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Topico albertismo/carolismo

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RTC

Moderador
Staff member
Eu estou curioso em experimentar 28. Ando regularmente com 25, mas no próximo inverno estou a pensar em adquirir de 28. Quem já andou/anda com 28 que feedback me dá relativamente a esta suposta alteração?
Fiz muitos kms com dois pneus 28c e posso-te dizer que foram duas experiências bem diferentes. Os primeiros foram nuns Conti Ultrasport II. Resistentes mas sentia que eram muito pastelões. Muito "mortos", sem feeling.
Mais tarde mudei para uns Gravel King da Panaracer. Apesar se não serem totalmente slicks a mudança foi da noite para o dia. Tão ou mais rápidos que um bom pneu 25c. Gostei tanto que depois montei uns iguais em 32c em que a sensação de rapidez/fluidez era igual, com ainda mais conforto.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
@albertosemcontador tendo em conta as próximas provas, 4 de btt na casa dos 70km cada e o Porto Granfondo no próximo mês queria deixar aqui uma dúvida!

Estive de férias até esta 2a feira, 3 semanas e como férias são férias baixei a intensidade e aumentei mais um dia de descanso à semana estando à 3a feira e 6a feira sem pedalar.
Foi o suficiente para ganhar cerca de 3kg :confused:
No domingo fiz uma corrida curta para aferir como estava o motor a responder quando requesitado... sinto mais power em arranques, etc... mas nas subiditas acusei o peso (e se calhar a falta de intensidade nos treinos) e não consegui acompanhar o trio da frente :mad:
Estou neste momento a tentar fechar a boca e volto a rolar as 6as feiras. Conto chegar ao Porto com menos 2kg... (vou rezar) até porque com as provas antes e tal... pode ajudar.
Do teu ponto de vista estou lixado não é? Vai custar o Porto!
Desculpa lá as questões... sempre me ensinaram a ouvir quem sabe!

Obrigado. Abraço

Tinha que ver como estás a nível de massa gorda, power to weight etc...etc...

É preciso ter cuidado ao tentar perder esses 2 ou 3 kilos antes da prova, porque quando é feito assim muito em cima do joelho, perdes muito power também! Logo é preciso ponderar bem que tipo de prova e, o tipo de ascent e de facto se é suficientemente montanhoso que compense perder esses 2 kilos, isto porque ao largares esses 2 kilos, vais perder power! E certinho!!! Não compensa!! Uma coisa é uma prova com 80 a 90 por cento de subidas, outra coisa é uma prova com 30 a 40 por cento de subidas, ainda que seja de max gradience, não compensa, a perca de peso!

Uma coisa é uma prova de um dia, seja granfondo ou seja crit race!

Outra coisa é uma prova de semanas, ou um GT!

A primeiro não compensa! É mesmo a última pode compensar ou não!!!

Tudo depende da quantidade de tempo que vais passar a subir!

Eu pessoalmente? No que diz respeito à competição, nessas circunstância prefiro vestir um aerosuit e colocar-me numa posição mais aero do que propriamente preocupar-me em perder 3 ou 4 ou 5 kilos! Sempre!!! As prioridades neste momento em competição são por ordem, respectiva:

1.Power
2.Aero gains
3.weight

Por isso treina o mais que possas, treina bem a tua posição, agacha-te o mais que conseguires sobre as tops e nas drops, sempre! Veste um aerosuit, e trabalha bem esse power! E descansa e alimenta-te o sufficiente para poderes completar este treino e estares fresco no dia da prova! Não treines com a prioridade em mente de perder peso! Caso contrário, não só vai doer, como corres o risco de ficar a pé a meio da prova, tu mais que ninguém, porque vais com altas espectativas assentas o andamento inicial no chão e depois para lhe dar seguimento precisas de fuel!!! Sem fuel estouras tu mais rapidamente do que um gajo que vai lá so por passeio E sem grandes aspirações!

Cuidado com isso!

Grande abraço...
 

kostaviks

Well-Known Member
Tinha que ver como estás a nível de massa gorda, power to weight etc...etc...

É preciso ter cuidado ao tentar perder esses 2 ou 3 kilos antes da prova, porque quando é feito assim muito em cima do joelho, perdes muito power também! Logo é preciso ponderar bem que tipo de prova e, o tipo de ascent e de facto se é suficientemente montanhoso que compense perder esses 2 kilos, isto porque ao largares esses 2 kilos, vais perder power! E certinho!!! Não compensa!! Uma coisa é uma prova com 80 a 90 por cento de subidas, outra coisa é uma prova com 30 a 40 por cento de subidas, ainda que seja de max gradience, não compensa, a perca de peso!

