• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Xeque à Torre - 184kms - 7h47m - 3350 AC - 16OUT10

Rescaldo Xeque à Torre 16OUT10

Xeque à Torre
184 Kms
7h47m
23.7 media
3350m acumulado

Canhestro - Seia - Sabugueiro - Torre - Covilhã - Unhais da Serra - Vide - Avô - Coja - Canhestro


Numa linda sexta-feira no dia 15OUT10, Sete Anões: Atchim – (Remi), Dunga (Pão Mole), Dengoso (Rik Rok), Feliz (Peregrino), Mestre (JMB), Soneca (Guedes), Zangado (Noddy), mais a Bela Adormecida (Lena) e a Super-Mulher (Filomena), juntaram-se numa pequena Aldeia chamada Canhestro.
Andavam todos zangados uns com os outros, porque o Mestre os obrigou a trabalhar no duro na Serra mais alta de Portugal.
A Bela Adormecida disse logo que não podia, porque tinha pintado as unhas dos pés de vermelho e não queria borrar a pintura.
O Zangado, disse logo que era uma grande oportunidade de vingança e o Soneca ia para aproveitar para dormir no Sabugueiro.
O Atchim apesar de estar constipado levantou o dedo.
O Feliz está sempre presente e teve medo de levar porrada da mulher.
O mafioso Dengoso sempre com as suas negociações lá foi.
O Dunga como não percebeu bem a coisa e arriscou.
A Super-Mulher está sempre pronta para a aventura.
Todos, lá pegaram todos nas pás no dia 16OUT10 e foram a assobiar a cantiga do bandido pela floresta encantada. Calma, todos não. A Bela Adormecida ficou na torre do castelo à espera que o Shrek a viesse beijar e a transforma-se num sapo.
Depois de um belo pequeno-almoço à inglesa, como a típica banana e a Farinha Pensal, todos pegar no seu objecto de trabalho e partiram para a Serra da Estrela.
A manhã estava fresca e o sol a nascer. Todos partimos juntinhos e durante muitos quilómetros foi assim. Todos cantavam e brincavam. Até que o Soneca achou que uma subida com 0,000000069% de desnível era demasiado para ele e deixou-se ficar.
O Atchim com gosta muito dele furou de propósito para que o Soneca pode-se apanhar o grupo. Mas o baril tinha tomado um RedVaca e passou pelo grupo a 299 VC (velocidade caracol). Só o apanhamos na subida de Seia.
Foi em Seia que os anões se chatearam e formaram vários grupos. Julia Pinheiro ainda os chamou ao confessionário para tentar saber o porque da zanga, mas todos estavam concentrados em chegar à Torre em primeiro lugar.
Zangado, Atchim e Mestre tomaram a dianteira, logo de seguida pelos restantes Anões. Soneca ia aproveitando para por o Sono em dia em cima da bicicleta. As subidas era longas e muito acentuadas, mas a farinha branca de neve narinada ao pequeno almoço estava a dar resultados. A placa do sabugueiro apareceu e fez-se a festa da cadeira.
Existia uma cadeira a menos para a quantidade de pessoas. A musica tocou e quando acabou, todos à porrada para conseguir um lugar. Afinal foi o cão que ficou sem cadeira, porque um dos participantes ficou ao colo de outro. Estranho.
Assim que seis dos anões chegaram, mais a super mulher, cagaram no Soneca e partiram. Soneca tinha dito que iria dormir duas horas no Sabugueiro e depois iria tentar a sua sorte numa casa de luz vermelha em Espariz.
Do Sabugueiro até à Torre era cada uma por si. Todos meteram todo o material que tinham. Um do Anões testou talvez o método mais surpreendente de todos visto em ciclismo. A técnica da Malagueta no traseiro. E olhem que resultou durante um bom bocado, mas a malagueta acabou e o rapaz anão também baixou o ritmo.
