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Torção Lateral Mavic Cosmic

Dempsey

Member
Boas, adquiri recentemente umas Mavic Cosmic SLE iguais às da foto, e apesar de os calços da Mavic para Exalith terem menos ´´borracha`` o que me aumenta o curso da manete visto a distancia entre o calço e o aro ser maior ( mesmo comparativamente com uns calços com 5000km )

Reparei que quando faço um esforço maior principalmente em subida, as rodas têm muita torção lateral, vão com facildade aos calços, vou a subir e oiço o som tipico do tratamento exalith, a tensão dos raios parece-me boa, não vejo qualquer folga, alguem me sabe dizer se isto é defeito ou mesmo feitio das Cosmic?

Mavic-Cosmic-Carbone-SLE-23-WTS-Black-Clincher-Wheelset2015.jpg
 

Fevereiro

Member
Penso que isso seja normal em aros de carbono, pelo menos nas minhas rodas acontece e nas dos meus colegas que rodam com rodas de carbono também.
 

RTC

Moderador
Staff member
Apesar do que referes, penso que também é relevante para determinar essa "torção" a distância do calço ao aro!
Se estiver muito junto então, toda e qualquer roda torce...
Isto porque há muita gente que gosta de andar com o calço bem juntinho ao aro para ter o mínimo curso de manete possível. Pelo menos atrás.
 

Morg

Well-Known Member
Penso que isso seja normal em aros de carbono, pelo menos nas minhas rodas acontece e nas dos meus colegas que rodam com rodas de carbono também.

Penso que não seja normal em todos os aros. Pode é ser normal nesse modelo da mavic.
Tenho carbono/alumínio e não me lembro de as ouvir tocar nos calces, tb pode acontecer tocar e eu não ouvir o barulho.
Há uns dias fiz uns metros a 15% e só ouvi os pneus a ranger :)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas amigo Dempsey.

Nota bem: O facto de umas rodas serem novas, nao significa que nao tenha que existir uma inspeccao 0 kms.

Ou seja, sempre que um individuo adquire umas rodas novas, embora nao seja obrigatorio, o individuo deve fazer um wheel truing por alguem especializado, seja qual for a marca ou modelo, carbono, alloy etc...

Assim como quando um individuo compra uma bicicleta nova ja montada com uma transmissao de serie, o mesmo deve afina-la, como todos ouvimos, muitas vezes as bicicletas novas nao vem com afinacoes decentes ou bem feitas de serie nas transmissoes.

As rodas sao montadas, na maior parte das vezes afinadas, mas depois no processo de embalagem, armazenamento e distribuicao, muita coisa acontece as mesmas depois de serem embaladas, principalmente com as de carbono, dai ser importantissimo uma revisao de 0 kms, ou seja uma preparacao das rodas para a estrada, o primeiro wheel truing antes de serem usadas.

No teu caso, aconselho-te a fazer um wheel truing as tuas rodas por alguem que o saiba fazer em condicoes e como ja foi mencionado acima, fazer as devidas afinacoes nos calippers e calcos adequadas as rodas.

Grande Abraco
 

grouk

Active Member
amigo Pedro bem vindo de volta e que desta seja para ficar.
para que saibas a quando do teu castigo o pessoal estava maioritariamente contra e ainda se começou a tentar organizar um movimento "tragam o Alberto de volta"

nao assisti à cena mas curiosamente a pessoa com quem te envolves te já por cá não anda...
 

Jacc

Active Member
Boas, adquiri recentemente umas Mavic Cosmic SLE iguais às da foto, e apesar de os calços da Mavic para Exalith terem menos ´´borracha`` o que me aumenta o curso da manete visto a distancia entre o calço e o aro ser maior ( mesmo comparativamente com uns calços com 5000km )

Reparei que quando faço um esforço maior principalmente em subida, as rodas têm muita torção lateral, vão com facildade aos calços, vou a subir e oiço o som tipico do tratamento exalith, a tensão dos raios parece-me boa, não vejo qualquer folga, alguem me sabe dizer se isto é defeito ou mesmo feitio das Cosmic?

