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Peso das Rodas

rstudio

New Member
Boas, Tenho uma dúvida de novato , mas cá vai.
Quando falam em peso das rodas falam só dos aros ou aros com pneus, cameras cassete e apertos ?
A que se referem esses pesos ? Quase de certeza que é só os aros nus mas.. fica a pergunta

É Que depois fico sempre na dúvida, as rodas X pesam 1300g, mas será que com os meus pneus e cassete, camera etc não vão ficar do mesmo peso das minhas ?
Valerá a compra ? fico sempre com esta dúvida


Por exemplo tive a pesar as minhas rodas completas com pneus ,apertos, cassete, cameras e o ar :) e pesam

1409g Frente
1847g Traseira

Ou seja umas estonteantes 3256g.... parece-me tanto.... !!
então que a minha zona é de serra, muitas subidas

O que acham do peso, ando a puxar muito ferro ou por exemplo se metesse umas Mavic Aksium ou RCZ 2013 ia notar muito a diferença ?


http://www.bike24.com/1.php?product...tent=8;navigation=1;menu=1000,4,123,30;lang=2
http://www.rczbikeshop.com/portugues/rcz-2013-wheelset-race-sl-700c-shimano-black.html#


P.S> estou só a dar estes exemplos de rodas porque me servi do tópico do "costaricardo" não querendo fazer lá a pergunta
 

grouk

Active Member
caro amigo, o peso das rodas costuma ser aros raios e cubos sem pneus e na maioria das vezes sem os apertos, quando os apertos estao incluidos costuma estar bem anunciado, as rodas que tens parece me ter o peso normal para umas rodas de entrada de gama, cada pneu 250g cada camara 100g cassete 300g apertos 100g da umas rodas na ordem dos 2kg, sao pesadas sim mas as mavic nao sao mais leves visto pesarem 2,4kg e ainda falta a cassete

ja essas rcz sao bastante leves ai sim notarás diferença
 

edununo

Well-Known Member
O peso das rodas é sem pneus, câmaras, cassete, apertos etc.....

Que pneus e cassete tens?

Assim por alto, se tirares umas 700 gramas de pneus e câmaras, 100 gramas dos apertos e 300g da cassete, tens umas rodas de mais de 2 kg. São pesadotas.
 

edununo

Well-Known Member
Só agora vi a tua resposta e demos valores idênticos.

As Mavic pesam 2.4kg mas com pneus e câmaras.
Com cassete e apertos pesaram uns 2.8kg.
Poupava quase 500g.
 

rstudio

New Member
São rodas e pneus de origem da triban 5 (decathlon), por isso calculo que sejam pesadotas, conjunto (e cassete penso ) shimano sora.

Gostava de experimentar a diferença para um bike mais leve, Dizes que com essas Rcz já se notam a diferença, fico com essa curiosidade, não sei é a qualidade delas..
 

paradawt

Moderador
rstudio,

A diminuição do peso nas rodas irá sempre melhor a reacção da bicicleta, a aceleração e a performance. Mas não é só o peso que conta. Os cubos, perfil e aerodinâmica também...

No entanto para te dar uma ideia, tirar 200g numas rodas é melhor que tirar 500/600g ou mais nos periféricos.
 

OTALEM

Member
Aqui vai uma achega para teres um ideia :

Rodas DT SWISS 3.0 :FR 840G,Tras c/ cassete ultegra 10 v 6700 11/28 1290g .C/cam+cas+ pneus specialized espoir elite, fr1210g,tras 1650g.C/pneus continental 4000s 25mm fr1160g ,tras 1610g.

Rodas Shimano Ultegra 6700 : fr c/pneu continental 4000s 23mm 1030g ,tras com o mesmo pneu e cassete ultegra 10v 6700 pesa 1500g.Mesmas rodas c/ a cassete mas c/pneus Specialized espoir elite fr 1090g tras 1570g.

Agora tenho que ir mas logo coloco os pesos das Shimano Dura Ace C50 c/pista de alumínio e as Shimano RS10.
 

edununo

Well-Known Member
Rodas Vision T42 - 1749g
Apertos Carbono/Titânio - 43g
Cassete Chorus 11v 12-27 - 275g
Pneus Vittoria Rubino Pro Slick - 440g
Câmaras de Ar - 220g.

Frente 1133g
Trás 1594g


Total - 2727g. Confirmado em balança.
 