Zangado e Mestre deixaram Atchim para trás e lá foram os dois a puxaram até quase, quase á meta. Zangado de tanto ter sofrido nos últimos tempos com o Mestre, queria inverter as situações. Queria ser ele o Mestre na Torre e passar o nome de Zangado para o Mestre. Zangado, caladinho, a um quilometro da torre acelerou o ritmo em um quilometro e o Mestre pensou “este já me F#%%$%”. Mas como era o Mestre que tinha a chave do carro, Zangado esperou 15 segundos por mim na rotunda que dá acesso à torre, porque senão já sabia que tinha que vir a pé até à quinta do Conde.
A subida final foi feita a em parceira, mas o Zangado queria mesmo a taça e ganhou por cinco segundo. O Zangado passou rapidamente a hiper feliz sem qualquer sofrimento estampado na cara. De seguida apareceu o Atchim a cinco minutos, depois o Dengoso a dez minutos, Super Mulher e Feliz a quinze minutos e por fim o Dunda a deitar fumo da junta da cabeça a trinta minutos.
Dunda até tinha mesmo pensar em fazer o memo que o Soneca. Ficar a relaxar na Torre e voltar para a casa cogumelo no Canhestro, mas os outros anões lá dos seus dois metros e dezoito disseram logo “nem pensar, precisamos de alguém que empeno a serio. Assim fica fácil para nós”. Dunga não deve ter ouvido bem e deverá ter percebido “ força amigo, estamos aqui para te apoiar”.
A descida da Torre à Covilhã foi o pior empeno deste dia. Estava um frio do caraças e nem a mantinha com a renda nas bordas, serviu para cortar o frio nas bolas. A descida tinha a percentagem de 10% de inclinação e o pescoço ficou com o grande empeno.
Mestre é um paralítico a descer. Quando chegou à Covilhã já os outros Anões tinham crescido quatro centímetros cada um.
Estava previsto almoçar umas farófias em Unhais da Serra. A distância era curta, mas sentíamos que era a subir. Mas com mais um pouco de farinha pensal e da outra, chegamos sem qualquer problema.
Todos os anões se questionavam se estavam em Portugal. A beleza de Unhais da Serra é parecida a uma Suiça ou a uma Brandoa. Parecem quadro pintados por pessoas conhecidas como Miguel Antonio, ou o ainda mais conhecido o mestre da pintura francesa Pica-Miolos.
Nada melhor que Proteína para o almoço. Dunga teve a sorte de ter uma mosca na sopa e fez toda a diferença. Ficou louco e fez o resto em versão Super VC (Super Velocidade Caracol).
O sol estava forte e soube bem ver umas velhas anõas no Restaurante. Tantos quilómetros sem ser ninguém e aguma aquelas beldades mesmo à nossa frente.
Atchim sentia que deveria atacar ali. Bela Adormecida tinha ficado à espera do Shrek e tentou a sua sorte com uma bela anõa de cabelo louco e com botas à cavaleira. Mas esta estava mais interessado no Feliz, que por sua vez viu a Super-Mulher a mandar-lhe uma chávena de café à cabeça com colher incluída. Ficou com a mesma espetada no meio dos olhos. A partir desse momento ficou com mais um nome no Bilhete identidade (Feliz Unicórnio, 35 anos, 23 centímetros de altura, sexo indefinido).
Todos estávamos à espera com alguma ansiedade da parte Unhais da Serra até à Serra do Açor. Era uma longa subida. O treinador do Mestre disse logo “a tua missão é levar os que estiverem com o coração na boca até ao topo da subida”.
Apesar de vários ataques de anões importantes, com do Atchim, Dengoso e feliz, não tiveram muita possibilidade de sucesso. O pelotão controlou-os à distância com o seu comando da TV e pouco depois o grupo estava de novo reunido.
