• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Armstrong - o início do fim do mito?

Filipepc

New Member
Bem isto deu uma trabalheira ler.
Li coisas bem pensadas, outras nem tanto.
Por serem mais recentes e estarem aqui a vista vou apenas pegar nos últimos dois companheiros, com os quais concordo e acho que disseram grande parte do que se devia aqui discutir...
Vou tentar ir por partes de forma a não me perder demasiado e ser coerente nas palavras.
Tenho conhecimentos de desporto. Sou praticante de diversas modalidades, dou-me com alguns atletas profissionais...
O real problema está em nós, nós sociedade. Somos fruto da sociedade actual. Na alta competição não pode haver falhas.
Evoluímos, nem que tenha sido cientificamente, os atletas de hoje são diferentes, tal como a sociedade o é.

Não sejamos hipócritas, o doping é uma relaidade, que se assiste dentro de qualquer ginásio, de qualquer grupo de corredores de fim de semana, de qualquer competição regional por mais rasca que seja.
Assisti a N colegas se doparem a meu lado, uns para apenas verem o corpo mais esbelto, outros para vencerem provas, ou até simplesmente melhorarem rapidamente de lesões.

Na alta competição isto é elevado ao máximo. Mas aqui entra a 2 parte do que tenho para comentar. Afinal o que é o doping? Julgo que o cerne da questão está aqui...
Que nenhum de vocês tenha dúvidas que todos tomam. Todos. Uns apenas tomam é o permitido, aquilo que a lei permite e hipocritamente ou não, apoiada em interesses, ou simplesmente estudos, considera permitido. E com isto claro, estão limpos...
Alguns profissionais, aqueles cujo budget é mais elevado, conseguem pois através de especialistas não só arranjar produtos que nem conhecidos ainda são, como programar ao milímetro a data em que podem tomar(embora existam os tais controles surpresa). Ou seja tentam andar à frente do tempo, tal como a polícia reage ao crime( falo de assaltos), a UCI e todas as entidades ciclisticas têm reagido ao presente e na realidade é-lhes difícil estar à frente do futuro.
O problema é quando isto não corre bem, quando os mascarantes e similares produtos por algum motivo( cada corpo tem as suas características e a absorção pode ser mais rápida ou lenta conforme os casos) falham, e lá são eles apanhados nas malhas do doping.
Tenho casos de amigos que tomaram antes de testes e não foram apanhados.
E cada atleta não sendo médico, muitas vezes deixam-se enlear naquela necessidade de produzir resultados, de acreditar que não serão apanhados, existem casos de alguns que acreditam que o que estão a tomar não é doping. Nalguns casos não é( embora sendo), pois estão na lei...
E tudo, mas tudo, concordemos ou não depende da lei.
Como sou até um admirador do AC, sinto-me à vontade para opinar dizendo isto: Até acho que ele tomou o clembuterol. Quando ouvi o caso do contador... lembrei-me logo de um colega meu, que ganhava massa no Inverno e no Verão secava que nem um bacalhau. Então o que vos vou contar é do mais verídico que pode haver. Ele comprava aos montes de frascos deste fármaco, que para quem não souber, é um vasodilatador, que acelera o metabolismo... e vos faz perder muita massa e claro gordura corporal. Aumenta é preocupante mente os batimentos cardíacos. Para que se saiba este fármaco era vendido para os asmáticos, e andou esgotado no mercado, quando o "povo" soube dos milagres que produzia... Provavelmente o AC tomou para perder peso, quiçá acreditando ou que não seria apanhado ou que o médico lhe fornecera algo que não lhe fizesse passar por situações destas.
Quero agora a meio disto dizer que tal como foi dito aqui em cima, independentemente do doping, ninguem tenha duvidas que aqueles homens são a elite, mesmo que não tomasse seriam sempre muito bons, e estariam sempre lá... Não quero agora me alongar neste aspecto pois seria necessário quase que uma aula de doping, para que alguns entendessem como se processa. É que a maioria pensa que o doping é só para bombar e( no caso do ciclismo) subir mintanhas ou sprintar mais rápido, mas não é.

