• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tour de France 2014

Bernalve

Well-Known Member
Bernalve, não sei qual é o espanto e o problema de um colega de equipa levar o lider á meta se o mesmo passar mal, e nem estou a falar de ontem, temos vários episódios assim por exemplo, o Froome no tour do ano passado houve uma etapa em que quebrou muito nos km finas por não se alimentar ora se não fosse o Porte o Froome teria perdido vários minutos...

Pareceu estares a dizer como isso fosse um coisa normal. Assim numa quebras destas é sempre bom ter um gregário que ajude, mas isso não faz a diferença entre perder muitos minutos ou não. Nesse caso acho que o Froome aguentava-se bem sem o Porte, apenas teria de ir ao seu ritmo até à meta e foi o que aconteceu até com o Porte a ajudá-lo. Nessa etapa o Horner ajudou sim, mas o Rui ao seu ritmo teria perdido quase a mesma coisa que perdeu. Um gregário não tem um corda para puxar um líder numa subida, ou o líder está bem ou então é quase irrelevante ter um colega com ele. Ter um ciclista à frente não se poupa assim tanta energia em subidas como é em terreno plano. Existem bastantes estudos sobre isso. A cima de 10% começa a ser irrelevante estar na roda de alguém ou estar na frente a puxar. Ninguém ganha grande vantagem com isso.

Isto que acabei de dizer aplica-se mais nos momentos decisivos das etapas e na últimas subidas dessas etapas que é quando o ritmo vai mais elevado.
 

sfajardo

New Member
E tu achas que o Lemond não tem experiencia, conhecimento, estatuto para afirmar o que quer que seja? Não estamos a falar de um qualquer pára quedista que começou agora a fazer comentários nas provas de ciclismo. Pára quedista nestas coisas do carbono sou eu que tenho uma há um mês e tb já reparei que a bike é muito mais falsa ( até só com o vento) que a minha antiga por isso não vejo qual o espanto pelo homem que é perito no assunto dizer o que disse.

Mas isso é normal, na maioria das vezes quando se passa para uma bicicleta de carbono esta é muito mais leve e dai a sensação de ser mais falsa. Com uma de alumínio com 7Kg sentes o mesmo... Além disso também na maioria dos casos as bicicletas de carbono são mais agressivas e reativas exigindo um pouco mais do ciclista.
No entanto eu estava a referir-me às rodas de carbono e á sua travagem, custa-me acreditar que sejam a razão de tanta queda como os comentadores fazem parecer! Até ao momento não tenho nada de negativo a apontar às minhas rodas, acho que no início das primeiras rodas a travagem era um pouco complicada especialmente quando existia muito calor ou chuva mas neste momento penso que esses problemas foram ultrapassados. E estes homens passam praticamente um ano inteiro em cima das bicicletas e sabem perfeitamente as suas reações. Pelo menos é o meu ponto de vista.
Em relação aos comentadores às vezes percebem muito de bicicletas e corridas, mas deixaram de andar com frequência há algum tempo e estão um pouco desatualizados, o Marco Chagas não foi propriamente um ciclista (ou corredor hehehehe) ali da esquina e no entanto às vezes diz coisas que me deixam a pensar "esta pessoa que está a comentar nunca andou de bicicleta"...

Só espero que com estas ausências o Rui C. consiga andar junto dos da frente até recuperar e então tentar ganhar algum tempo para alcançar o Top10!
 

Carolina

Well-Known Member
amanhã será o dia da verdade:
stage_13_profile_670.jpg

denivele-750.jpg
 

Jocas22

Member
esse tipo de etapas é um mimo pro Nibali.

Ao menos que haja show Purito pra animar, senão vai ser um tédio estou mesmo a ver.

Curiosidade tenho mesmo sobre o Valverde, é que se nem tenta acompanhar o Nibali o que não se vai rir o Quintana em casa.


Da etapa de hoje, já dá pena ver o Sagan, a Cannondale desconjuntou-se toda, aquilo era um comboio pra quem exactamente, acho que o Sagan já nem ligava á equipa
 

Carolina

Well-Known Member
e estou curiosa para ver o que a tinkoff faz. acho demasiado duro para o roche, mas para o majka era uma boa hipótese.
 

