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Titanium vs Carbono vs Alumínio

maseumaseu

New Member
Viva ppl!

Penso que este tema não foi abordado (ainda) aqui no fórum, logo o meu desafio:

No meu ponto de vista, o alumínio continua a ser o melhor elemento para a constituição de quadros de bicicleta. Obviamente numa relação preço/qualidade.
Apesar de me sentir muito tentado em avançar para o carbono, penso que as garantias dadas pelos fabricantes em comparação com o alumínio, revelam uma menor fiabilidade.
Claro que o peso vence, mas será que vale mesmo a pena?
Existem outros elementos que são "misturados" com o Alu (manganésio e escândio), diminuindo esse mesmo peso. Será também fiável?
Resta-nos o titanium, que para mim, é o Ferrari dos quadros, mas será que justifica gastar 8000€ numa bike destas?

Um abraço!
 

Rui Carvalhal

New Member
Boas,

Penso que aluminio hoje em dia já nem se põe o peso, mas sim a rigidez dos quadros. Aliás se o aluminio for de boa qualidade é do mesmo peso que o carbono. O Carbono em termos de rigidez no que toca a torção é muito superior ao Aluminio. Depois vêm o Titânio que ainda é mais rigido que o carbono, e é tão rigido que torna as bicicletas uns autênticos cavalos de pau, pois sente-se todas as imperfeições. Em suma torna a bicicleta muito desconfortável. Aqui podia-se dizer muita coisa mas em resumo, neste momento acho que o carbono ainda é o melhor compromisso entre a rigidez e o conforto.

Boas pedaladas...
 

meunickmp

Member
Penso que o carbono leva vantagem sobre os outro materiais, por alguma razão os profissionais usam quadros em carbono e não em titânio.
 

Gualdinof

New Member
Boas

Em relação a opinião do Rui Carvalhal, não é a mais correcta, pois o Titanium não é usado em competiçao devido a sua enorme absorção e torção, é o material mais confortavel que se pode ambicionar ter numa bike.

A nivel de copetição o Carbono é o mais usado devido a sua rigidez, fazendo com que se tenha a menor perca possivel de "potencia"

O Aluminio será o Material mais "Economico"

Não vou opinar mais pois poderei estar a cometer erros sobre erros, mas como é essa a ideia que tinha, há que deixa-la cá.

Fico a aguardar a opinião de quem sabe bem mais que eu.

Cumpts. GAF
 
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maseumaseu

New Member
Viva ppl!
Obrigado pelas vossas opiniões!
Outro ponto:
Disseram-me que os eixos de selim (Titanium) da PMP costumam partir. Não acreditei, porque tenho um à já uns bons anos, e acho-o perfeito. Será que alguém já ouviu falar em tal coisa?
Cumps!
 

golfsc

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Boa Noite Amigos,
Como sou possuidorde 3 bicicletas Colnago (uma 100% em Titânio Ovalmaster, outra em Titânio com a escora em carbono CT1 e outra 100% em Carbono a C40), tenho a minha humilde opinião formada.
Sem qualquer sombra de dúvida o titanio bate tudo em qualquer campo - Conforto, performance... o contra é sem sombra de duvidas o peso pois ao contrário do que muita gente pensa o titânio não é leve, é sim muito leve comparando o racio de resistência/peso. As ultimas equipas que tenho conhecimento de correrem com quadros desses foi a Lampre e a Mapei, mas o preço é muito elevado devido á grande complexidade para poder trabalhar o titânio, e temos ainda o facto de que o melhor titânio para construir bicicletas é o da Industria AeroEspacial que apenas disponibiliza X toneladas ano para os mercados mundiais - logo um bom quadro em TI custará no minimo 5000€.
O carbono também tem que se lhe diga, pois para mim um quadro em bom carbono também não custa menos de 5000€ e nem pesa menos de 1,2Kg com o garfo... e corre-se o risco de o danificar com um simples queda mais feia do que o normal.
Claro que isto é a minha opinião, o que varia consoante a sensibilidade de cada um...
 

Akh608

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Boa Noite Amigos,
O carbono também tem que se lhe diga, pois para mim um quadro em bom carbono também não custa menos de 5000€ e nem pesa menos de 1,2Kg com o garfo...
Com esta surpreendeste-me.

