• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

fogueteiro

Active Member
Hehehe, Carlos Franco,

ainda me lembro de um ou outro empeno que apanhei quando tinha a idade dele... também não pensava. Mas já aprendi (mal seria...). Mas não deixou de ser um tipo porreiraço... estou com medo é da vingança;);). Ontem, para tentar animá-lo, dizia-lhe que não faltará muito ser ele a ter que esperar por mim.
 

super.byke

New Member
depois de ontem ter estado um tempo "do pior" hoje já deu para dar ao pedal... apareci no local do costume mas apenas apareceu um colega.
Fomos dar a volta Maia-N13-Gião-Vilarinho-Famalicão-S.Tirso-aerodromo-Ermesinde-Maia
Volta bem durinha e feita quase sempre com vento de frente...
 

pantani

Member
Houve mais uma vez falta de comunicação!!!!
Fui andar de roda larga e fiz 76 kms com malta que dá prazer acompanhar, mas tu ( Super.Byke ) sabes que onde eu fico realizado é a andar de "fininha" para a proxima dá um toque.

Abraços
Pereira
 

super.byke

New Member
Olá Pantani, não foi falta de comunicação, eu é que nem sabia que ia estar por cá :), apenas passei na Maia para ver se via alguém... mas não te preocupes pois vamos ter muitos dias para a "roda fina" :)
 

pantani

Member
Eu sei, e também sei que, vou ter muito tempo para andar contigo, pois para o ano, vamos fazer o Porto / Albufeira.;);););)
Porto / Fátima
Porto / Lisboa
Porto / Serra da Estrela
Porto / srª da Graça
E sei lá mais qual.:rolleyes:
 

tunes

New Member
boa tarde amigos

peço desculpa por estar a postar neste topico, mas como a pergunta que vou fazer tem como destinatarios dois users deste topico, achei que nao havia problema. mais uma vez peço desculpa aos outros utilizadores deste topico.

amigo duchene e amigo fogueteiro: tenho lido muitas das vossas historias relatando as vossas aventuras a solo, com centenas de km. A minha pergunta e a seguinte: o que e que voces levam para enfrentar esses km? tenho curiosidade em saber por exemplo quantas camaras de ar levam, se levam ferramentas, se levam muitas barras, muitos geis, muitos liquidos, etc etc.

Ja agora a mesma pergunta pode ser feita aos outros HEROIS (ex: pantani, super.bike, etc) que fazem centenas de km numa so jornada.

Abraço e peço desculpa pela pergunta
 

duchene

Well-Known Member
O meu pack para aventuras com mais de 120Km é sempre o mesmo:

Alimentação
3 cubos de marmelada
2 barrinhas
1 embalagem de mel (não é erro, é mesmo mel) decathlon de 75g
.
2 bidões de 750ml com bebida isotónica decathlon

Sobrevivência
Uma câmara de ar
Um kit de remendos
Uma multitool se a volta for por zonas muito pouco habitadas.
No mínimo 10€ em dinheiro
Telemóvel
Bolsa com cartão de dados vitais e cartões de seguros
iPod

Para percursos menores reduzo a quantidade de comida, mantendo-se o resto.

Até agora tem resultado! :)
 

fogueteiro

Active Member
Amigo Tunes,

na minha 1ª grande volta, há uns 10 anos, levei uma mochila com comida e liquidos.:mad::mad::confused::confused: Cheguei a Vila de Rei (220 kms) com uma dor de costas insuportável, e jurei nunca mais cair nesse absurdo. Por isso agora levo dinheiro e algumas barras e um ou dois cubos de marmelada. Levo estes alimentos por duas razões: Para não parar tantas vezes, e por ser prático, mas sempre que possivel evito-as. Ao final de uma ou duas ficou enjoadissimo, por isso quando encontro um "tasco" paro para comer uma sande de queijo, e se não levar cubos de marmelada então como um pão com marmeldada. À vezes levo um gel, mas esse quase sempre chega inteiro a casa, porque enjoa-me mais que as barras.

