• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Cães, quedas e seguros...o que fazer?

RJLA

New Member
Pois é, desta vez calhou-me a mim! Hoje aproveitei uma folga para ir dar uma voltinha curta, quand estava a cerca de 10 kms de casa avisto um cão no meio da estrada, avalio o bicho e vejo que é daqueles que normalmente corre atrás das rodas. Reduzi ligeiramente a velocidade, mão no travão e outra no bidon pronto para afugentar o bicho com um esguicho de água (resulta sempre). O que eu não contava era que este em vez de correr atrás da bicicleta, atirou-se para a frente dela. Ora já estão a imaginar a cena...bato no cão, cambalhota por cima da bicicleta e aterragem no alcatrão. O resultado foi o meu lado esquerdo todo amassado, desde ombro e pescoço dorido, ombro com ligeira escoriação e anca a joelho bastante mal tratados. Em termos de equipamento foram umas calças e um casado à vida. Na bicicleta, por incrível que pareça, foram as manetes riscadas, o selim raspado e pouco mais. Como é costume, levanto-me rapidamente para ver os estragos na bicicleta e só depois me preocupei com a carne....:D Preocupei-me igualmente em saber de quem era o cão, sendo que a dona estava ali por perto e assistiu à queda. Dadas as mazelas no corpo, os estragos no equipamento e bicicleta e o facto de não ter tido qualquer culpa no acidente, achei por bem chamar a GNR por uma questão de precaução. Registo do acidente feito, entendi-me com a dona do cão, que se prontificou a cobrir os estragos e a participar o acidente na sua seguradora, e dirigi-me ao hospital. Felizmente e aparentemente, nada de especial, apenas o corpo amassado e arranhado. Entretanto falei com a dona do cão e foi-me dito que dentro de dois dias serei contactado pela seguradora para dar seguimento ao processo. Ora, a minha dúvida é até que ponto poderei mexer-me neste caso? Posso realmente exigir a reparação de todos os danos e o pagamento de despesas hospitalares/farmácia? A GNR perguntou-me se tinha seguro que, por azar, ainda não o tinha renovado para este ano. O que implica o facto de eu não ter seguro, tendo em conta que a culpa não foi minha? Não será apenas o seguro da dona do cão a entrar aqui em cena?

Enfim, agradeço sugestões de quem já tenha passado por algo semelhante...
 

dcalcada

New Member
Antes demais desejo-te as rápidas melhoras!

De que forma se "prontificou" a dona?

Que eu saiba não és obrigado a ter nenhum tipo de seguro... Parece-me que agiste da maneira mais correcta, denunciaste o ocorrido à GNR e o acidente ficou registado. Nesse registo ficou a identificação da (ir)responsável pelo cão e a sua versão dos factos?
 

biza

Member
Pois..isso é muito importante ficar lá o registo da dona do cão...mas acima de tudo o importante é teres ficado bem:D
 

stilo

Member
na rua onde moro existem uns cães "semi" abandonados e não é que hoje na minha voltinha (sorte, é a descer) tive que dar corda as sapatilhas porque 2 desses cães resolveram começar a correr atrás de mim, com a atrapalhação fugi para a faixa da esquerda e por pouco não levo uma panada do carro que vinha em sentido contrario?!?!?:mad:

o que fazer para tirar estes animais da rua, para onde devemos ligar?
 

pratoni

Well-Known Member
pega numa caçadeira e trata tu disso...

Tou a brincar, vai/liga à tua câmara municipal e se não houver resposta faz uma queixa da gnr, eles terão de fazer alguma coisa, nem que seja mandá-los para abate...
 

Janas

New Member
eu moro na quinta do conde...ja participei duas veses a GNR por causa de caes...uns que estavam perto da siderurgia e outros em coina.....deu resultado.... so em coina é que aparecem la uns na rotunda agora...mas sao novos...
 

RJLA

New Member
Pois, eu no meio do azar ainda tive muita sorte. O cão não era vadio e a dona assistiu a tudo, tendo de imediato assumido a culpa no sucedido e inclusive foi informada pela GNR que poderia estar a incorrer numa contra ordenação passível de coima.
Estou ainda a aguardar o contacto do seguro para ver se, pelo menos, cobrem as despesas e os prejuízos. Se não for contactado e a dona do cão fugir à responsabilidade há sempre a participação que ficou registada na GNR. Portanto meus amigos, não facilitem e olhos bem abertos.
 

