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Tarmac S-Works "the Black Mamba"

noca

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Olá a todos!
Nunca tinha tido um quadro de carbono (mesmo quando fazia BTT) e, para ser verdadeiro, ainda me sinto mais um "gajo do aço" do que do carbono.
Mas não sou fundamentalista. (mesmo quando digo mal de Campagnolo digo mais para irritar os meus amigos "italianos")
Andava curioso para ver o que seria rolar numa bike de carbono. O meu gosto apontava-me a dois quadros. O cannondale SuperSix todo preto e o S-Works Tarmac todo preto. Acabei por comprar aquele que me foi mais fácil (€€€).
Os componentes já os tinha.

As primeiras sensações... na primeira semana parecia que a bike tinha TURBO nas acelerações (rapidamente atingia a velocidade máxima) e sprints. Com o aço há sempre perdas de watts quando carregamos com força no pedal. A descer senti a bike a rolar sempre para onde eu a apontava.
Em pouco tempo já fiz uns bons milhares de km com a bike e posso dizer que estou satisfeito com o comportamento. Mas também posso dizer que ando a ressacar por uma volta de estradeira de aço. Como já disse anteriormente tive que desmontar uma bike para retirar os componentes para esta e a minha "amarelinha" foi-me agora ROUBADA pela minha namorada que se viciou em andar de bike. Ela sim tem feito muitos km de estradeira de aço. Eu lá vou matando a ressaca com umas voltas de fixed gear em aço :)

Mas penso que vou conseguir arranjar uma solução para estas minhas saudades de estradeira em aço. Espero brevemente conseguir montar a Scapin :) e assim vou conseguindo alternar.

Já aqui no forum me perguntaram o que eu achava das Mavic R-sys slr. É a segunda bike onde eu as testo e o que posso dizer é que são umas rodas brutais e super completas. Sobem bem, rolam bem (mesmo não sendo o seu forte), são brutais para dias de ventos cruzados, travam como nenhumas outras que eu tive, são leves, etc. Ah! E são bonitas (na minha opinião)

desculpem a má qualidade da foto


free image uploading
 

undernardo

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Essa bicicleta merece uma sessão fotográfica apropriada!! :D Por acaso não sou fã de quadros completamente pretos/mate mas confesso que essas rodas casam na perfeição com esse quadro.
 

CMFP

Member
Linda linda! Adoro a geometria da tarmac e nessa cor fica muito fixe.
Espero que nao demore muito tempo a sair a sessao fotográfica :)
 

noca

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espero, com mais tempo, fazer uma sessão fotográfica à bike.
Já a tinha mostrado aqui no forum mas nos posts em que partilho as voltas que vou dando.
 

Skyforger

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Noca, eu não sou muito dado a "futebolisses" mas do pouco que acompanho permitiu-me criar uma analogia entre o teu discurso e o do Jorge Jesus (sem ofensa...:) ). Dá-me a sensação que o JJ, sendo treinador do Sporting, passa mais tempo a falar do Benfica do que do seu actual clube. E assim estás tu, abriste este tópico para apresentar a S-Works mas acabaste por falar mais em aço do que em carbono... :) Isso é o coração a falar mais alto do que a razão?

Agora mais a sério, tens aí uma bicicleta absolutamente soberba e uma excelente opção para ires alternando com o aço. Sou muito esquisito no que diz respeito a bicicletas em carbono/alumínio de série, mas essa ficava muito bem na minha garagem :) Também não sou fundamentalista e acho que há coisas boas e coisas más em todos os materiais. Tenho a certeza que já os identificaste perfeitamente, principalmente quando podes alternar entre aço e carbono.

Mas, por muito bom que o carbono seja, o aço tem aquele encanto especial que só mesmo quem experimenta percebe, não é verdade? Nem que por vezes pareça mais uma relação amor/ódio.
 

grouk

Active Member
Sem querer picar ninguem alem do hyp, de uma certa onda que se anda a criar que so se gosta de bikes se andares de aco e de pseudo estatuto superior qual a vantagem de um quadro de aco. È que eu tenho 2 de carbono uma de aco(ok nao e dos melhores acos è um 531) e uma de aluminio e qualquer uma delas e bem superior a de aco.
 

