para lançar o kaos ... fica a opinião do Vitor Gamito acerca do episodio de ontem ... grande ajuda australiana
=======================================
Vitor Gamito
28 min · Editado ·
“Fair-play”? Onde?
Muito se tem falado nas redes sociais sobre o acontecimento ilustrado por esta foto.
Para quem ainda não sabe, passo a resumir os factos.
Na etapa de ontem do Giro de Itália, a apenas 5500 metros da meta, o australiano Richie Porte, da equipa Sky, um dos 3 principais favoritos a vencer esta edição do Giro, tem um furo na roda da frente.
Quando Richie descai do pelotão e pára para trocar a roda, é o ciclista Simon Clarke, também ele australiano, que dá a sua roda.
A noticia é que Simon não é colega de equipa de Porte, mas sim de uma outra equipa – a australiana Green Edge.
Apesar desta ajuda “extra” equipa, Richie Porte não conseguiu alcançar de novo o pelotão, perdendo 45 segundos para os seus mais diretos adversários, ou seja, Alberto Contador e Fabio Aru.
Como se não bastasse, o colégio de comissários aplica uma penalização de 2 minutos tanto a Porte como a Clarke. Segundo o regulamento internacional da UCI (União Ciclista Internacional), não é permitido assistência mecânica, nomeadamente troca de material, entre ciclistas de equipas diferentes. Ou seja, um ciclista só pode receber ajuda mecânica dos seus colegas de equipa. Seja rodas ou bicicleta.
Imediatamente começaram a aparecer nas redes sociais vozes de indignação. Que isto foi um gesto puro de fair-play e que os comissários não podiam penalizar tais acções. Alguns comentários foram até bem mais longe. Mas não vou dar ênfase aos mesmos.
Agora a minha opinião, que será dada mais com base na razão e menos com o coração.
1º A maioria dos ciclistas profissionais desconhece uma boa parte do regulamento internacional. Eu próprio desconheço!
É evidente alguma ingenuidade por parte dos dois ciclistas envolvidos. Claro que no desespero do momento não é fácil ser racional. E Richie ao deparar-se com uma solução rápida para o seu problema, não terá pensado duas vezes. Aceitou de imediato a oferta (roda da frente) de Simon Clarke.
2º Fiquei estupefacto com a incapacidade, de uma das melhores equipas do mundo, de conseguir resolver uma situação que não é assim tão invulgar neste tipo de competições. Um furo do chefe-de-fila perto da chegada.
A Sky, e Richie Porte, foram muito lentos a agir! Quando Richie fura, vêem-se vários ciclistas da Sky a aguardar na cauda do pelotão. Parecia não saberem o que fazer. Se descair ou aguardar pelo seu chefe-de-fila ali na cauda do pelotão. Terá sido erro táctico, terá sido falta de comunicação?
Neste tipo de situação há pelo menos duas formas para tentar resolver o problema.
Como a avaria aconteceu a apenas 5 km da meta, o ciclista teria que avaliar o ponto de situação e decidir se dava para se aguentar no pelotão durante mais 2 quilómetros, mesmo com a roda da frente furada, e só dentro dos últimos 3 quilómetros assinalar a sua avaria e descair. A regra é que avarias dentro dos últimos 3 quilómetros, desde que não seja em montanha, o ciclista recebe o mesmo tempo do pelotão onde ia integrado.
Caso a avaria seja grave e não dê para aguentar o ritmo do pelotão até os últimos 3km, o ciclista avariado avisa de imediato, via rádio, os seus colegas e o diretor desportivo. Este último deverá tomar a decisão de mandar parar de imediato grande parte, ou a totalidade da sua equipa para ajudar o chefe-de-fila. O normal até é um dos colegas dar a sua roda para não terem que esperar pelo seu carro de apoio.
Pelas imagens dá para perceber que o bloco Sky demorou a organizar-se. Um atestado de incompetência foi passado àquela equipa que tem sido exemplo de tecnologia e de métodos avançados de trabalho.
3º Muito se tem utilizado a palavra “FAIR-PLAY” nesta situação. Em português, fair-play traduzido à letra será “jogo justo”, mas poderá ser também “jogo limpo” ou desportivismo.
Parece-me que se está a confundir o fair-play com amizade.
Simon Clarke apesar de ser de um equipa diferente, e ao contrário do que se diz, não é adversário (direto) de Richie Porte. Simon Clarke está bastante atrasado na classificação geral do Giro. Os adversários diretos de Richie Porte serão todos aqueles que lutam pelo top-10 da classificação geral, isto para não ser muito redutor e dizer que são apenas Contador e Aru.
O que se vê nesta foto, é um gesto de pura AMIZADE entre dois conterrâneos e por sinal grandes amigos. Se fosse o Contador ou o Fabio a ter a avaria, acham que Simon Clarke teria o mesmo “fair-play”?
Fair-play é outra coisa. Seria por exemplo, um dos seus diretos adversários o ajudar ou facilitar em alguma situação de azar ou percalço. Como tantas vezes já se viu em provas de ciclismo.
4º O regulamento e a posição do colégio de comissários.
Esta regra da proibição de assistência entre equipas terá como intuito principal equilibrar as forças entre equipas. Será uma forma de minimizar as alianças ou favorecimentos, se bem que eles podem sempre existir, mas pelo menos não são tão evidentes.
O colégio de comissários tem que fazer cumprir o regulamento. Mesmo que prejudique o espetáculo como aconteceu agora. Abrir excepções é muito arriscado. Mas sou da opinião que 2 minutos é uma penalização demasiado pesada. Certas regras da UCI terão que ser revistas e atualizadas à realidade do ciclismo moderno.
De qualquer forma os comissários podiam ter facilitado ontem a tarefa da equipa Sky quando esta tentava alcançar o pelotão, como fazem muitas vezes em outras situações idênticas. Bastava não terem cortado os carros de apoio entre a Sky e o pelotão. Os carros facilitariam a recuperação de Richie Porte e da sua equipa.
5º Claro que à semelhança de todos os que se manifestaram nas redes sociais a dizer que o Giro agora já não tem tanta “piada”, eu também concordo. Cerca de um terço do espetáculo perde-se com esta penalização de Porte. Agora em vez de 3 candidatos a vencer o Giro, passam a haver apenas dois – Contador e Aru. Mas por outro lado, tenho a certeza que vamos assistir a uma postura mais atacante de Richie Porte. Também é bom para o espetáculo
=======================================
Que vos parece?