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Upgrade para Rodas em Carbono com travões de pinça, vale a pena?

Dário Braga

New Member
Olá malta,

Para contextualizar: tenho uma Van Rysel EDR AF 105 que comprei em segunda mão o ano passado. A bike já vinha com alguns upgrades (espigão, guiador e avanço em carbono, todos de marcas chinesas). Depois disso ainda arranjei um selim sugerido por Bikefit e troquei os pneus para uns Continental GP5000S TR.

Tenho vontade de continuar a fazer upgrades mas ao mesmo tempo fico na dúvida se vale a pena continuar a investir nesta bike.

Um dos upgrades que gostava de fazer era para umas rodas de carbono com 50mm (vou ser sincero, é mais pela estética). O problema é que teriam de ser de travões de pinça. Estou ciente das desvantagens na travagem das rodas de carbono.

Apesar de ser um tipo um pouco maluco a andar e já ter levado alguns sustos por casa dos travões de pinça, felizmente, ainda não tive nenhum acidente com a bicicleta de estrada, mesmo andado na chuva. No inicio estranhei mas depois habituei. Principalmente estando acostumado a usar travões de disco com 4 pistões na bike de BTT.

O meu orçamento é um pouco limitado. Se fosse a gastar seria um máximo de 500€. Isso significa que provavelmente terei de considerar opções usadas ou explorar marcas chinesas como a ELITEWHEELS. https://pt.aliexpress.com/item/1005...sea!PT!2484905683!&curPageLogUid=vkdv9JFPoBCn

Já pensei em vender a bike e juntar mais um bocado mas não sei se tenho paciência para esperar tanto tempo com o processo de venda + juntar papel e depois encontrar uma coisa que gostava e ao preço que posso pagar. Se fosse a comprar gostava de montar uma bike ao meu gosto com peças vindas da china. (peço desculpa à malta que é anti-china).

Gostava de saber o que acham, principalmente para quem já fez um upgrade destes, arrependeram-se? As rodas de carbono de aro são assim tão más em comparação às de alumínio ou é algo com que se vive?
 

pratoni

Well-Known Member
Rodas de carbono para travão de pinças só mesmo de uma boa marca.

Chinesices ou marcas menos conhecidas, ainda por cima se és "maluco" a andar, mais cedo ou mais tarde vai dar raia.

Se é pela estética, tenta ver umas que tenha a pista de travagem em alumínio e o resto em carbono. Sempre são mais seguras.

Sei que a shimano e a mavic tinham modelos assim, mas já não devem andar à venda. Pode ser que se encontre alguma loja com material NOS ("new old stock")...
 

Dário Braga

New Member
Rodas de carbono para travão de pinças só mesmo de uma boa marca.

Chinesices ou marcas menos conhecidas, ainda por cima se és "maluco" a andar, mais cedo ou mais tarde vai dar raia.

Se é pela estética, tenta ver umas que tenha a pista de travagem em alumínio e o resto em carbono. Sempre são mais seguras.

Sei que a shimano e a mavic tinham modelos assim, mas já não devem andar à venda. Pode ser que se encontre alguma loja com material NOS ("new old stock")...

Não tenho problema em comprar "chinesices" desde que seja de marcas conhecidas e confiáveis, como seria a ELITEWHEELS ou WINSPACE. Se for marcas que não "conheço" ou que não há quase reviews, aí sim, esquece.... Já andei a ver outras marcas mas é como tu dizes, não há. O que há anda à volta de 1000€, não faz sentido investir tanto em uma coisa descartável e numa bike que não vale sequer isso. A ideia era daqui a 2 anos dar o salto para uma bike full carbon de disco.
 

np10

Well-Known Member
Não tenho problema em comprar "chinesices" desde que seja de marcas conhecidas e confiáveis, como seria a ELITEWHEELS ou WINSPACE. Se for marcas que não "conheço" ou que não há quase reviews, aí sim, esquece.... Já andei a ver outras marcas mas é como tu dizes, não há. O que há anda à volta de 1000€, não faz sentido investir tanto em uma coisa descartável e numa bike que não vale sequer isso. A ideia era daqui a 2 anos dar o salto para uma bike full carbon de disco.
ELITEWHEELS e estás muito bem servido..
 

cou7inho

Well-Known Member
Olá malta,

Para contextualizar: tenho uma Van Rysel EDR AF 105 que comprei em segunda mão o ano passado. A bike já vinha com alguns upgrades (espigão, guiador e avanço em carbono, todos de marcas chinesas). Depois disso ainda arranjei um selim sugerido por Bikefit e troquei os pneus para uns Continental GP5000S TR.

