• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Vintage - aço/steel/acier/acciaio/acero

Vou tentar por uma foto perceptível de cada bicicleta (apenas em aço)

Radior Dame 1940~50
20160703_190201.jpg



Special CNC 1966?
20160221_181212.jpg



Manufrance Raymond Poulidor 1970?
20160509_184838.jpg



Motoconfort 1978?
20160410_195217.jpg



Gitane Interclub 1984
20160214_175126.jpg



Starnord (adolescente) 1985?
20160202_172716.jpg
 

pratoni

Well-Known Member
Tens aí alguma com mudanças no tamanho 53/54 em bom estado?

Posso guardá-la por aqui se te faltar espaço... :p
 
@pratoni
as bicicletas que são para ficarem cá em casa até... começar a faltar espaço para as que vão entrar.

Poderei desfazer de uma ou de outra para libertar espaço, por exemplo para a semana vou receber uma nova (cá em casa).
Em princípio vou despachar a Starnord (mais pequena) e uma destas três: Special CNC ou Motoconfort ou Raymond Poulidor.

Para além das bicicletas que postei em cima ainda tenho uma Trek (btt), duas Decathlon (da minha esposa e da minha filha), a BMC e a Lynskey que ainda não está montada :S
 

Skyforger

Active Member
Bem, tens aí uns belos exemplares....e agora também fiquei muito curioso em relação à tal italiana que está para chegar. O que vem daí?

Pois, o problema é mesmo ter uma garagem grande... :) Há sempre espaço para mais uma bicicleta. Quando vivia num apartamento minúsculo mal tinha espaço para arrumar uma.

Já agora, dás realmente uso a essas bicicletas, na estrada, ou o teu intuito passa mesmo pela colecção?

Outra pergunta...onde fazes negócios? Classificados em Portugal? Compras no estrangeiro?

Entretanto quero ver se tiro umas fotos decentes ao pouco que tenho na garagem neste momento e que encaixe neste conceito.
 
Bem, tens aí uns belos exemplares....e agora também fiquei muito curioso em relação à tal italiana que está para chegar. O que vem daí?

Pois, o problema é mesmo ter uma garagem grande... :) Há sempre espaço para mais uma bicicleta. Quando vivia num apartamento minúsculo mal tinha espaço para arrumar uma.

Já agora, dás realmente uso a essas bicicletas, na estrada, ou o teu intuito passa mesmo pela colecção?

Outra pergunta...onde fazes negócios? Classificados em Portugal? Compras no estrangeiro?

Entretanto quero ver se tiro umas fotos decentes ao pouco que tenho na garagem neste momento e que encaixe neste conceito.

Boas,

a "tal italiana" já deve estar em trânsito e enquanto não a ver pessoalmente (comprei-a num site de usados em França) não revelo a sua identidade... mas aceito palpites!

O objectivo de juntar estas bicicletas é essencialmente para colecção mas quero-as todas funcionais porque se me apetecer vou dar uma volta com qualquer uma delas.

A maior parte compro-as directamente em "vide greniers" ou "brocantes" que basicamente são feiras de material usado (tipo feira da ladra) em Valence (onde vivo) e o resto através da internet (em França e Inglaterra).

No ultimo domingo (mais uma vez) não resisti e "acolhi" mais um exemplar de 2 duas rodas, desta vez uma "demi-course" Gerald Ginet.

Vou tentar colocar umas fotos mais tarde.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Azul celeste da Bianchi? Ou Azul escuro da Gios? ;)

Se souberes de uma specialissima superlegera em celeste em t.54 em boas condições, diz...

Ando atrás de uma já há uns anos...

De tudo o que tens aí, gosto muito da gitane... E essa com umas ligeiras alterações, facilmente se põe a andar a bicicleta Para o dia a dia!, seja para passear ou treinar...

Essa vale a pena, transferir... Esse quadro é muito bom!! E parece estar em bom estado!! É o melhor que tens aí!!


Grande abraço...
 
Azul celeste da Bianchi? Ou Azul escuro da Gios? ;)

Se souberes de uma specialissima superlegera em celeste em t.54 em boas condições, diz...

Ando atrás de uma já há uns anos...

De tudo o que tens aí, gosto muito da gitane... E essa com umas ligeiras alterações, facilmente se põe a andar a bicicleta Para o dia a dia!, seja para passear ou treinar...