Chegaram ao fim da longa subida quase em pelotão compacto. Quase porque a Super-Mulher, passou de Super a Mulher com Trauma de Joelhos e acabou por ficar para trás. Na descida de 17 quilómetros, que era simplesmente espectacular, de novo Zangado, Atchim e Mestre, fizeram fila indiana e dançaram a dança da chuva, porque o calor era muito.
Rapidamente apareceu uma cadeirinha ao sol em Vide. Era o penúltimo ponto de paragem. Mais umas snifadelas no pó talco e siga. Todos pensavam que a parque final, que era plana, iria ser calma, mas a verdade é que existiu um complô.
Os anões escravizados pelo Mestre à anos, tentaram a revolta. Queriam o Poder, queria o Trono. Todos atacaram e bem o Mestre (excepção para o Dunda e para a Super-Mulher) esses era do partido do Mestre.
Todos atacavam à vez o Mestre à seria. Primeiro o Feliz, depois o Dengoso, depois o Atchim, depois o Zangado, depois o Atchim, depois Dengoso, depois o Feliz, depois o Zangado, depois o Atchim, depois o Zangado. O Mestre já estava tonto. Teve que dar um risco em pleno andamento e acabou por ficar com a cara toda com farinha branca. Acabou por colocar um nariz vermelho e foi fazer uma matine a um colégio em Avô.
Com tantos ataques alguns dos Touros viraram Cordeiros ao fim de algum tempo. Feliz depois de dois ataques, veio com a desculpa que tinha que ir ter com a Super-Mulher. Dengoso atacou tanto que se atacou a ele próprio. Fazia ataques de vinte centímetros e depois acabava a gasolina. Também veio com a desculpa que correu mal em tirar a caixinha de comprimido da camisola de renda que a mãezinha lhe tinha feito para esta aventura espacial.
Só ficaram com gasolina o Zangado, o Atchim e o Mestre, mas com CAb&#$&%&R$ do Zangado e do Atchim continuaram a atacar o Mestre. Queriam mesmo o poleiro. Em cerca de quinze quilómetros atacaram doze vezes à vez. Mas o Mestre aguentou sempre firme a todos os ataques e ainda disse “vejam lá se também não ataco e vocês ficam pregados ao chão”.
Mas como a missão do mestre era de manipular a oposição, ofereceu aos dois, cargos de administradores em cinco empresas diferentes e ficou também a promessa de uma reforma de 50.000 euros mensais para cada um.
Os anões traidores lá se convenceram e vieram calmos até Coja.
Em Coja, paramos mesmo em frente a um Bar do Fumo. Enquanto esperamos uns pelos outros, fumamos umas cenas e atiramos umas pedras às motas que passavam. Faltavam oito quilómetros, mas como em qualquer grande clássica, tinham que passar pela parte do Pavê.
Com umas subidas acentuadas em Pavê as pequenas pernas de alguns anões gritavam. “socorro, tenho os joelho a tocarem-me nos tornozelos”. Mestre pensou “que cambada de anões que tiraram a quarta classe à noite. Não percebem que são anões? Os joelhos estão mesmo junto aos tornozelos”.
Ao fim de quase oito horas úteis em trabalhos forçados, chegaram a casa cogumelo no Canhestro. Bela Adormecida foi apanhada no carro com o Soneca. Felizmente para Atchim que este estava a dormir. Depois de um banho, para alguns quente e para outros frio (tiveram que tiram à sorte, só existia lenha para quatro banhos), foram directamente para o jantar final de curso. No fim todos mandaram os chapéus Pretos para o ar e gritaram até para o Ano.
Obrigado a todos os Anões presentes, à Bela Adormecida e a Super-Mulher
Qualquer semelhança entre a realidade e este texto é a pura da verdade, ou não.
Aguenta a Pressão …..
 
