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Sram Force ou Shimano Ultegra?

SLM

New Member
campagnolo . . . hum . . . tive numa bicicleta e nao gostei nada (a minha opiniao) . . . primeiro, ao final de 25km nao trocava o prato pedaleiro como deve ser . . . garantia e la me trocaram . . . passado 200km parte-se a manete . . .
.

Da minha experiência com campagnolo, reconheço quatro aspectos negativos. O primeiro é a posição do manípulo interno da manete que torna difícil dosear a força necessária para mudar de relação. Não raras vezes quero descer uma mudança e acabo duas abaixo (1). Tenho mãos pequenas, é certo. Outros dois aspectos prendem-se com o que o zanzas já apontou: O desviador dianteiro mirage não me convence na passagem para o pedaleiro grande. Está num ponto de afinação "suficiente", mas que ainda me deixa de cabelos em pé em alguns momentos (2). Uma das manetes quebrou (internamente) ao fim de um ano de utilização e cerca de 3500 km(3). Finalmente, o atendimento pós-venda. Três meses e meio (!). Foi o tempo que esperei desde que entreguei a manete para a garantia até a ter montada na bicicleta (4). Bem sei que a conversa das garantias acaba invariavelmente por descambar e por isso só digo: Espero para bem da campagnolo que tenha sido um caso exepcional. Claro que a minha impressão da marca não poderá ser a melhor.

Viver para aprender. Posto isto, o importante é escolher de forma consciente. Depois cada um valorizará o que lhe convém. Performance, assistência, peso, há de tudo para todos os gostos. Num futuro distante, tenho bastante curiosidade no funcionamento da Sram, com o grupo Force à cabeça.
 

zanzas

New Member
mais 1 cliente insatisfeito . eh eh eh . . . o sram force é 1 boa escolha . . . se nao fosse buscar o MS ia para esse, assim se mudar o MS só o red . . . uma vez peso tirado da bike, nao quero por mais . . . a menos q seja 1 grande trampa que eu ja li q nao é . . .

o grande mal da campagnolo é esse, nao é compatível com shimano ou sram . . . logo SLM, para trocares para shimano, vais ter tambem de trocar o cepo da roda para colocares 1 cassette compatível . . .
 

SLM

New Member
Zanzas eu sei. Mas repara que eu disse num futuro muito distante... num cenário hipotético. O dinheiro não abunda para dispender 700 euros por "dá cá aquela palha". O grupo veloce tem o benefício da dúvida até ver e vai ter de fazer muuuuuuitos quilómetros antes de ser substituido.
 

zanzas

New Member
uii . . . dinheiro, o mal de toda a gente :p o cepo nao é assim tao caro, e 1 boa alternativa a esses 700euros é o microshift . . . tou ansioso por experimentar :x
 

Fevereiro

Member
Sim tenho, à 2000km. É optimo não ter que andar sempre a usar os afinadores rápidos, e ter uma transmissão que obedece aos manipulos com uma precisão e eficácia incrivel.
 

zanzas

New Member
uii . . . cada vez mais crexe a ansiedade :p espero com isto baixar dos 9kilos . . . as rodas da decathlon sao bem pesadas :x o resto nem é assim tanto
 

paradawt

Moderador
Esta é a velha questão do ah e tal comigo deu problemas, ah e tal comigo funciona perfeitamente.

Com certeza não existem grupos perfeitos.

Caso contrário não teria saltado a corrente do Schleck no tour, a Cérvelo (se não estou em erro) não teria optado por correr com as manetes antigas Dura Ace ou outra coisa qualquer.

Acredito sim que dentro destas três marcas a qualidade seja patente reconhecida, sendo a SRAM mais jovem mas já provou que está para ficar.

Eu uso Campy, na minha bicicleta antiga usava Campy e tem devorado kms sem qualquer tipo de problema. Afinações? Nas revisões apenas e lubrificação. Não precisei de absolutamente nada até ao momento.

Cumprimentos.
 

zanzas

New Member
ja me chegou as maos o MS . . . de facto é mto agradavel esteticamente . . . agora so falta chegarem os cabos da cor do quadro pa montar :p
 
Nunca mais tinha passado por este post! :)
De facto, Sram é sram!! Pode ser que seja para breve a mudança para Sram Force!
Alguém me poderia dizer quanto peso perco na minha bike com a troca?
Tenho tudo 105, com excepção das pinças de travão (são tiagra) e da pedaleira que é uma R600 da shimano. Como referi tinha comprado uma Trek Madone 4.5 2010, que entretanto levou umas novas rodas, as Ksyrium SL Red.
Será que tiro 800 gramas com a mudança da transmissão?
 
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duchene

Well-Known Member
Bruno,

Retirar os 800g que falas, aprece-me um pouco optimista. Nas manetes que são, a par com o pedaleiro, os componentes onde retiras mais peso com a mudança, a diferença ficou nos 173g, pesados por mim. Nos desviadores a diferença será substancialmente menor, na casa dos 40g a 50g para trás e 20g para a frente, diria... Que tires 200g no pedaleiro e mais algum nos travões...

Tudo somado, a poupança poderá talvez chegar aos 400g. Mas prepara-te para largar bem mais do que 1€ por grama poupado...
 
Já li que a diferença de peso entre o ultegra e o force rondava as 470 gramas.
Não consigo ganhar mais 300 gramas na pedaleiro (o meu é pesado) e travões?! E na diferença entre 105 e ultegra?!
Por acaso, já tenho o preço da troca e deve rondar um euro por grama, ou um pouco menos! :)
Mas o objectivo não é tanto o peso, é mais o funcionamento! :)
 
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