Já cheguei a comprar fruta para desenjoar. Nas voltinhas mais pequenas, até 150 kms, costumo beber um sumo (compal de preferência) e evito as colas e uma barra e um cubo de marmelada chega. Nas voltas maiores então bebo uma cola ou duas e paro e como as tais sandes. Quando fiz uma das minhas voltas mais duras, Alto da Lameira, Srª da Graça, Alto do Velão e Alto do Marão, parei num restaurante e comi uma sopa.

Um erro que muitas vezes incorremos, eu já aprendi batendo com a cabeça na parede, é levar só água nos bidões. Eu levo sempre um com água e outro com sais dissolvidos em água. Tenho-me dado bem com o GoldNutriction mas existem imensas marcas. Podes crer que o corpo agradece muito. A água "lava" demasiado o organismo e o corpo queixa-se muito, e esses produtos ajudam a repôr os sais. Nas voltas maiores e com muito calor levo sempre uma reserva para que ao encher os bidões possa misturar mais.

Quanto ao material, felizmente não tenho tido muito ou mesmo nenhum azar, mas levo sempre uma camara de ar e uma caixa de remendos com cola... e respectiva bomba, pelo menos para remediar até à próxima bomba.

De resto não posso esquecer dinheiro, o MB (nunca se sabe... ) o cartão de sócio com os respectivos dados, e o telemóvel... com câmara (já aprendi também;););))

Uma coisa que levo sempre, porque é muito muito importante é força animica, porque ela também faz milagres. Dependendo da tua maneira de ver as coisas, por vezes um amigo também dará algum jeito, mas eu tenho-me dado bem a solo... fazemos o que nos apetece e não estamos sujeitos às vontades dos outros, o que nos permite aproveitar melhor o passeio. São muitas horas sózinho e muito esforço, e termos liberdade de decisão ajuda também, embora que eu não me importo nada em ir acompanhado, como já fui. Chegamos a um ponto que já nem nos interessamos com mais nada a não ser atingir o nosso objectivo.

Também já andas com o bichinho das longas tiradas? Olha que ele se pica ficas de tal maneira infectado que depois não largas o mapa, fazer trajectos e a sonhar... como eu. ;););););)
 

pantani

Member
Boas Tunes!
Está tudo dito por estes dois Guerreiros do asfalto ( Duchene e Fogueteiro ).;)
Quanto a mim nas voltas superiores a 7 horas, gosto de ter a companhia de carro de apoio.
Por exemplo: quando fomos fazer o Porto / lisboa, o carro de apoio só chegou á nossa beira já nós levavamos 200 kms nas pernas, foi altamente poder ter àgua fresca e sólidos sem ter de parar, assim como levar uns berros de vez em quando, também dá energia.:eek:

Cumprimentos
 

super.byke

New Member
Olá, eu aprecio imenso as tiradas que o Fogueteiro e o Duchene fazem a solo, mas eu cá detesto andar só. Para mim basta um amigo (nem que seja o carro de apoio) e é como andar com uma multidão. Se saio só procuro logo ir para estradas onde tenho a certeza que vou encontrar alguém (não sou solitário por natureza).
Como o Pantani diz, para tiradas longas nada como o carro de apoio ali à mão para nos ir dando agua fresca e comida... (é claro que nem sempre é possível)
Nas tiradas longas levo:
- 1 camara (2 se for só + remendos), desmontas e bomba
- 2 bidons 750ml de isotonico (como o fogueteiro disse, agua simples "lava o corpo" e o isotonico "alimenta" os sais perdidos)
- 3 cubos marmelada
- 3 barras cereais
- 1 banana
- telemóvel com bateria carregada :)
- fotocópia a cores :) do BI, seguro e 10 a 20€

