O Paris-Roubaix e outras fazem parte do ciclismo de estrada, mas são provas à parte e para especialistas.
Diria quase que é uma mistura de estrada com ciclocross...
É como na fórmula 1 a prova do Mónaco. Por alguma coisa os circuitos citadinos foram sendo abandonados. Mais por questões de segurança do que outra coisa. E só aquela é que se têm mantido ao longo do tempo sem ser questionada apenas e só pela tradição da mesma.
Ou seja, só fazem sentido numa óptica de tradição que existe naquele contexto.
Por alguma coisa as etapas desse género também foram sendo abandonadas nos GT's ao longo de muitos anos, se não décadas mesmo...
Este voltar atrás no tempo, revivalismo ou pseudo-retro'ismo, chamem-lhe o que quiserem, veio mais numa tentativa de inovar e ser diferente da outras provas e com isso atrair interesse e espectadores, do que propriamente numa tentativa de melhorar propriamente o desporto e as provas.
É o mesmo que, para tentar inovar, em vez de se criar um novo tipo de carro, foi-se refazer o Mini, o vw beetle, o fiat 500, etc...
Isto não é inovar, é reciclar coisas que já estavam abandonadas só porque não se sabe inventar nada de novo.
Sei que a minha opinião está longe de ser consensual, mas custa-me ver os gajos a apanhar pó ou lama e a "ganir como cães" só porque sim, para isso já bastam as etapas com chuva e neve que é algo mais dificil de controlar/prever...
Para mim caminhos de terra batida não são estradas no século XXI...
Não estou contra corridas tipo o Paris-Rpubaix, estou é contra incluir esse tipo de etapas nos GT's. Para mim não faz sentido...