• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

Scorpio

Banned
Boas fogueteiro,

Depois de ler isto devo admitir que estou cansado apesar de estar sentado na cama... :)

Força nisso amigo!

Abraço
 

super.byke

New Member
Olá Fogueteiro, até me fizeste rir com essa da buzina :)
Os nossos amigos, Vinokurov (Albino), Raul e Sr. António iam nesse passeio da ACN para a Sra. da Graça...

Eu estive parado 4 semanas e fui dar uma volta hoje... escusado será dizer que sabia que ia levar um belo de um empeno... para mal dos meus pecados, de St. Tirso para Ermesinde (pelo aeródromo, Vilar de Luz) furei mesmo no início da 1ª subida. Como era um furo lento apenas dei ar e abalei novamente para ver se apanhava o resto dos colegas, pois apenas o grande Pantani ficou comigo... bem escusado será dizer que dali até casa foi sempre a dar o "litro".

Fui passando alguns colegas e no aeródromo parei novamente para dar ar e arranquei tendo apanhado os restantes colegas já no início da 2ª subida (S. Miguel o Anjo).
Como a minha preocupação era não ter que parar para trocar a camara de ar, fui sempre a "dar calor" acabando por arrastar os alguns colegas (não sei se eles se aperceberam qual a razão da minha pressa e porque não esperei por ninguém) pelo que só parei em casa... e quando cheguei confesso que estava totalmente empenado... não me sentia assim à algum tempo...

Pantani, umas boas férias para ti :)
 

Valente

New Member
Boa tarde,

Tenho uma dúvida que de certeza que vocês me sabem esclarecer.

Hoje fui dar uma volta com o meu pai. A vir em direcção para o Porto na N14 (a.k.a. Via Norte), e chegando ao centro da Maia, julgavamos nós que eramos obrigados a sair pois era de transito proibido a peões, bicicletas, carros de bois etc, etc, mas para espanto nosso não havia lá aquele sinal. Fomos na Via norte até à EFACEC e saímos aí em direcção a Custóias.

A questão é: Podemos circular na Via Norte? Se não, até onde podemos circular na N14?
 

super.byke

New Member
Olá, tanto quanto sei podes circular na Via Norte até ao curzamento com a estrada da Circunvalação. Só aí existe o sinal que proibe as bikes... contudo, a Via Norte é uma estrada muito perigosa para bikes em dias de tráfego normal, apenas a aconselho ao fim-de-semana e em horas "mortas"
 

NiKES

New Member
Existe para tal a antiga N14, apanha se no padrão de moreira, segue pelo Araujo, Padrão da Légua, Monte Burgos etc... Apesar do trânsito, anda se bem.
 

James_T

New Member
Boas,

é surpreendente a via norte depois das últimas alterações não ter proibido o trânsito a bicicletas, ficou practicamente sem bermas. Mesmo reconhecendo que será mais prático circular pela via norte, acho que
e muito desconfortável andar de bicicleta nessa estrada.
Como já referiram outros colegas a melhor alternativa é a estrada antiga.

Boas pedaladas
 

Cancellara

New Member
Não era eu que me metia na via norte de bicicleta. Há carros a passar lá a cento e muito...
Concordo a 100% com a proibição a velocípedes, veículos de tracção animal, peões, etc
 

Man_In_Blue

New Member
Amanha de manha vou dar uma voltinha pequena e rolante alguem quer ir?
Estou a pensar sair de casa subir á estradao D.Miguel e ir até ao Rio Douro e depois seguir até Matosinhos e vir embora pela circunvalação. Se tiver companhia posso alterar o percurso :)
 

Man_In_Blue

New Member
Eu de tarde tambem vou pra Santo Tirso mas vou de carro que a mulher vai. Onde acham que devo de ficar para arranjar um ou dois bidoes? :)

Acham a os jerseys do Boavista sao caros? Gostava de ter um...
 

fogueteiro

Active Member
Hoje aproveitei para ver os últimos modelos e desentorpecer os músculos que se estavam a habituar ao ritmos mais lento das subidas. Assim, para o pessoal conhecedor da zona, fui pela N 109 em direcção a Estarreja - Ponte da Varela - Rotuna do Furadouro - e depois subi à Big Cansil, mais conhecido pelos "dezassete". Há mais de 3 meses que não frequentava estas paragens, e embora não aprecie este passeio senti vontade de o fazer novamente.

Honestamente não senti muito prazer na voltinha, porque me senti muito cansado e a dor no joelho que me incomodou no Domingo passado, na srª da Graça, voltou a fazer mossa.

Distância: 101 kms
Tempo: 3:35
Média: 28,00
Pendente médio: 2%
Pendente Máximo: 7%
Pendente acumulado: 650
Tempo de paragem: 00:00
Líquidos: 1,5l de água
Sólidos: nada
 

fogueteiro

Active Member
Este tópico tem andado muito parado:(:(. Será que o pessoal já não anda, ou será que está com preguiça de colocar aqui as voltinhas que dão? Vamos, lá pessoal... escrevam aqui as vossas crónicas, porque eu gosto de as ler.