Essa vale a pena, transferir... Esse quadro é muito bom!! E parece estar em bom estado!! É o melhor que tens aí!!


Grande abraço...

Não será uma Gios nem uma Bianchi... nota-se muito que gosto de azul? Não fosse eu portista :p

São tantas as marcas italianas que não me importava de ter... Posso adiantar que tem a cor do inimigo (vermelho) :p

A Gitane é a mais recente que tenho e segundo o antigo dono que a comprou nova, não fez mais de 120~150kms em 30 anos! E acredito porque tem os pneus de origem completamente novos.

Actualmente ainda não chegou aos 200km porque só lhe fiz 25kms quando estive na Bretanha (Morlaix).

20160317_183114.jpg



Estou a pensar mudar a fita do guiador e o selim para amarelo para ficar na "onda" da Gitane usada pelo Laurent Fignon

Gitane_Le_Guilloux_060212_2.jpg
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Do fingnon e do zangão!!!:) o zangão também andou muitos anos de gitane!!

O Zangão ou capitão, o meu ídolo!!! Dessa geração!! O HINAULT!!! ;)

Se é vermelha deve vir aí uma Colnago, mas também pode ser de rosa, ou pinarello ou muitas outras.. Assim é difícil adivinhar...

Eu para usar esse quadro no dia a dia.... Para o meu tipo de utilização tinha que colocar uma transmissão mais recente, mudanças nas manetes e um espigao, cockpit, selim diferente... Mas isso sou eu!! Para o meu tipo de utilização no dia a dia!!

Agora mesmo eu se for para colecionar e passear só de vez em quando!!, já não preciso disso... Obviamente!! Quando pegar nela tenho de saber para o que vou!! E no que me vou meter!! Mas sinceramente... A liberdade da bicicleta!! De entrar no inesperado, usar no que quiser e me apetecer!! Lá se vai perder... Dai tem que se ser cauteloso nesse aspecto...

Grande abraço...
 
A mais recente "inquilina" da minha garagem, mudou de dono no passado domingo, normalmente referenciada como "demi-course":

Gerald Ginet (Cycles Ginet) 1976?

20160710_111601.jpg


20160710_111621.jpg


20160710_111654.jpg


20160710_111701.jpg


20160710_111710.jpg


20160710_112022.jpg


20160710_111628.jpg



Julgo que esta bicicleta será dos anos 70 pela informação que encontrei na net e pela inscrição (76) na parte interior do Brooks

Esta Ginet será para acompanhar a Radior quando sair com a minha esposa num passeio mais vintage.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Sim isso é anos 70, late 70s...

Construção em lugos com tubos reynolds..

Gerald ginet e de 1968 faziam quadros para várias marcas incluído a in house brand, Gerald Ginet...

A minha mais antiga que tenho cá em casa e em colecção (toda original) e esta benotto que está nos primeiros minutos deste vídeo...

https://m.youtube.com/watch?v=zxBTVU9JDrA

Esta benotto está toda de origem...

Não a comprei, foi uma herança de família, quem me deixou esta também me deixou uma altis que já a dei a um familiar e deixou-me uma colnago mexico "a preferida dele" que ainda não tive coragem de a montar... Está na caixa... Mas quando a montar já vou colocar mudanças nas manetes!!! Já na benotto não lhe mexo!!

Acho que não devias de vender, nem despachar nada... Uma vez que as compras... Fica com tudo!! Não vendas... Pensa e antes de comprar, para teres sem duvida uma colecção de valor e não teres moinos!!! Agora depois de comprar!!! Não ponhas nada porta fora!! Um bom pai, nunca atira um filho fora de casa!! Falta de espaço não é desculpa!!! Se tens garagem pendura no tecto!!!

Conselho...

De colecionador para colecionador!!!

Grande abraço...
 
Do fingnon e do zangão!!!:) o zangão também andou muitos anos de gitane!!

O Zangão ou capitão, o meu ídolo!!! Dessa geração!! O HINAULT!!! ;)

Se é vermelha deve vir aí uma Colnago, mas também pode ser de rosa, ou pinarello ou muitas outras.. Assim é difícil adivinhar...

Eu para usar esse quadro no dia a dia.... Para o meu tipo de utilização tinha que colocar uma transmissão mais recente, mudanças nas manetes e um espigao, cockpit, selim diferente... Mas isso sou eu!! Para o meu tipo de utilização no dia a dia!!

