Também há lá umas coisitas que poderás ter em conta:
http://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-900-id_8311457.html : ULTRA 900 - Quadro EVO DYNAMIC 850 gramas. Todo o equipamento é semelhante à Mach 720 acrescenta travões 105. Preço 1999,95€, ou seja, mais 900,00€ de quadro com menos 300 gramas
http://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-920-id_8290152.html : ULTRA 920. Acrescenta à anterior grupo ULTEGRA e rodas ksyrium elite. Preço 2599,95€
http://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-ultra-940-id_8290153.html: ULTRA 940. Acrescenta o DI2 ao grupo ULTEGRA e rodas Ksyrium SLR. reço 3499,95€
Uma destas já ponderavas?
Abraço
Bom dia Martins,
Honestamente começo achar que devo transmitir muito mal as minhas ideias quando escrevo porque por muito que escreva parece que não me faço entender…
Volto a reiterar… para ver se agora me entendem… tendo em conta a oferta actual da Decathlon, NÂO COMPRARIA UMA BICICLETA COM QUADRO DE CARBONO NA DECATHLON. A comprar uma bicicleta no Decathlon seria sempre de alumínio! Se achasse que por exemplo a Triban era a bicicleta que melhor se ajustava às minhas necessidades e ao meu orçamento, é que não tinha qualquer problema em comprar…
Agora que já temos esse ponto assente, vamos falar dos 3 exemplos que colocaste aí e do que está a encarecer o preço final:
- Da Match 720 para a Ultra 900 nos 900€ de diferença estás a pagar: 450g a menos de peso, o selim Fizik, o periféricos DEDA Zero, os travões, etc… Ainda assim acho muita fartura para se poder oferecer nesse pacote um quadro de carbono com qualidade (para os meus standards…)
- Da ultra 900 para os modelos superiores pagas grupos e rodas superiores rigorosamente mais nada…
Os modelos de carbono da Ultra para mim seguem a mesma abordagem ao mercado que a Canyon utiliza. Quadros com grupos, rodas e periféricos chamativos a um preço relativamente em conta. Eu sinceramente não vou nessas cantigas… sabes porquê??? Porque me estou completamente nas tintas para andar a mostrar ao vizinho, a este ou aquele que tenho o grupo X,Y,Z ou as rodas A,B,C…
Mas agora vou falar um pouco daquilo que eu escolho para mim. Para começar tenho uma mania… não compro bicicletas em que o fabricante não dê garantia “vitalícia” do quadro… Sei que ao longo dos anos muitas marcas de topo têm vindo a rever a política da garantia vitalícia limitando por X anos a garantia dos quadros e forquetas. Ainda assim sou “marreta” e tenho mais confiança num fabricante que se responsabiliza por qualquer defeito de fabrico que possa surgir ao longo do tempo do que um que limita a sua responsabilidade a 2,3,5,6 anos…
Depois tenho muito claro que numa bicicleta o mais importante é o quadro, para mim pague 10000 ou 1000 por uma bicicleta é isso que estou a comprar… essa é a base! Aliás quem compra um bom quadro que dure sabe que tarde ou cedo vai ter que acabar por ter que trocar os componentes da transmissão ou sabe que num dia qualquer pode ter uma distração passar por um buraco/tampa de esgoto e inutiliza uma roda… normalmente não racha uma forqueta… por isso é que o mais importante para muitos como eu é o quadro… Esses se calhar são aqueles que gastam 3000€ numa bicicleta de carbono que vem com Sora ou Tiagra e com umas rodas “linha branca”. Depois muitos não percebem… ainda o outro dia li aqui no fórum que um user não percebia porque é que havia marcas que montavam certos grupos de entrada de gama em quadros de carbono… porque essas marcas vendem quadros de qualidade acima de tudo isso. Por motivos de escalonamento de preços colocam componentes e rodas menos nobres nos modelos de entrada de gama.
Mas muita gente não pensa assim… pensa é que tem que ter material igual ou o mais parecido ao dos prós… Atenção, se podem e querem, é perfeitamente legitimo… eu próprio em 2009 comprei uma S-Works Tarmac equipada com Dura-Ace porque queria ter uma bicicleta similar à do Contador. O problema é quando se acha que isso se consegue com 3000€… O problema é que em muitos desses casos está-se a começar a casa pelo telhado, compra-se um bicicleta com uma boas rodas e um bom grupo e depois???? Acontece como a muitos que têm SRAM Red, Dura-Ace, Di2, etc… tem que trocar um componente desses e começam a ganir… ou lixam uma roda e ai Jesus… Nestes casos ou acabam por gastar pipas de massa para manter o nível dos componentes num quadro que nem de longe nem de perto tem o mesmo nível ou acabam por começar a fazer downgrades… Na minha óptica mais valia terem dado prioridade ao quadro e depois caso pudessem irem fazendo upgrades… Com isto o que quero transmitir, apesar de muitos acharem que não é assim, é que ter tudo de topo logo à cabeça custa bastante dinheiro… não são 3000 ou 4000… E apenas falo nisto porque sinceramente acho que as prioridades de muitos compradores estão invertidas ou estão mal informados.
Sabes que mais… a ignorância é tanta que quando se discute a “qualidade dos quadros de carbono” fazem-se comparações estupidas com relógios, lcds, motores automóveis, etc… quando se calhar faria mais sentido comparar com uma camisola de lã!
Não tenho por objectivo convencer ninguém mas pelo menos espero que me tenha feito entender.
Abraço