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Como recuperar cromados aço/alumínio

Boas,
nos últimos meses tenho vindo a interessar-me por bicicletas clássicas em aço (já cá moram uma Gitane, uma Special CNC e uma Motoconfort) e como todas elas são dos anos 70/80, já apresentam alguns sinais de oxidação nos periféricos (guiador, avanço, desviadores, ...). Já experimentei esfregão (daquele que não risca as panelas) mas aquilo não rende muito (muito dificil remover a oxidação). Se algum de vós conhecer alguma técnica mais eficaz mas que não seja demasiado abrasiva, que faça o favor de partilhar.

Dica: para remover ferrugem nada melhor que vinagre (deixar a peça durante 24h num recipiente com vinagre).
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Amigo sinais de oxidacao no quadro e uma coisa...( se for em aco)...

Agora sinais de oxidacao nos componentes, para mim, nao e para andar... Ou e para pendurar Ou para deitar Ao lixo... E substituir Por alguma coisa decente...

Tenho bicicletas em carbono e em aco, entre outros materiais...( MAS NAO E NOS ULTIMOS MESES )

Ate Porque Na parte de perifericos e mecanicos o material nao e o mesmo que o quadro... Estamos a falar de materiais completamente diferentes e engloba molas, ajustes ( mecanicos ) e parafusos de aperto ( perifericos ) e a seguranca e muito importante... Oxidacao Alastra... E contaminacao...

No caso de perifericos um aperto de um parafuso a desapertar e o guiador a enrolar numa descida, nao e um cenario muito bonito...

No caso de mecanicos um desviador pendurado, um cubo a soltar de uma Roda Ou ate uma cranck a rolar fora da bb e algo que tambem pode custar um taxi para casa Ou Entao pior a parte de tras de uma ambulancia...

Mas eu supostamente Estou a falar para alguem que anda e faz uso da bicicleta em questoes desportivas, agora se for para ir a Beira Mar Tomar cafe com gelo e mostrar a bicicleta que Tem 50 anos... Isso ai e outra historia, o Mais certo e a mulher andar Por Perto e se correr mal da sempre uma boleia...

Ha quem o saiba fazer, Mas e uma Arte que custa o seu dinheiro Bem feito...

Em casa... Nao aconselho...

Grande abraco...
 
Quando me refiro a oxidação estou a falar de manchas opacas (brancas) sobre o alumínio que não põe em causa a segurança do componente mas sim a estética.
Um restauro de uma clássica/vintage implica recuperar o máximo de componentes possível de forma a manter a bike o mais original possível para além de ser difícil encontrar componentes em bom estado com 30/40 anos. Abc
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Quando me refiro a oxidação estou a falar de manchas opacas (brancas) sobre o alumínio que não põe em causa a segurança do componente mas sim a estética.
Um restauro de uma clássica/vintage implica recuperar o máximo de componentes possível de forma a manter a bike o mais original possível para além de ser difícil encontrar componentes em bom estado com 30/40 anos. Abc

Pois Mas Esses restauros e preciso especializacao e material e nao e feito em casa... Custa o seu dinheiro...

Quanto a Teoria dos restauros, Sao opcoes... Eu tenho outra abordagem Mas...

Sao opcoes...

Uma bicicleta nao e um carro...

Quanto as marcas, sei Ao que te referes e digo-te Ja que Quanto Mais mexeres, Ou tentares, pior vai ficar e pode muito Bem chegar Ao ponto de fail de material e comprometer Na seguranca de que falei...

E se for para andar com ela, ainda pior...

Mas e so um conselho...

Grande abraco...
 
Quando me refiro a oxidação estou a falar de manchas opacas (brancas) sobre o alumínio que não põe em causa a segurança do componente mas sim a estética.
Um restauro de uma clássica/vintage implica recuperar o máximo de componentes possível de forma a manter a bike o mais original possível para além de ser difícil encontrar componentes em bom estado com 30/40 anos.

Em relação à ferrugem (óxido de ferro), após remover a dita pode-se aplicar WD40 ou equivalente para impedir o reaparecimento da ferrugem e caso a peça/componentes não tenha sofrido danos estruturais, não vejo problema algum.

As bicicletas em questão não serão utilizadas com intensidade mas mesmo assim não descuro a segurança.

