• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

corrente partiu

ivan

New Member
ola pessoal.
hoje partiu a minha corrente, por sorte tinha comigo o utensílio de unir e corte de correntes, deu para improvisar o arranjo o suficiente para chegar a casa.
a minha duvida é, amanha poderei sair assim com a corrente, pois esta um belo tempo e não me apetece ficar em casa, visto que só próximo sábado poderei comprar uma nova e desta vez compro sem elo rápido. já ocorreu a alguém algo parecido e quanto tempo andaram com a corrente "emendada".
engraçado ainda hoje de manha andei a ver correntes novas para a bicla, como as coisas acontecem:eek:
 

moina

New Member
Olá ivan

Comigo nunca aconteceu nada disso e eu uso um elo de engate, mas convem que tenhas atenção ao desgaste da corrente.
 

ivan

New Member
ola
hoje para não ficar em casa resolvi sair, fiz 50 kms sempre perto de casa em terreno variado subi onde ontem havia partido a corrente foram 5 kms a 13% de media 17% max tinha medo mas aguentou.
agora tenho de comprar uma nova pois esta ja tem muitos kms e na loja com o medidor acusava reforma.
entre a corrente dura-ace ou ultegra sendo ambas da mesma qualidade de material apenas a dura-ace é mais leve uns gramas pois o corte no elos é ligeiramente maior, vale a pena gastar mais dinheiro e comprar uma corrente mais leve ou a ultegra mais resistente ao desgaste.
ja agora vi uma em promoção no chainreaction MAVIC 10V 18€ que dizem
 

Scorpio

Banned
Perdoa-me a curiosidade, mas eu em 20 anos de ciclismo nunca consegui partir uma corrente, daí a minha pergunta. Já tive quedas por correntes mal cravadas pelos mecânicos, mas partir num elo de origem nunca consegui. Hoje em dia graças aos elos de engate rapido tudo é mais seguro e não há necessidade de cravamentos arriscados.

Por acaso não serás um bocadinho agressivo a trabalhar com a transmissão? Tipo corrente cruzada, mudanças em esforço, etc?
 
Last edited:

ivan

New Member
iniciei em prato 34 e pinhão 25 e não mudei pois peso um pouco e subidas a 13% são para se ir fazendo. Também nunca me havia acontecido algo assim mas foi pelo engate rápido que partiu. o pino do lado cravado foi arrancado do elo e torceram ambos elos tive de cortar um elo para poder voltar a unir, pois o engate rápido já era. Não sou profissional e depois de 2 meses sem andar nem por isso ando perto da minha forma ideal. achei estranho mas hora de comprar uma corrente nova pois esta agora esta a esticar muito o desviador de trás
 

Scorpio

Banned
...mas foi pelo engate rápido que partiu. o pino do lado cravado foi arrancado do elo e torceram ambos elos...

Isso acontece quando o elo de engate é mal engatado e só um dos lados fica encaixado!

...achei estranho mas hora de comprar uma corrente nova pois esta agora esta a esticar muito o desviador de trás

A corrente foi cortada curta demais! Vais ter de comprar outra!

Boas pedaladas
 

ivan

New Member
estavam os dois penso que tenha sido mesmo da velhice mas não foi pelo lado de encaixe foi pelo lado que é cravada de fabrica
excelente a subida da portela do homem conheço bem esses percursos
abraço e boas pedaladas
 

Burning Dogma

New Member
Por acaso nunca parti nenhuma corrente, felizmente. Quando monto uma nova, durante uns dias ando sempre com receio que tenha cravado mal o elo, mas depois passa. A Campagnolo ainda não se decidiu a inventar elos rápidos para as correntes.
 

Scorpio

Banned
Ó Burning o elo de engate rapido não precisa de ser da marca da corrente!

A Shimano tambem nao tem elos de engate rapido e eu uso KMC ou Sram sem qualquer problema.

