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Treino em Estrada com bicicleta de montanha

mockish

New Member
Bom dia pessoal, uma pequena questão:

A que ponto é que o rendimento de um "ciclista" pode diminuir fazendo sempre percursos de estrada com uma bicicleta de montanha?
É que eu faço sempre voltinhas de 20/25 km, em +- 1 hora, mas noto que a minha média é bastante baixa, à volta de 23/24 km/h e apesar de em descida até atingir boas velocidades, em terreno plano tenho que puxar bastante pela bicicleta, ou seja noto que puxo mais do que precisaria com uma bicicleta de estrada.

A minha bicicleta não é nada de extraordinário, tem 18 velocidades e nem na velocidade que me permitiria obter maior rapidez consigo aumentar dos 50/55 km/h...

A que ponto é que o investimento numa bicicleta de estrada ou uma de montanha mais com mais velocidades compensaria?
Já agora, pode não interessar mas tenho 1,84 cm com cerca de 71/72 kg.

Outra questão: passo bastante mal com o vento de frente, até porque na minha zona ou nas zonas onde ando existe muito esse problema (Casal de Cambra, Belas, Queluz, Amadora, Odivelas, etc...), qual é a melhor solução para não sofrer tanto com o vento? Existe alguma posição mais aerodinâmica na bicicleta para evitar que passe de por exemplo 45 km/h para 15? ehehe

Desde já obrigado a todos...
 

Carolina

Well-Known Member
com uma de estrada vais conseguir andar sempre mais rápido, mas isso não implica que treines mal. o treino não é só velocidade, muito pelo contrário.

o pessoal normalmente guia-se pelo power meter ou pelo cardio-frequencimetro. se estiveres nas zonas correctas durante o treino, a velocidade não é importante.

agora, numa de BTT, tendo rodas de estrada ou não, vais ser sempre mais lento porque tens outras desmultiplicações, a posição em que vais e a bicicleta não são tão aerodinâmicas.

quanto ao investimento, se tu só vais andar em estrada e queres realmente andar mais rápido e com outro conforto, acho preferível comprar uma bike estrada, (se tiveres disponibilidade financeira claro).
 

Bernalve

Well-Known Member
Uma bicicleta de montanha é mais pesada, isso faz uma grande diferença. Contra o vento deve-se usar um mudança mais leve, de forma a pedalar com uma cadência mais elevada.
 

mockish

New Member
Pois, eu por vezes tento adoptar uma posição mais aerodinâmica para não levar com o vento na cara, mas ainda assim torna-se bastante complicado...

Eu estou realmente interessado em comprar uma bicicleta de estrada, mas para as voltas que eu dou não queria gastar uma fortuna, queria mesmo apenas algo para safar...até porque depois queria comprar ainda um Garmin Edge :p
 

Knox

Active Member
Eu também ando com Btt em estrada, e sim de facto não é das coisas melhor para fazer quilómetros em estrada devido ao peso, desmultiplicações e a aerodinâmica. Embora se possa ir fazendo melhorias nunca ficará a mesma coisa de uma estrada, são bicicletas completamente diferentes.
Sempre andei de Btt até á altura em que fiz um teste gratuito da Decathlon e aí vi logo a diferença que é muita em todos os aspectos. Com uma Btt vai-se a puxar com cerca 15 quilos mais coisa menos coisa, e para fazer bons andamentos é preciso pernas e muita força. A subir sente-se muito peso, em rectas é preciso pernas para puxar pelo peso e o vento de frente, apanha-se sempre devido á posição mais alta e de braços mais abertos.
A Btt tem é uma coisa, vai-se ganhando mais resistência e força, tanto que quando experimentei uma Triban 500 até estranhei de ser tão leve e em menos de nada consegui velocidades muito superiores ás que fazia na Btt, e muito mais rápido.
Comprar uma de estrada não recomendo ir para muito baratinha, mais vale esperar um pouco mais para comprar uma intermédia que é melhor do que logo escolher a entrada de gama. Ás vezes pensa-se em comprar a mais barata e depois tarde vem o arrependimento e os problemas devido ao material ser mais fraco, é caso de ir vendo porque há muitas promoções na Decathlon. Não sei se ainda há os tais testes gratuitos em 48 horas, era uma boa opção para testar uma bicicleta de estrada antes de escolher e comprar.
 

