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Dúvida sobre barulho da transmissão

65 cooper s

New Member
Caríssimos, a minha BMC tem 40km. Contudo e para além do enorme prazer que me deu andar no passado fim-de-semana, reparei num barulho que não sei se é normal ou não, e para tal gostava de saber a opinião os experts na matéria.

Quando utilizo o prato mais pequeno da k7 com o mais pequeno da frente faz-me uma espécie de grilar. Quando coloco no 3º prato esse barulho desaparece.

A questão é a seguinte, li aqui algumas coisas sobre os cruzamentos de corrente mas não sei se será isso ou apenas afinação, pois acho estranho o primeiro prato fazer esse barulho. A transmissão é uma 105.

Agradecia opiniões.
 

fogueteiro

Active Member
Cooper,

se li bem a solução é fácil. Quando andares com esses andamentos, e ouvires esse barulho, olha para o garfo do desviador e vê lá se a corrente não está a roçar a parte direita (externa) do mesmo. Se verificares com mais cuidado até vês a corrente a fazer uma curvatura forçada dessa zona.

Das duas uma: Ou mudas para o prato maior (solução mais acertada) ou então regulas o garfo do desviador de forma que a corrente passe pelo meio.
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
E outra coisa que acontece é a corrente roçar na pedaleira maior tal é o cruzamento da corrente! repare bem se não é o que acontece e depois confirme aqui.
Abraço.
 

pantani

Member
Boas 65 cooper s, estás a cruzar a corrente e quando isso acontece é normal o tal barulho, tenta quando andares no prato pequeno da pedaleira não utilizar as ultimas 3 da k7 e quando andares no prato grande, não utilizar as 3 primeiras a contar dos raios.

Vais vêr que sem o cruzamento da corrente, fazes uns bons milhares de kms.
 

sfajardo

New Member
Na minha humilde opinião não deve utilizar o prato mais pequeno da pedaleira com o da k7, a corrente fica "cruzada" vai roçar no desviador dianteiro e não vai entrar certa nos pratos fazendo esse barulho normal da corrente a roçar...
Tente utilizar o prato grande da pedaleira e uma mudança mais leve na k7, vai fazer praticamente o mesmo esforço e a corrente ficará mais "direita", evitando o roçar e o desgaste prematuro do material.
 

joao49

Member
boas tudo o que estao a dizer é verdade...mas com afinaçao e consegue se na boa fazer prato frente grande com prato tras grande tambem..eu sei que nao é recomendado faze lo mas eu faço o muitas vezes e sem roçar...ja ao contrario nao o faço..ultimas velocidades atras eu procedo a troca de prato pequeno a frente para grande..tudo é uma questao de afinaçao..simples resoluçao..
ãbraço j49
 

Scorpio

Banned
Por vezes alargar um pouco a guia do desviador dianteiro ajuda.

Mas nunca se deve andar com a corrente cruzada!

Abraço
 

65 cooper s

New Member
Ora aí está, tudo o que li, leva-me à conclusão de que eu é que não estava a andar correctamente, vou ter atenção em não utilizar as ultimas 3 da k7 e não utilizar as 3 primeiras a contar dos raios.

Tinha a ideia que o funcionamento/andamento era semelhante ao btt, mas enganei-me redondamente.

obrigado a todos.

PS Scorpio, sou de Viseu.
 

sfajardo

New Member
Semelhante em parte é, o que acontece é que conforme a afinação ou material utilizado (prato triplo ou duplo, k7 de 8,9 ou 10v) existe a possibilidade de usar a corrente "cruzada" sem que roçe ou faça barulho... mas como já foi dito não é aconselhavel a corrente "cruzada".
No meu caso (sram apex duplo) a pedaleira grande permite-me utilizar praticamente toda a k7, tendo o desviador dianteiro um "click" intermedio que faz uma pequena afinação mais para a esquerda ou direita conforme a ponta da k7 utilizada. Já a pedaleira pequena não permite o mesmo, tendo nesta que ter atenção para não "cruzar".
 

consciouness

Active Member
Claro que não se deve andar com a corrente cruzada. Isso é uma coisa básica no meio ciclistico. Aliás, as marcas de componentes nem sequer recomendam isso. E não é só o problema de ruído, mais importante ainda é que desgastas muito mais o material. E isso de mexer no desviador é pura treta, o problema fica sempre lá ( corrente cruzada=mais desgaste de material). É preferível teres uma combinação de cassete/pratos diferente, mais adequada para os teus andamentos.
 
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