thebuny

New Member
Esta bike não vale nada noca! só plástico pá :D

Fora de brincadeiras isto é um canhão e tive muita pena de não a ver ao vivo ainda. Esta merecia uma ida "ao Portão" que há muito que não aparece.
Fora disso sei que tens aqui a montada para desempenho puro. Esta não anda, voa baixinho....
Não é das minhas praias preferidas mas reconheço o que aí está e para que a queres. Porém e apenas como detalhes merecia travões e desviadores pretos. Ficava na minha opinião um dos melhores conjuntos de cores :))) que tenho visto
 

Skyforger

Active Member
grouk, falando por mim, não vejo a coisa nesse prisma do "só se gosta de bikes se andares de aço" ou de qualquer tipo de superioridade. Sim, é verdade que nos últimos anos temos assistido a um ressurgimento das geometrias clássicas, dos quadros de aço e dos pequenos construtores de quadros, mas isso é algo que vejo mais ligado a um mercado de nicho (malta do fixedgear, touring..embora estes nunca tenham deixado o aço de lado) do que propriamente a uma qualquer onda comercial. Aliás, basta olhar para as bicicletas que circulam nas nossas estradas. E se, de certa forma, e a reboque da fixedgear e da estética "hipster", a bicicleta de aço voltou a "estar na moda" (detesto esta expressão...:eek:) e ajudou a transparecer a tal ideia da "superioridade" (idiotas há em todo o lado), também é verdade que o aço ou o titânio nunca saíram propriamente de circulação e são bastante apreciados principalmente na malta do touring e adepta de coisas mais simples e funcionais (mas certamente não são estes que emanam a tal sensação de superioridade ou de hype momentâneo).

Da minha experiência, que passei do carbono para o aço, sendo que ainda vou alternando este com o alumínio, posso dizer que nunca senti uma atracção tão evidente por uma bicicleta como pela de aço. E olha que não falei em prazer de andar, falei em atracção. Daí eu lá atrás ter referido que muitas vezes é mais uma relação de amor/ódio. Sim, já disse mal da vida quando, principalmente em subida, algum peso extra se faz sentir (mas estou desconfiado que esse peso extra é mais evidente no meu corpo :) ). Mas o conforto, a segurança e a confiança que a bicicleta me transmite não é melhor nem é pior que aquele que a de carbono ou a de alumínio me transmitia ou transmite, é apenas diferente...e é uma diferença que cria o tal fascínio pelo material que não se explica mas que se sente. É claro que há aço e aço, há carbono e carbono, há alumínio e alumínio, etc..., sendo que é redutor dizer que algo não presta sem experimentar ou experimentando pouco ou errado.
 

Duke

Well-Known Member
Pois eu te digo quando passei da minha bike de aço para a de carbono só fiquei com pena de uma coisa...

Foi de ter mudado de uma transmissão de 52-42 para uma 50-34.

na altura tinha me habituado facilmente a uma transmissão tipo 52-30 e agora já seria mais complicado.

De qualquer forma foi sempre bom ter mudado para 50-34 porque agora pedalo sempre em muita rotação e na altura pedalava em força.

Boas pedaladas e boa sorte com a maquina nova!
 

otnemeM

Member
Sem querer picar ninguem alem do hyp, de uma certa onda que se anda a criar que so se gosta de bikes se andares de aco e de pseudo estatuto superior qual a vantagem de um quadro de aco. È que eu tenho 2 de carbono uma de aco(ok nao e dos melhores acos è um 531) e uma de aluminio e qualquer uma delas e bem superior a de aco.
É a influência hipster a engolir o ciclismo. Tudo de aço, fixie de preferência. Como todas as modas que, racionalmente não fazem sentido, esta também tem os dias contados.
 

thebuny

New Member
É a influência hipster a engolir o ciclismo. Tudo de aço, fixie de preferência. Como todas as modas que, racionalmente não fazem sentido, esta também tem os dias contados.

