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SRAM ELECTRÓNICO - Agora é mesmo verdade

Diogo112

New Member
E eis a primeira aparição em competição do grupo electrónico da SRAM.

[video=youtube;9Yn_U7vcB4g]https://www.youtube.com/watch?v=9Yn_U7vcB4g&list=PLUdAMlZtaV130zj--UD892-Vc3AW-83M7[/video]
 
A primeira aparição sem os fios e caixa falsos, com os fios falsos já tinha aparecido há uns dias atrás e no final do ano passado, na notícia de abertura deste tópico.

Já há um par de dias que se tinha chegado à conclusão que o grupo seria wireless, que os fios e a caixa debaixo do avanço são falsos e o sistema é totalmente sem fios, com cada componente a ter a sua própria bateria amovível.
Além disso o doubletap vai dar lugar a um novo método em que se pressiona a manete esquerda para meter um carreto maior, a da direita para um carreto menor e ambas em simultâneo para mudar de prato.

Ou seja, se é para ser electrónico, então só vale a pena se for para tirar partido de todas as possíveis vantagens. Bem jogado Sram!
Só falta saber o peso do grupo em relação aos existentes, será com certeza mais leve que os grupos electrónicos da concorrência, mas será que vai rivalizar em peso com o Red mecânico?
 

pratoni

Well-Known Member
Também nunca percebi porque é que os grupos electrónicos não foram logo criados sem fios...
 

grouk

Active Member
as 4 baterias estão me a causar duvidas, certamente serão de muito baixa capacidade logo precisarão de ser carregadas com alguma frequência,mas certamente que os engenheiros da SRAM tiveram isso em conta e não será um problema, outro problema é o facto de sendo uma novidade nao ira fazer concorrência em termos de preço com o actual mercado, certamente irá custar pra cima de 2000€ possivelmente rondara ai os 2500€ quem não deve estar a achar grande piada serão os fabricantes de quadros, uma vez que o anuncio de DI2 ready não será mais preciso
 
São 4 baterias, mas cada bateria serve apenas para um componente, vai dar ao mesmo.
Possivelmente a bateria do desviador traseiro terá maior capacidade que as outras 3 juntas, para suportar o motor eléctrico que é utilizado com maior frequência.
Quando surgirem grupos wireless no ciclocross e no BTT haverá ainda uma outra grande vantagem, alternar entre 1 ou 2 pratos consoante as provas vai ser tão fácil como montar legos!
 

David Raquel

Well-Known Member
Serei o único a considerar esse novo método de troca de mudanças completamente estapafúrdio? Resumindo, só em situação em que as duas mãos vão no guiador é que consigo tanto pôr como tirar mudanças? Só consigo imaginar que numa situação tão frequente como segurar um bidon, uma barra, etc... em que só se vai com uma mão no guiador (no meu caso, sempre a direita) só tenho forma para usar 50% da capacidade do desviador....

Ou bem que a Sram lança o sistema por forma a que, com recurso a software, haja liberdade para a personalização conforme o gosto de cada um; ou o passo para a frente que deram com a inovação é desacreditado pelos dois passo para trás inerentes a este novo sistema de troca de mudanças que, para mim, não faz qualquer sentido.
 
Isso nem me preocupa, como para mim é a mão esquerda que vai sempre no guiador já estou habituado a não trocar mudanças quando é hora de beber ou comer. Quando tinha Campagnolo ainda conseguia meter mudanças atrás, era só bater com o fundo do bidon na patilha do polegar ;)
Neste caso conseguiria tirar mudanças atrás, menos mal.

Mas hoje durante a volta lembrei-me de uma questão que considero mais importante, eu quando troco à frente para o prato mais pequeno ao mesmo tempo meto sempre uma ou duas mudanças mais pesadas atrás. Se para trocar de prato tenho que activar ambas as alavancas ao mesmo tempo, então não consigo mexer nos dois desviadores em simultâneo como faço com o sistema mecânico!
 

grouk

Active Member
Mas hoje durante a volta lembrei-me de uma questão que considero mais importante, eu quando troco à frente para o prato mais pequeno ao mesmo tempo meto sempre uma ou duas mudanças mais pesadas atrás. Se para trocar de prato tenho que activar ambas as alavancas ao mesmo tempo, então não consigo mexer nos dois desviadores em simultâneo como faço com o sistema mecânico!


curioso que hoje no treino ia a rolar e ao tirar do 50 para o 34 desço duas atrás como sempre faço e lembrei me logo disso
 
curioso que hoje no treino ia a rolar e ao tirar do 50 para o 34 desço duas atrás como sempre faço e lembrei me logo disso

Este tipo de situação devia ser completamente pacifico de alterar num sistema eletrónico. Deveria bastar configurar essa mudança como preferencia do utilizador: sempre que eu mudar do 50 para 34, desce duas atrás, e em uso isto resultaria em apenas ter de dar a primeira instrução, a segunda (descer duas) era dada de forma automática pelo sistema.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Calma com as trocas de mudanças à frente (Pedaleira)...

Toda a gente com experiência no mundo da "estrada" faz essa operação que lhe chamaria de conforto:

  • quando se coloca o prato maior à frente (do menor para o maior) retira-se, pelo menos, um dentinho a trás;
  • quando se coloca o prato menor à frente (do maior para o menor) aumenta-se, pelo menos, um dentinho a trás;

tudo isto para que as pernas não fiquem afogadas ou com rotação a mais para imprimir velocidade constante...

É que já ouvi algures numa reportagem, para já, em off, que estes manipulos terão essas funções mais avançadas: da esquerda incrementar e a da direita diminuir velocidades, para além do acionamento conjunto de ambas efetuar a troca de velocidades à frente.

Porém, e aqui reside muito da inovação deste grupo, e similar ao que acontece com os atuais grupos elétricos da SHIMANO, sempre que se efetua uma troca de mudanças a trás, o desviador da frente ajusta a sua posição para a corrente não ficar muito cruzada e não roçar nele mesmo, este da SRAM (sim já é oficial que é desta marca) sempre que se altera a velocidade à frente, o desviador de trás altera a sua posição consoante uma pré programação estipulada por cada utilizador.

Exemplificando em andamentos seria mais ou menos isto:

frente: 39 dentes / trás: 13 dentes, após acionamento da mudança à frente para 53 dentes, ficaria (de forma sincronizada e automática) frente: 53 dentes / trás: 17 dentes.

Sendo que um programa inicial terá de ser carregado para cada utilizador.

E muitos perguntarão: Então agora vou andar ao domingo da forma a que a minha programação de sexta me obriga?

Ah vais, vais... sendo que se programamos para trocar dois dentes de cada vez (para cima ou para baixo), a qualquer momento, e socorrendo-se apenas de um dos manipulos podemos sempre ajustar o que estiver a mais ou menos...

Creio ter-me feito explicar, mais ou menos...

Quanto ao preço, como tudo o que é novidade, haverá sempre o valor justo a pagar, empolado do nosso orgulho em sermos dos primeiros a testar tal produto, aguenta coração (carteira)!!!

Cumprimentos,
 
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