OP, tens de ver o que queres.
Tens quadros de estrada, btt, gravel, ciclocross.
Em que zonas andas?
Muita estrada? Estradão? Paralelo? Terra? Trilhos? Há descidas? Há calhaus, raízes, lama, drops?
Vais andar por trilhos de btt, ainda que leves? Singles? Ou só vais andar em estradões de terra batida, com dificuldade zero?
Que tipo de geometria queres na bicicleta? Tipo corrida? Tipo btt? Ou intermédio?
Rodas, tens 2 tamanhos. Para as zonas onde eu ando, por exemplo, prefiro um pneu largo, uso de 47mm, roda 27,5. Para mim tem mais vantagens do que ter uma roda 29 (700) e um pneu mais fino. O diâmetro acaba por ser aproximadamente o mesmo, que é o que conta.
Se podes fazer estradões num quadro de estrada? Podes, claro. Talvez com uns pneus mais largos. Se te apetecer virar naquele single à direita, com umas raízes e uma descida um pouco mais técnica, aí já estás com azar.
Mas já desces isso na boa numa btt. Mas quando chegares ao alcatrão apanhas uma seca.
Uma bicicleta de gravel é um compromisso. Esquecendo as modas e os que dizem que é inútil só porque sim, tens de pensar com qual dos 4 tipos de quadro tiras mais prazer.
O ideal é ter uma de cada, mas isso pode não fazer sentido para muita gente, incluindo eu.
Na minha zona, ter uma Gravel que resiste a drops de meio metro, que passa por raízes, buracos, calhaus, mas que quando chega ao alcatrão rola a mais de 30, é o ideal. Faço kms e kms em paralelo e pavet mau de aldeia. Na de estrada era um suplício, evitava essas zonas. Com esta é muito melhor.
A desvantagem teórica é a rolar, porque vais mais direito, a bicicleta supostamente não é tão rápida, ou a transmissão não permite pedalar a mais 40, 45 km/h, por exemplo.
Concluindo, tendo só uma bicicleta, vais ter sempre de fazer compromissos, se quiseres andar em vários tipos de terreno. Só tu sabes onde queres andar com ela.
Podes pensar que se for para estradões, mais vale uma de estrada com pneus largos. Mas qual é a diferença entre essa bicla e uma de gravel com pneus mais finos? Geometria. E resistência do quadro.
Isto é como aqueles gráficos de círculo em que há zonas dos círculos que são comuns a vários.
Edit: já agora, o que os prós dizem não se escreve. São profissionais, escolhem a bicicleta consoante a prova. Pior, escolhem o avanço, transmissão, etc., consoante o dia. Vais fazer isso? Não me parece. Então esquece o que o VDP ou o WVA usaram. Não conta para nada.