BoasQuem mora entre Lisboa e Alverca já se deve ter deparado com as obras que decorrem há uns meses.
Estaria tudo bem se estas obras fossem de requalificação da N10 e suas bermas e envolventes de modo a dar mais segurança a todos os seus utilizadores. MAS acontece que alguém decidiu criar zonas de ciclovia em que na sua maioria se tem uma zona ciclável com menos de 1m, intercepções com a estrada que retiram prioridade ao ciclista, obstáculos (sinais de trânsito verticais)... para enumerar algumas coisa que a mim me parecem mal pensadas.
Aceito que se tente melhorar a mobilidade urbana, nomeadamente dar espaço aos ciclistas. Mas da forma que estas intervenções estão a ser feitas parece-me que irá falhar - como habitualmente - o seu propósito.
Nós que praticamos ciclismo e usamos a via pública para treinar, não conseguimos partilhar uma ciclovia delimitada quer por lancil de passeio quer por pilaretes com os demais utentes recreativos ou commuters e teremos que partilhar o alcatrão com os demais. Com os automobilistas que por verem que existe uma cilcovia e verem a "sua" N10 mais estreita me parece que serão menos complacentes para connosco.
Temo sinceramente que estas alterações na N10 venham a causar mais desconfortos numa estrada já muito movimentada, mas que por ter bastantes bermas cicláveis sempre me consegui resguardar e evitar sustos de maior. Estas bermas irão desaparecer numa grande parte.
O que acham relativamente a este assunto?!
É isto que estraga. Se tivessem feito a mesma obra mas não tivessem delimitado espaço para as bicicletas, acho que a circulação iria ser melhor para todos. Assim, não serve nem a uns nem a outros. Apenas serve ao pessoal que decide ir passear (jogging, passear o cão,...) junto à N10. Até podia servir para os "miudos" que estão a aprender a andar de bike, mas esses não acredito que vão para a N10...imples facto de terem pintado e os pinos a linitar a via os automobilistas ficam malucos se não estivermos dentro da ciclovia
Um artigo que acho que explica resumidamente aquilo que defendo. Vou ler com mais atenção:
http://www.crp.pt/docs/A45S122-145_Art_T2_7CRP_2013.pdf
Devíamos de ter legislação que obriga-se as entidades responsáveis pela construção e planeamento destas vias..que segui-se normas mais coerentes. Temos tão bons exemplos na europa nos países com maior tradição no uso da bicicleta e só fazemos mer***a gastamos milhoes para nada.
Eu não percebo a tara pelos Pinos fonix... que gentinha!
Poderiam servir para a malta dos carros perceber que não pode estacionar ali. O problema parece ser o estado da ciclovia e a sua conceção. Na minha opinião a "necessidade" de haver ciclovias - estradas mais largas resolviam a questão, uma faixa pintada no chão já seria eficaz - e barato.
Um artigo que acho que explica resumidamente aquilo que defendo. Vou ler com mais atenção:
http://www.crp.pt/docs/A45S122-145_Art_T2_7CRP_2013.pdf
Devíamos de ter legislação que obriga-se as entidades responsáveis pela construção e planeamento destas vias..que segui-se normas mais coerentes. Temos tão bons exemplos na europa nos países com maior tradição no uso da bicicleta e só fazemos mer***a gastamos milhoes para nada.
Fácil, se 88% das deslocações são feitas de carro e os restantes 12% são por todos os outros meios de transporte, inclusive o andar a pé, comboios, expresso, autocarro, eléctrico, metro, taxi, etc e tal, para que é que se reserva mais de 1 m para cada lado, ou não, para passear de bicicleta e andar com o carrinho de bebéSe em Aveiro o tempo até é melhor, por que é que isto não acontece cá?
Este tema tem sido debatido aquim no forum especialmente pq que projecta as ciclovias o faz com um pensamento diferente do que a generalidade de nós temos e necessitamos, ou seja o projetista reune-se de egocentrismo e aqui vai disto, mas confesso que face ao desenho da generalidade das vias nao espero que facam melhor qdo pensam num universo reduzido. Eu sou contra as ciclovias ( excepto aquelas que são fechadas e exclusivas tipo Vouga ou afins), acho discriminatório e afasta-nos do grande questão, que é a partilha do espaço publico e a educação desde o berço, em 2018 mais de 1/3 dos acidentes mortais foram atropelamemtos!!, entao coloca-se grandes ao longo do passeios??e vvemos como macaquinhos??? , o que tentam fazer com estas pseudociclovias é aumentar o fosso e a descriminação na partilha da via e de um bem publico.
Tal como mencionado por mtos este dinheiro deveria ser usado na requalificação das vias, investindo na partilha segura da estrada, na educação com TV e escolas sinalizacao, etc.
Ai sim estaremos a evoluir e nao a criar barreiras discriminatórias e certamente as próximas geracoes terão uma oportunidade de viver melhor(sem retorica filosófica).