Mavic-Cosmic-Carbone-SLE-23-WTS-Black-Clincher-Wheelset2015.jpg

Para o preço que essas rodas custam, eu ficava doente se me acontecesse isso :)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
amigo Pedro bem vindo de volta e que desta seja para ficar.
para que saibas a quando do teu castigo o pessoal estava maioritariamente contra e ainda se começou a tentar organizar um movimento "tragam o Alberto de volta"

nao assisti à cena mas curiosamente a pessoa com quem te envolves te já por cá não anda...

Amigo ja passou...;)

No entanto o meu verniz estala sempre e estalou de forma natural... E como eu, muita gente ja estalou seu verniz comigo, de forma natural...O que e normal, discussoes e atritos de forma natural, por vezes um pouco exageradas e por mim falo, nao sou exemplo de como agir quando as coisas correm mal.

Serviu foi para notar a capacidade de cinismo e de fingimento, hipocrisia e de exterminacao paralela que muita gente tem prazer e gosto nisso sem necessidade, o viver bem, sentir-se melhor, com o mal dos outros.

E nao estou a falar da moderacao, a moderacao, a mais ou a menos, fez o que tinha que fazer. Do que eu falo, sabes bem. Queixices de novelas e frustracao da vida que finge gostar de ciclismo e de pseudo adeptos de artistas de circo. Ou seja verniz a estalar de forma SOBRENATURAL e que e preocupante.

Quanto a peticao tambem assisti...;) Achei uma atitude muito querida, sem maldade, sobre forma de brincadeira, de gente muito querida e boa aqui do forum...

E bom saber que nem sempre atras de um computador esta alguem com maldade, ainda ha quem esteja de forma natural e pura, com as suas defesas que hoje em dia o mundo online nos obriga claro, mas com clareza, abertura, etc...

Obrigado amigo

grande abraco...
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
DEMPSEY, bem vindo a este espaço de partilha de conhecimentos, saciamento de ignorância e muita estupidez em doses mais do que equilibradas!!!

Quanto à dúvida que coloca, para não a classificar de algum modo que possa, desde já, julgar ofensiva, apenas digo-lhe que normal não é concerteza rodas dessa marca, calibre e qualidade sofrerem qualquer torsão - excetuando se ultrapassar o peso máximo estabelecido pelo fabricante (sim, o seu peso corporal, aliado ao resto do equipamento que transporta) http://www.mavic.com/wheels-road-triathlon-cosmic-pro-carbon-exalith "INTENDED USE Recommended weight limit : 120kg".

Ou seja, o primeiro e esclarecedor post do ALBERTOSEMCONTADOR, infelizmente, reduz a pó tudo o que vier a seguir, por ser tão assertivo e, muito provavelmente, solução para o seu problema. Tem uma cruz sobre este seu tópico...

Vai habituar-se a que assim seja, muitas, e muitas outras vezes, não só com "ele", mas com um bom punhado de outros USERS que, independente de escreverem muitos caracteres ou não, participarem em muitos artigos ou não, o sumo está lá e sem corantes nem conservantes.

E agora, com o respeito que este assunto, este tópico e o DEMPSEY me merecem, bem revindo ALBERTOSEMCONTADOR!!!

Ah, mesmo que solucione a questão face à(s) sugestão(ões) não deixe de vir por aqui confirmar isso mesmo, até porque o tipo tem um ego igual aos colh&$#s do TINKOF que não lhe cabem dentro das cuecas e se não lhe damos atenção e reconhecimento ganhamos alguém à perna!!!

Cumprimentos,
 

albertosemcontador

Well-Known Member
DEMPSEY, bem vindo a este espaço de partilha de conhecimentos, saciamento de ignorância e muita estupidez em doses mais do que equilibradas!!!

Quanto à dúvida que coloca, para não a classificar de algum modo que possa, desde já, julgar ofensiva, apenas digo-lhe que normal não é concerteza rodas dessa marca, calibre e qualidade sofrerem qualquer torsão - excetuando se ultrapassar o peso máximo estabelecido pelo fabricante (sim, o seu peso corporal, aliado ao resto do equipamento que transporta) http://www.mavic.com/wheels-road-triathlon-cosmic-pro-carbon-exalith "INTENDED USE Recommended weight limit : 120kg".

Ou seja, o primeiro e esclarecedor post do ALBERTOSEMCONTADOR, infelizmente, reduz a pó tudo o que vier a seguir, por ser tão assertivo e, muito provavelmente, solução para o seu problema. Tem uma cruz sobre este seu tópico...

