem participa se mantenha.
COMO FUNCIONA?
A ideia é juntar um grupo de companheiros que tenha interesse em experimentar (ou relembrar) uma forma diferente de pedalar, sem pressas, sem pressões, sem pensamento nas médias e nos esquemas de pelotão e, sobretudo, sem qualquer espírito competitivo.
Só com essa predisposição será possível começarmos e acabarmos todos juntos e, fundamentalmente, manter a cabeça desligada de tudo o resto que nos apoquenta no dia-a-dia, concentrando-nos apenas e só em apreciar o percurso, a viagem e a companhia.*
Com isto em mente queremos reunir alguns amigos para pedalar grandes distâncias em estradas menos conhecidas onde cada quilómetro possa ser uma surpresa, e tudo isto longe dos circuitos e itinerários mais comuns dos passeios tradicionais.*
QUEM SE PODE JUNTAR AO PIF*U?
Com esta primeira edição pretendemos criar as condições a quem estiver disposto a arriscar sair da sua zona de conforto, num ambiente mais controlado, possa atrever-se a experimentar algo diferente da habitual volta de domingo.
Ao juntar-se a esta aventura cada um deverá interiorizar que não estamos numa corrida e que esta não será a tradicional volta de fim-de-semana onde se "picam" com os amigos na subida X ou simulam metas volantes na recta Z. É um dia exclusivamente para passear pelo puro prazer de o fazer. Utilizando a gíria dos ciclistas, é um dia para andar exclusivamente a Gasóleo!
Naturalmente que, apesar de todos serem bem-vindos, procuramos proporcionar a quem se juntar a nós um dia de ciclismo memorável pelas melhores razões. Assim, cada um deverá fazer uma reflexão sobre a sua condição física e sobre a capacidade de enfrentarem uma distância respeitável num terreno que tem um grau de dificuldade assinalável. Quem está habituado a fazer voltas a rondar os 120Km conseguirá certamente cumprir os 160Km do PIF*U. De igual forma, quem chega de rastos depois de 80Km à beira mar, terá de ter noção de que fazer o dobro dessa distância provavelmente ainda não será recomendável.
Ou seja 160Km são sempre 160Km e por isso cada um deverá autoavaliar-se no sentido de perceber se estará em condições de realizar a totalidade do percurso sem sofrimento desnecessário, que deitaria por terra um dos pilares destes PIF*U que é o gosto de pedalar por e com prazer.
Os horários são tudo menos convencionais, mas quem tiver a coragem de fugir à rotina garantidamente que não ficará desapontado.
//// PIF*ULTRA : 31 AGOSTO 2013 ////
O PERCURSO
Depois de muito reflectir em encurtar a volta imaginada (e isto deixava de ser um PIF*U), cheguei à conclusão de que só se vive uma vez e disse: que se lixe, vai valer a pena.
Vamos ter uma distância de 160km com um acumulado de +- 3430m, ao longo da Serra do Açor. Coisa pouca, portanto.
O percurso é circular com partida e chegada em Góis e não sei se vamos ter mais de 15km seguidos em plano.
Não irei revelar grande coisa do percurso e vou deixar a vossa imaginação tomar conta da vossa vontade. Já está completamente definido à excepção de meia dúzia de km's nos quais ainda tenho de verificar a qualidade do pavimento que de resto é de muito boa qualidade na grande maioria da volta.
Na véspera irei colocar aqui o track GPS para colocarem nos vossos aparelhos.
Talvez ainda faça um road-book para oferecer
NOTAS TÉCNICAS
Tentaremos, na medida dos possíveis, manter a coesão do grupo. É natural que existam alongamentos nas zonas mais exigentes fisicamente, mas tentaremos reagrupar, reduzindo o ritmo, ultrapassado o obstáculo. Haverá zonas de paragem específicas para apreciar determinado elemento da paisagem, para algumas fotos e também para abastecimento e recuperação.
Repito as palavras do duchene e acrescento que pelo menos eu irei SEMPRE esperar pelo último elemento em todos os cruzamentos e topos (se bem que provavelmente eu é que serei ser sempre o último ).
Espero que todos tenham em mente o tipo de passeio que se vai fazer e o que custa em termos físicos. Não é mesmo brincadeira. Se alguém quiser fazer corridas que as faça em casa ou que vá à frente sem olhar para trás, todos sabemos o que um ritmo um pouco mais alto, um sprint aqui e ali e os KOM's fazem ao fim de 6 ou 7 horas de bicicleta e acreditem, não vão querer empenar pela aquela zona. Prefiro esperar por alguém que apenas segue ao seu ritmo do que por alguém que empenou porque ganhou por meia bicicleta a alguém em 3 subidas seguidas, portanto, se quiserem corridas juntem-se à UVP-FCP.
Como é óbvio, seguir um ritmo que é demasiado lento também incomoda, e portanto teremos a possibilidade de combinar os reencontros nos pontos de paragens previstas.
