Ora aqui está uma discussão interessante esta que o amigo Fabry lançou...onde nascem as bikes? O pessoal prende-se demasiado à questão do quadro, mais propriamente aos autocolantes que estão no quadro, preocupando-se pouco ou nada com os pormenores que estão na génese e estrutura do mesmo. A esmagadora maioria das grandes marcas de bicicletas, ou pelo menos das marcas mais comerciais, provém das mesmas fábricas, é feita com os mesmos materiais e o que as difere, em grande medida, é o branding e o marketing que se lhes aplica na passagem para o mercado. E digo em grande medida porque acredito que haja diferenças entre uma Specialized, uma Trek, uma Canyon ou uma Btwin que vão além do autocolante, mas serão essas diferenças palpáveis pela maioria dos utilizadores? Aquilo que é palpável, como diz, e bem, o Fabry, é o valor que a bicicleta tem no momento da compra e da venda, bem como num certo "status" que a marca confere e que é uma coisa a que uns dão mais valor do que outros, e o nosso país é prolífero neste tipo de mentalidade. Faz-me lembrar a questão dos automóveis alemães...ergueu-se a ideia por cá de que carro bom tinha de ser alemão e tudo girava em torno da VW, Audi, Mercedes e BMW...tudo o resto não era fiável, desvalorizava imenso, bla bla bla, bla bla bla...Voltando às bicicletas, não ponho em causa a fiabilidade e qualidade de uma Btwin ou de uma Berg...no fundo estamos a falar de um quadro...tudo o resto são componentes de outras marcas que tanto encaixam numa Btwin como numa Pinarello. O grande problema da Btwin é, de facto, a retoma da mesma e a imagem de "marca de supermercado" que lhe está associada e, quer queiramos quer não, isso conta no momento de tomarmos uma decisão. Essa questão do valor actual e futuro de uma marca contribuiu para que, recentemente, eu tivesse embarcado num negócio que me pareceu vantajoso em todos os sentidos...a diferença, o pormenor, a exclusividade, a imagem, o estatuto, o historial...tudo isso se paga e é precisamente nesse ponto que a Btwin encontra mais barreiras, pois acredito que se pedalar numa Btwin e a seguir numa Specialized de gama idêntica dificilmente encontrarei diferenças...
Já agora, e por falar em Specialized, é só a mim que os modelos Ultra 940 e Alur 700 fazem lembrar descaradamente a Specialized Tarmac?