Tenho vontade de continuar a fazer upgrades mas ao mesmo tempo fico na dúvida se vale a pena continuar a investir nesta bike.

Um dos upgrades que gostava de fazer era para umas rodas de carbono com 50mm (vou ser sincero, é mais pela estética). O problema é que teriam de ser de travões de pinça. Estou ciente das desvantagens na travagem das rodas de carbono.

Apesar de ser um tipo um pouco maluco a andar e já ter levado alguns sustos por casa dos travões de pinça, felizmente, ainda não tive nenhum acidente com a bicicleta de estrada, mesmo andado na chuva. No inicio estranhei mas depois habituei. Principalmente estando acostumado a usar travões de disco com 4 pistões na bike de BTT.

O meu orçamento é um pouco limitado. Se fosse a gastar seria um máximo de 500€. Isso significa que provavelmente terei de considerar opções usadas ou explorar marcas chinesas como a ELITEWHEELS. https://pt.aliexpress.com/item/1005002634974978.html?spm=a2g0o.productlist.main.11.588953a0JugXZK&algo_pvid=9110bbf1-7386-43d7-9d01-8a11569c3bb9&algo_exp_id=9110bbf1-7386-43d7-9d01-8a11569c3bb9-5&pdp_npi=4@dis!EUR!639.12!479.34!!!680.20!!@2103011117025841887783087e68ef!12000021497680651!sea!PT!2484905683!&curPageLogUid=vkdv9JFPoBCn

Já pensei em vender a bike e juntar mais um bocado mas não sei se tenho paciência para esperar tanto tempo com o processo de venda + juntar papel e depois encontrar uma coisa que gostava e ao preço que posso pagar. Se fosse a comprar gostava de montar uma bike ao meu gosto com peças vindas da china. (peço desculpa à malta que é anti-china).

Gostava de saber o que acham, principalmente para quem já fez um upgrade destes, arrependeram-se? As rodas de carbono de aro são assim tão más em comparação às de alumínio ou é algo com que se vive?
Acho que a principal questão é mesmo perceberes se vale a pena investires nessa bicicleta.
Mas também sou sincero, se as opções são investires nessa ou montares uma vinda da china então investe nessa.
O orçamento que tens não dá para grande coisa. Dá para umas de carbono da china? Capaz, nem estou por dentro do assunto. São uma boa compra? Eu não sou defensor disso, mas conheço quem tenha e, tanto quanto sei, estava satisfeito.
Eu há dois anos estava na mesma situação que tu, também queria trocar as rodas da minha SuperSix Evo. Mas como sei que nunca me vou desfazer da bicicleta sabia que valia a pena o investimento numas rodas. Mas como não tinha orçamento para umas de carbono decentes acabei por comprar umas de alumínio decentes, DT SWISS OXIC 32mm.
 

invoid

Active Member
Acho que a principal questão é mesmo perceberes se vale a pena investires nessa bicicleta.
Mas também sou sincero, se as opções são investires nessa ou montares uma vinda da china então investe nessa.
O orçamento que tens não dá para grande coisa. Dá para umas de carbono da china? Capaz, nem estou por dentro do assunto. São uma boa compra? Eu não sou defensor disso, mas conheço quem tenha e, tanto quanto sei, estava satisfeito.
Eu há dois anos estava na mesma situação que tu, também queria trocar as rodas da minha SuperSix Evo. Mas como sei que nunca me vou desfazer da bicicleta sabia que valia a pena o investimento numas rodas. Mas como não tinha orçamento para umas de carbono decentes acabei por comprar umas de alumínio decentes, DT SWISS OXIC 32mm.
O hambini faz óptimas reviews a rodas. Fala muito bem das winspace e outras chinesas. Há produtos chineses de qualidade, tanto é que muitas empresas de renome produzem lá.
 