Bem, hoje estava com vontade de voltar às subiditas e fui para estas bandas.

Encontrei vários grupos que me fizeram companhia mas em todos os casos em algum ponto da estrada eles tomavam uma direcção diferente da minha, o que ocasionou eu andar só, grande parte do percurso. Sendo um percurso de média dificuldade, não impus um ritmo muito agressivo, mas fiquei agradado com a forma em que me encontro.

Distância: 96 kms
Tempo: 3:55
Média: 24,10
Acumulado: 1528
Inclin. Média: 3%
Inclin. Máxima: 10%
Tempo parado: 0:00
 
Last edited:

fogueteiro

Active Member
Pessoal,

amanhã vou saír e fazer a voltinha de Entre-os-Rios. Passarei na rotunda do Freixo pelas 8,30. Se alguém estiver de férias e quiser vir, será muito bem-vindo.
 

duchene

Well-Known Member
amarantec.jpg


Vamos lá então revitalizar!

A semana passada não houve novidades porque estava de férias portanto, ontem foi dia de voltar à estrada.

Como ultimamente tenho tido de volta a excelente companhia de um dos meus grandes companheiros de ciclismo, tenho andado a mostrar alguns dos percursos interessantes que conheço mas para já dentro do limite dos 120/130km por causa dos horários mais limitados.

Assim sendo, depois de o levar até Ribadouro há 15 dias, ontem foi a vez de regressar a Amarante (a primeira volta acima de 100km que fizemos nestas lides da roda fina) mas desta feita com um percurso diferente da ida e volta pela N15 dessa vez. Estavam então preparados 130km com saída de Valongo > Capela > Torrão > Alpendorada > Marco de Canaveses > Amarante > Pidre > Penafiel > Campo e regresso a Valongo.

Começar bem cedo para fugir ao calor e logo com o habitual despertar proporcionado pela sempre simpática subida de Capela. Depois dos treinos bravos que andamos a fazer durante a semana, foi complicado conter o ritmo e portanto a ascensão fez-se rapidamente. À hora e meia de viagem já cruzávamos a ponte em Torrão, para logo virar à esquerda. Como ele já conhecia o troço da 108 que passa na periferia de Alpendorada, foi a vez de seguirmos pelo centro da cidade e enfrentar o paralelo que o reveste.

Sempre a bom ritmo em direcção ao Marco de Canaveses, passamos em frente a uma das grandes pedreiras da região. Desta feita e ao contrário do que aconteceu comigo há uns tempos, não houve explosões a saudar a nossa passagem.

A estrada é tranquila e permite por a conversa em dia a par, tendo sempre os naturais cuidados de facilitar a vida aos poucos automobilistas que por lá vão passando.

Chegados ao Marco, teve de haver uma pequena alteração aos planos, já que a ponte da N210 se encontra encerrada. Nada que 2 GNR não resolvessem. O problema é que para contornar as obras tivemos de descer desde o cemitério da cidade, cá no alto, até à beira rio, numa estrada de paralelo que já tinha visto dias de maior suavidade. Se o meu carbono me facilitou e muito a tarefa, já o Miguel se viu grego com a massagem proporcionada pelo alumínio da Canyon. Mas este momento mais atribulado seria plenamente compensado pelo fantástico troço que se seguiria. São, contas redondas, 15 quilómetros do Marco até Amarante, numa estrada verdadeiramente deliciosa, atapetada em óptimo alcatrão, desenhando-se a meia encosta, com oscilações de altimetria bastante agradáveis e que nos encheu completamente as medidas!

Em Amarante, paragem da praxe para a foto no largo de S. Gonçalo, ontem particularmente animado pela feira de velharias.

O regresso a Valongo seria feito pelo troço de Pidre e pelas suas subidas longas, sendo a segunda um monstro a 4 rampas que foi um merecido castigo depois do ritmo imposto nos primeiros 80Km. Mesmo assim, ainda tivemos forças para vir de Paredes até Campo sempre a puxar, fazendo os possíveis por esgotar as energias reservadas para ontem, bem como para merecer um bom almoço e a respectiva sesta.

Agora vão ser duas semanas bastante intensas. Para o próximo sábado está prevista a viagem turística ao Douro Património da Humanidade, com saída de comboio de Ermesinde até Ferradosa em São João da Pesqueira e depois o regresso de bicicleta em 180Km que serão certamente de uma beleza arrebatadora. E depois num outro registo, a Douro Bike Race, com os seus 98Km de BTT pela serra do Marão. Espero que sejam mais 2 bons momentos, de um ano que está a ser muito interessante em termos ciclísticos.
 

dekeriel

Member
Fogueteiro se vieres para os lados de lourosa outra vez num dia da semana e pelas próximas 2 semanas, diz por aqui que eu faço-te companhia... se tiver pernas :)

Volta de hoje.
Feira (são joao de ver) > São jacinto >furadouro> feira (fornos)
media de 33km/h
Tempo 2:58h
Não sei dizer os quilómetros porque só os limpei a meio caminho, mas ronda os 95km
 
Last edited:
Top