Para Alguns : Desculpem mais foi mais forte que eu.......
O professor Amândio é Amândio Santos é Docente na Faculdade de Desporto e Educação Física no departamento de Fisiologia Acompanha alguns dos nossos atletas olímpicos (este trabalho apresentado deve ter sido o feito para a preparação do campeonato do mundo de DOA QATAR 2019 Atletismo) e faz colaboração com várias federações na avaliação e prescrição de treino dos seus atletas e para quem achar que é uma coisa muito secreta....não é
Laboratório Integrado lá dentro tem vários links um deles é este que é mt interessante
tabela de preços.
Sobre Cãibras (já tem sete anos mas serve) e outras coisas está
aqui um vídeo em português para ser mais fácil a percepção e aqui o
currículo do individuo e mais umas coisas
aqui que o que deve de vos interessar são as ultimas 5 palavras do paragrafo, tb existe um artigo no jornal record sobre o sr mas é premium por isso não coloco o link. Nota: Atenção ao "tunning no final.
A resposta que valeu os milhões e este tópico estava encerrado (as 1ªas duas frases juntado o não teres feito "ativação geral nem especifica" durante 30 minutos prévio à competição).
Não entrando por aí na década de 80 e 90 do século passado existia umas coisas em voga nos pelotões profissionais que no inicio dos 2000 se popularizou tb nos amadores, mas cada um sabe de si e basicamente no vídeo é referido "tudo o que é em excesso estraga" e com calor coze mt mais depressa.
Que tu digas que é o musculo mais "económico" ok agora chamar preguiçoso ao musculo que trabalha de forma ininterrupta desde antes do teu nascimento até ao momento da tua morte.........
Agora que a malta que prepara treinos para miúdos os mata a longo prazo com os treinos de séries e HIT que não percebe que o coração é um musculo e como os restantes músculos se trabalha de forma intensa vai Hipertrofiar e essa hipertrofia vai espessar o tamanho das paredes do coração (problema de saúde grave) fazendo diminuir o espaço para acomodar e enviar sangue e o que se quer é um coração que tenha rendimento e capacidade de transporte de sangue e isso consegue-se com o tal treino de Z2 que muito aqui já falaram e não nas series parvas e desproporcionadas que alguns fazem retiradas da net ou de livros que até estão bem escritos mas quem os lê interpreta de forma menos correta, depois com esse treino virá a redução do peso a optimização do trabalho mitocondrial e como tal a melhoria da utilização das fontes energéticas.
Para que não haja mal entendidos eu quando falei no HIT antes referi miúdos e não adultos que têm poucas horas de treino por semana e querem fazer competição por isso fazem um treino curto mais intenso ( as séries apresentadas no livro do tio Joel se repararem estão escalonada de um de trabalho para dois de descanso (90s/180s) por aí fora.
Depois os adultos que fazem treinos e séries etc e tal sem acompanhamento médico e têm o prazer em dizer hoje bati nas 180bpm quando começam a chegar a certas idades têm de ter a noção que têm de ser cada vez mais acompanhados e fazer alem do ECG obrigatório para se federarem um ECG de esforço e EcoCardiogramas só por rotina.
Mais um contributo que para alguém que até tem tem uma "Lincenciatura na Área do Desporto" (podes corrigir-me se estiver enganado) deveria ser suficiente para colocar os sinos a tocar lá em cima em que cada um é diferente do outro é é preciso analisar e adaptar as situações......( já são dois este do
@NULL e o do
@SaintRider.
Chama-se ter técnica da coisa, ser económico, se vais sentado no rabiosque e fazes pouca ou nenhuma contração muscular no trem superior, no tronco e só gastas a sério nos pistons lá de baixo......passas a fazer força nas mãos, nos braços para segurar e movimentar acima e abaixo, no tronco tb para equilibrar e nas pernas continuas a fazer o mesmo que antes não te parece que vais precisr de sangue e nutrientes em mais locais do corpo e como tal o órgão que tem de fornecer o produto tem de trabalhar um pouco mais......logo terás de melhorar a técnica e fortalecer os músculos do pedalar em pé para seres mais económico (o Alberto Contador fazia períodos de 20 minutos tu começa com 2 e vai aumentando).
@WIND2021 tiveste aqui malta que gastou horas a escrever e a pensar nas tuas coisas (bem ou mal todos tiveram boa intenção a tal do inferno), tb se sentiu que tu tens alguma dificuldade em ouvir o que te tentam dizer.....dito por mais que um dos useres "dá que pensar um pouco".
Agora falando de ti e das coisas que devias ter obrigação de saber e não fazer estes erros estou a falar das comparações e análises, vou para o teu ultimo exemplo
?!?!?!?!? tu achas que ontem
há um ano
1º é igual para comparares?
Nunca tinhas feito a volta neste sentido....Se tens formação na área do desporto tinhas obrigação de saber que não podes fazer comparações de variáveis diferentes e no caso do ciclismo tens um ano de diferença, o estado de forma, a hora de início a intensidade do inicio e a sua progressão e neste caso o sentido da volta o vento etc e tal e nada é desprezível como tu achas.
Isso e estares para aqui a falares de gramas de HC (hidratos de carbono) de sais de litros bebidos (nem imaginas o que expeliste nem como), pois não fazes a mínima ideia de como o teu corpo faz a absorção dessas gramas pode absorver todas como pode mandar para o esgoto 70% (e eu sou alguém que usa quase só SIS), ou de mudar 5 rpm/min.
Individualização/Experiencia/Reavaliação/Aprendizagem.
Coisas simples.
1º Pedala para te divertires e andares de bicicleta vai com os amigos umas vezes sobes mais depressa outras mais devagar não tens de subir com eles esperas por eles no final ou voltas para trás e acompanhas dp.
2º Come e bebe antes de teres sede e de ter fome.
3º Sobe a cadência média a rolar (acima dos 80 o ideal 90/100) e a descer a subir para começares sobe confortável depois logo evoluis.
4º nessas provas a que queres ir se não fazes ativação geral e especifica (a malta pró nos CR está 30min no mínimo a dar forte e só dp vai para a prova, nas outras etapas tb além do percurso para o KM 0) na primeira meia hora não atinges o limiar aeróbio (que tu achas que tens de forma geral não passes dos 160BPM).
5º tudo isto não é com estalar de dedos (tu lês aqui e vais à rua fazes e está o milagre feito), relê os posts do
@NULL e fixa tudo o que ele te escreveu..... inclusive a parte que se o importante para ti não ir pedalando mas sim treinar, gastas euros e passas a ter um treinador em vez de estares a comparar o incomparável (coisas diferentes, ao pé de ti deves ter o Daniel Pacheco na Batalha em leiria existe alguém que colabora com a Bike Zone Leiria é uma questão de lá ires, no Alqueidão o Martinho Saragoça acredito que passe treinos e tens a malta do CPRA-do-Barbas que amanhã devem ficar com algumas camisolas de campeões nacionais que tb são treinados e devem de existir mais uma fortuna deles na região).
Mas eu optaria por pedalar só......