JBG

Well-Known Member
@Dário Braga eu não gastaria tanto dinheiro numas rodas para essa bicicleta, muito menos com tanto perfil.
Se já apanhaste sustos com os travões em rodas de aluminio, digo já que rodas de carbono travam bem pior, então em molhado são abrandadores.

Nessa montagem umas boas rodas de aluminio com perfil na casa dos 35 mm ainda vá lá, mais que isso não.

Campagnolo Scirocco por exemplo, na casa dos 250€. Tem algum perfil e não custam nenhuma fortuna.
Mesmo assim acho que é um upgrade questionável, não deves ganhar mto em relação às rodas Fulcrum que a bicicleta trazia.

Scirocco-C17-WH18-SCCFRB_800x800.jpg


Para questões estéticas e emocionais não precisas de aconselhamento, apenas alerto que qt maior o perfil maior a influencia dos ventos laterais nas rodas, especialmente a alta velocidade.

Resposta: Não, não vale a pena.
 

nunokas

Well-Known Member
@Dário Braga eu não gastaria tanto dinheiro numas rodas para essa bicicleta, muito menos com tanto perfil.
Se já apanhaste sustos com os travões em rodas de aluminio, digo já que rodas de carbono travam bem pior, então em molhado são abrandadores.

Nessa montagem umas boas rodas de aluminio com perfil na casa dos 35 mm ainda vá lá, mais que isso não.

Campagnolo Scirocco por exemplo, na casa dos 250€. Tem algum perfil e não custam nenhuma fortuna.
Mesmo assim acho que é um upgrade questionável, não deves ganhar mto em relação às rodas Fulcrum que a bicicleta trazia.

Scirocco-C17-WH18-SCCFRB_800x800.jpg


Para questões estéticas e emocionais não precisas de aconselhamento, apenas alerto que qt maior o perfil maior a influencia dos ventos laterais nas rodas, especialmente a alta velocidade.

Resposta: Não, não vale a pena.


Isto.
E de um "maluco" a descer para outro, garanto-te que sentirás mais as rajadas de vento a fazer das suas em perfis acima de 35mm.
 

ajsn91

Active Member
Não tenho problema em comprar "chinesices" desde que seja de marcas conhecidas e confiáveis, como seria a ELITEWHEELS ou WINSPACE. Se for marcas que não "conheço" ou que não há quase reviews, aí sim, esquece.... Já andei a ver outras marcas mas é como tu dizes, não há. O que há anda à volta de 1000€, não faz sentido investir tanto em uma coisa descartável e numa bike que não vale sequer isso. A ideia era daqui a 2 anos dar o salto para uma bike full carbon de disco.
Tenho umas Winspace Lun 45mm, aquelas que têm a pista com aquela textura com uns cortes, até agora 5*, nunca me deram qualquer problema, são leves, rápidas e bonitas :)

A verdade é que nunca andei à chuva com elas, mas porque não ando à chuva mesmo, nem andava com alumínio nem ando com carbono, mas pelo menos em tempo seco, não noto diferença para as várias que experimentei em alumínio em travagem (isto com calços Swisstop em ambos os casos).

Uns travões Shimano duplo pivot (das ultimas gerações), com uns bons calços, numas rodas com a mais recente tecnologia na pista (como é o caso das Winspace ou outros exemplos) vão travar bem. Claro que com chuva não sei se se mantém exatamente assim, mas como nunca andei com elas a chover não te posso ajudar sobre se realmente se nota perda na travagem ou não, imagino que se note, mas os cortes que a pista tem são mesmo para isso, para ajudar a limpar a água que a pista tenha mais rapidamente, também foi isso que vi nas reviews que vi sobre elas.

Sobre o perfil, com 45mm nunca notei nada de especial, uma rajada ou outra muito forte daquelas que se apanham de repente de lado numa viragem ou assim claro que se nota sempre, mas a não ser que fosse sem as mãos no guiador :cool:, acho que nunca apanhei nenhum susto por causa disso.
 

pratoni

Well-Known Member
Tenho umas Winspace Lun 45mm, aquelas que têm a pista com aquela textura com uns cortes, até agora 5*, nunca me deram qualquer problema, são leves, rápidas e bonitas :)

A verdade é que nunca andei à chuva com elas, mas porque não ando à chuva mesmo, nem andava com alumínio nem ando com carbono, mas pelo menos em tempo seco, não noto diferença para as várias que experimentei em alumínio em travagem (isto com calços Swisstop em ambos os casos).

