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Novas Oportunidades - Valerá a pena?

elchocollat

Well-Known Member
Boas pessoal!

Estou a criar este tópico para saber as vossas opiniões em relação às Novas Oportunidades.

Decidi irar isto, porque... Ainda não acredito nisto:
http://aeiou.expresso.pt/melhor-aluno-chegou-a-faculdade-sem-acabar-o-liceu=f604904
E vocês? Que dizem desta palhaçada?

Como quero saber a vossa opinião, também quero dar a minha...

Sou estudante do Ensino Secundário. Tenho 17 anos e até agora ainda não chumbei nem deixei disciplinas para trás. Estou no curso de Ciências e Tecnologia. Eu sei e muitos de vocês também sabem que há disciplinas que não são pêra doce como por exemplo Físico-Química, Biologia/Geologia e Matemática. No ano passado gastava 100€ em explicações de matemática+explicações de f.q. por mês. Este ano "só" continuo na de Matemática.
Agora digam-me: valerá o esforço que nós alunos e os pais fazemos? Valerá a pena?
É certo que este aluno não se sairá bem nas disciplinas do curso, mas o que está em causa não é isso, mas sim que este ano entraram 502 pessoas com os "cursos" das Novas Oportunidades! 502! 502 pessoas que "roubaram" o lugar a 502 alunos que se esforçaram durante anos para conseguir entrar no curso!

E agora pergunto mais uma vez: valerá a pena fazer o secundário e fazer todos estes esforços?
Claro que sim! Eu e todos os alunos temos orgulho em dizer que acabámos o liceu e que nos matámos com horas de estudo, e que entramos em universidades por fazer-mos exames, e não por fazer-mos autobiografias!

Tudo vale a pena quando a alma é pequena
 

Scorpio

Banned
Boas daff93,

Sabes que não é qualquer pessoa que pode entrar num processo de RVCC?

Sabes que temos de passar muitas horas a aprofundar conhecimentos?

Sabes que nem todos os propostos a RVCC terminam o programa sendo reencaminhados para EFA's (educação e formação de adultos)

É verdade, também conclui o 12º ano através do programa Novas Oportunidades e devo dizer que no mesmo ano concorri à FADEUP )Faculdade de Desporto) para ingressar no curso de Ciencias do Desporto. Ora se não tinha média do Secundário a nota era a do exame de Português. Sabes quanto foi a média do exame nacional de português no ano passado? Eu digo-te, foi de 7 valores! E agora façamos as contas ao contrário, os meninos que andam 3 anos (10º, 11º e 12º) a queimar € aos papas e a fumar umas ganzas nos intervalos tiraram notas piores que um aluno proposta a exame vindo das Novas Oportunidades.

Sim, tirei 14 no exame nacional de Português e não entrei por falhar um pré-requisito (ginástica acrobática). E esta heim?

Meus caros o programa das Novas Oportunidades não é fácil de se concluir e quem pensar assim é porque tem estigmas e preconceitos!

Sabem o que são experiências empíricas? Presumo que sim, pois andaram a estudar e terminaram o liceu! Não é como costumam dizer? :)

Boas escritas
 
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elchocollat

Well-Known Member
Boas daff93,

Sabes que não é qualquer pessoa que pode entrar num processo de RVCC?

Sabes que temos de passar muitas horas a aprofundar conhecimentos?

Sabes que nem todos os propostos a RVCC terminam o programa sendo reencaminhados para EFA's (educação e formação de adultos)

É verdade, também conclui o 12º ano através do programa Novas Oportunidades e devo dizer que no mesmo ano concorri à FADEUP )Faculdade de Desporto) para ingressar no curso de Ciencias do Desporto. Ora se não tinha média do Secundário a nota era a do exame de Português. Sabes quanto foi a média do exame nacional de português no ano passado? Eu digo-te, foi de 7 valores! E agora façamos as contas ao contrário, os meninos que andam 3 anos (10º, 11º e 12º) a queimar € aos papas e a fumar umas ganzas nos intervalos tiraram notas piores que um aluno proposta a exame vindo das Novas Oportunidades.

Sim, tirei 14 no exame nacional de Português e não entrei por falhar um pré-requisito (ginástica acrobática). E esta heim?

Meus caros o programa das Novas Oportunidades não é fácil de se concluir e quem pensar assim é porque tem estigmas e preconceitos!

