• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Arquivo] La vélo Duchene: As crónicas de André Carvalho

Status
Not open for further replies.

angel@

Member
ac_barley.jpg


Agora já posso levar de casa o almoço para as voltas maiores! ;)

Esta mala é linda, um clássico que continua atual. A minha Carradice Barley na versão verde, apesar dos 9L de capacidade, permite arrumar muita coisa: comida, roupa, ferramentas, etc.. Falta-me ainda um suporte Bagman, para evitar que a mala roce na roda, porque posso subir mais o selim. O guarda lamas tem evitado isso, por enquanto. Tão novinha e com as fitas em pele, ainda rijas e a cheirar a novo, agora precisa de muitos kms de chuva, vento e pó :). Boas viagens.
 
Boa escolha, e vai ficar muito bem com a tua titânica com essas cores

Eu agradeci a minha à Kelly, é muito giro ver lá o nome manuscrito da pessoa que a fez.

Optei pela Pendle de 11 Litros, também comprei o bagman.

Tenho-o levado para os Audaces como forma de me habituar ao peso dele na bike e o pessoal "goza" sempre a dizer que levo ali a marmita... que é a verdade :)

abraços
 

duchene

Well-Known Member
Ângela
Duvido que a minha vá ver tanta acção como a tua! Isto é para fazer umas brincadeiras e, sobretudo nos dias mais longos, poder andar com uma camada de roupa para as primeiras horas e depois conseguir atira-la para dentro do saco sem andar a assar o resto do dia. A questão da capacidade, mesmo para uma eventual jornada de dois dias nem é um grande obstáculo porque se pode prender um segundo saco nos olhais da tampa e duplica-se logo a capacidade.

Quanto à Carradice em si, confesso que achei os acabamentos toscos demais, mesmo para aquilo que estava à espera. O saco é robusto e não se irá desfazer, certamente, mas ainda assim para o preço esperava mais.

Ainda por cima no modelo deste ano tiraram alguns dos detalhes que ajudavam a compor o ramalhete, como a placa de metal e o logo no quadrado reflector. Por isso acho que se estão a deixar levar pela pressão e começam a descarrilar. O pessoal que quer um saco para andar aos tombos até nem ligar mas, por exemplo para mim, é um atalhanço que não gosto. E com a Zimbale a fazer coisas com pormenores mais bem arranjados (como as fivelas de abertura rápida), o argumento maior de que os Carradice são feitos e assinados à mão em Inglaterra começa a não colar tão bem.

Mas pronto, eu sou um bocado picuínhas e ligo a estas coisas...

A malta que tem guarda-lamas nem costuma colocar o bagman para simplificar, a menos que sejam mesmo imperativo. O que tenho visto é a colocação de um pedaço de tubo entre o espigão e o saco (foto), para o rodar para uma posição melhor.

No meu caso estou a prototipar uma espécie de bagman+suporte de olhais+aperto no selim para ajustar o saco ao meu selim que além de não ter olhais, tem os carris de carbono. Vamos ver se está pronto a tempo de testar em ambiente real. :D

petrix
Só se o polícia tiver alergia a bolsas de selim. Mas também se tiver, com isto fica logo em choque anafilático!


A minha foi a Margaret que a coseu. A questão dos pormenores é como respondi à Ângela. Começam a não chegar...
Escolhi a versão preta precisamente por ficar melhor com qualquer uma das bicicletas. :D

Eu acho a Barley do tamanho ideal per se, mas também pela questão da modularidade de lhe poder acrescentar apêndices em situações mais alternativas e especiais. E a marmita, será certamente um dos itens que vai preencher o espaço da minha!
 

pratoni

Well-Known Member
Desculpem colocar esta questão aqui neste tópico, mas penso que as pessoas que têm o tipo de conhecimento que procuro estarão atentas a este tópico.

Existe alguma bolsa de selim que tire partido dos "bag loops" dos brooks que não tenha um aspecto tão... século XIX ou anos 30 do século XX?
 

duchene

Well-Known Member
A pergunta é quase um contra-senso...

Sacos mais modernos são pensados na presunção de que vão ser usados em bicicletas e selins mais modernos, portanto, sem olhais.