Uns travões Shimano duplo pivot (das ultimas gerações), com uns bons calços, numas rodas com a mais recente tecnologia na pista (como é o caso das Winspace ou outros exemplos) vão travar bem. Claro que com chuva não sei se se mantém exatamente assim, mas como nunca andei com elas a chover não te posso ajudar sobre se realmente se nota perda na travagem ou não, imagino que se note, mas os cortes que a pista tem são mesmo para isso, para ajudar a limpar a água que a pista tenha mais rapidamente, também foi isso que vi nas reviews que vi sobre elas.

Sobre o perfil, com 45mm nunca notei nada de especial, uma rajada ou outra muito forte daquelas que se apanham de repente de lado numa viragem ou assim claro que se nota sempre, mas a não ser que fosse sem as mãos no guiador :cool:, acho que nunca apanhei nenhum susto por causa disso.
Consegues mostrar quais são (link)?
 

ajsn91

Active Member
Já agora lembrei-me que já em algum tópico se tinha falado sobre rodas de carbono, e fui procurar, até tens fotos das minhas lá:

Gosto das minhas mas claro que preferia ter umas Bora WTO, eram as escolhidas se não houvesse limite de orçamento, pois estão muito acima de tudo o resto em rim brake (também custam uns 2mil€! :eek:). Mas sem ser essas, não tenho dúvidas que as chinesas Winspace, Farsports entre outras do género, são bem melhores que muitas de marcas "não chinesas" a custarem o dobro, seja para rim brake ou discos, basta procurar comparações, reviews, problemas reportados e como essas marcas lidam com eles, garantias, etc por essa internet fora. E hoje em dia há marcas dessas "chinesas" que dão 10-0 às mais conhecidas, principalmente em serviço pós venda/suporte.
 

nunokas

Well-Known Member
Já agora lembrei-me que já em algum tópico se tinha falado sobre rodas de carbono, e fui procurar, até tens fotos das minhas lá:

Gosto das minhas mas claro que preferia ter umas Bora WTO, eram as escolhidas se não houvesse limite de orçamento, pois estão muito acima de tudo o resto em rim brake (também custam uns 2mil€! :eek:). Mas sem ser essas, não tenho dúvidas que as chinesas Winspace, Farsports entre outras do género, são bem melhores que muitas de marcas "não chinesas" a custarem o dobro, seja para rim brake ou discos, basta procurar comparações, reviews, problemas reportados e como essas marcas lidam com eles, garantias, etc por essa internet fora. E hoje em dia há marcas dessas "chinesas" que dão 10-0 às mais conhecidas, principalmente em serviço pós venda/suporte.

Essa gama Lún da Winspace tem umas belas specs para o preço. Como é a fiabilidade desses cubos?
 

ajsn91

Active Member
Essa gama Lún da Winspace tem umas belas specs para o preço. Como é a fiabilidade desses cubos?
Até agora nunca foi preciso qualquer manutenção em nada e continuam a andar igual como no primeiro dia, esperemos que assim continuem :)
Mas como disse antes, também não devo ser o melhor exemplo para comprovar a fiabilidade de rodas. (faço poucos kms, nunca andaram à chuva, etc).
 

CarlosSilva

Active Member
Olá malta,

Para contextualizar: tenho uma Van Rysel EDR AF 105 que comprei em segunda mão o ano passado. A bike já vinha com alguns upgrades (espigão, guiador e avanço em carbono, todos de marcas chinesas). Depois disso ainda arranjei um selim sugerido por Bikefit e troquei os pneus para uns Continental GP5000S TR.

Tenho vontade de continuar a fazer upgrades mas ao mesmo tempo fico na dúvida se vale a pena continuar a investir nesta bike.

Um dos upgrades que gostava de fazer era para umas rodas de carbono com 50mm (vou ser sincero, é mais pela estética). O problema é que teriam de ser de travões de pinça. Estou ciente das desvantagens na travagem das rodas de carbono.