RJLA

New Member
Pelo que me apercebi, tem um seguro da casa que cobre igualmente acidentes que ocorram com os animais domésticos. Não confirmei, foi apenas a informação verbal que me deu, mas disse-me que no prazo de dois dias seria contactado pela seguradora, pelo que aguardo. Caso a coisa não seja bem como ela o pintou, tenho sempre a salvaguarda da participação na GNR.
 

canuco

New Member
Atenção....o cão é que teria que ter um seguro. Os seguros da casa não cobrem acidentes causados por animais domésticos. A senho até pode ter boa vontade, mas nenhuma seguradora se vai responsabilizar.
Mais, o cão está registado na Junta de Freguesia em nome da senhora? O cão tem documentos? Penso que ficaram umas pontas soltas que deveriam ter sido cortadas....
Com a participação á GNR não sei se resolve alguma coisa.
 

RJLA

New Member
Sim, o cão tem documentos, os quais foram apresentados à GNR, tendo ficado tudo registado. Segundo o que me explicou no local, o cão tem seguro e esse seguro do cão (que na verdade são cães, pois a senhora tem uma série deles no quintal) está englobado com o da casa, agora se é o mesmo seguro ou se são apólices diferentes isso não ficou claro, pois eu queria era sair dali para o hospital pois estava cheio de dores e com um joelho e a anca em sangue há mais de uma hora, o tempo que levou a que chegasse GNR, se fizesse participação e afins. Umas horas mais tarde, a senhora ligou-me a informar-me que já tinha ido pedir esclarecimentos na seguradora e que tinha sido informada que o seu seguro cobria situações do género, pelo que tinha deixado o meu contacto na seguradora para poderem falar comigo. Estou ainda aguardar esse contacto. Se amanhã não acontecer, então terei de começar a chatear-me...

Naquela situação ou confiava nesta história do seguro (que espero que seja real e válida) ou tinha de chegar a um acordo com a senhora, o que ainda levantaria mais problemas. Não estou a ver grandes alternativas. Mesmo assim considero que tive muita sorte. Podia simplesmente ter embatido num cão vadio ou num cão cujo proprietário fosse uma besta e se tivesse marimbando para assumir a culpa do acidente, coisa que a senhora prontamente fez...Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.
 

canuco

New Member
Se assim for não há motivos para alarme. Normalmente o problema está nas seguradoras, embirram com tudo e fogem ás suas responsabilidades.
 

patrick pires

Well-Known Member
RJLA, antes de mais nada as rápidas melhoras..
Relativo as seguradoras por experiencia não poupes nada!!
Aquilo que foi danificado com a queda exige tudo "novo"!! não entres em negociação porque no final sais a perder.
Tanto as despesas hospitalares como medicação apresenta a conta..
boa sorte
 

klaser

Well-Known Member
Quanto aos cães abandonados,não adianta ligar para a GNR,liguem antes para o Pingo Doce ou Jumbo que tão com falta de carne para fazer lasanhas já que os cavalos foram topados..:D
A sério,as melhoras..pelo menos tiveste supostamente sorte em bater num cão fachola,tem documentos,seguro....quantos podem dizer o mesmo? Só para tu veres o cão tinha seguro e tu não...(nem eu tenho)..kkkk
 

JRMoreira

New Member
O meu cão tb tem seguro regra geral quem tem seguro no cão, é pq tem um cão grande, como conseguiste ir bater num cão grande?
 

RJLA

New Member
JRMoreira, o cão é que se atirou para a frente da minha roda. Foi tudo muito rápido, quando eu pensava que ele ia correr atrás de mim a ladrar (como habitualmente fazem), atira-se para a minha frente, não tive tempo de reagir. E não era um cão grande, era um "caga tacos" de uma raça qualquer. Normalmente os grandes não correm atrás de nós, os pequenitos são mais parvos nesse aspecto.
 

iMiguel

Active Member
É como eu costumo dizer, "tenho mais medo de caniches e cães "porta-chaves" do que os rafeiros alentejanos".

As rápidas melhoras.
 

RJLA

New Member
joao, estou melhor, obrigado! Embora isto me tenha dado mais chatice do que estava à espera, principalmente o joelho. As feridas ainda estão a secar e finalmente começo a conseguir ter roupa em cima delas e a dobrar a perna. Já vai fazer na próxima 3ª feira duas semanas e se calhar ainda vou precisar de mais uma ou duas para estar totalmente recomposto. Enfim, tinha alguns objectivos traçados e andava a ver se recuperava alguma forma perdida no início do ano, mas isto já me veio trocar as voltas. Paciência, acontece e podia ter sido bem pior!

Entretanto tenho o caso a decorrer no seguro, já entreguei orçamentos dos estragos e despesas médicas e estou a aguardar resolução. Vamos ver no que vai dar. Mas o transtorno que isto me causou a nivel pessoal e profissional e as dores, isso nada pagará!

Olhos bem abertos e muita atenção, especialmente em relação a esses cãezinhos "porta-chaves"! Se eu já andava sempre de pé atrás em relação a esses bichanos, fruto de outros sustos que já apanhei, então agora nem vê-los...! :)
 
Top