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Manete prende

Memento vivire

Active Member
Boa noite,
Venho colocar uma questão, quando pretendo reduzir as marchas, a manete da cassete, lado direito na maioria das mudanças fica presa.
Por norma necessito pressionar duas ou três vezes para funcionar, não é necessário fazer força. A bike já esteve numa loja, supostamente tinha reparado a avaria, mas a situação mantém-se.
Sabem dizer-me o que poderá ser, avaria da manete, alguma mola interior que deixou de funcionar pelo uso, parafuso ou algo do género desapertado e fora do sítio certo, cabo desfiado e fica preso.
Só pretendo te uma ideia para ir a outro mecânico e se possível ter uma ideia do que poderá ser.
Bike uso para o trabalho, comprada em junho de 2020, tenho registado cerca de 15600 Km, estes feitos em ambiente urbano, manete é Tiagra.
Alguma informação que possa ajudar, desde já agradeço.
 

cconst

Well-Known Member
@GuilhermeOliveira não coloquei a manete porque da minha experiência (reforço "minha") tipicamente o problema não está na manete... Alem do mais a manete é mais complexa (apenas me atrevi a mexer uma vez num seletor de mudanças - um deore - e acho assim que o abri o voltei a fechar....)
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
@GuilhermeOliveira não coloquei a manete porque da minha experiência (reforço "minha") tipicamente o problema não está na manete... Alem do mais a manete é mais complexa (apenas me atrevi a mexer uma vez num seletor de mudanças - um deore - e acho assim que o abri o voltei a fechar....)
Só meter muito wd40, depois é ir subindo e descendo nas mudanças, manetes antigas Shimano têm pancadas às vezes
 

Memento vivire

Active Member
Obrigado pela informação,
Irei primeiramente tentar a sorte com o wd40, caso consiga perceber o motivo e respetivo solução, passo por para dizer.
Se o wd40 não resultar, talvez os cabos e por aí adiante.
Obrigado
 

Memento vivire

Active Member
Boa noite,
Breve regresso para dar feedback, coloquei o WD40, melhorou bastante mas não resolveu, continua a prender.
Já fui a outra loja e também não detetou nada, acho que vou carregar com mais WD40 e ver no que dá.
Será possível sujidade provocar esta anomalia? Dará para fazer algum tipo e limpeza?
 

CrazyBiker

Member
Concordo com o @jpacheco : questionar o mecânico o que ele fez.

Se fosse eu, verificava toda a bicha, trocava o cabo do desviador e limpava bem o desviador.
Acho que seria o ideal, começar na manete e acabar no desviador, limpar, lubrificar, inclusivamente lubrificar o cabo, por vezes o desviador mal afinado dificulta a passagem das relações, mas com paciência consegues resolver tu o problema, um bom manual de mecânica e vais ver que até é divertido.
Atenção que o WD40 é muito bom para limpar ou soltar, mas para lubrificar não é do melhor.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Atenção que o WD40 é muito bom para limpar ou soltar, mas para lubrificar não é do melhor.
Neste caso é mesmo para limpar, é meter em abundância, eu nunca lubrifiquei manetes de estrada, só mesmo limpeza com o wd40 e toca a andar, todas elas têm milhares de quilómetros e sem problemas, tenho umas que por acaso são as que uso mais e anos é com fartura e quilómetros são uns 6000, nas minhas mãos, visto terem sido compradas usadas
A de ferro é a que me tem acompanhado cada vez que saiu a rua para um alcatrão
 

CrazyBiker

Member
Experimenta depois do cabo trocado e lubrificado, começar a afinação do desviador do zero, afinador todo apertado, desapertar uma volta e meia, fixar o cabo e por aí fora, pode ser que resulte, eu faço isso quando a afinação fica manhosa.
 

Memento vivire

Active Member
Experimenta depois do cabo trocado e lubrificado, começar a afinação do desviador do zero, afinador todo apertado, desapertar uma volta e meia, fixar o cabo e por aí fora, pode ser que resulte, eu faço isso quando a afinação fica manhosa.
@CrazyBiker , obrigado pela dica, mas primeiro tenho mesmo de estudar o manual de instruções, esta parte prática não é a minha praia, mas será a melhor opção, começar a fazer por mim próprio algumas reparações.
O cabo eu queria que tivesse sido trocado e ambos os mecânicos acharam desnecessário. A bike está com 15 000, é de deslocação para o trabalho, e acabo por levar com muito tempo chuvoso, o cabo será das primeiras tarefas.
obg
 

Memento vivire

Active Member
Neste caso é mesmo para limpar, é meter em abundância, eu nunca lubrifiquei manetes de estrada, só mesmo limpeza com o wd40 e toca a andar, todas elas têm milhares de quilómetros e sem problemas, tenho umas que por acaso são as que uso mais e anos é com fartura e quilómetros são uns 6000, nas minhas mãos, visto terem sido compradas usadas
A de ferro é a que me tem acompanhado cada vez que saiu a rua para um alcatrão
Ainda vou tentar novamente, mas vou estudar e em breve trocar o cabo.
obg
 

elpatron

Active Member
Troca a bicha e o cabo , com o tempo e utilização por vezes os cabos ganham ferrugem no interior das bichas e só trocar o cabo pode não chegar
 
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