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Transformar BTT em bike estrada.

noody_here

New Member
Boas

Tenho uma bicicleta btt antiga Scott, que estava a pensar em converter para estrada, mas como sou muito maçarico nestas coisas queria pedir aqui ajuda.

Trocar guiador direito para um guiador de estrada, até aqui não deve ser dificil, a questão é as manetes que como são diferentes terei de adaptar.

Usar rodas finas, basta comprar os aros finos e trocar ou é preciso fazer alguma adaptação?

Se alguem puder ajudar ou dar sugestões ou até mesmo dizer-me que o que pretendo fazer é um disparate, eu fico desde já agradecido.

Cumprimentos,
José Leites
 

Daniel

Member
ou até mesmo dizer-me que o que pretendo fazer é um disparate

É quase isso, eheheh

Agora a sério, uma estradista nunca consegues, mas uma "hibrida" até pode ser possível.

- Esquece um guiador de estrada, não se justifica e mais a mais precisavas de comprar umas manetes novas.
- Umas rodas de estrada não é má ideia, mas depende dos travões que tiveres na bike; se tiveres discos, tens de arranjar quem te faça uma montagem de aros de estrada nuns cubos para discos, ou compras umas já feitas assim. Se tiveres v-brakes, podes ter que comprar uns adaptadores (existiam uns Mavic, agora não sei) para conseguires subir os apoios do travão para chegar aos aros.
- Provavelmente terás de mudar a pedaleira, porque as desmultiplicações de montanha ficam muito "curtas" para estrada.

Tudo depende da bike que tens, porque pode tornar-se dispendioso e no final nunca é a mesma coisa. Mas até pode ser suficiente para o que pretendes...

Mostra aí uma foto da bike ;)
 

meunickmp

Member
O dinheiro e tempo que vais investir a fazer essas alterações todas, no final pode não compensar.
Nunca terás uma verdadeira maquina de estrada com essa bike como base.
Se os euros são poucos, porque não consideras uma bike usada?

AVISO IMPORTANTE: depois de andares com uma bike de estrada corres o risco de ficares viciado :)

Boas pedaladas
 

SeteGu

Member
O que vejo pessoal a fazer (e o que eu já fiz) é mudar somente os pneus e bloquear suspensões/amortecedores se for caso disso. Claro que nunca será a mesma coisa mas já é uma ajuda...

Agora... realmente para fazer essas alterações todas mais vale comprar uma bicicleta de estrada usada... se o bixo pegar então depois arranja-se algo melhor. Isto é, pelo menos, o que estou a pensar fazer daqui a uns tempos. :D

Quanto aos aros tens de ver se são compatíveis com pneus tão finos. Ainda assim, diria que até 1.5 estás à vontade mesmo não sabendo quais os aros que tens. Há aros (mesmo de BTT) que dão para pneus de 1.0 até 2.1 ou 1.5 até 2.3... isto seguindo-me pelo que é habitual por parte da Mavic.
 

pratoni

Well-Known Member
Se queres usar mesmo essa bike em estrada, seja porque razão for, basta colocar pneus 26" de estrada.

Podes, no máximo, colocar um prato maior na pedaleira (caso ela permita mudar os pratos individualmente), 46 ou 48 dentes...

O resto, esquece...

Senão, compra uma mesmo de estrada porque as geometrias são diferentes...

Eu durante bastante tempo andei com uma btt (sem suspensão) e coloquei pneus lisos 1,25" e deu muito bem.

Não é a mesma coisa, mas enquanto não deu para comprar a fininha (em 2ª mão), servia muito bem...
 

napster

Member
Andei muito tempo com a de BTT com pneu 26 lisos, foi a única coisa que lhe fiz para andar na estrada. Chegou bem para as despesas, mas agora que comprei a minha fininha, não tem mesmo nada haver. diferença do dia para a noite.
 

klaser

Well-Known Member
Eu também cheguei a andar quase 2 anos numa BTT adaptada,mas atenção,era para fazer meus treinos durante a semana ,quando geralmente era escuro e a estrada era a melhor opção....Não tinha disponibilidade para gastar em uma fininha,nem usada encontrava devido ao meu tamanho (precisava de uma 58/59).
Mas se quiser dar umas voltas pela estrada,dá pra fazer umas mudanças baratas,eu digo com pouco dinheiro pq senão vale muito mais a pena comprar uma usada.
Logo a primeira coisa a saber,não te metas a andar com uma BTT adaptada com colegas com verdadeiras estradeiras...mesmo que andes mais que eles,vais sempre a fazer muito mais esforço..
Se for para dar amas voltas sozinhos,aconselho: 2 pneus 1,25 tipo os rubena shrink (pneus slick em aros de BTT com menos de 1,25 eu não aconselho,são finos demais para os aros)que custam cerca de 7 euros cada um.Vais precisar de 2 câmaras específicas também.Se ainda não tiver,um guiador recto barato também é boa ideia,bem como ver se o avanço não tem muito inclinação,nunca vais ter a geometria de uma estradeira,mas convém ir mais "deitado" por causa das velocidades maiores e para cortar o vento.
Outra coisa que fiz e deves fazer barato,tira a avozinha,regula o desviador para não deixar cair a corrente,e mete um prato barato (SLX ou semelhante,eu comprei por 10€) de 48 dentes....É fundamental esse prato maior,porque as tuas rodas com pneus 1,25 vão ficar ainda menores em diâmetro...
Se encontrares uma forqueta rígida barata também podes aplicar,para tirar um bom peso à bicicleta.Em carbono era ideal,mas dificilmente encontra a um preço bom,atenção que se for pra gastar muito dinheiro é como já foi dito acima,mais vale guardá-lo para comprar uma fininha usada.Eu tou aqui a dar uma adapatação mesmo barata.Há forquetas bem mais baratas em alumínio,mesmo em conta temos no ebay,o problema é que vêm da China e podes ter de pagar taxas e sobretaxas.Se tiver sorte encontras no OLX ou até de um amigo.
Diz qq coisa sobre os teus planos,esperamos ter ajudado,boas pedaladas
 
