O que eu conheço é este no UK: Cycle to Work Scheme - mais info aqui -->
http://www.cyclescheme.co.uk/
A minha experiência:
Passado:
Trabalho a 50kms de casa (ou vivo a 50kms do trabalho... what ever!...), verifiquei que fazer +22.000km/ano de carro só servia para "emburdecer", e gastar euros/paciência e acumular stress
(Percurso incluía: Marginal/A5/Cril/2ªCircular --> para quem conhece, sabe que tirando o tédio do IC19, estas vias devem ser consideradas das mais "concorridas" da capital).
A política de transportes públicos era péssima, quando se tentava relacionar um transporte com a bicicleta, e de forma a ter o menor tempo possível no transporte, envolvia apanhar 3 meios de transporte (Comboio Linha de Cascais, Metro, Comboio Linha Azambuja).
2009 foi o ano de viragem tendo decidido comprar uma Brompton, o que me iria ajudar a eliminar o Metro, e desfrutar do passeio junto do Tejo.
Desde então, era normal fazer a viagem Casa-Trabalho de Brompton+Comboio, e depois ou voltava de bike+comboio, ou saía do trabalho a pedalar. (mesmo só andando de comboio + Brompton, acumulava +50km por semana).
Muitos achavam que a roda 16 3/16 não ajudava, mas o que torna/tornava a viagem difícil era a desmultiplicação na última relação, e o facto de contar apenas com 3 velocidades. A 1ª não era usada... a 2ª só permitia ir até aos 25Km/h, e a 3ª... bem a 3ª e última só se sentia bem acima dos 34km/h. Sem (muito) vento fazia-se bem, mas com (muito) vento tornava as coisas dantescas e demoradas.
As médias rondavam os 25-27km/h, o que não era assim tão mau, tendo em conta que circulava sempre com a minha mala à frente (a servir de barreira aerodinâmica.....).
Este tipo de transporte é compatível até de fato e gravata, dado que para ir trabalhar, e sendo cedo em termos de horas, a temperatura mantinal é raro chegar ao ponto de destilação.
O percurso era seleccionado de modo a não correr o risco de transpirar.
Este ano, decidi adquirir a minha Radon para fazer tudo mais rápido.
O percurso e o modo de me transportar é IGUAL à Brompton, com a vantagem de ser mais rápida, e ocasionalmente, permitir aventuras mais longas (+80km).
As médias subiram, e hoje, consigo chegar a casa quase ao mesmo tempo que a alternativa: Comboio/Metro/Comboio, o que a torna a fininha simplesmente espantosa!
Agora claro, não é todos os dias que faço o regresso a casa de bike... se não qualquer dia andava sozinho atrás das motorizadas! Eheheheh!
2/3 vezes por semana, vou de Radon para o trabalho, equipamento numa mochila ou quando me lembro, levo no dia anterior na Brompton.
Deixo a roupa do dia no escritório assim como os sapatos (que ficam constantemente no trabalho).
No dia a seguir ao "treino", é chegar e trocar as calças com as que deixei no escritório
Toda a roupa é recolhida e levada para casa no dia a seguir ao "treino".
Resultado:
Acumulo cerca de 80/130kms por semana, tirando claro o fim-de-semana.
Boa forma física, aguento passeios de BTT mais exigentes
Emagreci, e posso comer de tudo.
Poupo em média: +/- 2000€/ano (com o valor do gasóleo a 1.3€/litro) o que torna a coisa mais simpática, principalmente depois de vir a Troika!!!!!
FOTOS:
Brompton Power (aka: pocket rocket)
Subida de Monsanto (a da ciclovia) depois de ter feito +30km a uma média 30Km/h
Passeio maritimo (perto de Caxias, junto do farol)