• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Trilhadela em buraco

Pois bem, hoje no meu treino diário, seguia eu descansado quando de repente... Um grande buraco trilhou--me o pneu de trás. O meu receio é o de danificar a roda ou a escora do quadro. Há risco de a escora empenar? Eu estive a ver e parece que está tudo direito mas mesmo assim tenho um certo receito. A bike é uma Scott CR1 com quadro de carbono. Já não é a primeira vez que tal acontece mas nunca caí num buraco tão grande.

Obrigado pelas respostas.
 

Marcos200

Member
Caro colega,

Em escoras de carbono nao tens o risco de a escora empenar, já que o carbono nao sofre de deformaçao plastica, ou seja, o carbono tem resiliencia.

O carbono nao deforma permanetemente ( deformaçao plastica) mas apenas momentaneamente sofre deformaçao elastica ( regime de deformaçao onde o material deforma mas volta ao seu estado iniciall) . O que pode acontecer ao carbono é algo bastante grave, que sao as estaladelas/ rachadelas.

Apartir do momento em que o carbono sofre um impacto e deforma, se passar um determinado limite de deformaçao ( limite elastico) nao recupera e quebra.

Agora o que mais interessa:

Nao empena , mas parte ou estala, Portanto devido a essa caracteristica deves verificar com bastante atençao se nao estalou , nem que seja um risco aparentemente insignificante, tem tendencia a aumentar com o tempo. Se nada encontrares , entao nao foi desta.

Mas nao sou especialista em quadros de Carbono, isto é apenas do que me lembro das propriedaades dos materias, alguem aqui mais entendido, que de uma ajuda ou faça a correçao s.f.f

Obr
 
Top