• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

¿Volta Portugal 2011?

Janas

New Member
por acaso calha bem.....

vou passar uns dias a terra......

castelo branco fica a 60 km de casa
Serta fica a 55 km de casa
 
Mas ainda ninguém se apercebeu que a organização da volta está com dificuldades em angariar os patrocínios requeridos para a prova! Se ainda não apresentaram o percurso é porque ainda estão a negociar com as câmaras os finais das etapas, sendo eu do Alentejo vejo bem que as etapas são todas no Norte, mas é lá que estão as pessoas que pagam a volta e não aqui, logo mais vale termos uma volta ao "Norte" que volta nenhuma! Às vezes é preciso ter um bocado de compreensão, os tempos não estão fáceis...

Boas pedaladas
 
@JK_Alentejano
referiste a questão dos patrocínios e referiste muito bem porque a partida/chegada das etapas acontece onde existem as melhores condições (financeiras, logisticas e não só).
Nos últimos anos Viseu tem partidas, chegadas e por vezes CR's como no ano passado e a confirmar-se o percurso deste ano a volta passará novamente por Viseu e porque será?
A C.M. de Viseu e outras entidades locais (provavelmente o Gov. Civil) investem e em boa hora o fazem!
 

Figueiredo

Active Member
Compreendo o argumento apresentado relativamente aos apoios e patrocinios, até porque trabalho na área de realização de eventos e sei perfeitamente que sem os referidos apoios nada se faz... mas olhando assim de relance para as Etapas conseguiram este ano de novo reduzir o País a um quadradinho mais uma etapa na capital, eu até sou um felizardo provavelmente vou poder assistir á Etapa de Oliveira do Hospital é á ultima em Sintra mas não lhe reconheço o titulo de "Volta a Portugal", posso estar a vêr mal a coisa mas existem tantos potênciais patrocinadores a sul do Tejo que secalhar com um pouco de empenho talvez se conseguisse pelo menos uma etapa, mas é mais fácil aproveitar aqueles que já se têm que tentar encontrar novos apoios, mas isto é só a minha opinião a imagem da Volta ficaria a ganhar de certeza...
 

duchene

Well-Known Member
Todos os anos temos a mesma discussão e chegamos quase sempre à mesma conclusão. A "culpa" é das autarquias, já que a Volta é um negócio como qualquer outro. Se em França há lista de espera para receber etapas, aqui os organizadores multiplicam-se em reuniões para pedinchar finais de etapa às autarquias.

E o mapa de etapas é feito com base em quem vai pagando. Seria muito interessante fazer os ciclistas percorrer cenários idílicos no interior do país, mas se não há dinheiro, não há circo...

As autarquias a sul decidiram apostar nos últimos anos nos Rallyes, e em actividades com maior impacto mediático/turístico, por isso é natural que o ciclismo, face à pouca projecção que tem, comparativamente às anteriores, fique de fora das escolhas.

E como gente na rua a aplaudir não significa receita directa... fazem-se as contas e no final recusa-se gentilmente.
 

Figueiredo

Active Member
Pois... mas se recebessem um pouco menos numa das etapas e colocassem nem que fosse um contra-relogio no sul tinham lucro na mesma e a imagem da volta saía a ganhar, mas é só a minha opinião, assim sujeitam-se ás criticas, mas como não sou eu que lhes pago as contas devem-se estar a borrifar, tenho muito boa impressão do Joaquim Gomes mas acho que neste aspecto está a falhar, de qualquer das formas podemos estar a discutir o "sexo dos anjos" pois no site da volta por enquanto apenas aparece a partida de Fafe e chegada a Lisboa...
 

duchene

Well-Known Member
Acredito que já estejam a flexibilizar as negociações, até porque o ano passado perante as notícias que Mondim não teria dinheiro para assegurar a senhora da Graça, foi dito que tudo se resolveria para que a volta não perdesse essa etapa mítica.

Agora também percebo que não seja prático levar a caravana toda ao Sul para fazer o CR numa manhã e depois voltar a levar tudo novamente para Norte, leia-se Lisboa...
 

Figueiredo

Active Member
Eu já disse isto uma vez e fui mal intrepretado o ciclismo enquanto modalidade desportiva não têm expressão nem visibilidade suficiente para atrair grandes patrocinios, a comunidade de cicloturistas/apoiantes/simpatizantes é muito pequena se comparada com outras modalidades e aliada aos casos de doping espalhados pelo mundo inteiro é uma modalidade muito mal vista, mas até é compreensivel ninguém quer o nome associado a escandalos de dopagem... resta então as pequenas autarquias que tentam a todo o custo promoverem-se mas é muito pouco espero sinceramente que com o passar do tempo a imagem associada a esta modalidade melhore e consiga atrair novos apoios caso contrário será o fim da Volta a Portugal e outras demais como se está a vêr...
 
A Volta a Portugal – antevisão do percurso

A Volta a Portugal ganhou forma. É um percurso a norte do país, como a grande maioria das Voltas anteriores, curiosamente incrementado, com um organizador sediado no sul, que ao longo da época apenas realiza provas na sua área de influência.

A corrida irá ser interessante, como o comprova o grau de selectividade das etapas. Em dez , metade têm final em contagens de Montanha, Senhora da Assunção em Santo Tirso (2.ª etapa), Senhora da Graça em Mondim de Basto (3.ª etapa), Gouveia (4.ª etapa) e Torre (8.ª etapa), e o contra-relógio entre Sabugal e Guarda (7.ª etapa) .