Abc
 

Skyforger

Active Member
Para remover sinais superficiais de oxidação costumo usar wd40 e lã de aço muito fininha e pouco abrasiva. Com jeitinho e paciência, consegues alguns resultados. Quando a oxidação é mais profunda e não resulta com esta técnica tens uma de duas soluções: ou mandas cromar/pintar ou mandas para o lixo e substituis por novo. Também concordo que em tudo o que possa interferir com a tua segurança não deves arriscar (falo de aros, raios, periféricos e mesmo o próprio quadro). No entanto, é preciso a oxidação estar realmente profunda e alastrada numa peça para comprometer a sua fiabilidade. Isso é fácil de perceber.

Nisto da recuperação/restauro de bicicletas antigas há muito por onde pegar e há teorias para todos os gostos. Há quem procure manter tudo original, mesmo que com sinais da passagem dos anos, da mesma forma que há quem opte por pintar, cromar, comprar peças novas e deixar tudo brilhante. Normalmente o trabalho de cromagem é caro, mas encontra-se quem o faça e faça bem. Mas atenção, não confundas uma peça cromada (normalmente mais brilhante e com um efeito espelhado) com uma peça polida à cor do metal (normalmente é o caso dos avanços, espigões, manetes, etc..). Neste caso, não vale a pena cromar, basta tentar polir e, caso não obtenhas bons resultados, resta pintar ou substituir. Ainda se arranja material antigo em muito bom estado ou mesmo novo.
 
Boas,
nos últimos meses tenho vindo a interessar-me por bicicletas clássicas em aço (já cá moram uma Gitane, uma Special CNC e uma Motoconfort) e como todas elas são dos anos 70/80, já apresentam alguns sinais de oxidação nos periféricos (guiador, avanço, desviadores, ...). Já experimentei esfregão (daquele que não risca as panelas) mas aquilo não rende muito (muito dificil remover a oxidação). Se algum de vós conhecer alguma técnica mais eficaz mas que não seja demasiado abrasiva, que faça o favor de partilhar.

Dica: para remover ferrugem nada melhor que vinagre (deixar a peça durante 24h num recipiente com vinagre).

Para o que pretendes, há um produto imbatível, que uso no ramo do cuidado automóvel há muito tempo e que ainda hoje me surpreende:

http://www.autosol.com/ProductDetails.asp?ProductCode=1000

Experimenta e depois vais ver como tinha razão.
Não uses remédios caseiros nem mezinhas.
É barato e os resultados....uau, é muito usado pelos profissionais do restauro e por quem sabe da poda!

Se quiseres experimentar eu digo-te onde compro para mim (não sei se posso colar aqui o link!)

Abraço
 
Boas,
alguém sabe qual é produto utilizado para cobrir/proteger zonas com ferrugem nos quadros de aço?
Passo a explicar, normalmente quando um quadro vintage é restaurado e é mantida a pintura de origem, as zonas com ferrugem ficam com um aspecto diferente daquilo que tinham antes do restauro. Parece-me que é utilizado um produto como se usa nos selins em couro (tipo sebo de cavalo) e não me refiro ao WD40 que ajuda a limpar e proteger mas seca rapidamente e a médio/longo prazo não serve para o que pretendo.
 

Randonneur

New Member
Há uns produtos próprios que "transformam" a ferrugem em metal, podes comprar isso em qualquer drogaria. Depois é uma questão de ires passando petróleo naquilo de vez em quando para não voltar a oxidar... ou então retocas com um pincel de um cor parecida apenas nessas partes. Contudo o melhor é sempre lixar o quadro, tirar a ferrugem toda manualmente (lixar), dar um tratamento ao aço e voltar a pintar...
 

Speças

New Member
Delamadera

eu já usei um desses produtos que "transformam ferrugem", também denominados passivadores.
Pessoalmente, e tratando-se de pequenas partes no quadro, prefiro usar isso a repintar... A zona afetada fica escurecida é certo, mas na minha opinião, fica muito melhor (a bicicleta mantem as suas "cicatrizes", mas estas ficam preservadas).
A ver se tiro umas fotos à minha "TINA"
 
@Speças
fala-me mais desses passivadores... e se possível diz uma ou duas marcas desses produtos.
Quando se pretende manter a bicicleta o mais fiel possível ao original não se deve pintar embora há artistas que retocam tão bem um quadro que mal se nota.
Mete as fotos da tua "Tina" no tópico Vintage.
 
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