6.6 mandei de cabeça para ver se acertava no peso da UCI. Não ando com o Google aberto a confirmar tudo.
AERO para mim é um bike com o pressuposto máximo de serem aerodinâmicas, com todas as vantagens e desvantagens que têm. Como as bikes de TT, TT essas acho que é impossível dizer que a subir e em percursos muito técnicos também se tira vantagem ou são iguais às outras...
A Dogma é mais uma all-Rounder com aspetos de aerodinâmica mais presentes do que outras "rivais". Mas que no fundo são feitas para fazer tudo. Acredito que as AERO possam ser interessantes, nunca experimentei nenhuma, pelo que vejo e leio depende do que cada ciclista quer e prefere. Já agora, pergunto o que entendes por escaladoras?
O peso mínimo são 6.80kg e a F10 X Light, por motivos óbvios, está acima disso. Mas atenção, o Froome só corre com X-Light na alta montanha. Em etapas mais planas corre com a F10 normal.
Todas as bikes são feitas para fazer tudo, podem é não fazer tão bem determinada coisa.
Para mim uma bicicleta escaladora é uma bicicleta que tem na sua principal essência o baixo peso. Para o conseguir as marcas optam por quadros com perfis mais ligeiros que, para além dos ganhos ao nível do peso, são menos sensíveis aos ventos cruzados. As mesma coisa nas rodas, optam por conjuntos de menos perfil. Essas características por norma tiram um pouco de rigidez e aerodinâmica nas bicicletas, portanto, uma bicicleta escaladora não é propriamente uma bicicleta para roladores ou sprinters.
Uma bicicleta Aero tem como principais características a aerodinâmica e rigidez. É sabido por todos que há por aí bicicletas Aero todos de gama de algumas marcas que chegam aos 8kg. Esse peso atinge-se com quadros em perfis que, para serem mais aerodinâmicos, têmuma geometria"espalmada". Para além disso têm rodas com perfis dos 50 aos 80mm o que as torna mais pesadas. São bicicletas que são construídas para conseguirem as melhores performances a rolar principalmente em plano.
Por fim, hoje em dia as bicicletas são tão evoluídas que uma Aero pode ser uma escaladora e vice versa. A F10 X-Light é um exemplo disso, faz parte da lista de bicicletas Aero e sobe tão bem quando uma escaladora. A Tarmac SW é uma escaladora de eleição e rola extremamente bem, melhor que muitas AERO que andam por aí.
Mas voltando ao início do tópico, eu quando disse o que disse foi porque me lembrei que havia uma equipa que no ano passado esteve para correr com a Orbea e na altura, o melhor ciclista dessa equipa disse que ia escolher o modelo AERO e não a OMR... mesmo havendo uma diferença de cerca de 1kg entre elas.