Deixo depois uma dica... Vejam os últimos 15 anos de vencedores do tour, giro e vuelta... A maioria teve problemas com o doping... Ou seja, alguns para ganharem ultrapassam o limite do razoável, arriscam mais do que sabem que podem, na esperança de que não serão apanhados.
Depois como falei anteriormente existem equipas e corredores com capacidade financeira acima de outros, e, nestes casos podem fazer a diferença. Ninguem me leve a mal, eu pensar que foi o que aconteceu com o armstrong( tal como o colega em cima falou). Ele tinha uma equipe de colaboradores provavelmente do melhor do mundo e lá foi fazendo as coisas bem.
Mas pessoal, que ninguem duvide que ele era melhor do que os outros, ele não ganhou 1 vez, ganhou 7. E quanto a isto( e olhem que não era nem sou admirador dele), não podemos opinar nada. E para mim ele ser agora apanhado, lol, é-me igual, pois não altera em nada o que penso. Se mancha a pessoa publicamente? Claro, até porque o povo é cruel... Mas eu assisti a um atleta fenomenal, com uma capacidade de organização, metodologia de treino, e de liderança provavelmente sem precedentes. Um corredor excepcional, que conseguiu inteligentemente ir fazendo as coisas bem feitas, e soube jogar com o que a lei permitia ao limite...A diferença entre a honestidade e a desonestidade em muitos casos está no simples, mas preponderante factor de seres apanhado ou não. E ele em corrida não foi.

Para terminar julgo que tudo passa existir um conceito mais apertado do que é doping, e do que realmente conta como tal ou não... Mas o ser humano é habilidoso, e vai sempre numa sociedade competitiva arranjar forma de dar a volta ao conceito, de contorná-lo e continuar a usar o fruto proibido como alimento diário. Uns mais do que outros, uns mais honestos outros menos, uns ficam-se por comprimidos, outros por batidos, pózinhos, outros já vão para cilclos de anabolizantes, outros fazem tranfusões, enfim...
O limpo obviamente será aquele que usar o que a lei permitir ou aquele que não for apanhado... Neste momento por exemplo o tour foi 99,5% limpo, pois só o Kolobonec certo? é que deu positivo...

Um abraço, e discutam com discursos construtivos e não acusatórios o tópico, que é actual e que é cada vez mais frequente... Tenho miúdos de 16 anos que já se dopam, percebam que o cerne da questão está muito mais além do que o que estamos aqui a discutir. Abraço a todos.
 

fogueteiro

Active Member
Mas ainda se fala disto?

Desculpem a minha frontalidade, mas enterrem definitivamente o assunto! Já disse e continuo a dizer, que quem tem que desvendar o mistério (se é que existe) é o próprio, e tudo que se diga será apenas suposições sem consistência, motivada por muitos e diversos factores.
 

tranquilo

Active Member
Mas fogueteiro, qual é o mal de se discutir este assunto?
Será que não se pode aprender ou desaprender com este tópico?
Será que isto não são notícias relevantes?
Eu sei que não ligas muito ao ciclismo profissional mas nem toda a gente é assim (eu pelo menos não sou). Gosto muito de dar as minhas voltas por aí mas interesso-me muito sobre estas coisas...
Se a discussão for saudável (o que infelizmente nem sempre tem acontecido neste tópico) qual é o problema?

Abraço
 

fogueteiro

Active Member
Tranquilo,

não querendo alimentar discussões que nos levarão a nenhum lado, como podes ver pela tinta virtual que se tem gasto neste assunto, digo-te que te enganas quando dizes que não ligo muito ao ciclismo profissional. Já tive o meu "idolo" que defendia com unhas e dentes, também entrando inclusiamente no fanatismo. Agora não tenho é um favorito, mas sim alguma simpatia por um ou outro ciclista. E para te mostrar, neste tour queria que o Evans ganhasse, não pelo que vale mas sim por ser cota:D:D. É desta maneira descontraída que vejo o ciclismo profissional, mas não deixo de vibrar com aquelas subidas míticas.

Quanto a este assunto, eu faço-te a pergunta, pelo muito que já leste por aqui: Aprendeste o quê? Alteraste a tua prespectiva em relação ao assunto? Mudaste de ideias de que Armstrong se dopou ou não?