Daí que os sistemas de fixação desses sacos menos "vintage" sejam variados, mas raramente contemplem a utilização de olhais como nos Brooks.

Respondendo mais directamente à questão, há milhentos sacos sem este aspecto, feitos com materiais modernos como nylon, velcro e presilhas de plástico mas, do que tenho visto, nenhum deles se fixa em olhais.
 

pratoni

Well-Known Member
...mas, do que tenho visto, nenhum deles se fixa em olhais.

Pois, daí a minha questão....

Eu sei que a minha pergunta pode parecer descabida mas, no meu caso com o butchering e no contexto da bike em que está, o selim não está com um aspecto tão... século XIX, como falei antes, daí poder colocar uma bolsa menos "vintage".

Aliás, actualmente tenho uma bolsa da decathlon que se fixa por velcro no espigão e nos carris do selim com uma cor verde +-fluorescente, que até nem acho que fique assim tão mal.

A questão era mais para saber se existe algo, com um aspecto contemporâneo, que tirasse partido dos olhais, dado que já os tenho...

Por mim, fim de off-topic :)
 

duchene

Well-Known Member
Lá está. Assim de cabeça, nas pesquisas que fiz, não me lembro de ter visto nada do género dos Otrelieb, por exemplo. A fixação mais comum é por velcro e correias, no caso de sacos mais elaborados, ou por apertos nos carris, para sacos mais pequenos ou tool rolls.

Agora também depende muito do tipo de saco que procuras...
 
Espectaculo :D Que grande volta e que grande aventura ;)

Hoje só consegui ler a tua ultima volta mas não vou perder por nada as anteriores :cool:

Força nessas pernas para cumprires os teus objectivos e partilhares conosco ;)
 

angel@

Member
Eu aprecio o aspeto classico da Carradice. A minha mala foi cosida pela Kelly.
Será que veremos a Lynskey no proximo BRM 200 Alto Minho? atenção que as inscrições fecham dia 8 de março.
 

duchene

Well-Known Member
Eu já estive a experimentar a Barley na Lynskey e gostei bastante do resultado. Fica uma fast tourer porreira!

Quanto aos BRM, os últimos dias foram de algum sobressalto em termos físicos. Um susto jeitoso ia deitando por terra grande parte deste ano no que à bicicleta diz respeito.

Mas parece que as coisas vão evoluir favoravelmente por isso, à condição de não chover, espero estar presente em Esposende para o meu primeiro brevet! :)
 

duchene

Well-Known Member
Foi teste feito no meio da tralha, na oficina, só mesmo para ver as proporções. Não tinha grande valor fotográfico.

No sábado vou fazer o gabarit do berço e do suporte de fixação ao selim, e aí deve já dar para fazer umas fotografias do conjunto.
 

Armando

New Member
Foi teste feito no meio da tralha, na oficina, só mesmo para ver as proporções. Não tinha grande valor fotográfico.

No sábado vou fazer o gabarit do berço e do suporte de fixação ao selim, e aí deve já dar para fazer umas fotografias do conjunto.

Sábado??

Quer dizer que a bolsa também da para levar o guarda chuva! :confused::confused::confused:
 

duchene

Well-Known Member
Sábado + chuva = Sábado de volta da bricolage. Não há bicicleta para ninguém! Mas neste caso até acaba por dar jeito...
 

duchene

Well-Known Member
Prova de conceito

ac_strut.jpg


Basicamente este "zingarelho" permitirá adaptar um saco de selim a algo completamente impreparado para tal, como sendo o Tune Speedneedle. Estão ali conjugadas uma série de ideias próprias juntamente com a roda (leia-se, Carradice Bagman) que aliás já foi inventada à muito e até funciona bem.

Agora falta passar ao homem do inox para ser produzido o primeiro protótipo. Menos tosco e com alguns detalhes adicionais do ponto de vista estético e funcional. Se vai estar pronto a tempo da estreia no BRM, isso já não sei... :confused:
 

duchene

Well-Known Member
Aquelas duas placas angulares, apertam os carris, precisamente no ângulo que eles fazem entre o plano da cabeça do espigão e o ponto de inserção na estrutura do selim. Como é uma zona em curva, é bastante resistente e portanto ideal para esta aplicação.
 
Status
Not open for further replies.
Top Bottom