WIGGLE e ALFANDEGA ( nem tudo é o que parece )
encomenda com gel e barras parou na alfandega .Como a wiggle enviou valores diferentes , começou uma troca de email com os CTT . Ao fim de enviar todos os documentos , comprovativos , provas de pagamento , etc, etc , ( tudo doc. verdadeiros ) da parte dos CTT , a resposta era sempre a mesma "
Motivo da rejeição: Documentação Insuficiente
Observações: Verifica-se que a documentação enviada suscita dúvidas em relação ás quantidades e valor inerentes a esta remessa. Solicita-se novo envio com as quantidades e valores corretos para esta remessa. Solicita-se que anexe os documentos pedidos anteriormente, no prazo de seis dias. Mais se informa que passado o prazo para a apresentação de documentos, se estes forem considerados insuficientes, o objeto será devolvido à origem.".
Desisti e mandei devolver .
Entretanto fiz reclamação no livro , por achar as respostas insuficientes e nunca ter utilizado o contacto tel . para esclarecimentos .
Pois bem , respomderam no dia a seguir, eao que parece a WIGGLE , nao cumpre todos os requisitos para entrar tudo limpinho , como podem ver na resposta " personalizada".
"Analisei a sua comunicação sobre o processo de desalfandegamento do objeto XXXXXXXXX
Lamento o facto de o mesmo se encontrar em processo de devolução por o desalfandegamento não ter sido efetuado com sucesso.
Os CTT apenas são responsáveis pela solicitação de documentação aos clientes e produção da declaração de importação, relativamente a objetos passiveis de aplicação de imposições aduaneiras, de acordo com as regras estabelecidas pela Autoridade Tributária, a qual estabelece e define regras de importação, fórmulas de calculo de taxas e direitos e outras imposições de natureza legal.
Nos casos em que a Autoridade Tributária e Aduaneira não aceita a documentação enviada, o objeto não pode entrar em livre transito e os CTT tem de devolver os objetos.
Quanto ao facto dos impostos já terem sido pagos na Origem esclarecemos que a forma de distinguir digitalmente quais os objetos remetidos em regime de IOSS passa pela leitura da ITMATT (carta de porte eletrónica do objeto) onde consta o nº EORI do vendedor.
Para este caso, verifico que não existe qualquer referência do envio do objeto em tal regime.
Continuaremos a contar consigo, na expetativa de que o sucedido não tenha colocado em causa a confiança nos nossos serviços.
Conte connosco, "
Estou a passar por um processo semelhante!
Encomenda de barras e geis feita no dia 18 de outubro no valor de 71€ (com iva incluído) pelas 20h30 e enviada no dia seguinte. A Wiggle garante o envio livre de taxas de desalfandegamento (já tinha feito várias encomendas e sempre recebi tudo sem que parasse na alfândega).
A 24 o tracking informa "Pre-declaration of the item has been received by customs" by PostNL...
A 25 "Consignment received at the PostNL Acceptance Centre" e no mesmo dia "Item has been cleared by customs".
A 31 "The item is processed at the PostNL sorting center"
A 1 de novembro, "The item is on transport to the country of destination".-
A 10 chega a Portugal e entra na alfândega "The item is at customs". Nesse mesmo dia contacto a Wiggle que me informa que está tudo pago, que só me vão pedir o nº de contribuinte e a fatura (já me tinha acontecido com um envio da Merlincycles - salvo erro- entregue pela DHL em que a alfandega de facto me pediu o nº de contribuinte e a fatura e depois libertou a encomenda sem pagamento de qualquer taxa).
A 13 recebo notificação dos CTT para proceder ao desalfandegamento. Pedem-me fatura, comprovativo de pagamento, descrição da mercadoria, entre outros. Depois de tudo preenchido online, é me pedido para pagar quase 17€. Contacto a Wiggle, que me diz que vai tentar resolver com a empresa de expedição, diz-me para não pagar porque não me pode reembolsar se o fizer, e reitera que a mercadoria foi enviada com o iva pago.
Seguem-se durante vários dias troca de emails quer com os CTT quer com a Wiggle. A Wiggle a pedir para eu aguardar que resolvam o problema, os CTT a dizerem-me para pagar caso contrário a encomenda é devolvida. Questiono o CTT do porquê do pagamento do IVA se já foi pago na origem, dizem-me que não consta nada na tal plataforma eletrónica. Insisto que o vendedor enviou com o IVA pago (tenho de acreditar na Wiggle, já recebi muitas encomendas depois do brexit e nunca foi parar à alfandega - ou pelo menos não fui contactado - nem paguei qualquer taxa). Os CTT dizem-me para pagar e pedir o comprovativo do envio com IVA pago ao vendedor para depois poder pedir o reembolso se se confirmar que o IVA foi pago em Portugal ou noutro país. Pergunto aos CTT se se lhes facultar os documentos que me pedem para depois pedir o reembolso antes de efetuar o pagamento libertam a encomenda sem pagamento. A resposta é negativa, só sai se eu pagar. Informo a Wiggle que me diz para aguardar e não pagar. Como já estava a ver onde isto ia parar, equacionei o pedido de "devolver à origem" que está à distância de 1 clique no site de desalfandegamento dos CTT, mas não o faço por estar já perto do prazo para ser devolvido.
Dia 3 de dezembro acaba o prazo para o desalfandegamento. A 4 a importação é dada como cancelada pelos CTT.
A 5 a Wiggle informa-me que receberam informação que a encomenda ia ser devolvida e que assim que a recebessem me iam reembolsar. a 7, com a encomenda para na alfândega, questiono os CTT do prazo para devolução e sou informado que não há prazo... Hoje, dia 9, a encomenda continua parada na alfândega e não foi ainda iniciado o processo de devolução... com sorte, lá para o Natal talvez seja iniciado o processo de devolução... mas estou com pouca fé!
Agora, de quem é a culpa? Quero acreditar que a Wiggle não tem culpa nenhuma. Enviam centenas de encomendas por dia para a UE, com IVA pago, é um processo de tal forma automatizado que não acredito que haja uma única encomenda que escape a este processo.
O que aconteceu? Para mim, acho estranho a encomenda ter ido parar à NL e lá ter sido desalfandegada (nas encomendas anteriores não me lembro de isso acontecer, vem direto para PT). Pode estar aí o problema, foi processada lá de forma eletrónica, foi cobrado o IVA à Wiggle pela alfandega NL que depois fez seguir para Portugal. Os tugas, quando cá chega, já não está nada na plataforma eletrónica e pedem pagamento de IVA...
Outra coisa estranha, no teu caso foi barras e gel, no meu também. Será por ter sido este tipo de mercadorias? Devido ao peso elevado foi enviado por um transportador mais barato e isso fez com que fosse encaminhado pela NL?
Também estranho no teu caso não terem aceitado os documentos... eu tive dificuldade em escolher os códigos para a mercadoria, de resto foi tranquilo...
PF confirma-me que a tua encomenda passou também pela NL para de certa forma validar a minha teoria.