GMQ

Well-Known Member
Como referido o importante são as zonas de esforço em que trabalhas o que obtens com bike de btt ou de estrada. Pessoalmente não gosto muito de pedalar na de btt no alcatrão. Mas isso são gotos e como diz o ditado "quem não tem cão caça com gato".
Mas é obvio que a de estrada te permite algum desempenho diferente. O posicionamento é um dos pontos a ter em conta. Tenho um amigo que coloca rodas de estrada na BTT mas em plano não consegue o mesmo desempenho pois está posicionado de forma diferente.

As sugestões que te dão da decathlon são de ter em conta. Muita gente tem bicicletas e dizem estar contentes. podes pesquisar aqui no forum. Não são aviões!! Mas também não custam como tal! Desde que adquiras o tamanho correcto cumprem perfeitamente. Nesta matéria de tamanhos isso já do pelouro do albertosemcontador. Ele é tipo para te dar uma ajuda, porque o que às vezes aparenta ser não é. E o tamanho da bike é sem dúvida o mais importante.
 

GMQ

Well-Known Member
Comprar uma de estrada não recomendo ir para muito baratinha, mais vale esperar um pouco mais para comprar uma intermédia que é melhor do que logo escolher a entrada de gama. Ás vezes pensa-se em comprar a mais barata e depois tarde vem o arrependimento e os problemas devido ao material ser mais fraco, é caso de ir vendo porque há muitas promoções na Decathlon. Não sei se ainda há os tais testes gratuitos em 48 horas, era uma boa opção para testar uma bicicleta de estrada antes de escolher e comprar.[/QUOTE]

Knox mas isso acontece sempre que o bicho se entranha na tua carne dás por ti a fazeres olhinhos a outras. É o sal e a pimenta da vida. Ou tens um grande auto controlo ( ou uma maria que o faça por ti). Só o que o revés da medalha também se verifica. Compras um maquinão e depois não é isto que eu gosto e pumpa. O meio termo como dizes é o mais acertado mas nada impede que um dia destes estejas a admirar uma curvilínea.... Dogma F8.
 

mockish

New Member
Pois realmente eu sinto aquilo que o @knox disse, sinto a bicicleta muito pesada e mesmo as pernas parece que me pedem um esforço que de certeza não iria ter numa bicicleta de estrada, eu vejo isso pelo facto de com a minha estatura e peso (apesar de me achar leve) não conseguir velocidades médias em voltas de 1 hora em terreno pouco sinuoso acima de 22/23 km/hora, mesmo sabendo que estou a dar tudo em cima da bicicleta, simplesmente não dá, é tudo muito pesado...

Mas por outro lado, sinto que quando passar de uma bicicleta de montanha para uma de estrada já terei uma resistência que nem eu pensei ter aposto...
 

klaser

Well-Known Member
O melhor a fazer é arranjar uma bike de estrada,do teu tamanho atenção, emprestada e dar uma voltas....vais ver que depois não queres outra coisa e andar de "trator" no alcatrão é uma verdadeira tortura....
Depois se realmente quiser avançar é meter "toda a carne no assador" ,ou seja, é investir logo o máximo que puderes numa fina,pois comprar uma muito barata para daqui a meses já querer evoluir, fica mais caro no final....
 

Diogo112

New Member
Olá mockish, com uma bike de btt equipada de roda grossa, ficas logo em desvantagem face a uma estradista, pneu mais largo e logo mais do dobro, outro factor o peso, e ainda mais outro as desmultiplicações, só nestes 3 factores, tens aqui argumentos mais do que suficientes para adquirires uns pneus finos do tipo, 1.2 ou 1.5 já dá para notares diferença, se pensares que uma btt por norma ronda entre os 14 e os 10kg aqui tens logo mais um factor contra, as estradistas no limite das entradas de gama actuais não superam os 11kg e podem-se atingir coisas tão obscenas como 6.8kg ou ainda menos, as desmultiplicações presumindo um sistema de 10 velociadades na cassete na btt tens entre 36 e 11 dentes nos andamentos com saltos muito grandes entre os andamentos, nas de estrada as cassetes mais comuns 11/28 ou 11/25 com saltos muito menores logo tem-se andamentos mais ajustados, os pedaleiros de btt 22/32/42, 26/38 ou 26/40 são pedaleiros não para fazer velocidade (no meu entendimento), são sim para fazer menos força, os de estrada 50/34 (compacto) ou o 53/39 (standard) e agora os mid-compact 36/52, são pedaleiros para velocidade, e aqui eles levam toda a vantagem ainda que mesmo para subir tenham mais dentes, mas e juntando todos os factores facilmente percebes que btt também serve para andar na estrada mas não é a melhor opção.