XTBlog.jpg

XT1.jpg

XT2.jpg

XT3.jpg

XT4.jpg

XT5.jpg

XT6.jpg

XT7.jpg

Grafico.jpg

Cartaz640.jpg
 

tranquilo

Active Member
Que aventura!
Muitos Parabéns a todos. Estou roidinho de inveja!

Para o ano a ver se não me escapa um Leiria-Torre ;)
Abraço
 

fogueteiro

Active Member
Parabéns pessoal... e à senhorita em particular.

Tal como o Tranquilo eu também estou roído de inveja. Esse percurso entre a Covilhã e Unhais da Serra e daí para a frente é do melhor que conheço para pedalar.
 
Parabéns pela aventura!
e umas belas fotos para descreverem esta fantástica aventura!
Foi um belo xeque à Torre... praticamente um xeque mate neste tabuleiro de xadrez que é a Serra da Estrela!
PS.: Provaram uma sandes enorme de queijo da serra lá no alto? :cool::) algo que recomendo! eheheh
Também fiz em Agosto uma aventura em solitário ("2 Dias; 2 Conquistas ; 2 Serras: Estrela (Torre) e Caramulo "), deixo o link: AQUI

Boas pedaladas:cool:
Cumps,
Pedro
 
Foi mesmo, mesmo espectacular.
Todo o percurso é lindíssimo.
Fiquei maravilhado com Unhais da Serra e toda a sua envolvência. Parece os Postais da Suíça.
As estradas são magnificas. Com uma excelente qualidade de piso.
Eu sinceramente não retirava, nem colocava mais nada ao percurso.
Está simplesmente fantástico.
Quilometragem ideal, com uma parte de aquecimento com tendência mínima de subida, depois a dureza até ao kms 65, descida e de novo um longa subida Suve e com um fim com tendência de descida, com os 8 kms finais em subida e com algum Pavê.

UMA AUTENTICA CLASSICA MUNDIAL
 

tranquilo

Active Member
Muito Obrigado.

Pedi o percurso porque ainda me vou passar da cabeça este ano! Vou de Leiria a solo e venho de comboio.

Para mim, acho que a altimetria não me assusta. O que assusta é a distância. Vamos ver.

Novamente, muitos parabéns pela viagem (alucinante). Já agora, não apareceu nenhuma bruxa má?

Abraço
 
Por acaso apareceram umas bruxas más a alguns participantes, mas foi nas pernas ;)
Acho que o acumulado total foi mesmo 3600m.

Pode parecer um pouco estranho estar a dizer isto, mas foi das longas distancias que fiz, uma das mais faceis .... e eu já fiz muitas em Estrada e BTT
Acho que percurso está desenhado a facilitar que o homem da mareta não apareça por lá ;)
 

tranquilo

Active Member
Acho que o vosso acumulado foi um bocadinho maior! Lá para os 5000m.

sestrela.jpg


O GoogleEarth não dá acumulados muito correctamente. Peca sempre por defeito (não sei se este peca por excesso mas o mapa de altimetria é MUITO mais detalhado que o do google...)

Mais uma vez parabéns.
 

fogueteiro

Active Member
Tranquilo,

acho que 5000 também é demais:eek::eek:. Mesmo sendo sempre em inclinação, o troço entre Tortosendo e Unhais da Serra e daqui até ao cruzamento que dá para o Alvo da Serra, nunca passa dos 3%, rondando quase sempre os 2%. Está bem que são cerca de 35 kms, mas depois do dito cruzamento aquilo desce que se farta. A subida para a Torre, de Seia, é o percurso mais complicado é certo mas são só 25 kms comparando com os 187 que fizeram.

Pessoalmente, fiz mais ou menos o mesmo trajecto (em termos comparativos) no Verão, e só deu 3000 no meu conta kms. :eek:
 

tranquilo

Active Member
Desculpem o offtopic!

Fogueteiro olha que não! O que se passa com o Google earth é que quando o percurso é muito comprido, ele deve começar a interpolar as subidas e descidas entre pontos cada vez mais distantes e dessa forma perde muitos dados de rampas que embora sejam pequenas quando comparadas com o percurso total, não deixam de contar para o acumulado.

Ora tenta isto:
Pega no link que o jorgemaria deu, que é do gmaps e está todo partido em secções. Exporta para google earth em kml e em cada um dos troços vês o perfil de elevação e vai somando à mão o acumulado.

Eu acabei de fazer isto e olha o resultado da soma das 8 secções:

650+755+1187+502+1121+509+422+194=5340m de acumulado!!!!!

Por isso é que eu costumo usar o ridewithgps, os dados são interpolados em intervalos menores, penso eu!

Abraço
 
Last edited:

tranquilo

Active Member
Pois. Contra factos.... O vosso GPS da a altimetria por dados de GPS ou por barómetro (como o Garmin Edge 500)?? É que também tenho as minhas dúvidas sobre o que acreditar! Mas penso que o barómetro é mais fiável se a meteorologia se mantiver constante :D.
Sim que se lixe o acumulado! Eu normalmente só olho para a distância. O acumulado só me dá chatices!
 
Existiam GPS de todos os modelos e feitios
705, 305, HCX, Polares
Deram todos mais ou menos 36000 AC
Tranquilo granda galo ;)
Mas olha, quando andamos a fazer o Track, dava em quase todos os softwares cerca de 5.000 AC, por isso a teu raciocinio é bom.

Siga para os OneShot 400 kms (brevemente)
 
Top