Tens de te explicar melhor sff. Qual é a moda que racionalmente não faz sentido? as de bicicletas em aço que têm os dias contados? Ou as fixed gear?
 

otnemeM

Member
A moda hipster em geral. Quando o que motiva as pessoas tem uma base que não seja racional (i.e.: "faz sentido eu usar isto em vez daquilo porque") e não surge de uma tradição sustentada, acaba invariavelmente como todas as modas.
No caso das bicicletas, se podes comprar algo melhor a todos os níveis pelo mesmo preço, mas compras outra coisa por questões de moda e tendência, estás a ir nesse sentido.
 

grouk

Active Member
No caso das bicicletas, se podes comprar algo melhor a todos os níveis pelo mesmo preço, mas compras outra coisa por questões de moda e tendência, estás a ir nesse sentido.
Para mim a melhor definicao de hipster que ja vi. Faz lembrar quando tinhamos 15 anos e havia aquele pessoal que gostava de radiohead mas nao da creep ou da karma police porque essas todos gostavam
 

Skyforger

Active Member
A moda hipster em geral. Quando o que motiva as pessoas tem uma base que não seja racional (i.e.: "faz sentido eu usar isto em vez daquilo porque") e não surge de uma tradição sustentada, acaba invariavelmente como todas as modas.
No caso das bicicletas, se podes comprar algo melhor a todos os níveis pelo mesmo preço, mas compras outra coisa por questões de moda e tendência, estás a ir nesse sentido.

Deduzo então que aquilo que é racional para ti é uma verdade absoluta e todos os outros são palermas...!:rolleyes: Já pensaste que, porventura, aquilo que é racional para ti não o é para outra pessoa?

E queres ver agora que a malta que percorre milhares de kms com a "casa às costas" em bicicletas de aço e/ou titânio, com materiais que não são racionalmente aceites aos olhos dos donos da racionalidade anda toda enganada e iludida atrás de uma moda? Sabes o que tolda a racionalidade? É precisamente a forma como nos fazem acreditar naquilo que é melhor para nós e a forma como nos convencem a descartar daquilo que, lá está, já não é moda...porque já não é o melhor nem o mais moderno...
 

Skyforger

Active Member
Para mim a melhor definicao de hipster que ja vi. Faz lembrar quando tinhamos 15 anos e havia aquele pessoal que gostava de radiohead mas nao da creep ou da karma police porque essas todos gostavam

Então tudo o que fuja ao óbvio e ao formatado é hipster? Brilhante...Já dizia o outro..."a formiga no carreiro vinha em sentido contrário..."

Bem, mas não vamos desvirtuar o tópico do Noca que a bicicleta que motivou a sua abertura merece mais atenção ;)
 

grouk

Active Member
não...não...não... o que eu quis dizer é que por vezes não se gosta de algo pela simples razão de a maioria gostar. volto a dizer, sem querer exaltar muito os ânimos até hoje ainda ninguém me consegui apontar um único aspecto pratico do aço sobre o alumínio e o carbono. nem mesmo no touring, se espreitarem as bikes que este ano fizeram o transcontinental a maioria era de carbono.a única vantagem que posso ver numa montagem em aço é uma certa aurea que transmite, assim como quem tem um carro clássico.

o que queremos de uma bicicleta
peso, mesmo o melhor aço comparado com o pior carbono no melhor dos casos empata
conforto, iserçoes zerts na roubaix isospeed na domane
agilidade, como nunca andei a abrir com uma de aço arrisco a dar um empate
subir... como já vários utilizadores disseram custa mais
descer duvido que desça melhor que um quadro aero
custo se formos para bom aço e boa montagem nunca menos de milhar, por isso o carbono já fica mais barato
resistência aos elementos sim o titânio é eterno, assim como o aço e o carbono são se forem tratados para tal
reparações hoje em dia é possível reparar quase qualquer coisa num quadro em carbono
eu sei que quem tem e usa aço acaba por dizer "hã mas é diferente" e eu arrisco me a dizer ok, então mas em quê...
volto a dizer não quero incendiar as opiniões nem poluir o tópico mas gostava mesmo de saber qual é esse pormenor técnico ou prático que faz alguém preferir o aço ao carbono/alumínio sem ser o facto de estar a andar numa coisa mais exclusiva ou diferente
 

undernardo

Active Member
Oh grouk mas ninguém investe numa bicicleta em aço pelos aspectos práticos. Eu investiria em aço pela intemporalidade do quadro, pela história do quadro e nunca pelo conforto, agilidade, peso que esse quadro me poderia oferecer. É algo que transcende qualquer característica que acabaste de mencionar. E não tem rigorosamente nada a ver com ser ou não Hipster. As sensações que são transmitidas ao ciclista podem ser diferentes consoante o tipo de bicicleta que se monta.

Eu gosto muito do meu quadro em carbono mas sinto um gozo maior em andar no meu quadro em alumínio por mais rígido, pesado e desgastante que possa ser. Mas não defendo cegamente nenhum dos dois.
 
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