Uma coisa é uma prova de um dia, seja granfondo ou seja crit race!

Outra coisa é uma prova de semanas, ou um GT!

A primeiro não compensa! É mesmo a última pode compensar ou não!!!

Tudo depende da quantidade de tempo que vais passar a subir!

Eu pessoalmente? No que diz respeito à competição, nessas circunstância prefiro vestir um aerosuit e colocar-me numa posição mais aero do que propriamente preocupar-me em perder 3 ou 4 ou 5 kilos! Sempre!!! As prioridades neste momento em competição são por ordem, respectiva:

1.Power
2.Aero gains
3.weight

Por isso treina o mais que possas, treina bem a tua posição, agacha-te o mais que conseguires sobre as tops e nas drops, sempre! Veste um aerosuit, e trabalha bem esse power! E descansa e alimenta-te o sufficiente para poderes completar este treino e estares fresco no dia da prova! Não treines com a prioridade em mente de perder peso! Caso contrário, não só vai doer, como corres o risco de ficar a pé a meio da prova, tu mais que ninguém, porque vais com altas espectativas assentas o andamento inicial no chão e depois para lhe dar seguimento precisas de fuel!!! Sem fuel estouras tu mais rapidamente do que um gajo que vai lá so por passeio E sem grandes aspirações!

Cuidado com isso!

Grande abraço...

Eu neste momento estou com 69.7kg para 1.80m. Não estou propriamente gordo... mas em outras corridas, Gerês por exemplo estava nos 67kg. Subia que era uma maravilha. Vamos ver. Vou seguir os conselhos e aproveitar o tempo que falta e provas btt para tentar mais ritmo agora ;)

Obrigado.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Tinha que ver como estás a nível de massa gorda, power to weight etc...etc...

É preciso ter cuidado ao tentar perder esses 2 ou 3 kilos antes da prova, porque quando é feito assim muito em cima do joelho, perdes muito power também! Logo é preciso ponderar bem que tipo de prova e, o tipo de ascent e de facto se é suficientemente montanhoso que compense perder esses 2 kilos, isto porque ao largares esses 2 kilos, vais perder power! E certinho!!! Não compensa!! Uma coisa é uma prova com 80 a 90 por cento de subidas, outra coisa é uma prova com 30 a 40 por cento de subidas, ainda que seja de max gradience, não compensa, a perca de peso!

Uma coisa é uma prova de um dia, seja granfondo ou seja crit race!

Outra coisa é uma prova de semanas, ou um GT!

A primeiro não compensa! É mesmo a última pode compensar ou não!!!

Tudo depende da quantidade de tempo que vais passar a subir!

Eu pessoalmente? No que diz respeito à competição, nessas circunstância prefiro vestir um aerosuit e colocar-me numa posição mais aero do que propriamente preocupar-me em perder 3 ou 4 ou 5 kilos! Sempre!!! As prioridades neste momento em competição são por ordem, respectiva:

1.Power
2.Aero gains
3.weight

Por isso treina o mais que possas, treina bem a tua posição, agacha-te o mais que conseguires sobre as tops e nas drops, sempre! Veste um aerosuit, e trabalha bem esse power! E descansa e alimenta-te o sufficiente para poderes completar este treino e estares fresco no dia da prova! Não treines com a prioridade em mente de perder peso! Caso contrário, não só vai doer, como corres o risco de ficar a pé a meio da prova, tu mais que ninguém, porque vais com altas espectativas assentas o andamento inicial no chão e depois para lhe dar seguimento precisas de fuel!!! Sem fuel estouras tu mais rapidamente do que um gajo que vai lá so por passeio E sem grandes aspirações!

Cuidado com isso!

Grande abraço...

@todos!!!!

@Forum ciclismo!!!!

E está ein?

Aqui! Quem sabe sabe!!!

Mas só para esclarecer....

Aqui! Estou a falar para um atleta!! Um atleta que treina com regra! Um atleta que come bem! E se trata bem!

Não estou a falar nem se aplica ao exemplo do Tuga que não treina, que não quer saber, pesa 150 kilos e compra uma cervelo s5 e aerosuit a pensar que vai ter alguns gains com isso! Atenção!!!!