Boas pedaladas
 

prates

New Member
eu faço sempre a cima de 15.000km por ano por sorte ainda não parti nenhuma não deixo é chegar a desgastes exagerados e só uso campagnolo não quero com isto dizer que novas não se partem.
 

Burning Dogma

New Member
Geo, eu sei, mas a verdade é que as correntes Campagnolo são mais estreitas e os elos ficam sempre largos. Já tive cá elos da KMC e quando os montava aquilo ficava com uma folga gigante e quase de certeza que se abria em andamento. Além disso, se a corrente for bem cravada, não costuma haver azar.
 

joao49

Member
mas os elos de engate rapido sao um ponto a menos no ´´trabalhar`` do material.........
eu felizmente nunca fiquei a pe tambem normalmente faço as revisoes e troca de materiais com desgate a tempo e horas e so uso por exemplo correntes dura ace mas nao significa que nao possa correr mal alguma vez mas se correr temos pena ligo pra mulher e ela vai me buscar..loool
 
Last edited:

Scorpio

Banned
Além disso, se a corrente for bem cravada, não costuma haver azar.

Dizes bem... SE for bem cravada...

Rebentei uma corrente ao sprint numa chegada a Tavira e a falha aconteceu no local onde tinha sido cravada. E olha que tinha sido cravada por um mecânico de minha inteira confiança e com muitos anos de experiência!

Tenho uma amiga que tem Campagnolo Centaur (10v) e ainda a semana passada lhe meti um elo de engate rápido comprado na Decathlon e olha que ficou a funcionar 5 estrelas.

Eu sou adepto incondicional dos elos de engate rápido! Mas la está, eu uso Shimano.

Abraço e boas pedaladas
 

100do

New Member
A minha opinião é que as correntes, como quase tudo, podem ter defeitos.

À 3 anos comprei uma Trek 6500 nova. Ainda quase nova, parti a corrente, numa subida normal, nem sequer ía a fazer grande esforço. Foi cravada e como era nova achei que não era preciso trocar. Passado uns tempos parei quando senti uma barulho estranho na roda de trás. Um elo da corrente abriu, puxou o desviador para trás, partiu o dropout, empenou o desviador e voltei para casa à boleia, e um bom bocado a pé.
Achei que tivesse ficado mal cravada na primeira vez e insisti em manter a mesma corrente. Afinal, tinha 200 ou 300 km feitos. Desta vez usei um elo rápido.
Andei algum tempo assim, até que à entrada de uma rotunda partiu novamente e desta vez fui ao alcatrão. Valeu-me o capacete e umas luvas.

Partiu provavelmente em 3 elos diferentes, sem razão para isso. Nunca cruzei a corrente nem lhe dei usos indevidos. Para mim, foi "apenas" um defeito daquela corrente.
Durante algum tempo deixei de confiar nas correntes shimano, mas já voltei a usar.

Uma coisa é certa: se por acaso eu voltar a partir uma corrente, vai directamente para o lixo.

Achei curioso a minha Trek 1.2 vir com elo rápido, quando as Trek de btt não vêm. Achei que na de estrada nem sequer faz muito sentido, porque à partida as correntes duram muito.
 

ivan

New Member
ola pessoal
acabei de montar a nova corrente, segui os conselhos do GeoRCZ e comprei tambem elo de engate, neste caso foi um SRAM 10V tenho um Wipperman ainda novo mas O SRAM trabalha diferente e resolvi experimentar.
o vendedor perguntou se era compact ou standard ao qual eu respondi compact, e supresa minha tive de cortar a corrente isto tudo para estar minimamente esticada
http://img190.imageshack.us/i/dscf1695z.jpg/
reparem como ficou o pino onde cortei a corrente
http://img682.imageshack.us/i/dscf1692.jpg/
não sei se da para reparar mas ficou liso de um lado não sei até que ponto uma corrente emendada com um pino assim possa resistir muito tempo
 
Top