Vai habituar-se a que assim seja, muitas, e muitas outras vezes, não só com "ele", mas com um bom punhado de outros USERS que, independente de escreverem muitos caracteres ou não, participarem em muitos artigos ou não, o sumo está lá e sem corantes nem conservantes.

E agora, com o respeito que este assunto, este tópico e o DEMPSEY me merecem, bem revindo ALBERTOSEMCONTADOR!!!

Ah, mesmo que solucione a questão face à(s) sugestão(ões) não deixe de vir por aqui confirmar isso mesmo, até porque o tipo tem um ego igual aos colh&$#s do TINKOF que não lhe cabem dentro das cuecas e se não lhe damos atenção e reconhecimento ganhamos alguém à perna!!!

Cumprimentos,

Amigo Dinis, repito as palavras que te escrevi no meu primeiro post la no meu topico.

Se eu nao soubesse ler, boa literatura portuguesa concerteza interpretaria o teu post de outra forma, menos positiva, assim como acredito que o Ego de muitos users ignorantes e maldosos se encheu de alegria, pois ao ler teu post devem estar a pensar que me estas a mandar uma grande indireta ou rabecada, o que nao e o caso.

No entanto, como sei ler em bom portugues de qualidade, assim como muitos outros users, tal como o que tu escreves, te digo, OBRIGADO Dinis, pois acabaste de me dar um elogio do *******, do tamanho dos colh&$#s do Tinkof ou maior, um elogio do tamanho dos meus colh&$#s que sao ainda maiores que os desse homem!!! Isto so para provar a parte do Ego, que e verdade, tenho um Ego do *******!!! Sempre em cima!! ;)

No entanto so mudava umas coisas:

1 Na parte em que dizes:

Ou seja, o primeiro e esclarecedor post do ALBERTOSEMCONTADOR, infelizmente, reduz a pó tudo o que vier a seguir, por ser tão assertivo e, muito provavelmente, solução para o seu problema. Tem uma cruz sobre este seu tópico...


Aqui falas em infelizmente, mas acho que devias ter usado FELIZMENTE, isto porque, se assim for, o colega DEMPSEY tem o seu problema resolvido com um wheel truing, algo que e essencial, deve ser feito com frequencia e duvidas de defeitos do artigo, saem fora de hipotese, o que pode ser um grande problema com assistencias em certas marcas que nao sao dadas devidamente, como ja foi referido, tendo em conta o montante que foi gasto nas rodas, duvidas com assistencias, para la e para ca, etc..etc...e agora bem usado INFELIZMENTE sao um cenario bastante obscuro nesse aspeto.

2. Atencao...Posso estar errado...
E ai sim INFELIZMENTE, tem que ser tratado com a marca, tempo sem rodas, garantias para ca e para la e duvidas??? Que sera que vao fazer??? Ficam as duvidas...

3. Todas as opinioes sao validas, e mais uma vez sim, pode muito bem ser defeito de fabrico e eu posso estar errado.

4.O meu ego e grande, tens razao, mas bem sabes que, tenho mais gajos e gajas a minha perna ;) do que eu as pernas de gajos e de gajas...;) Por isso se nao reconhecerem, uma coisa e certa, ;) quem nao perde sou eu... ;)

Porque no dia em que eu vier aqui tirar duvidas e se me esclarecerem bem ou mal, eu e que tenho que tomar a decisao, porque ai sim, eu e que perco... Ate la, continuemos assim...;)

5.Obrigado pelas boas vindas ;)

6. Obrigado pela tua manifestacao solidaria durante o meu ban.

7. Obrigado por ainda continuares aqui, pois tal como muitos es um user responsavel pela qualidade deste forum e a tua maneira es um conhecedor do ciclismo.

8. Obrigado por esse grande elogio do tamanho dos meus colh&$#s.

9. OBRIGADO FIEL AMIGO DINIZ

Grande abraco...
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
O infelizmente está bem escrito e repetiria apenas porque, com o que escreve e sugere, não dá grandes chances e o tópico vai, certamente, deixar de ter grandes evoluções e definhará por aqui, infelizmente para nós todos que vamos deixar de ouvir outras sugestões (boas ou menos boas)...

