O quadro realmente faz diferença na resposta de 1 bike. Mas a grande diferença é 1º a geometria, depois a rigidez, em 3º o peso e em 4º a aerodinâmica. Quanto a geometria, todos as quadros de marcas que tenham alguns conhecimentos de ciclismo são bons. Rigidez tambem já à muito que não é problema (tanto para modelos de alumínio como carbono). Peso e aerodinâmica são aqueles pontos que normalmente as marcas tendem a tentar vender e que muitas vezes o impacto real é diminuto. Ora basta pensar:
Peso: 1 conjunto bike + ciclista pesa normalmente mais de 80 kg. Uma diferença de 0,5kg ou mesmo 1 kg em termos de performance está na ordem dos 1-2%. Em contrapartida é 1 grande rombo para a carteira. Será que o ciclista não podia facilmente perder este peso por ele mesmo?
Aerodinâmica- sem dúvida que tem 1 grande influencia mas, e agora é que vem o truque mais 1 vez, 80% da area exposta à resistência do ar é o nosso corpo. Isto faz com que o impacto de depilar as pernas, ganhar flexibilidade para ir numa posição mais baixa, utilizar 1 jersey apropriado ou mesmo capas no sapatos sejam muitas vezes superiores ao de um quadro de 2000€ face a um de 500€.
Nisto ainda temos a resistência ao rolamento. Que com os pneus correctos uma bike fica a rolar a mais 5/6km/h com o mesmo esforço.
Tudo isto só para dizer que não vale mesmo a pena gastar rios de dinheiro em upgrades de impacto diminuto quando muitas vezes existem coisas que são mais baratas e têm impactos muito maior.
Quanto ao quadro, normalmente contrafações são feitas de 1 de 2 formas: 1 empresa está a imitar o produto ao mais baixo nível para vender devido ao status que a marca tem ou a mesma fábrica de dia produz os modelos para a marca e à noite continua a produzir as falsificações 1 vez que já tem todos os moldes e conhecimentos. O 1º caso acaba em produtos que qualidade muito fraca mas mesmo os do 2º caso tornam-se demasiado arriscados para comprar. Existem várias coisas a influenciar a resistência e qualidade do quadro! Desde se a sua geometria é correctamente replicada até aos materiais e processos de fabrico que se utilizam. Nem todos os carbonos (alguns têm 1/3 da resistência dos melhores) são iguais e muito menos as resinas. Depois ainda tens a parte da orientação das fibras etc etc. Facilmente acabas com 1 quadro que vai tar longe de ter a mesma rigidez/desempenho que o original ou é tão pesado como 1 quadro de alumínio.
Mas se dás mais valor a ter 1 bike que parece de 1 pró! Ai sim deves optar por 1 quadro falsificado. Simplesmente não digas a ninguém para todos pensarem que é original
Peso: 1 conjunto bike + ciclista pesa normalmente mais de 80 kg. Uma diferença de 0,5kg ou mesmo 1 kg em termos de performance está na ordem dos 1-2%. Em contrapartida é 1 grande rombo para a carteira. Será que o ciclista não podia facilmente perder este peso por ele mesmo?
Aerodinâmica- sem dúvida que tem 1 grande influencia mas, e agora é que vem o truque mais 1 vez, 80% da area exposta à resistência do ar é o nosso corpo. Isto faz com que o impacto de depilar as pernas, ganhar flexibilidade para ir numa posição mais baixa, utilizar 1 jersey apropriado ou mesmo capas no sapatos sejam muitas vezes superiores ao de um quadro de 2000€ face a um de 500€.
Nisto ainda temos a resistência ao rolamento. Que com os pneus correctos uma bike fica a rolar a mais 5/6km/h com o mesmo esforço.
Tudo isto só para dizer que não vale mesmo a pena gastar rios de dinheiro em upgrades de impacto diminuto quando muitas vezes existem coisas que são mais baratas e têm impactos muito maior.
Quanto ao quadro, normalmente contrafações são feitas de 1 de 2 formas: 1 empresa está a imitar o produto ao mais baixo nível para vender devido ao status que a marca tem ou a mesma fábrica de dia produz os modelos para a marca e à noite continua a produzir as falsificações 1 vez que já tem todos os moldes e conhecimentos. O 1º caso acaba em produtos que qualidade muito fraca mas mesmo os do 2º caso tornam-se demasiado arriscados para comprar. Existem várias coisas a influenciar a resistência e qualidade do quadro! Desde se a sua geometria é correctamente replicada até aos materiais e processos de fabrico que se utilizam. Nem todos os carbonos (alguns têm 1/3 da resistência dos melhores) são iguais e muito menos as resinas. Depois ainda tens a parte da orientação das fibras etc etc. Facilmente acabas com 1 quadro que vai tar longe de ter a mesma rigidez/desempenho que o original ou é tão pesado como 1 quadro de alumínio.
Mas se dás mais valor a ter 1 bike que parece de 1 pró! Ai sim deves optar por 1 quadro falsificado. Simplesmente não digas a ninguém para todos pensarem que é original