• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Doping

Bernalve

Well-Known Member
"When the numbers are crunched Froome’s V02 is 84.6. At his Tour de France weight, it would correlate to 88.2."

Há quem diga que o Armstrong nem chegava aos 80 e que ficava pelos 78. Mas há também registos de 85 de Vo2 max. Ao Greg LeMond foi calculado um valor de 92,5. Relembrando a velha história e discussão que o Armstrong precisava de carradas de doping para atingir o que atingiu no Tour, enquanto o LeMond corria supostamente dentro dos limites do bom senso no seu tempo.

VO2 máx do Froome é cerca de 88,2 na melhor forma, ao nível dos melhores atletas da história, por exemplo os mesmos que Indurain de acordo com esta tabela:

http://www.topendsports.com/testing/records/vo2max.htm

Não sei de onde saíram esses boatos, mas há quem diga que o VO2 máx do Indurain era 95 e não o que diz esta tabela. E por curiosidade, o Contador tem entre 80-90. Mas o Vayer uma vez escreveu ou disse, que para o Contador ter feito o que fez no Verbier em 2009, ultrapassava claramente os 90 de VO2 max.

Também foi calculado, que em subida, o Froome é capaz de gerar 419W por 20 - 40 minutos, com 67 kg são 6.25w/kg. Parto do principio que o Froome em 40 minutos na melhor das formas não é capaz de mais de 6.25 W/kg, mas até aos 40 minutos é capaz de ultrapassar esse valor.

Também foi calculado uma percentagem de 9,8% de percentagem gorda ao Froome nos seus 69 kg. Isto pode provar o porquê de o Froome aguentar tão bem provas de 3 semanas, pois o risco é só elevado para a saúde abaixo dos 5%. Pode-se dizer que o Froome é capaz de chegar aos 65 kg ou até um pouco menos sem correr riscos para a sua saúde, e com menos peso, o VO2 max tende aumentar, podendo ter mais que 90 de VO2 max! E para menos peso, os mesmos Watt´s, gera ainda mais w/kg, o que faz dele um grande atleta com doping ou sem doping.

Em 2007, o VO2 máx do Froome era 80 quando pesava 75 kg. Havia margem de progressão sem dúvidas.

Fica a então a questão se estes teste feitos ao Froome são de confiar. Também continua no ar o famoso relatório da Sky de 2011 que dizia que o Froome era o ciclista menos talentoso da equipa, e o EBH o mais talentoso, qualquer coisa assim... A doença do Froome provará mesmo as fracas exibicões dele até 2011, mesmo tendo bons resultados esporádicos? Conseguia o Froome novamente repetir uma mentira com a do Armstrong que não se dopa para ganhar o Tour?

Sinceramente acredito que o ciclismo ao nível deste gajos que lutam pelo Tour pode estar novamente dentro do bom senso, sem ter nada haver com o que se passava nos anos 90 e Era Armstrong. Esperar para ver o que diz o futuro...
 

mgtp

Member
Ainda há pouco tempo o Dr. Benjamim Carvalho disse que ninguém ganha nada com uma percentagem de massa gorda superior a 4%. Bem, o Froome no teste que fez tinha quase 10%...
 

GMQ

Well-Known Member
Bernalve belo texto. Discordo apenas com o final. Não se cometem os exageros da década de 90, pois houve uma evolução tanto do lado do gato como do rato. Os contos de fadas estão restritos aos livros e ao cinema.
 

Carolina

Well-Known Member
há aqui alguns pontos que valem a pena referir:
1 - o peso do froome em 2007 era muito alto, mas há entrevistas dele sobre o tempo da barloworld (depois dos testes em 2007), onde refere que tinha cerca de 71 kg. por outras palavras, depois daqueles exames ele perdeu uns quilitos.
2 - a doença (billarzia ou lá como se escreve) só apareceu no final de 2010, portanto não há qualquer justificação para a falta de resultados entre 2007 e final de 2010.
3 - os resultados de 2007 foram fornecidos pelo dr.zorzoli, o mesmo que lhe tratou da mítica TUE na volta à romandia do ano passado.

sobre a percentagem de massa gorda é preciso saber que exame é que ele fez. normalmente usam-se balanças de bio-impedância que têm margem de erro MUITO grandes. só para terem noção, um bodybuilder no dia em que vai a palco, tem cerca de 4-5% de massa gorda (isto são valores confirmados por um exame chamado DEXA, que é muito mais fiável que as balanças que se usam). eles não conseguem sustentar esta percentagem durante muito tempo e passam esses 2 ou 3 dias quase a morrer.

o valor de 9.8% do froome parece-me perfeitamente normal, especialmente se tiver sido um valor obtido pelo DEXA e não por uma balança. se lhe tirarmos 3 quilos (assumindo que será tudo gordura, o que é pouco provável) e considerarmos os supostos 67 kg do tour, dá uma percentagem perto do 6%.

parece que eles tentam justificar a mudança de performance do froome com a redução do peso, mas a verdade é que na sky, antes da vuelta 2011, há vários relatos que indicam que ele pesava 69 kg.

o betancur, mesmo gordo que nem um texugo, consegue fazer qualquer coisa. o froome não era capaz de acompanhar os sprinters. acho que fica aqui a faltar mais qualquer coisa.

de qualquer maneira, é bom saber que finalmente aceitou fazer os exames e mostrou os resultados a todos. é uma pena os outros não fazerem o mesmo.
 

rei_da_montanha

Well-Known Member
Não sei de onde saíram esses boatos, mas há quem diga que o VO2 máx do Indurain era 95 e não o que diz esta tabela. E por curiosidade, o Contador tem entre 80-90. Mas o Vayer uma vez escreveu ou disse, que para o Contador ter feito o que fez no Verbier em 2009, ultrapassava claramente os 90 de VO2 max.