Esse aí, não tem que perder 3 ou 4 kilos! Esse aí tem que perder 60 kilos ou mais, antes de pensar em aerogains!

Agora a nível de atleta e tratamento de competição é diferente!

E por estas e por outras que não gosto de falar em treinos!

Se vos faz confusão, não temos culpa, isto já é bastante técnico e não estou para estar aqui a discutir sequer!

Isto é para o Kostaviks e para o Kostaviks apenas, cada caso é um caso!

Estes assuntos, são assuntos que eu levo muito a sério e não estou para estar aqui a explicar muito menos a atirar pérolas a porcos!

@kostaviks tu sim! Podes falar comigo e expor o que quiseres!

Mas só para deixar claro, que está merda não é nenhuma MasterClass, nem nenhuma conversinha de grupo!! Ninguém me paga para andar aqui atenção!

Paciência tem limites e neste campo a minha esgota rápido!! Quem quer quer! Quem não quer fodasse!

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu neste momento estou com 69.7kg para 1.80m. Não estou propriamente gordo... mas em outras corridas, Gerês por exemplo estava nos 67kg. Subia que era uma maravilha. Vamos ver. Vou seguir os conselhos e aproveitar o tempo que falta e provas btt para tentar mais ritmo agora ;)

Obrigado.

Nem pensar, não percas peso!

Investe em aero! O mais possível! Baixa-te o mais que poderes! E de graça!!!! Só um aerosuit caso não tenhas e que vale a pena investir! E treina power! E descansa bem atenção! Não há tempo a gastar com overtraining!!! Se entrares em overtraining, nem vale a pena ires a prova! Estas queimado! Não tens tempo de recuperar daqui lá!

Por isso treina consistente, treina fácil, treina inteligentemente!!!! Mas descansa e alimenta-te consoante o treino! Dias de treino de maior intensidade, alimenta-te consoante, por exemplo, treinos de cadência, treinos de intensidade elevada, mais kilometros, mais cadência, etc...etc... Mais hidratos de carbono....

Dias de treino de força, resistência, sprint, etc..etc... Mais proteína....

Dias de descanso, aí sim, aí é quando comes menos!

Quando gastas diesel!!! Atestas diesel!

Quando gastas gasolina!!! Atestas gasolina!

Se o motor for V12 atestas para um v12!!!

Se o motor vor só de 2 cilindros atestas para 2 cilindros!

Dias em que o motor está parado! Não atestas, ou atestas pouco!

Descansar!! Aqui no descanso na há mais nem menos! É sempre a mesma coisa! Todos os dias!

Se assim o fizeres, Chega ao dia da prova e estas fresco que nem um carapau!

Não treines em quantidade! Treina em qualidade!

Atenção!

Grande abraço...
 

NULL

Moderador
Staff member
O único problema do Costa aqui no Burgo é existir o João Moreira e mais uns poucos de um nível um pouco superior...

MAs caraças... top-30 top-40 em tudo o que é prova é muito bom

@albertosemcontador o homem precisa de recuperar meia hora em 150 km

ajuda-o a encontrar o caminho

Abraço

Martins... isso é relativo.

Eu se fizer um Granfondo e ficar em último vou querer melhorar, da mesma forma que um que fica em 30º também vai querer.

Sabe-se lá se daqui a 2 anos o Kostaviks não vai acabar com o reinado do Moreira... ehehehhe
 

albertosemcontador

Well-Known Member
O único problema do Costa aqui no Burgo é existir o João Moreira e mais uns poucos de um nível um pouco superior...

MAs caraças... top-30 top-40 em tudo o que é prova é muito bom

@albertosemcontador o homem precisa de recuperar meia hora em 150 km

ajuda-o a encontrar o caminho

Abraço


Martins... isso é relativo.

Eu se fizer um Granfondo e ficar em último vou querer melhorar, da mesma forma que um que fica em 30º também vai querer.

Sabe-se lá se daqui a 2 anos o Kostaviks não vai acabar com o reinado do Moreira... ehehehhe


Não há aqui nada de relativo!

A diferença é esta para os melhores... a PARTIR DAQUI trabalha-se para reduzir a diferença

Simples e concreto

Abraço




Só há uma maneira!

E estudar e conhecer o João Moreira!

A partir daí é ver onde está o gain! E a fraqueza! E trabalhar as 2 ou no kostaviks ou noutro atleta que tenha essa mesma aspiração!