Agora uma coisa é certa, nunca um fã dele vai deixar de o ser por se ter dopado, se isso algum dia se provar, nem um que não é (eu incluído) vai algum dia gostar dele e considerá-lo o maior ciclista de todos os tempos. Percebes?

Quando entramos neste campo minado só nos resta a discussão sem sentido porque já tudo foi dito ou inventado, menos o que está escondido, mas esse, e repito, só o sr. o irá fazer, mas é quando quiser.

Este assunto é um pouco como aquele: Qual é melhor, a Campy,Sram ou Shimano: discute-se, discute-se infinitamente ao ponto, inclusivamente da violência verbal, sem resultados práticos.

Dito isto, não me piques mais, pois não falarei mais neste assunto. :D:D:D:D:D:D
 

tranquilo

Active Member
Fogueteiro ainda não aprendi muito mas sem dúvida que este tipo de debates me faz mudar um bocadinho a maneira de pensar em relação a certas coisas, ou pelo menos obrigou-me a pensar mais... e isso para mim é bom.
Digo-te já que já fui bem mais extremista na minha posição em relação ao doping. Não é que o aceite, nem pensar! Mas já percebo melhor o porquê e a necessidade de existir em certos casos.
Acho que opiniões fundamentadas e minimamente pensadas são sempre boas independentemente de irem contra o que penso. Dispenso sempre é comentários que roçam o fanatismo religioso ou do género "este tipo de tópicos dá vontade rir" (que até deu numa discussão bem m*rdosa por PM). Também gostava de saber porque é que a cafeína não é doping mas ainda não consegui perceber.

Não te vou picar mais :D

Um abraço
 

otreblig

Member
Boas,

Por isto...
"A cafeína, que já foi classificada como ilícita, não é mais proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada) desde 2004, quando seus efeitos foram considerados irrisórios no desempenho dos competidores.
“Não existe fundamento científico que comprove que ela aumenta a performance. Ela pode incrementar a performance, com doses pequenas, como uma xícara de café. Mas, em doses altas, vai gerar um tremor e, na maioria dos esportes, o atleta precisa de uma mobilidade fina para desempenhar suas funções”, explica o Dr. Eduardo Henrique De Rose, diretor do Departamento Antidoping do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)."
 

tranquilo

Active Member
Mas a questão não é essa. Não é a cafeína uma das substâncias que é proibida se for encontrada em certas concentrações no organismo? Quer dizer, então a cafeína pode ser usada em pequenas doses (aparentemente onde faz mais efeito) legalmente, mas é proibida em doses maiores onde o efeito já é nefasto?
 

Filipepc

New Member
Boas pessoal.
Pessoalmente acho o tópico interessante, não pelo Armstrong, pois é-me indiferente. Tenho a minha ideia, que já a dei, e sei que é assim que funciona. Não me interessa o atleta, mas sim o conteúdo da temática...
A maioria prefere discutir apenas assuntos sem nexo, ou dar palpites, do que ter uma discussão construtiva.
De certeza que num forum sobre desporto, alguns estão ligado a áreas desportivas. Todos sabemos a realidade do doping, e quem lê este forum, deve sim ter noção, do perigo que existe nele, e as proporções que está a ter...
Não se trata somente de atletas profissionais, mas sim em tudo o que envolva desporto desde o amador ao desportista casual...
Como já referia, o que estiver na lei, não é doping, o que não está é. Ponto final.

Deixo apenas um conselho aos mais jovens que visitem este tópico. O Doping, quando avançamos para anabolizantes tem efeitos a médio e longo prazo devastadores no organismo. Leiam, e informem-se...

Tranquilo o que dizes em cima, vai de encontro ao que já referi... Embora não seja bem assim, pois existem produtos permitidos que estão mais do que comprovados que têm efeitos dúbios, só é doping, aquilo que está legalmente referido como tal. É um tema deveras interessante e perigoso.

Sobre a actualidade, a profissional, apenas acho que muitos hoje têm mais cuidado e tentam não ultrapassar os limites do que a lei permite, mas o uso de certos produtos é uma realidade.
Abraço.
 
Top