Nas paragens uma cola e uma nata para ganhar energia.
Nas tiradas longas, quando tenho carro de apoio apenas levo nas costas os sólidos necessários até novo abastecimento, evitando carregar peso sem necessidade. Nessas alturas meto lá umas bananas e depois vou comendo, pois quando já nada entra (por enjoo como diz o fogueteiro) a banana sempre se vai comendo.
 

tunes

New Member
boas amigos!
epa, fantasticas as vossas respostas. eu adorava conseguir fazer esse tipo de tiradas mas a minha vida profissional e pessoal ainda nao me permite ter o tempo para treinar e consequentemente ganhar o "à vontade" fisico e principalmente psicologico. Pois na minha opiniao o psicologico manda mais que o fisico (talvez 60%-40% respectivamente) para este tipo de tiradas. Eu pessoalmente tenho dias em que gosto de andar acompanhado, mas muitas vezes gosto de andar sozinho, ao meu ritmo, sem ter de estar preocupado se vou rapido demais, se estou a ser uma pedra no sapato do(s) outro(s). E admiro mesmo muito quem faz este tipo de tiradas a solo.Tem de ter uma capacidade de sofrimento imensa e desculpem-me a expressao uma pancadinha na pinha!:) Mas tambem admiro os guerreiros que fazem tiradas de 300km num so dia em grupo.
Quando lia as vossas cronicas, pensava, entre outras coisas, mas estes camaradas levam o que nos bolsos. Ao fazer tantas horas seguidas eles so comem barras ou marmelada! nao ha umas sandes?! Nao comem uma fruta?! Assim ja fiquei com umas ideias acerca dos vossos farneis, e material de suporte.
So me resta agradecer as vossas respostas, e desejar-lhes as maiores felicidades nas vossas voltas quer a solo quer em grupo.
desculpem la ter estado a chatear.
Abraço e obrigadão
 

fogueteiro

Active Member
Boas Tunes,

epá não chateias nada... deixa-te disso. É uma paixão comum e não custa nada responder quando estamos dentro do assunto. "Manda sempre" amigo, e conta comigo se um dia for andar para esses lados... sabe-se lá!;););)
 

fogueteiro

Active Member
Costumo ser eu a fazer os percurso e depois convidar o pessoal... mas não tenho tido sorte em arranjar companhia.

Assim desta vez vou fazer ao contrário: Por onde vão andar no Domingo? Pode ser que alguma das possibilidades me entusiasme.
 

duchene

Well-Known Member
No domingo não ando, mas no Sábado vou atacar a Serra das Meadas e Montemuro...

Previsão dos 170km de mel e fel: aqui.

Foi algo complicado escolher uma rota, tal o número de estradas que queria conhecer. Já agora, alguém tem ideia se a estrada na zona das eólicas mesmo no topo da Serra das Meadas em Lamego é ciclável com roda fina? No Gmaps aparece como N1056 mas na vista de satélite parece um estradão...
 

Mingus

Member
Boas,

Também só vou poder andar no sábado, mas tem de ser uma volta mais modesta - não treinei a semana toda e só disponho da manhã. Estou a pensar fazer matosinhos > rio mau > serra da boneca > capela > valongo > matosinhos.
 

maust

Well-Known Member
Segundo as imagens de satélite mais recentes (as do google são de 2003 e as da microsoft são bem mais recentes, embora não sabendo precisar a data), sou levado a crer que a estrada que referes é em estradão (supondo que nos tempos mais recentes não tenha sido asfaltada), pelo que se subires a serra das Meadas serás obrigado a descer pelo mesmo sítio.

Aliás, nos mapas da microsoft, para além da imagem satélite ser mais recente, o próprio mapa das estradas é muito menos confuso e com menos erros que o concorrente da google. Sendo muito mais eficaz para fazer percursos.

Já agora deixo aqui o track da subida à Serra das Meadas. São 16,5km a 6,2%, sendo a zona mais dura logo depois da passagem por Cambres.
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=eztpuxbppkzkawsa
 
Top