comparativo Grupos
Olá Companheiros da Estrada!!
Vou deixar a minha experiência/opinião (humilde) unicamente baseada nas minhas sensações e factos na Kilometragem... Já tive os 3 grupos Dura-Ace 10v, Red, Record 10v.
"quando ainda era Cadete perguntei a um Sr. com 50 e tal anos que marca era aquela Dura-Ace? ao qual ele me respondeu - Dura-Ace é Dura-Ace, Filho..."
RED - Bom o Red, simplesmente não gosto. Não ligo muito á questão do peso porque quem lá tiver que ficar com 7 kg ou com 6 kg fica na mesma, e o Red acho que é um Rival com pecinhas de Carbono extra e um pedaleiro de carbono, não me deu problemas de funcionamento no entanto a durabilidade da cassete e corrente é baixa (muito baixa), a comutação das velocidades parece funcionar a martelo e quanto ao pedaleiro o efeito "chapada" da mudança da frente tirou-me a corrente umas quantas vezes para fora (não, não está desafinado o Sr. Manuel Batista mecânico do Tavira alguns 20 anos tentou de tudo, não, o quadro não é chinês e a posição da patilha dos Colnagos é precisa). Opinião: Bom para quem nunca teve Dura-Ace e está a começar a andar de bicicleta, bom também para equipas profissionais cujo o Sponsor ofereceu as bicicletas
RECORD - Fantástico grupo, o design Italiano com as manetes em carbono, o pedaleiro de carbono (o Red também já o tem) e todo aquele preto (no caso do meu KIT Preto) dão á bicicleta um look mais bem trabalhado e requintado, A cassete Campagnolo Record de Titanio já leva 30000 Kms, não há barulhos a entrar só troco de corrente de 3000 em 3000 Kms, é mais leve que o Dura-Ace e têm a possibilidade de descarregar as velocidades todas "tipo metralhadora" de uma só vez no Sprint final, está cheio de pecinhas em carbono e titanio, para dár cabo disto um individuo têm de ser um "assassino da autoestrada" ou ter tido uma queda ou acidente, simplesmente não dá problemas. Opinião: Excelente para quem nunca teve Dura-Ace e sempre andou de bicicleta, excelente também para equipas profissionais que tenham vários carros de apoio com bicicletas suplentes em cima porque em caso de queda a manete muitas das vezes parte porque não têm oscilação devido á sua concepção. No entanto é injusto estar a fazer um termo de comparação com o Sram Red que na minha experiência de uso será sempre um Kit intermédio e não um topo (mais uma vez o peso não é tudo).
Dura-ACE - é aqui que até fico emocionado!! O meu Dura Ace é um 7800 10 velocidades com pedaleiro Dura-Ace em Carbono, as peças em cor de Aluminio dão-lhe um aspecto achinesado (na realidade sabemos que isto é nipónico), o design está longe (muito longe) do Record (ou até do intermédio da minha opinião RED), é mais pesado do que qualquer um deles, no entanto o Dura-Ace é o KIT que podemos contar, a comutação é mais suave, a afinação é mais precisa, e podemos cair 3 vezes no mesmo dia (e isto já me aconteceu numa prova) que as manetes não vão partir, a mudança torcida vai continuar a funcionar - agora mal, mas a funcionar e só nos temos que preocupar com a situação de que quando trocamos de corrente lá temos de trocar de carreto porque aqueles Japs ainda não atinaram com isso...
Opinião: Excelente para quem já teve o Dura-Ace 7700 com nove velocidades e o pedaleiro normal de Aluminio com bloco pedaleiro, não serve muito bem a vaidade porque só é bonito a maneira dele, será sempre também uma cópia do funcionamento da campagnolo, as manetes já sabemos que são diferentes mas quem inventou as chavetas, mudança da frente e traseira foi a Campa - só que mais perfeito (sim os Japs copiam os modelos europeus em tudo e ainda por cima aperfeiçoam-nos)
Claro que muitos de vós que já tiveram a oportunidade de experimentar estes 3 kits vão discordar em alguma coisa, ou até tudo o que eu disse, no entanto esta é a minha opinião e só a estou a dar numa base de partilha e não quero ofender ninguém nem provocar respostas agressivas (por isso coloquei algum tom de brincadeira no post). E temos sempre também de nos lembrar que os defensores da Mercedes-Benz não gostam de BMW e os defensores de BMW não gostam de Mercedes-Benz e os de Audi..., etc...etc...
No entanto partilhando podemos encontrar um concenso para adaptarmos as nossas necessidades
Abraços
Olá Companheiros da Estrada!!
