• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Trabalho em carbono - Guiador

Skydiver

New Member
Boas,

Alguém aqui tem experiência em fazer moldes?
Estou interessado em fazer um guiador em carbono, e acho que está ao meu alcance pois não seria necessário fazer juntas nem "soldaduras" e o material a ser usado seria muito simples.

O formato, no entanto é um problema, não a aplicação e fabrico em carbono que tenho experiência, mas na efectuação do molde.

Alguém aqui tem experiência em fazer moldes?
A minha ideia era fazer um molde de espuma de poliuretano, ou gesso, ou esferovite e depois aplicar o carbono, e depois de aplicado, dissolver o molde e ficar só com o guiador. Depois é só acabamento.

A aplicação não seria o mais difícil, mas o molde está fora do meu conhecimento.
Acho que tendo um guiador usado como amostra e fazer o molde usando as formas dele seria o ideal, mas não estou a ver como começar.

Qualquer ajuda seria bem-vinda.

Aqui está um trabalho meu em carbono, mas neste caso o molde é muito fácil de fazer pois apesar de cónico, não é curvado como um guiador e o molde pode ser feito num torneiro facilmente. Já fiz várias centenas destes e similares.

A minha ideia é mesmo só fazer um guiador para minha bike, mais por desafio pessoal que outra coisa.
Para clarificar: não faço trabalhos para venda em bikes, nem estou interessado nisso, pois já tenho trabalho que chegue na minha actividade e o conhecimento necessário para peças de bicicleta está além do meu. excepto talvez um guiador e espigão de selim, pois não têm juntas.

Após aplicação e antes de ler lixado


Depois de 3 lixas de água




Com as decorações e tampas
 

h_rd2

New Member
O guiador parece-me uma peça um bocado arriscada para "começar", é uma peça que além de suportar esforços elevados em caso de rotura trás danos enormes para o utilizador! O espigão também é arriscado mas menos...penso eu...

De qualquer forma FORÇA!...
 

Skydiver

New Member
Obg! Acho que o espigão seria mais arriscado pois está sujeito a mais pressão que o guiador e tem ainda a peça de encaixe no topo com uma medida muito específica.
A nível de execução seria mesmo o mais simples pois poderia usar um tubo normal como molde e depois aplicar carbono até fazer o diâmetro certo.

O guiador acho que não haveria problema em termos de resistência. Estava a pensar em 3mm de parede em carbono curado em saco de vácuo.
Tenho muitas duvidas que parta.

Já estive a pensar melhor no assunto e já tenho uma ideia de como fazer o molde usando fibra de vidro e um guiador usado.
Vai dar mais trabalho que o antecipado pois para chegar ao guiador feito tenho que fazer 2 moldes, 1 fêmea e outro macho e só depois aplicar o carbono.

Além disso vou ter que usar um guiador para o 1ª molde, e como tenho que usar resina e fibra de vidro, pode não ficar nas melhores condições e com danos.

Tenho que encontrar um guiador velho com a medidas certas ou então arriscar danificar o que tenho agora na bike.
 

20fps

Member
Não se até que ponto andaria com um guiador desses na bike, mas acho o projeto verdadeiramente espetacular. Dá notícias dos desenvolvimentos.
 

Skydiver

New Member
É um guiador feito em carbono.
Tem alguma ciência, mas se o material for de boa qualidade e a resina também, não há muito que enganar.

Se calhar tenho que colocar mais 1 camada de carbono que os profissionais para se tornar mais rígido e compensar a falta de autoclave.
Tenho que experimentar.

Não fica caro o projecto.
Tirando o guiador que terei que comprar para molde, em termos de material de construção deve ficar à volta de 20 - 25 Euros

FCarbono + Resina Epoxi + FVidro + Espuma de poliuretano.

Mas dá uma trabalheira descomunal
 

Skydiver

New Member
Isso de certeza, e como já tenho o material todo excepto a espuma de poliuretano, é mesmo só comprar o guiador para molde.

:D
 
Top