Sabem o que são experiências empíricas? Presumo que sim, pois andaram a estudar e terminaram o liceu! Não é como costumam dizer? :)

Boas escritas



Boas GeoRCZ

Eu não tenho nada contra as Novas Oportunidades, antes pelo contrário até acho que são boas para alunos/pessoas que não acabam o 12º mas... Acho muito bem que as pessoas que concluem as Novas Oportunidades tenham que ser "testadas" de alguma maneira. Eu penso da seguinte forma: se um curso tem por base matemática, biologia e química um aluno do curso de ciências tem mais prioridade em concorrer do que um aluno das novas oportunidades. Quer dizer, um aluno tem que andar x anos a fazer a disciplina e um aluno das Novas Oportunidades não! Nem sequer ouviu falar de tais matérias! Estamos numa altura em que os alunos das Novas Oportunidades têm tanto direito a concorrer numa universidade como um aluno que anda 3 anos para fazer o secundário e lutar por uma média para entrar num curso jeitoso! No meu ponto de visto isto é caótico! É impensável! Não pode ser entao...

GeoRCZ: pelo que percebi tu és/foste um aluno das Novas Oportunidades. Em vez de andar sempre a dizer isto, vou tratar por voces e nos alunos do secundario trato por nos.

Entao voces muito bem, vao para o curso das NO e fazem-no. Propoem-se a exame e acabam por passar. Chega a hora de entrar na Universidade como é? Entra quem tem melhor média claro, mas voces nao tem media e sim nota de exame e nos nao, nos temos media. É aqui que se tem que parar o baile. Nos temos media de tres anos e voces com alguma sorte podem ter uma nota no exame dos 3 anos da disciplina e entram. Nao sei se me estou a fazer entender.
E sim, muitos andam na borga durante tres anos mas sao cobardolas ou nao? Eu sei que no meio disto tudo nao interessa a justiça mas sim as notas e as medias.

Mas agora repara neste exemplo:
Imagina que ja so ha2 vagas para o curso de Engenharia Informatica.
Eu entro com media de 15 e tu com 12.
Ambos escolhemos Matemática para entrar.
Diz-me so: vais conseguir calcular derivadas com a ajuda de uma calculadora grafica? Se nunca aprendes-te a calcular "disso" à mao nem nunca aprendes-te nada disso vais-te conseguir desenrascar numa situação destas? Como este exemplo, ha milhares de exemplos com varias materias de outrs disciplinas que se tem que ter bases de anos de secundario.
Eu so te digo: ja pensas-te que podes nao estar a fazer nada neste curso porque nao tens bases? E ja pesnas-te que pode estar um colega frito da vida porque nao entrou po x decimas?

Atenção estamos apenas a discutir o assunto, nao a criar confusoes e maus ambientes entre nos proprios.
 

Scorpio

Banned
daff93 compreendo perfeitamente a tua frustração, assim como a frustração de muitos alunos do secundário que queimam € aos papás em explicações durante 3 anos para andarem no tempo de aulas a brincar. Mas isto era outra conversa... não achas?

Agora vamos pôr as coisas da seguinte forma, a minha ex-namorada estava a estudar Farmácia e teve de fazer uma pesquisa/trabalho sobre doping, adivinha lá quem lhe fez o trabalho! Sim, fui eu que fiz e na altura tinha apenas o 9º ano completo. Sabes que nota ela tirou? Tirou 18 num trabalho de faculdade feito por um aluno com o 9º ano.

Quero com isto dizer que não podemos por as pessoas todas no mesmo saco!
 

elchocollat

Well-Known Member
Atenção ao uso de citações desnecessárias.

Quanto ao primeiro assunto sim concordo contigo e tenho que ser sincero: nao sou desses e se fosse admitia. Mas nao sou. Antes pelo contrário, até sou um bocado cocó... So vejo 2 coisas: a minha Soctt e os livros. Nao passo o tempo a estudar, mas tambem nao saio para o café para nao estudar. Tenho colegas assim tipo assim que tu dizes... andaram um ano a brincar com f.q. e andavam na explicação. Chegam ao exame tiram 5 e chumbam. Repetem o ano e esforçam-se mas nao querem explicaçoes porque "as explicaçoes nao valeram de nada", isto sim é triste de todo.
Eu quando falo de nós, falo naqueles como eu: que se esforçam e tentam cumprir objectivos traçados.

Mas voltando ao "nosso" assunto...
Sim tudo bem. Foi um trabalho elabrodo por um "aluno" (para nao dizer "por ti") de 9º ano e? Que se pode concluir daí? Que nao podemos meter todos no mesmo saco... Como assim?