Vou deixar a minha experiência/opinião (humilde) unicamente baseada nas minhas sensações e factos na Kilometragem... Já tive os 3 grupos Dura-Ace 10v, Red, Record 10v.
"quando ainda era Cadete perguntei a um Sr. com 50 e tal anos que marca era aquela Dura-Ace? ao qual ele me respondeu - Dura-Ace é Dura-Ace, Filho..."
RED - Bom o Red, simplesmente não gosto. Não ligo muito á questão do peso porque quem lá tiver que ficar com 7 kg ou com 6 kg fica na mesma, e o Red acho que é um Rival com pecinhas de Carbono extra e um pedaleiro de carbono, não me deu problemas de funcionamento no entanto a durabilidade da cassete e corrente é baixa (muito baixa), a comutação das velocidades parece funcionar a martelo e quanto ao pedaleiro o efeito "chapada" da mudança da frente tirou-me a corrente umas quantas vezes para fora (não, não está desafinado o Sr. Manuel Batista mecânico do Tavira alguns 20 anos tentou de tudo, não, o quadro não é chinês e a posição da patilha dos Colnagos é precisa). Opinião: Bom para quem nunca teve Dura-Ace e está a começar a andar de bicicleta, bom também para equipas profissionais cujo o Sponsor ofereceu as bicicletas
RECORD - Fantástico grupo, o design Italiano com as manetes em carbono, o pedaleiro de carbono (o Red também já o tem) e todo aquele preto (no caso do meu KIT Preto) dão á bicicleta um look mais bem trabalhado e requintado, A cassete Campagnolo Record de Titanio já leva 30000 Kms, não há barulhos a entrar só troco de corrente de 3000 em 3000 Kms, é mais leve que o Dura-Ace e têm a possibilidade de descarregar as velocidades todas "tipo metralhadora" de uma só vez no Sprint final, está cheio de pecinhas em carbono e titanio, para dár cabo disto um individuo têm de ser um "assassino da autoestrada" ou ter tido uma queda ou acidente, simplesmente não dá problemas. Opinião: Excelente para quem nunca teve Dura-Ace e sempre andou de bicicleta, excelente também para equipas profissionais que tenham vários carros de apoio com bicicletas suplentes em cima porque em caso de queda a manete muitas das vezes parte porque não têm oscilação devido á sua concepção. No entanto é injusto estar a fazer um termo de comparação com o Sram Red que na minha experiência de uso será sempre um Kit intermédio e não um topo (mais uma vez o peso não é tudo).
Dura-ACE - é aqui que até fico emocionado!! O meu Dura Ace é um 7800 10 velocidades com pedaleiro Dura-Ace em Carbono, as peças em cor de Aluminio dão-lhe um aspecto achinesado (na realidade sabemos que isto é nipónico), o design está longe (muito longe) do Record (ou até do intermédio da minha opinião RED), é mais pesado do que qualquer um deles, no entanto o Dura-Ace é o KIT que podemos contar, a comutação é mais suave, a afinação é mais precisa, e podemos cair 3 vezes no mesmo dia (e isto já me aconteceu numa prova) que as manetes não vão partir, a mudança torcida vai continuar a funcionar - agora mal, mas a funcionar e só nos temos que preocupar com a situação de que quando trocamos de corrente lá temos de trocar de carreto porque aqueles Japs ainda não atinaram com isso...
Opinião: Excelente para quem já teve o Dura-Ace 7700 com nove velocidades e o pedaleiro normal de Aluminio com bloco pedaleiro, não serve muito bem a vaidade porque só é bonito a maneira dele, será sempre também uma cópia do funcionamento da campagnolo, as manetes já sabemos que são diferentes mas quem inventou as chavetas, mudança da frente e traseira foi a Campa - só que mais perfeito (sim os Japs copiam os modelos europeus em tudo e ainda por cima aperfeiçoam-nos)
Claro que muitos de vós que já tiveram a oportunidade de experimentar estes 3 kits vão discordar em alguma coisa, ou até tudo o que eu disse, no entanto esta é a minha opinião e só a estou a dar numa base de partilha e não quero ofender ninguém nem provocar respostas agressivas (por isso coloquei algum tom de brincadeira no post). E temos sempre também de nos lembrar que os defensores da Mercedes-Benz não gostam de BMW e os defensores de BMW não gostam de Mercedes-Benz e os de Audi..., etc...etc...
No entanto partilhando podemos encontrar um concenso para adaptarmos as nossas necessidades
Abraços