PachecoTD5

Well-Known Member
E tu achas que o Lemond não tem experiencia, conhecimento, estatuto para afirmar o que quer que seja? Não estamos a falar de um qualquer pára quedista que começou agora a fazer comentários nas provas de ciclismo. Pára quedista nestas coisas do carbono sou eu que tenho uma há um mês e tb já reparei que a bike é muito mais falsa ( até só com o vento) que a minha antiga por isso não vejo qual o espanto pelo homem que é perito no assunto dizer o que disse.

Ja o lemond estava dedicado a pesca e ainda nao se corria com rodas de carbono !
 
hehehehehe pois e o homem ate nem conhece ninguem nem anda mais de bike. Ta certo o homem nao sabe nada aqui os pros é que sabem. Já andou ele com mais rodas de carbono que aqui os users do forum todos juntos é só um palpite.
 

PachecoTD5

Well-Known Member
Pois, o meu comentário não foi palpite nenhum, foi a verdade. O Lemond nunca competiu com carbono. Logo a opinião dele vale tanto como eu dizer que as bikes de aluminio nao valerem nada (sempre usei carbono) !
 

luisfoliveira

New Member
O LeMond aqui não é um mero ex-ciclista, é o dono de uma marca de bicicletas que trabalhou 15 anos com a Trek e agora trabalha com a Time. Há-de estar muito ciente dos prós e contras do carbono na alta competição.

Quanto a esta segunda metade do Tour, e por mais que goste do Nibali, espero bem que tenha concorrência válida, capaz de lhe sacar tempo na alta montanha ou no CR para isto ficar mais animado. Aí, quando ainda estão para vir etapas decisivas nos Pirenéus, vejo o Valverde como uma ameaça à amarela muito séria. Tem a equipa toda com ele (relativamente fresca comparada com a Astana) e como ele só teve 5 dias de competição entre a Liège e o Tour é normal que faça a corrida em crescendo à imagem do Purito no ano passado que teve um programa semelhante sem a Volta à Romandia. Aliás, a opção dele em fazer as 3 etapas da Route du Sud em vez das 8 mais exigentes do Dauphiné é um sinal que ele não queria entrar no Tour a 100% e está a apontar à terceira semana.

Quanto ao Rui esta bronquite deve afastá-lo definitivamente da hipótese de um top 5 e fica muito difícil mesmo o top 10. Agora, talvez o Horner tenha até mais hipóteses e isso também não ajuda. O americano está a fazer uma corrida excelente para quem só teve umas semanas para preparar a prova. Se antes da prova a Lampre já dizia que o Horner não era um gregário para o Rui mas deveria fazer a sua corrida (a certa altura o Copeland chegou mesmo a dizer que a liderança só se iria decidir na corrida mas depois voltou atrás) não é agora que eles vão dar ordens para ele trabalhar para o Rui. E o Horner não é um ciclista qualquer. Mind Peña Cabarga.
 

Carolina

Well-Known Member
o horner começou o tour a dizer que ia trabalhar para o rui, a questão é que com a situação do rui e o facto do horner estar cada vez melhor, as coisas vão definitivamente mudar.

hoje prevejo o rui a ficar para trás na 1ª categoria e o horner a seguir com os favoritos. a equipa tem 2 ciclistas no top 20, não faz sentido sacrificar os 2. é preferível terem o horner a apontar para o top 10 e o rui a tentar caçar umas etapas.

o serpa foi para a fuga, o que não faz muito sentido para mim. eles precisam de todos os homens bons nas montanhas para apoiar o horner e o rui.

edit: entretanto há nova fuga e puseram o durasek. a lampre parece mesmo decidida a ter alguém na fuga. não percebo.
 

jpacheco

Well-Known Member
Van Den Broeck já foi ao chão...

uii... mau sinal. Lampre quer ter alguém na frente para poder jogar com isso. Acho que fazem bem... assim podem a frente pensar na etapa ou o elemento que estiver a frente acabar ajudar o Rui ou Horner na ultima subida.
 

Carolina

Well-Known Member
fazia masi sentido seguir com o pelotão. o durasek vai-se desgastar na fuga sem necessidade. ainda por cima o tipo é bom a subir.
 
Top