Não que tenha grande voto na matéria, mas tenho encontrado facilmente quadros em carbono até 1000€ e considerado que eram já muito bons.

De que tipo de quadros estás a falar? (marcas/modelos, para poder procurar, sff)
 

Burning Dogma

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1000€ não digo, agora por 2500/3000€ já se compra um quadro topo de gama em muitas marcas. E que certamente não fica atrás de um Colnago.
 

Akh608

New Member
Atenção que o sentido da minha pergunta era outro... eu é que olho para os de 1000€ e penso que não há-de haver muito que valha a pena melhorar... mas 4000€ deve dar para melhorar alguma coisa, só gostava de saber o quê...
 

golfsc

New Member
1000€ não digo, agora por 2500/3000€ já se compra um quadro topo de gama em muitas marcas. E que certamente não fica atrás de um Colnago.

OLá Amigo,
POis como disse as opiniões são diversas mas tudo o que não for feito em carbono reforçado e devidamente testado (ductilidade materiais e suas resistências) e comprovado nas grandes provas Pro Tour ficaram (volto a dizer na minha opinião) sempre atrás de qualquer Colnago, De Rosa, Pinarello...
Lembrem-se que os ciclistas não correm com o que querem... correm com o que lhes dão no caso do Carbono o quadro com mais vitórias no mundo ainda continua a ser o C40 em produção desde 1993 até 2003 feito por Ernesto Colnago e estreado no Tour da Suiça em 1992 como protótipo por Toni Rominger.
Abraços
 

golfsc

New Member
Pronto lá me obrigaram a ir procurar :p
Encontrei o C-50, é o sucessor? O uma gama diferente?
De facto... 4500€ por um quadro, lá está...

...mas não poderá ser daquelas coisas em que se está a pagar mais pela marca que outra coisa?... quanto custará o material e a produção?


Numa nota, gostei de ler que:
http://www.racycles.com/product.aspx?catid=2,430,595

LOL!!
Penso que não até porque a Colnago é a unica marca de Bicicletas no mundo com a normativa ISO 9001, a frase, conhecendo a história da Colnago quer dizer que é oferecida a mesma qualidade ao mais simples particular tal como é oferecido ao melhor dos campeões...
Relembro que este ano passado de 2009 a Rabobank (que corria com Colnago a mais de 10 anos) intimou a Colnago a baixar os preços dos seus quadros porque senão iriam para a GIANT ... Este ano a RaboBank Correu com a Taiwanese GIANT:D
O preço do material não deve de ser altamente excessivo, a forma e as técnicas como se trabalha é que são pagas... e a pintura unica e altamente personalizada - É unica!!
 

PMonteiro

New Member
Boas, não possuo ainda nemhuma bike de estrada, mas confesso que a utilização do titânio em quadros de bicicleta me agrada! Pelo que tenho pesquisado, a sua utilização parece me muito apropriada. De qualquer forma, fico sempre com duvidas:
sendo o titânio mais denso, ou seja, mais pesado, será que num quadro isso se nota, estamos a falar em média de 200/300 gramas a mais talvez?! Será o titânio assim tão confortàvel como os fabricantes anunciam? Será que dá uma sensação de conforto assim tão superior? Se sim, não perderá relativamente à entrega de potência para o asfalto,ou seja, a força que o ciclista necessita efectuar não terá de ser superior? Apesar de tudo tem imensas vantagens que me parecem dignas de serem levadas em conta, como a sua resistência ao impacto, á corrosão,etc,etc... Na minha opinião os fabricantes de bikes de Titânio perderam imenso terreno, principalmente devido ao seu elevado preço que se explica em parte pela dificuldade de obter Titânio AeroEspacial e ao facto de ser de dificil masuamento, dai o seu desenho sempre um pouco mais convencional! existem agora marcas que já têm bicicletas no chamado titânio acessivel, não perde na qualidade da matéria prima, apenas no design e o requinte que não é tão aprimorado...caso da marca Van Nicholas com a Mistral, etc,etc...

http://www.youtube.com/watch?v=xk98yvozq1g
 
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