• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ganhos aerodinâmicos

lgass

Well-Known Member
pessoal fica aqui um vídeo para quando pensarem fazer algum upgrade na vossa bike (é por isso que pus nesta secção). se os moderadores acharem inadequado (compreendo que sim) peço que coloquem na discussão geral.

[video=youtube_share;9I02BKm4ZiM]https://youtu.be/9I02BKm4ZiM[/video]

são comparados 3 tipos de mudanças: posição do corpo, roupa, rodas.

considero que este trabalho deles está bem feito pois comparam antes e depois a 3 potências diferentes. a única coisa que eles não têm em consideração é o vento (mas sendo no mesmo dia não iria variar muito. e creio que não dizem a duração da série que fazem.

ainda assim, SPOILER ALERT, as rodas são o menor ganho. :p
 

MigC77

Well-Known Member
Cum camandro não é que os tipos do GCN até concordam com o que eu disse há 3 meses atrás!?!?!?!?!?

Ai a conversa das rodas de perfil de carbono… já estive muitas vezes para tecer alguns comentários… vai ser hoje…

Muito resumidamente a maioria compra, mesmo sem ter essa consciência no momento da compra, para fazer vista, para mostrar… isto é um facto. Ponto! E os que compram convencidos que vão ganhar isto ou aquilo… só se for na vossa mente… porque depois duns km’s e após olharem para a crua realidade dos números vão cair na real… E nem me venham falar em aerodinâmicas e ganhos disto ou daquilo… quando em muitos casos a única coisa aerodinâmica na vossa bicicleta são as rodas!!!! Por muito menos dinheiro podiam começar por obter “ganhos aerodinâmicos” de muitas outras formas.

Eu próprio não tenho qualquer problema em assumir-me como um dos que comprou por uma questão de “status” e porque supostamente me iriam trazer mais “ganhos”. No triatlo sabem o que me trouxe realmente mais ganhos??? Uma melhor postura em cima da bicicleta, um bom capacete aerodinâmico e um bom fato… tudo isto somado é muito mais barato que as rodas e aporta muito mais!!!

Aliás aqui na zona de Lisboa, quando em determinados dias de vento me cruzo com gajos que levam rodas de perfil só me dá vontade de rir… em muitos casos as rodas devem ir a incomoda-los mais dos que a “ajuda-los” ;)

Antes que me caiam em cima, vou referir que não tenho esta opinião por inveja, por desconhecimento ou falta de experiência… mesmo porque ainda hoje tenho 3 sets de rodas Zipp, clincher e tubulares, com diferentes perfis, maioritariamente a ganharem pó… entre outras coisas porque já poucos ou nenhuns triatlos faço hoje em dia. Mas já tive outras… sem ser para o triatlo… Hoje em dia não me vejo a gastar dinheiro nisso e não é por falta dele… é porque não vejo sentido em gastar dinheiro em algo que pouco me aporta naquilo que faço 80% do tempo que estou em cima da bicicleta.

Uma grande maioria com umas boas rodas de alumínio duns 1,5kg com uns bons pneus já estava mais do que bem!!! E para “treinar” umas de 2kgs!!! ;) Porquê? Porque para fazer uns despiques com amigos a subir a serra mais perto de casa, dar umas voltas por aí, fazer uns sprints na galhofa, etc… e até participar “em modo competição” nos Fondos é mais do que suficiente!!!

Agora estar a fazer um esforço financeiro, para adquirir umas rodas de perfil em carbono… muitas vezes de marcas duvidosas ou de entrada de gama, para mostrar aos outros, para “competir” nos Fondos… e depois andarem com equipamentos comprados no ali express ou andarem a contar tostões para adquirirem outras coisas se calhar bem mais importantes… tenham juízo!!! Depois muitos é um ai jesus se passam por uma estrada em pior estado ou se apanham gravilha…

Comprem o que quiserem e puderem… mas acima de tudo comprem conscientes das razões pelas quais estão a comprar e não se enganem a vcs mesmos!
 
Vai de encontro ao que penso tb.
Principalmente em dias de vento faz muita diferença ir por exemplo nos drops ou em posição de CR, facilmente se rola a +3/4kmh com o mesmo esforço.
 

Ricardo93

Active Member
Recentemente comprei uns extensores para pôr na minha bike para quando me apetecer brincar aos contra-relógios e o que é certo é que com pouco mais de 30 euros (comprei dos mais baratos) consegui acrescentar mais 1,5 km/h na média de uma volta de 35km. Parece pouco, mas no dia em que usei os extensores estava de longe mais vento do que o normal. Em condições semelhantes creio que o ganho possa andar entre os 2 e os 3 kms/h.
 
Top