O Vayer disse que o Contador no Verbier em 2009, tinha um VO2max de 99,5, ou seja, um valor praticamente impossível.

Com estes dados do Froome, duvido que desse para ganhar a Volta a Portugal hahaha
 

otnemeM

Member
resultados fresquinhos: http://chrisfroome.esquire.co.uk/

(não sei se este será o tópico mais adequado para colocar isto, mas como eventualmente haverá alguma conversa de doping pelo meio, achei por bem colocar aqui)

"What would convince Vayer that Froome was clean? He once said that if Froome had a VO2 max of 90 then he might give him the benefit of the doubt, but not any more. “Nothing would convince me,” he says. “He should have called me a year ago and said, ‘Vayer, you make me angry, let’s sit together.’ If you are clean and you have doubters, you phone your doubters, don’t you think? Because I am quite influential.”"

Este gajo é um FDP e meio.
 

otnemeM

Member
É justo.

Seja como for, esta é uma daquelas situações em que o Froome não pode ganhar. Mais nenhum ciclista, muito menos de topo, se expõe tanto e ainda assim é como se o ónus caísse todo nos ombros dele. Eu, no lugar dos conselheiros dele, dizia-lhe para dizer o seguinte: "Farei, como sempre, tudo o que a UCI/WADA/COI me pedirem. Fora isso, quando outros ciclistas cederem tantos ou mais dados como eu cedi, avisem-me."
 

Carolina

Well-Known Member
da forma detalhada que o pinot deu, acho que não.

mas o meu "problema" não é ele dar os dados ou não. o meu "problema" é que ele só dá uma parte das coisas, o que acaba por não permitir concluir nada. ou fornece tudo ou não fornece nada. assim só está a dar razão aos críticos, porque parece que está a esconder alguma coisa.

os ciclistas estão-se sempre a queixar, mas a verdade é que quando chega a altura de tentarem mostrar que estão limpos só levantam problemas.
 

otnemeM

Member
Mas porque é que o problema é ele dar só parte quando 99.9% não dá nada? Há alguma obrigação de algum dar alguma coisa? O ónus agora é invertido?
 

Carolina

Well-Known Member
Mas porque é que o problema é ele dar só parte quando 99.9% não dá nada? Há alguma obrigação de algum dar alguma coisa? O ónus agora é invertido?

ele só deu porque quis dar. ele quis dar para calar os críticos. ele não deu informação suficiente para calar os críticos, só levantou mais questões.

foi uma decisão dele e só dele. a sky nem sequer se meteu nisto. os outros não são para aqui chamados.

o que eu escrevi foi que, se é para realmente fornecer dados que esclareçam que ele não está dopado e teve uma progressão limpa, então que faça as coisas como deve ser e forneça tudo o que é necessário.

mandar cá para fora uns resultados para inglês ver não lhe adiantou nada e só levantou ainda mais questões. se era para isto, mais valia ter estado quieto (como os outros).
 

Carolina

Well-Known Member
então porque é que não dão?

o froome deu o power profile deste ano e de 2007 (e nem sequer deu completo), mas tudo o que está no meio (especialmente 2010-2011) é uma incógnita.

no do pinot ainda dá para ver uma progressão linear.
 

otnemeM

Member
Em termos de dados de treino, no lugar do Froome e da Sky eu nem limpo nem a suar EPO os dava a ninguém. Estamos a falar de info que vale milhões.
 

Carolina

Well-Known Member
milhões? porquê?

é isto que não percebo... o que é que os outros ganham com essa informação? não podem fazer nada para alterar o treino dele. o que é que lhes interessa saber que o froome consegue desenvolver X watts, se não sabem os métodos que a sky utiliza?!

tornar os métodos de treino, nutrição, etc públicos acho que não faz sentido, mas o resto não vejo problema. mesmo todas as análises feitas pelas autoridades anti-doping podiam ser tornadas publicas. que vantagem é que as equipas ganhavam em saber os valores uns dos outros?

não percebo e se alguém se oferecer para explicar, eu agradeço.
 

otnemeM

Member
Carolina, vale milhões pela mesma (e simples) razão que pagam centenas de milhares a duas ou três pessoas para 'desenhar' aqueles programas. É 75% introdução à economia e 25% adágio popular: o segredo é a alma do negócio.
 

Carolina

Well-Known Member
Mas ninguém pediu os programas, só o perfil de potência ao longo destes anos. Como ele consegue atingir esses valores é que deve ser segredo.

Por exemplo, o que é que consegues saber do treino do pinot ao analisar os números dele dos últimos 6 anos? Consegues saber a partir daqueles números os métodos de treino?!
 
Top