No teu caso foste testado fisicamente porque foste para uma Universidade de Desporto, mas em muitos casos nao se é testado e esses alunos que entram e nao sao testado andam la simplesmente para ocupar um lugar que poderia simplesmente ser preenchido por um aluno que estivesses a par do Curso.
Epá estas sao das coisas que as vezes uma pessoa nao consegue explciar de modo complexo, tem que ser de modo muito aberto... Mas vou tentar ser explicito:
Se voces querem tanto entrar para uma Universidade entao deveriam ser feitos programas e exames para os RVCC. Era tipo o Ensino Secundário mas mais abreviado e menos aprofundado e no final de x anos teriam que fazer um exame, ou seja, seria um ensino diferente do nosso mas que tinha as mesmas bases, mas claro nao depende do Zé Povinho, mas sim do Governo....

Eu vejo a situação neste ponto:
Um aluno de RVCC nao tem, nem por sombras, os mesmos conhecimentos de uma certa disciplina estuda no ensino secundário. No entanto, quando chega a hora da verdade vvem-se 2 casos:
1-ambos querem entrar para a Universidade.
2-Entrará aquele com melhor média, mesmo que a melhor média seja a nota do exame que o aluno do RVCC tirou, o que é simplesmente caótico!

Um aluno de RVCC nunca, mas nunca luta por uma média como um aluno luta 3 anos.
A nossa vida devide-se em 3 anos de Ensino Secundário, a vossa resume-se a meses de equivaencia de anos ou até mesmo a apenas 2h/ 2h30m de um exame nacional.

É esta a actualidade, que no meu ponto de vista é muito desmotivadora ao ver um aluno de RVCC acabar o ensino secundario com media de 20. É que nao tem nada a ver uma coisa com a outra, mas é o que se passa e ninguem quer saber. Querem é ter alunos na universidade, seja por NO seja por esforço de 3 anos.
 
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Scorpio

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daff93 eu compreendo perfeitamente a tua opinião, assim como a de muitos outros alunos (empenhados), mas segundo a Ministra da Educação as Novas Oportunidades são uma oferta de ensino tão válida e qualitativa como a vertente que tu estás a seguir.

Pela minha parte devo dizer que já me "arrependi" de ter concluído o 12º ano pelas Novas Oportunidades, pois agora procuro Formação Profissional e não existe oferta para quem tem o ensino secundário concluído.

Também não posso exercer a profissão de motorista de pesados porque tenho estudos a mais para a função e a Tabela Salarial obriga os empregadores a pagar mais, enfim... vivemos na republica das bananas!
 

Josant

New Member
Pela minha parte devo dizer que já me "arrependi" de ter concluído o 12º ano pelas Novas Oportunidades, pois agora procuro Formação Profissional e não existe oferta para quem tem o ensino secundário concluído.

Tens os CETs de nível IV que estão a ter muita aceitação no mundo empresarial. E existem para todos os gostos e para todas as carteiras e em todas as Universidades e em dezenas de Institutos.

Quanto ao tema do tópico não considero que deva existir descriminação para quem tirou um RVCC. Se é válido e é dada equivalencia ao 12º ano pelo Ministério da Educação, não vejo porque discordar dele ou inclusive coloca-lo em causa. (O processo de Bolonha na altura também deu muita polémica e não foi por isso que cada um seguiu os caminhos que traçou).

Agora que deve existir uma maior fiscalidade nestes processos nisso estou de acordo.
 

Scorpio

Banned
Já me informei desses CET's mas só encontrei faculdades e Institutos com propinas altíssimas, o que nesta altura é impraticável por muita vontade que tenha.

Conclui o 12º no ano passado e este ano não concorri à faculdade, pois não posso entrar como maior de 23 nos 2 anos seguintes à conclusão do 12º. Mas para o ano concorro como maior de 23!

Agora concordo que muitos Centros de Novas Oportunidades deviam ser alvos de auditorias, pois existe muita falcatrua nos processos de RVCC!
 

Josant

New Member
Em Off-Topic mas de interesse "geral".

Geo...existem dezenas de Institutos que estão a dar CETs sem custos para os alunos. Aliás ainda pagam Sub.Alimentação e Sub. Transporte.

Pesquisa no Google "CETs Financiados".
 

Fausto Coppi

New Member
Isto so me entristece e me faz pensar que a educacao em portugal `e uma tanga, eu tive a sorte de poder vir para a holanda e o sistema de ensino `e tao diferente. Em cada ano existem 4 ou 5 niveis diferentes de ensino consuante a necessidade do aluno... e ninguem `e melhor ou pior que o outro , no fim acabam todos por ir para a universidade, e ter direito a uma educacao decente! Portugal e principalmente os portugueses teem de mudar muito para deixarem de estar na cauda da europa! abracos
 
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