Ao iniciar a prova no norte, a prova corre riscos de alguma descaracterização. Não será muito comum assistir-se a duas chegadas selectivas como o são a Senhora da Assunção em, Santo Tirso ( 2ª etapa), e Senhora da Graça ( 3ª etapa), logo no início da Volta.

Valha-nos a primeira etapa, chegada a Oliveira do Bairro, para proporcionar uma rodagem, por pequena que seja, para afrontar as dificuldades seguintes.

Será, por força disso, uma Volta traiçoeira, em que nem todos se irão adaptar.

Com o passar dos anos, a Volta a Portugal cada vez se assemelha mais a uma Volta até o sul do Tejo, limitada com uma incursão pelo Minho, deixando de fora o nordeste transmontano, ao que não será alheio as limitações orçamentais das Câmaras Municipais destas regiões, o que impede a visita da caravana, há já alguns anos.

Por outro lado, com apenas dez dias de corrida, num país tão assimétrico como nosso, não é muito fácil a um organizador levar a prova do Algarve a Trás Os Montes, sem recorrer a grandes neutralizações, sempre indesejadas pelos ciclistas.

Temos, na essência, um percurso duro e selectivo, ao qual não se podem deixar grandes críticas negativas, face ao esforço que representa colocar de pé esta organização.

Mesmo assim, a Volta terá duas estreias : Trofa e Sabugal, ambas com partidas de etapa.

Uma outra novidade terá sido, finalmente, o retorna à Covilhã, depois dos ” arrufos ” entre a edilidade e a organização. E o regresso parece via a dar que falar, pois partindo da Covilhã, os ciclistas darão uma pequena volta de “ aquecimento” para entrarem na Serra via Penhas da Saúde , descem a Manteigas e sobem as Penhas Douradas para depois terminarem de Seia para a Torre pelo Sabugueiro.

Com uma prova tão pequena, o figurino com uma etapa em linha a terminar em Lisboa, não se nos afigura a melhor solução. Melhor seria , se a ultima etapa fosse disputada em c/relógio, o que faria aumentar o nível competitivo.

Eis a nossa previsão :

4 Agosto: Prólogo Fafe
5 Agosto: 1.ª Trofa – Oliveira do Bairro
6 Agosto: 2.ª Ol. Azeméis – Sr.ª da Assunção
7 Agosto: 3.ª V. Castelo – Sr.ª da Graça
8 Agosto: 4.ª Lamego – Gouveia
9 Agosto: 5.ª Oliveira do Hospital – Viseu
10 Agosto: Descanso
11 Agosto: 6.ª Aveiro – Castelo Branco
12 Agosto: 7.ª Sabugal – Guarda (CRI)
13 Agosto: 8.ª Seia – Torre
14 Agosto: 9.ª Covilhã – Sertã
15 Agosto: 10.ª Sintra – Lisboa

PS – esperamos não nos termos enganado nesta antevisão do percurso da Volta .

Fonte: Jornal Ciclismo
 

fogueteiro

Active Member
Seja qual for a razão para que isto aconteça, não deixo de ter pena e sentir saudades daquelas etapas planas de 200 e tal kms sob sol escaldante, de há uns anos atrás.

Lá está novamente o dinheiro a falar mais alto e a meter-se em tudo!!!!
 

CarlosEscorcio

New Member
A nível de dinheiro é preciso muito mais para fazer uma etapa a partir de Portimão do que anda sempre ali naquela zona do norte por motivos de logistica, mover toda a caravana sai caro.

Lembro-me de assistir a muitas etapas a passar em Beja porque passei lá todas as ferias de verão da escola quando era puto. Muitos bidons da ONCE e da Banesto que tinha eheh
 

Jota Almeida

New Member
Etapa da Volta

Boas.
Alguém sabe se este ano há etapa da volta, estamos a menos de um mês e não tenho lido nada sobre a mesma
 
Etapa da Volta 2011
Viseu-Caramulo-Viseu

O Joaquim Gomes esteve há 3 semanas atrás em Viseu a marcar o percurso (76~77kms).
 
A apresentação oficial da Volta a Portugal vai ser amanhã, penso que mais 2 ou 3 dias o site será actualizado com toda a informação, mas parece-me que este ano estão um pouco atrasados, nos anos anteriores já estava colocada no site a informação há bastante tempo... já li algures que com os cortes orçamentais por parte do Governo as autarquias que inicialmente tinham acedido colaborar estão agora com muitas dificuldades em cumprir e infelizmente sem apoios é bem mais dificíl...
 

Jota Almeida

New Member
Pois é, apoios para o ciclismo não há mas se fosse para o futebol eram aos milhões, construir estádios com o dinheiro dos contribuintes e quando queremos ver temos que pagar, como no ciclismo, para se ver não se paga, já não há apoios.
É só um desabafo meu, nada tem a ver com o post.
 

guzz

Member
Eu vou ver pelo menos a etapa seia-torre !!!! O que interressa é irmos todos para a estrada apoiar os ciclistas !!! Fiquem bem
 

N_Rodrigues

New Member
Será impressão minha ... ou a nossa Volta, em termos de equipas, está muito fraquinha?

Fico satisfeito com a vinda da Acqua&Sapone, mas não consigo perceber a vinda de equipas como La Pomme de la Marseille e a Konya Torku - Vivelo (ok que têm os Petrov, mas mesmo assim...)

Será que era muito complicado trazer uma Miche-Guerciotti, ou Androni Giocattoli ou mesmo uma UnitedHealthcare?
 
Top Bottom