Em jeito de conclusão se fazes médias de 22/23kmh com a bicicleta que tens, com uma fina irás andar mesmo bastante mais depressa, nada que um teste não tire as tuas duvidas.

Espero ter ajudado e boas pedaladas.
 

mockish

New Member
Entendi tudo o que disseste e aprecio imenso as ajudas.

Outro ponto que não joga muito a meu favor é apenas ter uma bicicleta com 18 velocidades...ou seja nem na cadência mais pesada consigo ganhar a velocidade que podia ganhar com uma bicicleta de 21, 24 ou até mesmo 27 velocidades.
É realmente um caso sério para pensar, o de adquirir uma bicicleta fininha :D
 

Rapido

Well-Known Member
mockish, posso-te falar da minha experiencia pessoal.

Tenho uma btt bem velhinha (mais de 15 anos) e que recentemente meti uns pneus mais finos (1.5) e quase slicks. Noto que há ganhos mas não são ganhos muitos significativos (talvez consiga fazer medias com mais 1 ou 2 km/h, não mais do que isso.

Deste modo, e como pretendo avançar para voltas mais de estrada (grandfondos e afins) estou de olho já em fininhas, porque tal justifica-se mesmo.
 

daniel_mb1

Active Member
Boas mockish
Antes de mais devo dizer-te que passei pela mesma situação que tu. De facto, quem passa de bicicleta de montanha para uma fininha, passa pelo mesmo. É uma situação "clássica", um filme bastante visto. É tipo o Gone in Sixty Seconds das bicicletas :p
Quem compra uma bicicleta de montanha, para andar em estrada, chega a este ponto, não dá! Até pode dar, mas já passo a explicar.

Na bicicleta de estrada, andas mais rápido. Se na de montanha consegues fazer medias de 22~23 kmh, na de estrada, vais fazer perto dos 30. Depois com o habito, mesmo que não tenhas muito treino, e não estejas a pensar entrar na volta a Portugal, consegues facilmente ultrapassar os 30kmh de media. (isto em voltas entre 1 a 2h).
Porque é que andas mais rápido? Primeiro, a bicicleta é mais leve. Se as de montanha rondam sempre os 14~15kg, as de estrada mesmo as mais básicas, tipo Decathlon, andam pelos 10kg. Depois as rodas além de maiores (isto se tiveres uma de montanha com roda 26), são muito mais finas e por isso, há muito menos atrito. Depois desmultiplicação das mudanças. Ok tens que fazer mais força porque as mudanças são mais "pesadas", mas isso é atenuado pelo menor atrito das rodas, e pelo menor peso.
Depois, a aerodinâmica. Em estrada esquece a bike de montanha. A de estrada permite que mesmo com vento frontal, andes muito mais rápido.
Como disse, até podes preparar a bicicleta de montanha para andar em estrada. Não sei qual é a tua bike, mas vou-te contar a minha experiencia.

Comprei uma bike de montanha, uma Focus Whistler 3.0 27R de 2015. Lindíssima. Como andava quase sempre em estrada, comprei também umas rodas finas, aproveitando que o quadro admitia rodas 28, igual as de estrada. Os ganhos não foram muitos. Além disso perdi o conforto. Pois um quadro de btt é muito mais rijo, e o ciclista vai sentado praticamente na vertical em cima do selim. Ou seja, muita pancada nas costas.
Esquece. Guarda a bike de montanha para o mato, ou para passear. Para passear a de montanha até é mais confortável, posição mais vertical, suspensões, mais desmultiplicação.. enfim, bike de montanha para andar em estrada, só se for para ver montras :p

Para andar em estrada, é uma bike de estrada.
Não sei qual é a tua disponibilidade financeira, mas digo-te, numa de estrada não é preciso investir tanto. Uma bike de 500~600 euros já serve bem, e dura-te muitos anos!
 

daniel_mb1

Active Member
mockish, posso-te falar da minha experiencia pessoal.

