Ok, pronto então lá vai mais uma vez
para não terem desculpa para não comprar e não começarem a andar.
1º Determinar quais as medidas do ciclista, principalmente a medida que define o tam. do quadro da bicicleta. Determinar as medidas reais (em cm) pois os tamanhos variam de marca para marca e só com as medidas reais é que se pode definir o quadro exacto. Isto é, fiz a medição e deu por ex. 51,8cm, teoricamente seria um quadro tam. 52. Acontece que há marcas em que o quadro 52 tem medida 53,6cm e o 50 tem 51,5cm, neste caso devíamos optar pelo 50 (penso que me estou a fazer entender - espero) o tamanho real do quadro é que conta - não se deixem enganar.
De que vale a pena ter um negócio fantástico se o tamanho da bicicleta não é o indicado, simples perda de tempo, digo eu. Saber o tamanho também mostra que a pessoa já fez algum trabalho de casa. Quem o quiser enganar (e há muitos que querem meter um tam. 56 num individuo de tam. 50 - oh se à) já pensará duas vezes.
2º Estabelecer um orçamento. Olhando à relação qualidade/preço que o mercado oferece penso que até 700/800 euros o mercado de usadas deve ser o preferencial pois conseguem-se excelentes negócios nestes valores (são as bicicletas de quem comprou só porque sim e depois de umas voltas, querem mais e melhor e decidem comprar algo mais caro) - bicicletas com quadro em aluminio. Acima destes valores e até 1500 euros, é uma questão de procurar entre usadas e novas, os bons negócios também acontecem - já se conseguem bicicletas com quadros em carbono bastante jeitosas. Mais de 1500 euros, julgo que já é para quem percebe alguma coisa do assunto e nesse caso a cab€ça decide.
3º Quando se estabelece o orçamento e não se tem nada, devemos levar em linha de conta que ainda temos de comprar - capacete, jersey, calções (bons), luvas (para quem usa), sapatos, pedais (um choradinho na loja ou nas usadas e já estão incluidos nos negócios), duas camaras suplentes e uma bomba e por último um conta quilometros. Com o passar do tempo mais material se pode e deve comprar. Não falo aqui do equipamento para o frio ou chuva.
4º Mesmo para "umas voltas" em minha opinião devemos ter uma bicicleta equipada com o minimo aceitável - senão o prazer de andar vai-se com os "azares" (mudanças a desafinar, empenos, não roda, não funciona, etc, etc). Neste caso o equipamento que julgo satisfazer sem comprometer em nada é o 105 (falo só da shimano), principalmente manetes travão/mudanças e desviador traseiro. Caso as pinças de travão também o sejam, melhor ainda. O resto dos componentes poderá ser inferior (mas não muito
).
5º Para quem começa uma pedaleira com pratos 50-34 e cassete até 28 dentes é o ideal (até sobe paredes). Para quem não sabe são as chamadas pedaleiras compactas.
6º Se a este equipamento minimo juntarmos umas rodas menos más, então ainda melhor.
7º Comprar pela net ou diretamente na loja/vendedor. Para quem começa e não percebe nada, não será pior comprar na loja, assim sempre conhecemos quem nos está a enganar
.
8º Na compra de usadas tenham em atenção o banco (aqueles mais largos e ditos confortáveis) pois já pode ter o modelo do rabo do antigo dono desenhado. Esta situação vê-se pelo desgaste e por possiveis deformações na almofada.
9º se tivermos um amigo/conhecido a que possamos recorrer é sempre uma mais valia.
Espero ter ajudado.
Analisa várias propostas, existem sempre menos maus negócios.
Qualquer pergunta, dispõe.
Boas pedaladas