Câmaras de látex são uma dor de cabeça. Já tive de duas marcas Michelin e Challenge. Ambas as duas são extremamente difíceis de montar. As Michelin são frágeis mas não são más, aconselho usar pó de talco na montagem para minimizar as hipóteses de trilhar entra o pneu e o aro e para ajudar a câmara a destorcer dentro do pneu. Ainda assim são frágeis e perdem bastante ar de um dia para o outro, mas como verifico sempre a pressão antes de andar não vejo que isso seja problema. Quanto às Challenge, são simplesmente armadilhas mortais, ou convites a ir imitar alcatrão, vá. Comprei 2 online por serem leves e por terem a "vantagem" de não terem costuras de junção e de serem "ultra-leves" - são LIXO! Têm a espessura de um preservativo e seria melhor usar um preservativo como câmara de ar porque me parece que seria mais resistente. Acabei de malhar a mais de 40 km/h a descer, 500m depois de sair de casa porque a câmara de ar que montei à frente com 1001 cuidados (depois da outra que comprei ter trilhado e rebentado a encher o pneu na montagem) e que já tinha sido testada com 1 hora de rolos pura e simplesmente rebentou ao fim de 500m e eu fiquei a saber como é cair "Tour de France Style". Resultado: à conta de uma câmara de ar de ***da de €10 (ainda por cima cara) tenho um belo hematoma na anca esquerda, extenso "road rash" na mesma anca e no braço esquerdo, um buraco sangrento no cotovelo esquerdo... e dores. Mas isto é no corpo e, como diz um amigo meu, "a pele regenera". A máquina está pior, dois manípulos Dura Ace 7900 (que estavam como novos) para o lixo, fita de guiador para o lixo, o Selle Italia com arranhões nas decorações de carbono, um aperto rápido Mavic todo raspado (e que me parece que tb é para trocar) e uma fivela do sapato esquerdo para o lixo... fora os calções GSG, um Jersey da Scott e umas luvas Castelli Rosso Corsa que tão cedo não encontro à venda por aquele preço e uns cleats novos acabados de montar nos sapatos da Time para os meus iClic que , tudo isto para o lixo também.
Conclusão, esqueçam as câmaras de látex. se quiserem câmaras de ar boas e leves procurem as Continental SuperSprint ou as Specialized mais leves. são mais baratas, mas leves ou equivalentes às de látex, o comportamento pode ser mais "não sei o quê" de "rijo" ou o raio que parta, mas pelo menos não rebentam só porque lhes apetece. Assim que recuperar a bike de tudo o que se estragou e a restaurar ao esplendor que lhe é devido, nunca mais monto câmaras de ar de látex. Também não sei porque raio me deu para isto. Eu não gosto de usar látex nem sequer em formato de preservativo, porque raio haveria de o usar na bicicleta?!?