• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Lisboa-Porto

RJLA

New Member
Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Novembro estou a ponderar embarcar na ligação Lisboa - Porto dividida em três etapas. A primeira etapa partirá de Lisboa até Leiria, a segunda de Leiria a Aveiro e a terceiro de Aveiro ao Porto.
Bem sei que esta viagem para muito pessoal é um mero passeio de Domingo, mas no meu caso será a maior distância que irei percorrer até hoje. As minhas voltas nunca vão muito além dos 100 kms, pelo que não estou muito habituado a fazer longas distâncias. Para quem já fez esta ligação ou para quem já fez viagens semelhantes, o que aconselham para que tudo corra bem? Acham que sem estar habituado a longas distâncias conseguirei cumprir 160 kms num só dia? Ou será melhor treinar mais uns tempos? Em termos de percurso, o que aconselham? Em termos logísticos, há alguma preocupação fundamental a ter em conta? Temos dormida assegurada e uma viatura de apoio.
Em termos pessoais será a superação de um dos objectivos que consta na minha lista, pelo que espero que o mesmo não se torne num pesadelo.

Aguardo pelos vossos contributos.
 

fuel100

New Member
Acho que consegues fazer isso em apenas 2 dias, devendo estudares convenientemente o percurso, evitando o IC2.
Por exemplo : Porto - Aveiro, já fiz em 4 horas em velocidade moderada epela costa até Espinho. Uma manhã para essa ligação é mais que suficiente.
Se quiseres mesmo fazer em 3 dias, então acho que deves fazer uma 3ª etapa mais longa e as duas primeiras mais curtas.Não te esqueças da mudança da hora e do anoitecer mais cedo.
 

RJLA

New Member
A questão é que esta ligação está integrada numa iniciativa do Exército, logo já está organizada desta forma, ou seja, repartida por três dias. Também achei três dias um pouco exagerado, principalmente a etapa do terceiro dia será muito leve comparativamente às anteriores. A mais longa será precisamente a primeira entre Lisboa e Leiria, daí ter algum receio que a começar da forma mais dura se o corpo não se irá ressentir nos dias seguintes.
Se esta viagem fosse planeada com um grupo de amigos possivelmente iríamos optar por duas etapas, desta forma estarei condicionado ao que a organização propõe, sendo menos flexível em termos de planeamento.
 

fogueteiro

Active Member
Amigo RJLA,

essa de ser passeio de Domingo ou uma odisseia muuuuuito grande, cada um sabe de si. Se eu posso fazer 60kms e o outro 600kms o problema é meu.:D:D

O que mais importante é atingires as metas a que te propões e nada mais. É pena fazeres essa tirada envolvido numa organização, porque senão deixava-te o convite, de tentares ires mais além. Saires com os teus planos na mente, mas a meio do percurso mudares de ideia e prolongares o passeio por mais 50kms, ou seja ir mais além dos planos. Garanto-te que ficarias admirado contigo;);)
 

RJLA

New Member
fogueteiro, claro que cada um tem os seus objectivos e os seus andamentos. Para mim fazer Lisboa-Porto neste momento é mesmo um grande desafio.
A questão de estar inserido numa organização facilita-me as coisas em termos logísticos. Não tenho de me preocupar com onde dormir, onde comer ou com assistência caso haja algum azar. Tem o inconveniente de não ser nada flexível se quiser ir mais além ou alterar o percurso. É como disse atrás, se fosse sozinho ou com um grupo de amigos planeava a viagem para dois dias.
Mas esse convite de ir mais além está relacionado com alguma viagem que estejas a planear ou é apenas uma força de expressão?
 

fogueteiro

Active Member
Não, não é nenhum plano que tenha. É apenas um convite para te surpreenderes, e acredita que a sensação é do melhor. Nunca me canso em convidar o pessoal para tentar, porque na verdade é excelente, e nós homens gostamos de ir mais além.

Queres um conselho? Quando chegares ao Porto planeia ir para Lisboa de bicicleta sem parar...;);)
 

RJLA

New Member
Não, não é nenhum plano que tenha. É apenas um convite para te surpreenderes, e acredita que a sensação é do melhor. Nunca me canso em convidar o pessoal para tentar, porque na verdade é excelente, e nós homens gostamos de ir mais além.