MFMS

New Member
Tive 3 rodas até ao momento:

- Mavic Ksyrium Equipe S: peso na Balança - 1730 gramas
- Shimano Dura-Ace C24 2013: peso na Balança - 1480 gramas
- FSA Vision Trimax T30: peso na Balança - 1610 gramas
 

OTALEM

Member
Aqui vai uma achega para teres um ideia :

Rodas DT SWISS 3.0 :FR 840G,Tras c/ cassete ultegra 10 v 6700 11/28 1290g .C/cam+cas+ pneus specialized espoir elite, fr1210g,tras 1650g.C/pneus continental 4000s 25mm fr1160g ,tras 1610g.

Rodas Shimano Ultegra 6700 : fr c/pneu continental 4000s 23mm 1030g ,tras com o mesmo pneu e cassete ultegra 10v 6700 pesa 1500g.Mesmas rodas c/ a cassete mas c/pneus Specialized espoir elite fr 1090g tras 1570g.

Agora tenho que ir mas logo coloco os pesos das Shimano Dura Ace C50 c/pista de alumínio e as Shimano RS10.

Aqui vai então as outras :
Dura Ace C50 fr 820g ,tras 990g (só as rodas com as fitas). Traseirta c/cassete ultegra 11/28 1230g.C/pneus Cont 4000S 23mm fr 1110g e tras 1530g c/cas ultegra 11/28.C/pneus Cont 4000S 25mm e a mesma cassete fr1140g e tras 1550g.

Shimano RS 10 :Fr 840G Tras c/cassete 105 11/28 1360g.C/pneus Cont 4000s 23mm fr 1170g e tras 1690g c/a mesma cassete.

O peso anunciado da shimano para as dura ace é 1670g.O peso que me deu é semelhante ao publicado na Revista Ciclismo a Fundo que tem um teste a estas rodas.

Pesos efectuados com balança digital especial para bicicletas até um max de 25Kg.
 

rstudio

New Member
rstudio,

A diminuição do peso nas rodas irá sempre melhor a reacção da bicicleta, a aceleração e a performance. Mas não é só o peso que conta. Os cubos, perfil e aerodinâmica também...

No entanto para te dar uma ideia, tirar 200g numas rodas é melhor que tirar 500/600g ou mais nos periféricos.

acertas-te no ponto G, quando falava em curiosidade era mesmo isso que queria saber. Como as rodas estão a rolar vão criar uma força diferente, e talvez por isso seja mais importante o peso a mais nas rodas do que no resto da bike..
Muito bem paradawt, o próximo dos próximos investimentos que quero fazer é querer sentir essa diferença.

Obrigado grouk , edununo otalem e mfms ,

A minha cassete é de 9V shimano sora.
Como disse um dia destes vou começar a pensar em trocar (já teve pra ser o ano passado) , mas também não é para gastar muito, ou até talvez um roda de cada vez quem sabe.


Também o que quero é difícil, quero fiável (por apanha algumas estradas menos boas) e bom preço e leves, e já se sabe que estes factores conjugam mal !


cumprimentos
 

OTALEM

Member
Fiáveis ,bom preço e não muito pesadas (1640g) em minha opinião são as ultegra .Temos que ter em atenção também os pneus.Quando comprei as ultegra tinha uma berg fuego 8.9 com as RS 10 e pneus schawllbe lugano.Achei as rodas fantásticas a subir.Comprei uma specialized roubaix e trazia as DT Swiss 3.0 c/pneus specialized espoir elite e quando lhe meti as ultegra com pneus continental 4000s as bikes não pareciam as mesmas.Montei os 4000s nas jantes referidas e notei grande diferença para melhor. Assim e em minha opinião os pneus também fazem diferença.
 

Morg

Well-Known Member
Não olhes só para o peso.
Não te vale de nada reduzires umas gramas à custa de falta de rigidez.

Por exemplo as shimano ultegra do otalem, há muitas rodas por aí mais leves mas as ultegra são muito referenciadas apesar do peso.
 

rstudio

New Member
exacto, por isso referi que o que pretendo é muito difícl, rodas leves fiáveis e baratas (dentro dos cento e pouco cada uma o máximo, até para comprar uma de cada vez), mas que depois que note essa diferença da leveza na estrada .
 

edununo

Well-Known Member
Há solução.
Campagnolo Zonda.
Cerca de 1550 gramas, robustas, rolam bem e online encontram-se por pouco mais de 300 euros.
 

edununo

Well-Known Member
As minha ex-Zonda pesaram 1527g com cepo Campy. Se que a versão shimano é ligeiramente mais pesada. Na casa das 1550g. Nada de grave.
 

rstudio

New Member
Para dizer a verdade esteticamente e na minha bike ficava bem melhor as ultrega.
Dentro deste preço ficou no meu top (também ainda não vi muitas).

Como disse não é investimento para fazer já, por isso assim que surgir mais novidades ou alguma dúvida aqui virei.

Obrigado a todos pela ajuda!
 
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