• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Inicie o Ano a Pedalar FPCUB - 2010 (Foto Report)

Figueiredo

Active Member
Já agora fiquei curioso, qual foi a volta ? Manteve-se a prevista ou houve alterações ao percurso, eu só não fui porque disseram que era só até ao Terreiro do Paço e Voltar, e para fazer aí uns 12km não me estava a apetecer molhar...
 
Last edited:

vaurdan

New Member
Foi só até ao Terreiro e voltar infelizmente.
No entanto como parou de chover, a única molha que se apanhava era das rodas dos outros :D
 

vitormines

New Member
Eu também não fiz o passeio, ainda tirei a bike do carro mas a chuva era tanta e não me tava nada a apetecer apanhar molha. Realmente 12km é muito pouco, a volta deveria-se ter mantido nos 42km... A meio da tarde fui sozinho dar uma volta até ao Guincho, 60km sem chuva... :)
 

Figueiredo

Active Member
"...Desde 2000, que a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), organiza anualmente sempre no primeiro Domingo de cada ano, o “Primeiro Passeio de Cicloturismo do Ano”, este ano o evento não fugiu à regra, e no dia 3 de Janeiro, mais uma vez o tradicional passeio foi realizado. Lisboa foi o palco das pedaladas, com os cicloturistas a concentrarem no Parque Expo, junto ao rio Trancão pelas 8,30, já que a partida estava marcada para cerca das 9,30 horas.
Mas, marcado foi também o dia, já que os mesmos que antecederam o evento, como a noite antes do mesmo, foram de intensa chuva. O domingo acordou escuro, o céu carregado de nuvens, com a chuva a cair em força, estradas inundadas, o frio era imenso, mas tudo isso superado, em prol de uma boa pedalada.
Dos cerca de quase 400 participantes inscritos, compareceram cerca de centena e meia, porem, apenas pouco mais de meia centena teve a coragem de montar a bicicleta e pedalar, já que o dia estava sem dúvida impróprio para o fazer. Com um trajecto inicial de cerca de 45 quilómetros, depois de organização, forças policiais e participantes conferenciarem, a resolução foi de ir com o passeio para a frente, já que a chuva tinha parado por alguns momentos, e os participantes manifestaram vontade de pedalar, o qual o fizeram com a redução do trajecto em metade.
Cerca das 10 horas era dada a partida, a chuva começava novamente a cair, e os cicloturistas pedalavam com uma vontade, como se um dia de sol estivesse, o trajecto foi sempre plano até ao terreiro do Paço, com o regresso ao local da partida, que ocorreu cerca das 11,30, com a chuva a parar a meio do trajecto, proporcionando desta forma um final de passeio mais agradável.

O comentário final:

Nos muitos anos que acompanho, organizo, colaboro e participo em eventos cicloturisticos, nunca me lembro da realização de um evento destes, com tão más condições climatéricas, porem, também tenho de admitir de que nunca vi expressa tanta vontade de pedalar pela parte dos participantes, mesmo com as péssimas condições meteorológicas que estavam. A organização nada impôs, sugeriu a opinião dos participantes, os mesmos manifestaram vontade de pedalar, e o consenso foi tomado com a realização, mas com segurança, e foi o que aconteceu, salvaguardou-se a segurança dos participantes, reduziu-se o trajecto, evitando assim zonas onde pudessem colocar em perigo os cicloturistas, o que se traduziu no final, a satisfação entre organização, participantes e forças de segurança.
No final que elação se pode tirar deste evento, os tempos são outros, a bicicleta começa a ser visto com outros olhos, as mentalidades começam a mudar, e como acontece noutros países onde a bicicleta tem grande expressão, a chuva não é motivo forte para deixar de pedalar.
Como iniciei no princípio desta reportagem, “Gosto, prazer, loucura … andar de bicicleta mesmo com grande intempérie, é satisfação para muitos”, é de facto uma grande satisfação, e foi isso que eu vi e assisti, onde tive o prazer e a honra também, de poder participar e estar presente, para relatar depois algo inexplicável, que eu chamo loucura da bicicleta, sim loucura, ou mais do que isso, porque levantar cedo, andar debaixo de chuva torrencial, frio insuportável, não é loucura, é uma grande paixão …
Bons passeios, boas pedaladas.

Fonte: www.noticiasdopedal.com
 
Top