Pensem que esta volta equivale a subir, por exemplo, 7 Montejuntos seguidos, ou duas Serras da Estrela por Vide ou mesmo 3 e 1/2 Lousãs.
ALTIMETRIA
Distância | 160.04 | kms | |
Tempo estimado | 10:00h | ||
Acumulado vertical | 3428 | m | |
Elevação mínima | 169 | m | |
Elevação máxima | 1092 | m |
//// DATA, HORÁRIOS e LOGÍSTICA ////
DATA
O PIF*U irá realizar-se no próximo dia 31 de Agosto de 2013.
Caso o São Pedro resolva mandar água, a volta fica imediatamente adiada.
LOCAL DE PARTIDA
A concentração será feita em Góis, junto ao Agrupamento de Escolas de Góis.
Link no GoogleMaps: http://goo.gl/maps/n1iKz
HORA DE PARTIDA
Aconselhamos a chegarem ao local de partida a partir das 7h30
A partida será rigorosamente às 8h com qualquer número de ciclistas presentes.
LOGÍSTICA DE PARTIDA
A hora de partida terá de ser rigorosamente cumprida uma vez que temos pela frente longas horas de pedalada e, mesmo não havendo um horário fixo de chegada, quanto mais cedo partirmos maior será a margem disponível para eventuais imponderáveis que surjam no decurso do trajecto.
LOGÍSTICA DO CICLISTA
160Km e mais de 8 horas a pedalar exigem naturalmente alguma logística particular a nível de nutrição e hidratação que deverá ser gerida por cada um consoante a sua fisionomia/fisiologia que conhecerão melhor do que ninguém. Apesar de estar prevista uma paragem de alguns minutos durante a hora de almoço, deverão levar sólidos e líquidos que permitam auto suficiência durante grande parte do percurso.
Se no 1º PIF*U da Vitela tínhamos alguns km's muito isolados, desta vez temos alguns km's que não são isolados.
É bastante importante, então, levar câmaras de ar suplentes. Bidons de 750ml recomendam-se vivamente!!
Estou a contar fazer um mínimo de 3 (e um máximo de 4 ou 5) paragens mais ou menos espaçadas e com possibilidade de beber um abatanadozito e comer um pastel de nata.
Levem telemóvel, não custa nada.
Levar algum dinheiro será naturalmente aconselhável bem como um pequeno cartão com os dados pessoais mais relevantes.
HORA DE CHEGADA
Não há uma hora de chegada definida. Existe a convicção de que no máximo às 18h30 devemos estar todos a chegar ao local de chegada.
Neste horário estimado estão contabilizadas pelo menos 02h00 a 03:00h para paragens de recuperação, reabastecimento e eventuais problemas mecânicos. Nestas contas está considerada uma média de 21/22km/h que não será em nenhuma altura controlada durante o passeio (daí ser um passeio!) mas que serve como referencial. Da experiência que temos em passeios bem mais complicados não será nada de extraordinário cumprir com este horário e andamento.
Se participarem, por favor reservem o vosso dia exclusivamente para este passeio. Irão causar stress em vocês e nos outros caso tentem forçar o andamento para a chegada ser mais rápida. O ritmo será sempre o do mais lento. Se chegarmos mais cedo óptimo. Compromissos nesse dia, só depois das 19h00!
//// O REPTO ////
Ficam então lançadas as bases deste PIF*U. Gostaríamos de ter a companhia de alguns companheiros de pedal que se identifiquem com este espírito ou que gostassem de experimentar uma forma diferente de fazer ciclismo de estrada.
A confirmação é importante para resolver algumas questões logísticas e também para perceber no dia, se falta alguém na chamada.
Vou adicionando as confirmações à medida que forem surgindo, agradecia o favor de enviar as confirmações por Mensagem Pessoal, guardemos os posts para falar e tirar dúvidas, OK?
Qualquer dúvida que surja não hesitem em colocar, já que tenho todo o gosto em responder.
Um abraço e boas pedaladas!
pinto (tranquilo)
[COLOR=#green]//// JÁ CONFIRMADOS PARA [COLOR=#green]"AÇORES[/COLOR] "////[/COLOR]
tranquilo
Armando
Kalinas
1berto massagista
Miguel Frade
Nuno Morgado
Panta
Carlos Andrade
Galitos
Paulo (amigo do Kalinas)
Marco Vieira (Masv)
Pedro Rodrigues
Hélio Vieira
Tiago Pinho
Pedro Lobo
//// EM DÚVIDA ////
duchene
Nelson Esteves e talvez mais dois elementos
**** NOTA ****
Não será demais relembrar que este é um convite para se juntarem a dois amigos do pedal para um dia a pedalar, não existe a figura da "organização" nem haverá naturalmente um seguro para quem se quiser juntar a nós. Por isso cada um deverá ser responsável pelo seu comportamento na estrada e consequências que daí resultarem.
***PS aos moderadores***
Convinha darem permissão para eu poder ir alterando este post, obrigado.