Neste momento apenas falta a confirmação de "Problema Resolvido".

Em suma, em menos de 2 páginas, nasce, cresce e morre antes que lhe cresçam os dentinhos de leite!!!

Um abraço, sem ironia...

Cumprimentos,
 

Dempsey

Member
Viva, quanto pesas Dempsey?

O meu problema não será o peso certamente, estou na casa dos 65kg e a burra nem aos 7kg chega

Boas amigo Dempsey.

Nota bem: O facto de umas rodas serem novas, nao significa que nao tenha que existir uma inspeccao 0 kms.

Ou seja, sempre que um individuo adquire umas rodas novas, embora nao seja obrigatorio, o individuo deve fazer um wheel truing por alguem especializado, seja qual for a marca ou modelo, carbono, alloy etc...

Assim como quando um individuo compra uma bicicleta nova ja montada com uma transmissao de serie, o mesmo deve afina-la, como todos ouvimos, muitas vezes as bicicletas novas nao vem com afinacoes decentes ou bem feitas de serie nas transmissoes.

As rodas sao montadas, na maior parte das vezes afinadas, mas depois no processo de embalagem, armazenamento e distribuicao, muita coisa acontece as mesmas depois de serem embaladas, principalmente com as de carbono, dai ser importantissimo uma revisao de 0 kms, ou seja uma preparacao das rodas para a estrada, o primeiro wheel truing antes de serem usadas.

No teu caso, aconselho-te a fazer um wheel truing as tuas rodas por alguem que o saiba fazer em condicoes e como ja foi mencionado acima, fazer as devidas afinacoes nos calippers e calcos adequadas as rodas.

Grande Abraco

Vou seguir esse conselho, tenho aqui uma linha de montagem de rodas à porta de casa vou lá ver o que se arranja.

DEMPSEY, bem vindo a este espaço de partilha de conhecimentos, saciamento de ignorância e muita estupidez em doses mais do que equilibradas!!!

Quanto à dúvida que coloca, para não a classificar de algum modo que possa, desde já, julgar ofensiva, apenas digo-lhe que normal não é concerteza rodas dessa marca, calibre e qualidade sofrerem qualquer torsão - excetuando se ultrapassar o peso máximo estabelecido pelo fabricante (sim, o seu peso corporal, aliado ao resto do equipamento que transporta) http://www.mavic.com/wheels-road-triathlon-cosmic-pro-carbon-exalith "INTENDED USE Recommended weight limit : 120kg".

Ou seja, o primeiro e esclarecedor post do ALBERTOSEMCONTADOR, infelizmente, reduz a pó tudo o que vier a seguir, por ser tão assertivo e, muito provavelmente, solução para o seu problema. Tem uma cruz sobre este seu tópico...

Vai habituar-se a que assim seja, muitas, e muitas outras vezes, não só com "ele", mas com um bom punhado de outros USERS que, independente de escreverem muitos caracteres ou não, participarem em muitos artigos ou não, o sumo está lá e sem corantes nem conservantes.

E agora, com o respeito que este assunto, este tópico e o DEMPSEY me merecem, bem revindo ALBERTOSEMCONTADOR!!!

Ah, mesmo que solucione a questão face à(s) sugestão(ões) não deixe de vir por aqui confirmar isso mesmo, até porque o tipo tem um ego igual aos colh&$#s do TINKOF que não lhe cabem dentro das cuecas e se não lhe damos atenção e reconhecimento ganhamos alguém à perna!!!

Cumprimentos,


Obrigado pelas boas vindas, assim que tiver novidades em relação ao problema venho aqui atualizar o post, o mais básico já vi eu, se a escora tinha algum mau acabemento, se os raios tinham pouca tenção e se as chavetas da roda não estava devidamente apertadas.

É que para me fazer andar pouco bastam as subidas, não é preciso ir a subir e a travar :cool:

Cumprimentos e obrigado por todas as respostas ;)
 

Dempsey

Member
A tenção dos raios está impec, um aperto diferente no aperto rápido e um afinação dos travões resolveu a situação, o travão não estava bem centrado, um calço travava bem primeiro que o outro e até acabava por empurrar ligeiramente a roda, com o conjunto todo bem afinado tenho a máquina pronta para fazer uns KM é preciso é que o motor aguente.
 
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