Tenho uma btt bem velhinha (mais de 15 anos) e que recentemente meti uns pneus mais finos (1.5) e quase slicks. Noto que há ganhos mas não são ganhos muitos significativos (talvez consiga fazer medias com mais 1 ou 2 km/h, não mais do que isso.

Deste modo, e como pretendo avançar para voltas mais de estrada (grandfondos e afins) estou de olho já em fininhas, porque tal justifica-se mesmo.

Foi o que me aconteceu. Ganhei 2kmh. Com a de estrada ganhei 10.
Além disso, com vento frontal, andar a mais de 20km/h era complicado. Na de estrada em vez de ir a 30, vou a 27~28 (depende da intensidade do vento, mas perde-se muito menos velocidade)
 

mockish

New Member
Boas mockish
Antes de mais devo dizer-te que passei pela mesma situação que tu. De facto, quem passa de bicicleta de montanha para uma fininha, passa pelo mesmo. É uma situação "clássica", um filme bastante visto. É tipo o Gone in Sixty Seconds das bicicletas :p
Quem compra uma bicicleta de montanha, para andar em estrada, chega a este ponto, não dá! Até pode dar, mas já passo a explicar.

Na bicicleta de estrada, andas mais rápido. Se na de montanha consegues fazer medias de 22~23 kmh, na de estrada, vais fazer perto dos 30. Depois com o habito, mesmo que não tenhas muito treino, e não estejas a pensar entrar na volta a Portugal, consegues facilmente ultrapassar os 30kmh de media. (isto em voltas entre 1 a 2h).
Porque é que andas mais rápido? Primeiro, a bicicleta é mais leve. Se as de montanha rondam sempre os 14~15kg, as de estrada mesmo as mais básicas, tipo Decathlon, andam pelos 10kg. Depois as rodas além de maiores (isto se tiveres uma de montanha com roda 26), são muito mais finas e por isso, há muito menos atrito. Depois desmultiplicação das mudanças. Ok tens que fazer mais força porque as mudanças são mais "pesadas", mas isso é atenuado pelo menor atrito das rodas, e pelo menor peso.
Depois, a aerodinâmica. Em estrada esquece a bike de montanha. A de estrada permite que mesmo com vento frontal, andes muito mais rápido.
Como disse, até podes preparar a bicicleta de montanha para andar em estrada. Não sei qual é a tua bike, mas vou-te contar a minha experiencia.

Comprei uma bike de montanha, uma Focus Whistler 3.0 27R de 2015. Lindíssima. Como andava quase sempre em estrada, comprei também umas rodas finas, aproveitando que o quadro admitia rodas 28, igual as de estrada. Os ganhos não foram muitos. Além disso perdi o conforto. Pois um quadro de btt é muito mais rijo, e o ciclista vai sentado praticamente na vertical em cima do selim. Ou seja, muita pancada nas costas.
Esquece. Guarda a bike de montanha para o mato, ou para passear. Para passear a de montanha até é mais confortável, posição mais vertical, suspensões, mais desmultiplicação.. enfim, bike de montanha para andar em estrada, só se for para ver montras :p

Para andar em estrada, é uma bike de estrada.
Não sei qual é a tua disponibilidade financeira, mas digo-te, numa de estrada não é preciso investir tanto. Uma bike de 500~600 euros já serve bem, e dura-te muitos anos!


Sim é realmente algo a ver num futuro próximo, o importante agora é pagar propinas, mas logo de seguida é comprar uma fininha, para finalmente começar a andar a sério (não é que ache que não ando mas pronto...)
Só vejo vantagens em comprar uma bicicleta de estrada...

Até lá vai-se melhorando a alimentação e a condição física aos poucos!
 

Bernalve

Well-Known Member
Mas ainda demora algum tempo a habituação numa bicicleta de estrada. Tenho uma amigo que fazia só BTT, e quando arranjou uma de estrada "dada", foi um martírio habituar-se aos andamentos principalmente nas subidas, ainda hoje tenta fugir às subidas, mas também não treina muito.
 
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