Agora mesmo eu se for para colecionar e passear só de vez em quando!!, já não preciso disso... Obviamente!! Quando pegar nela tenho de saber para o que vou!! E no que me vou meter!! Mas sinceramente... A liberdade da bicicleta!! De entrar no inesperado, usar no que quiser e me apetecer!! Lá se vai perder... Dai tem que se ser cauteloso nesse aspecto...

Grande abraço...

Lemond e Hinault, outras grandes figuras da Gitane.

Em relação à "italiana" pode ser um das marcas que referiste, ou ser:
-Rossin
-Tommasini
-Fausto Coppi
-Cinelli
-Francesco Moser
-Casati
-Battaglin
-Pellizoli
-etc

Não conto usar nenhuma das bicicletas vintage no dia-a-dia mas quero-as preparadas para serem utilizadas sempre que me apetecer dar uma pequena volta.
 

Skyforger

Active Member
Muito interessante, essa Ginet. Gosto muito dessas "demi-course" ou "randonneuse" francesas. Já há alguns anos que andava à procura de uma num estado razoável, operacional e que me enchesse o olho e encontrei-a há pouco tempo bem perto de casa. Uma Peugeot PL8 de 1972. Pelo caminho ainda tive uma Mercier, uma Bernard Dangre e uma Enik mas foram tiros ao lado...vamos aprendendo.

Estando em França, como me parece que seja o teu caso, torna-se muito mais fácil encontrar variedade em quantidade e em qualidade, a bons preços. Em Portugal não é muito fácil, o ideal é mesmo arranjar um intermediário em França, Itália, Holanda, etc...Sei de quem o faça e conseguem-se negócios fantásticos. Nunca me aventurei a mandar vir do estrangeiro. Gosto de ver o que estou a comprar.

Quanto à italiana que está para chegar, virá daí uma Colnago? Uma Pinarello? Mas, de facto, vermelho pode ser tanta, mas tanta coisa.

Quanto à questão de usar ou não usar este tipo de bicicletas, sou da opinião de que se tenho é para usar. Compreendo e respeito quem as tenha apenas como objecto de colecção e as preserve na garagem, mas eu gosto de dar uso ao que tenho. Se não lhes der uso, perdem o sentido para que foram concebidas. Obviamente que não faço grandes voltas com, por exemplo, a Peugeot. Mas de vez em quando lá deixo as lycras e os sapatos de encaixe de lado e pego na bicicleta para uma voltinha descontraída até à praia.
 

pratoni

Well-Known Member
Por acaso, ao ver este tópico deu-me vontade de tentar de arranjar assim uma antiga, completamente funcional, recuperá-la (se for preciso) e usá-la para as voltinhas planas (por causa da multiplicações normalmente mais pesadas e o peso não ser um factor tão crítico)...
 
Muito interessante, essa Ginet. Gosto muito dessas "demi-course" ou "randonneuse" francesas. Já há alguns anos que andava à procura de uma num estado razoável, operacional e que me enchesse o olho e encontrei-a há pouco tempo bem perto de casa. Uma Peugeot PL8 de 1972. Pelo caminho ainda tive uma Mercier, uma Bernard Dangre e uma Enik mas foram tiros ao lado...vamos aprendendo.

Estando em França, como me parece que seja o teu caso, torna-se muito mais fácil encontrar variedade em quantidade e em qualidade, a bons preços. Em Portugal não é muito fácil, o ideal é mesmo arranjar um intermediário em França, Itália, Holanda, etc...Sei de quem o faça e conseguem-se negócios fantásticos. Nunca me aventurei a mandar vir do estrangeiro. Gosto de ver o que estou a comprar.

Quanto à italiana que está para chegar, virá daí uma Colnago? Uma Pinarello? Mas, de facto, vermelho pode ser tanta, mas tanta coisa.

Quanto à questão de usar ou não usar este tipo de bicicletas, sou da opinião de que se tenho é para usar. Compreendo e respeito quem as tenha apenas como objecto de colecção e as preserve na garagem, mas eu gosto de dar uso ao que tenho. Se não lhes der uso, perdem o sentido para que foram concebidas. Obviamente que não faço grandes voltas com, por exemplo, a Peugeot. Mas de vez em quando lá deixo as lycras e os sapatos de encaixe de lado e pego na bicicleta para uma voltinha descontraída até à praia.