Queres um conselho? Quando chegares ao Porto planeia ir para Lisboa de bicicleta sem parar...;);)

Uiii...isso nem em sonhos! Quanto muito viria até Leiria, que é onde vivo. Mas após três dias de pedaladas, e ainda por cima em fase de adaptação a nova bicicleta e novo selim, não me parece que me meta nessa maluqueira!
Mas tens razão, o ser humano é insatisfeito por natureza e muitas vezes desconhece os seus limites e duvida das suas reais capacidades.
 

super.byke

New Member
à uns 10 anos atras eu fazia cerca de 50 a 60 km ao domingo e um amigo disse-me que um seu familiar tinha feito Viana-Fátima de bike num só dia (285 km) e eu disse... "epá isso só para super-homens, eu demorava uns 3 dias..." mas o que é certo é que passados 5 anos eu próprio fiz o mesmo percurso num só dia e no início pensei que seria impossível para mim. Não vou dizer que foi fácil, foi MUITO difícil... mas cheguei lá... e a sensação foi fantástica....
Tudo depende do treino e motivação que temos... este ano fiz o Porto-Lisboa num só dia (350 km), também pensei que não chegava lá, mas cheguei...
O que quero dizer é que devemos colocar objectivos realistas a nós próprios, realistas mas ambiciosos, e vão ver como se surpreendem... vejam as crónicas do Duchene e do Fogueteiro, eu próprio fico de boca aberta com as suas maratonas, mas tudo depende da motivação que temos... eu próprio em 2011 vou tentar surpreender-me comigo mesmo :)

Sobre a tua ida de Lisboa ao Porto, tá descansado, pois se já estas habituado a fazer tiradas de 100km, vais fazer isso "com uma perna às costas" :)
 

pantani

Member
Sobre a tua ida de Lisboa ao Porto, tá descansado, pois se já estas habituado a fazer tiradas de 100km, vais fazer isso "com uma perna às costas" :)[/QUOTE]

O Super.Byke tem razão, só tens de ter força mental e uma boa alimentação / hidratação, pois dar ao pedal já tu sabes.;););)
 

RJLA

New Member
Obrigado pelas dicas.
super.byke, eu acompanhei essa vossa aventura Porto-Lisboa num só dia há uns meses com bastante interesse e acabou por aguçar ainda mais o apetite para a fazer, embora num só dia ainda seja demasiado ambicioso para mim. Em três dias também me parece um pouco exagerado, mas como surgiu a oportunidade de ir em grupo numa espécie de evento organizado pelo "patrão" - leia-se Exército - talvez alinhe. Quanto às distâncias a que mais me intimida será a de Lisboa-Leiria, mas se faço 110 km também hei-de fazer mais 50km. Quanto a percursos, que trajecto levaram para evitar o IC2? Fizeram algum troço do IC2? É que queria ver se orientava o pessoal para fugir ao máximo dessa estrada.
 

super.byke

New Member
Olá, se lês-te o tópico do Porto-Lisboa podes ver o percurso lá traçado, basta fazer no sentido inverso, Loures-Malveira-Torre Vedras-Bombarral-Caldas da Rainha-Marinha Grande-Aveiro-Porto :) Não fizemos nenhum troço do IC2
 

osicran

New Member
Quando me propuz fazer Albergaria a Velha-Pedras del Rei, interroguei-me com alguma preocupação sobre o modo como o organismo iria reagir a cinco dias seguidos a pedalar, sendo certo que se tratava de quilometragens diárias consideráveis e por norma não pedalo longas distâncias em dias seguidos, pelo que o espaço temporal de descanso era desta vez seria muito menor e a recuperação era realmente uma incógnita, reforçada ainda pela previsão, que se confirmou, de temperaturas muito elevadas naqueles dias.
Afinal...problema nenhum! Chegávamos ao final da etapa, banhinho tomado, em seguida não fazíamos propriamente vida de eremita, até porque o cabedal pedia compensação reforçada pelo esforço feito e na manhã seguinte toca a andar, nova corrida, nova viagem...
Isto tudo para passar a mensagem de que, estando-se minimamente preparado, não há que recear, nós podemos muito mais do que aquilo que às vezes pensamos e quando chegares a Aveiro, o Porto é já ali...:)
 
Top