Normalmente num bom atleta, comigo!! Um ano é suficiente nessas condições! Chega lá! E come-o vivo!

Mas é preciso, tempo, dedicação, saber o que se faz, conhecimento nao só pelo atleta como por quem o acompanha! Mas não é para todos! Atletas e treinadores!

Grande abraço...
 

NULL

Moderador
Staff member
Não há aqui nada de relativo!

A diferença é esta para os melhores... a PARTIR DAQUI trabalha-se para reduzir a diferença

Simples e concreto

Abraço

O facto de dizeres que ficar em 30 ou 40 em todas as provas é muito bom é que é relativo. Pode ser bom para ti mas não para ele... Daí o relativo, percebes?
 

rafa009

Member
Só há uma maneira!

E estudar e conhecer o João Moreira!

A partir daí é ver onde está o gain! E a fraqueza! E trabalhar as 2 ou no kostaviks ou noutro atleta que tenha essa mesma aspiração!

Normalmente num bom atleta, comigo!! Um ano é suficiente nessas condições! Chega lá! E come-o vivo!

Mas é preciso, tempo, dedicação, saber o que se faz, conhecimento nao só pelo atleta como por quem o acompanha! Mas não é para todos! Atletas e treinadores!

Grande abraço...

Acho que preciso de uma consulta também! Que dados precisas para me dares uma dicas de como melhorar o meu treino?
 

kostaviks

Well-Known Member
O facto de dizeres que ficar em 30 ou 40 em todas as provas é muito bom é que é relativo. Pode ser bom para ti mas não para ele... Daí o relativo, percebes?

Pois... tenho noção de que não é mau de todo, mas confesso que não me satisfaz...
 

kostaviks

Well-Known Member
@albertosemcontador @NULL @Martins, não é minha intenção ser o maior!

Eu quero melhorar, é certo, mas 30m é muito tempo, atenção!!!

Com o tempo tenho aprendido a ter os pés acentes na terra e perceber que há coisas que só muito poucos alcançam.

Eu sou um "atleta" amador que trabalha 8h/dia numa carpintaria e só treina ao final do dia...

Eu já tenho 37 anos e só pratico desporto à cerca de 10. Até aí era sedentário daqueles a sério.

Não posso estar à espera de ganhar tudo e aliás, saber gerir isso só ajuda a contornar os momentos menos bons.

Agora, eu não me quero comparar, nem posso, a Moreiras, Almeidas, etc...

Isso são atletas mesmo, com outras condições e outras vidas.

Cada coisa no seu lugar, mas obrigado pelo ânimo.
 

Martins

Well-Known Member
@kostaviks

Quando ficas nos primeiros 30 ou 40 já só tens de olhar para o primeiro...

Eu competi uma vez na mesma prova deles e levei uma hora, mas eu não tenho chip competitivo...

Agora tu... no patamar que estás só te falta subir um degrau e ficas no grupo da frente e a partir daí tudo pode acontecer...

Mas é preciso uma dedicação do caraiiiii, e quando um gajo tem uma vida bem preenchida para além do ciclismo e quando é essa vida que acima de tudo nos põe o pão na mesa as coisas são dificeis

Mas não impossíveis

Acho que o @albertosemcontador vai ter gosto em levar-te lá
 

Bernalve

Well-Known Member
A fraqueza do João Moreira são as subidas, e é dos melhores amadores a subir em Portugal! A rolar. a descer e ao sprint não o batem, principalmente em provas ondes os sprinters e os roladores aka mais pesados, ficam para trás nas subidas.
 

kostaviks

Well-Known Member
A fraqueza do João Moreira são as subidas, e é dos melhores amadores a subir em Portugal! A rolar. a descer e ao sprint não o batem, principalmente em provas ondes os sprinters e os roladores aka mais pesados, ficam para trás nas subidas.
Eu diria que o João neste momento não tem fraquezas. É dos tipos mais completos no que amadores diz respeito.
 

Martins

Well-Known Member
O ano passado perdeu ao sprint no Porto, mas já este ano ganhou ao sprint e tudo me leva a crer que melhorou bastante este aspecto.

Dito pelo próprio no Douro, o Rúben subiu melhor mas ele desceu muito melhor..


@kostaviks
Tens de tentar analisar onde é que estás a perder mais tempo e começar por aí

Abraço
 
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