Confesso que começo a ficar viciado neste mundo das bicicletas vintage porque a cada vez que procuro informação descubro muita coisa nova (para mim) desde materiais, técnicas, corredores, etc

Como já referi antes, também sou da opinião se tenho as bicicletas em casa, são para serem usadas (com moderação) porque elas foram pensadas/criadas para circular.

Se quiseres algum componente ou mesmo um quadro/bicicleta que esteja em França diz-me, porque se puder ajudar... o único senão é o valor dos portes de França para Portugal mas há negócios que compensam para além de ser muito difícil de encontrar alguns modelos em Portugal.


A "italiana", segundo o mail que recebi à pouco, chega na 6ª feira (5ª é feriado aqui) e quando chegar tiro uma foto.
 
Por acaso, ao ver este tópico deu-me vontade de tentar de arranjar assim uma antiga, completamente funcional, recuperá-la (se for preciso) e usá-la para as voltinhas planas (por causa da multiplicações normalmente mais pesadas e o peso não ser um factor tão crítico)...

Não te metas nisto!

isto é viciante! :p

Digo-te o mesmo que disse ao @skyforger, se puder ajudar caso queiras algum exemplar de 2 rodas que por aqui passeia.
 

pratoni

Well-Known Member
Pois, para mim teria de ser um tamanho 53/54 o que, no mercado de usados (não estou a falar das vintages porque não tenho conhecimento de causa), até é um tamanho relativamente fácil de encontrar por causa da lógica das lojas historicamente empurrarem o 54 para todos, porque é o que está disponível...

@Delamadera no meu caso teria de encontrar algo mesmo low cost (i.e. "velho", pelo menos aos olhos do vendedor) para não justificar grande despesa, mas já reparei que tu andas atrás de coisas mesmo decentes, ou seja "antigas"...
 

Skyforger

Active Member
Por acaso, ao ver este tópico deu-me vontade de tentar de arranjar assim uma antiga, completamente funcional, recuperá-la (se for preciso) e usá-la para as voltinhas planas (por causa da multiplicações normalmente mais pesadas e o peso não ser um factor tão crítico)...

pratoni, pois, eu tiro partido precisamente por viver a poucos metros de uma ciclovia que se estende por dezenas de kms de planura, ideal para passear nestas bicicletas. No entanto, tenho em mente aventurar-me por caminhos mais acidentados, mas a seu tempo e só depois de lhe fazer algumas modificações e de ganhar confiança na bicicleta e ter a certeza de que a mesma não se desintegra a meio da volta :)

O que é para ti low cost? Os valores a que se arranjam estas bicicletas não têm comparação com o mercado novo/moderno. Claro que também as há que valem centenas e milhares de euros, mas não será isso que procuras nem é isso que eu e, penso, o Delamadera procura. Com alguma paciência, algum conhecimento, alguma pesquisa e alguma sorte à mistura, conseguem-se achados interessantes e, quanto a mim, é aí que está um dos fascínios deste mundo do "vintage", do antigo, da ferrugem, do aço ou do que lhe queiram chamar.

Quanto a tamanhos, acredita que é mais fácil encontrares um 56 ou um 58 do que um 52 ou 54, principalmente se procurares em França ou na Holanda. O que, dependendo do tipo de bicicleta, não quer dizer que um 56 seja desajustado de alguém que usa o 54 em quadros modernos. Geometrias diferentes, lógicas de construção diferentes, épocas diferentes, etc..


Delamadera, é realmente um mundo viciante e fascinante. É que ao pesquisares sobre estas bicicletas, acabas por encontrar e assimilar muita informação sobre a própria história do ciclismo e essa descoberta e aprendizagem torna-se apaixonante.

Quanto ao mercado francês, consegues dar-me umas dicas de onde procurar...isto para balizar um pouco a pesquisa. Já tenho feito algumas pesquisas no leboncoin e num ou outro fórum, mas nada de muito exaustivo porque acabo sempre por perder o interesse precisamente devido à questão dos portes e da distância. Podes enviar por pm.

Ainda há poucas semanas estive em Paris e achei curioso a quantidade de bicicletas espalhadas pelas ruas que em Portugal seriam vendidas de forma estupidamente inflacionada. Falo de Peugeot, Mercier, Bobet, Motobecane, etc...
 
Top