Apesar de ser um tipo um pouco maluco a andar e já ter levado alguns sustos por casa dos travões de pinça, felizmente, ainda não tive nenhum acidente com a bicicleta de estrada, mesmo andado na chuva. No inicio estranhei mas depois habituei. Principalmente estando acostumado a usar travões de disco com 4 pistões na bike de BTT.

O meu orçamento é um pouco limitado. Se fosse a gastar seria um máximo de 500€. Isso significa que provavelmente terei de considerar opções usadas ou explorar marcas chinesas como a ELITEWHEELS. https://pt.aliexpress.com/item/1005002634974978.html?spm=a2g0o.productlist.main.11.588953a0JugXZK&algo_pvid=9110bbf1-7386-43d7-9d01-8a11569c3bb9&algo_exp_id=9110bbf1-7386-43d7-9d01-8a11569c3bb9-5&pdp_npi=4@dis!EUR!639.12!479.34!!!680.20!!@2103011117025841887783087e68ef!12000021497680651!sea!PT!2484905683!&curPageLogUid=vkdv9JFPoBCn

Já pensei em vender a bike e juntar mais um bocado mas não sei se tenho paciência para esperar tanto tempo com o processo de venda + juntar papel e depois encontrar uma coisa que gostava e ao preço que posso pagar. Se fosse a comprar gostava de montar uma bike ao meu gosto com peças vindas da china. (peço desculpa à malta que é anti-china).

Gostava de saber o que acham, principalmente para quem já fez um upgrade destes, arrependeram-se? As rodas de carbono de aro são assim tão más em comparação às de alumínio ou é algo com que se vive?de quem anda nisto há umas décadas: marimba-te no "look" da bike e monta mas é travões de disco, segurança acima de tudo.

Olá malta,

Para contextualizar: tenho uma Van Rysel EDR AF 105 que comprei em segunda mão o ano passado. A bike já vinha com alguns upgrades (espigão, guiador e avanço em carbono, todos de marcas chinesas). Depois disso ainda arranjei um selim sugerido por Bikefit e troquei os pneus para uns Continental GP5000S TR.

Tenho vontade de continuar a fazer upgrades mas ao mesmo tempo fico na dúvida se vale a pena continuar a investir nesta bike.

Um dos upgrades que gostava de fazer era para umas rodas de carbono com 50mm (vou ser sincero, é mais pela estética). O problema é que teriam de ser de travões de pinça. Estou ciente das desvantagens na travagem das rodas de carbono.

Apesar de ser um tipo um pouco maluco a andar e já ter levado alguns sustos por casa dos travões de pinça, felizmente, ainda não tive nenhum acidente com a bicicleta de estrada, mesmo andado na chuva. No inicio estranhei mas depois habituei. Principalmente estando acostumado a usar travões de disco com 4 pistões na bike de BTT.

O meu orçamento é um pouco limitado. Se fosse a gastar seria um máximo de 500€. Isso significa que provavelmente terei de considerar opções usadas ou explorar marcas chinesas como a ELITEWHEELS. https://pt.aliexpress.com/item/1005002634974978.html?spm=a2g0o.productlist.main.11.588953a0JugXZK&algo_pvid=9110bbf1-7386-43d7-9d01-8a11569c3bb9&algo_exp_id=9110bbf1-7386-43d7-9d01-8a11569c3bb9-5&pdp_npi=4@dis!EUR!639.12!479.34!!!680.20!!@2103011117025841887783087e68ef!12000021497680651!sea!PT!2484905683!&curPageLogUid=vkdv9JFPoBCn

Já pensei em vender a bike e juntar mais um bocado mas não sei se tenho paciência para esperar tanto tempo com o processo de venda + juntar papel e depois encontrar uma coisa que gostava e ao preço que posso pagar. Se fosse a comprar gostava de montar uma bike ao meu gosto com peças vindas da china. (peço desculpa à malta que é anti-china).

Gostava de saber o que acham, principalmente para quem já fez um upgrade destes, arrependeram-se? As rodas de carbono de aro são assim tão más em comparação às de alumínio ou é algo com que se vive?
Conselho de quem anda nisto há umas décadas: marimba-te no "look" da bike e monta mas é travões de disco, segurança acima de tudo.
 
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