Boas
Também eu andei com uma de BTT adaptada para estrada...Com diz o klaser compras uns pneus 1,25, se na quiseres gastar muito dinheiro trancas apenas a suspensão.
Eu não modifiquei só e apenas os pneus pois era mais facil de voltar a por BTT caso ouve-se um passeio, agora vou comprar uma de estrada usada uma vez que o vicio ja pegou mesmo experimentando com uma de BTT...
;) :) ;)
 

Override

Member
boas
tambem fui um dos que se iniciou na estrada com uma hibrida... eu apenas tive que lhe meter uns pneus slick... a suspensao era uma RST 281 acho eu e aquilo estava permanentemente bloqueada ;)
O meu conselho é, procura uma usada se nao tens muito guito pra gastar agora, pois e como ja disseram, o que vais gastar na transformaçao compras uma usada.. ou quase... e não tem mesmo nada a ver uma coisa com a outra...
Podes sim é pegar na scott e fazeres uma bike de cidade, guiador recto e curto, pneus 1.3 slick e trocar a suspensao por uma foqueta rigida em alumínio ou aço
 

noody_here

New Member
Obrigado a todos pelas respostas.

Pelo que vi nas respostas a constante é que qualquer adaptação nunca será a mesma coisa que uma verdadeira estradista, e que vou acabar por gastar dinheiro e provavelmente acabar por ficar insatisfeito.

Começo a achar que é melhor escolha uma bike estrada de gama mais baixa que uma btt com adaptações.

Como nesta altura o dinheiro não abunda, vou ver se mesmo esperando, junto uns trocos e compro uma estradista mais modesta em 2ª mão.

De qualquer forma obrigado a todos pela Vossa disponibilidade em responder ás minhas dúvidas.

No outro tópico sobre compras vou colocar um post a pedir as Vossas opiniões sobre que máquina comprar por cerca de 300 euros, hehe( é o que se arranja )

Cumprimentos,
José Leites
 
opiniões cada um tem ,
para fazer ciclo turismo mete uns pneus finos
se queres fazer umas voltas de 60km para cima uma de estrada é o ideal
amigo estica o orçamento para os 400€ e compras uma nova na deca tlhon, preço qualidade imbatível.
se não queres mesmo esticar, nas em 2ª mão é tudo uma questão de lotaria e sorte
 
a titulo de exemplo :
tenho uma de btt e uma de estrada (comprada usada), para passeios planeados(normalmente de 60 a 90km´s) levo a de estrada mas para ir para o trabalho(60km ida e volta) vou meter uns pneus mais finos e vou na de btt porque as belas estradas que temos são demasiado irregulares para levar a de estrada...
 

noody_here

New Member
A questão que agora eu coloco é que estava com vontade de para o ano participar no desafio Audaçe, que são provas de estrada distribuidas ao longo do ano, com quilometragens sempre acima dos 100 kms, e neste cenário, penso que a adaptação de uma BTT para estrada não vai funcionar lá muito bem.

Não pretendo nem de longe nem de perto competir com pessoal qua já por lá anda, mas tb não queria fazer muita figura de asno.

Daí a opcção por comprar uma estradista, mesmo de gama baixa, até mesmo para ver a adaptação que eu tenho de ter, a nivél de esforço, posição de condução etc.
 

tranquilo

Active Member
Só existe uma maneira de transformar uma BTT em bike de estrada. Deixo aqui as instruções:
1 - Vender bike de BTT
2 - Comprar uma bicicleta de estrada
 

paradawt

Moderador
Ahahahah :) estiveste bem tranquilo.

Realmente transformar é impossível.

Podes adaptar isso sim.

Pneus mais finos, pratos maiores, cassete mais reduzida... Mas de resto é impossível.
 

jonitas

Member
Com algum tempo cosegue-se encontrar bicicletas de estrada baratas na net (~150€ e por ai fora),claro nao sao do ano anterior,mas estão em excelente estado e com bom material,que apesar dos anos ainda funcionam muito bem(por vezes tão bem ou melhor).
Foi assim que voltei a estrada e agora claro tenho duas de estrada,uma de aço (Masil com 105 e equivalente)e a ultima de titanio(misto de ultegra e dura ace),todas compradas em 2 mão,e nao me arrendo nada!
Por isso aconselho-te vivamente passares directamente para uma de estrada(muito importante ter em conta o tamanho do quadro)!
 

Override

Member
Não acho que comprar uma bike de estrada seja lotaria... como é o caso das bikes de btt... primeiro porque o componente principal, o quadro, não apanha a porrada que um quadro de btt apanha, assim como as rodas. Os unicos pormenores a dar atençao na compra de uma usada é no desgaste da transmissão e da pista de travagem dos aros.
Com 400€ ja se encontram ai bikes usadas com quadro em aluminio, forqueta em carbono e equipamento shimano 105 ou campagnolo veloce
 

noody_here

New Member
Caros companheiros do pedal

Dou por encerrado este tópico pois decidi comprar uma verdadeira estradista e estou a ultimar os ultimos esforços para comprar a minha 1ª fininha.

Obrigado a todos pelas Vossas opiniões e comentários.
 
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